Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Queria iniciar o sistema smart home, na minha casa...como é uma casa com 20 anos, terei algum trabalho.
    Quero evitar ligações complicadas e fazer a coisa da forma mais simples possivel. Já li bastante sobre o assunto mas acho que só fico cada vez mais confuso.
    Não tenho dinheiro para fazer tudo e terei que começar gradualmente e é aqui que reside as minhas duvidas.
    Já vi aquela bola alexa Echo Dot 4ª geração e gostava de ter a partir deste sistema, com interruptores inteligens (assim só substituo pelos velhos) e posso manter para já as lâmpadas e basicamente começaria assim com a iluminação, posteriormente ia comprando conforme as minhas possibilidades e substituindo a aparelhagem eléctrica.
    Posto isto, gostava que me corrigissem se já disse alguma asneira e dentro do que falei,o que preciso para arrancar com o sistema e sugestões são todas muito bem vindas.
    O meu muito obrigado.
  2.  # 2

    Atenção, o Echo Dot é um aparelho com alcance limitado (distância) para ativar os aparelhos que tiver emparelhados.Para ativar os aparelhos por voz, fará precisamente o mesmo com a App da Alexa, que pode ter sempre a correr no background se assim o desejar.

    Quanto ao hardware, pode comprar um shelly (encontrará outros posts aqui no fórum sobre o assunto) para colocar no fundo do interruptor (convém ter caixa funda) se não quiser comprar aparelhagens novas.
    shelly
    Estas pessoas agradeceram este comentário: batistabomb
  3.  # 3

    O objectivo é mesmo ir substituindo a aparelhagem, pois a minha já é bastante antiga e alguma já está danificada.
    e ao substituir a aparelhagem, já não tenho que comprar o shelly, estou correcto?
  4.  # 4

    Correto, se forem aparelhagens que se liguem à rede. Mas esteticamente pode não ser agradável (ter tomadas duma marca, interruptores doutra, etc)

    Se o objectivo for ligar várias aparelhagens duma só vez e se partilharem o mesmo circuito, o mais económico até seria mesmo ligar um shelly diretamente à saída do disjuntor do circuito direto de luzes que queira (não coloquei esta ideia em prátrica, carece confirmação).

    Do ponto de visto do software, se gostar e tiver capacidades, aconselho-o a explorar uma solução que o ajude a automatizar rotinas. A Amazon já oferece uma série de integrações (integra com Shelly por exemplo), mas pode aprofundar e desenvolver as suas rotinas com IFTTT ou outra solução de flows.

    Já agora uma nota: Esses interruptores inteligentes que fala, precisam de fase e neutro. Se tem uma instalação antiga, verifique que tem espaço na tubagem para passar mais um fio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: batistabomb
  5.  # 5

    Interruptores wifi podem ser uma solução, é pena o preço, os mais baratinhos ainda têm que provar também a sua longevidade.
    Ir substituindo aos poucos depois corre o risco de ter cada um de sua marca e possivelmente com integrações diferentes.

    Se quer gastar dinheiro em artigos Smart, faça-o inteligentemente.
    Concordam com este comentário: zed, batistabomb
    Estas pessoas agradeceram este comentário: batistabomb
  6.  # 6

    O Sistema Only-Building é muito interessante. E nacional.
    Apenas obriga a passar um fio 1,5 em todos os interruptores existentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: batistabomb
  7.  # 7

    Colocado por: jpms84O Sistema Only-Building é muito interessante. E nacional.
    Apenas obriga a passar um fio 1,5 em todos os interruptores existentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:batistabomb


    Podes explicar isso por miudos se fazes o favor?
 
0.0130 seg. NEW