Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ntorion

    isso até é pacifico, repare que pode haver n razões até técnicas mas mesmo funcionalmente até é bom um quarto ficar mais longe do barulho da wc assim e essa zona de higienes estar mais lá ao canto, ali nessa wc o que chateia é a área que ocupa que é mais uma vez excessiva para aquilo que é ou com um layout estranho.
    nesta casa as acessibilidades é que tem tambem de ser revistas, ora se no rc não vai ter wc acessivel então as escadas tem de ter 1.20 de largura
    tambem por exemplo na ilha da cozinha não dá jeito servir algo aos bancos sentados com o lava loiça a atrapalhar,
    enfim acredito que isto ainda seja um estudo previo e muito se possa afinar
    a questão dos degraus na sala basta não fazer os degraus corridos a toda a largura apenas mais do lado da tv e assim aumentar a zona de mesa.
    no entanto gosto do esquema geral da casa.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia, NTORION, claudia vaz
    •  
      NTORION
    • 19 setembro 2021 editado

     # 2

    Colocado por: claudia vazAgora arrepender-me para sempre parece um tanto exagerado. Mas obrigada pelo feedback

    Sim pode ser exagerado.

    A mim nunca me incomodou, comecei a viver numa casa assim com 6 anos e saí de lá com 30... N me afetou em nada. Além disso tinha essas divisões com áreas gererosas.
    Mas depois vêm as crianças pequenas, que começam a gatinhar/andar, os carrinhos de bebé, alguém que se aleijou, um idoso de bengala, alguém que perdeu a mobilidade e tem de andar de cadeira de rodas. Se a mim nunca me afetou diretamente, todas essas situações foram ocorrendo ao longo do tempo.
    Até me pode dizer, são situações esporádicas, posso bem com isso.

    Mas agora pense noutra situação, tem mais gente em casa, quer juntar duas mesas, chegar o sofá à frente... Basicamente ter uma sala de almoço grande... Como faz?
    Basicamente tem 1 bom espaço entre as duas salas, mas que nunca poderá transformar só num.

    A manter assim, diria q deveria rodar a cozinha, por forma a colocar a mesa noutra posição.
    Edit. Ou então acabar com a despensa, recuar a cozinha, ganhando assim profundidade, e na parede lateral/corredor criar o despenseiro todo em armários.
    Concordam com este comentário: claudia vaz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kintas
  2.  # 3

    Colocado por: NTORION
    Sim pode ser exagerado.

    A mim nunca me incomodou, comecei a viver numa casa assim com 6 anos e saí de lá com 30... N me afetou em nada. Além disso tinha essas divisões com áreas gererosas.
    Mas depois vêm as crianças pequenas, que começam a gatinhar/andar, os carrinhos de bebé, alguém que se aleijou, um idoso de bengala, alguém que perdeu a mobilidade e tem de andar de cadeira de rodas. Se a mim nunca me afetou diretamente, todas essas situações foram ocorrendo ao longo do tempo.
    Até me pode dizer, são situações esporádicas, posso bem com isso.

    Mas agora pense noutra situação, tem mais gente em casa, quer juntar duas mesas, chegar o sofá à frente... Basicamente ter uma sala de almoço grande... Como faz?
    Basicamente tem 1 bom espaço entre as duas salas, mas que nunca poderá transformar só num.

    A manter assim, diria q deveria rodar a cozinha, por forma a colocar a mesa noutra posição.
    Edit. Ou então acabar com a despensa, recuar a cozinha, ganhando assim profundidade, e na parede lateral/corredor criar o despenseiro todo em armários.
    Concordam com este comentário:claudia vaz


    Percebo tudo o que diz e em parte concordo ou creio que venha a concordar. A despensa foi necessária pois não tenho arrumação suficiente a nível dos armários pois tudo vai ser embutido a cozinha antes tinha de facto mais espaço para a mesa mas de facto a arrumação era quase inexistente depois de ter todas as máquinas. Também tive a ideia de dispenseiro no corredor contudo a casa é tão estreita que o corredor ficava muito apertado. Não é perfeito quando há limitações de area que é o caso (sendo estreita) mais difícil fica
  3.  # 4

    Colocado por: marco1Ntorion

    isso até é pacifico, repare que pode haver n razões até técnicas mas mesmo funcionalmente até é bom um quarto ficar mais longe do barulho da wc assim e essa zona de higienes estar mais lá ao canto, ali nessa wc o que chateia é a área que ocupa que é mais uma vez excessiva para aquilo que é ou com um layout estranho.
    nesta casa as acessibilidades é que tem tambem de ser revistas, ora se no rc não vai ter wc acessivel então as escadas tem de ter 1.20 de largura
    tambem por exemplo na ilha da cozinha não dá jeito servir algo aos bancos sentados com o lava loiça a atrapalhar,
    enfim acredito que isto ainda seja um estudo previo e muito se possa afinar
    a questão dos degraus na sala basta não fazer os degraus corridos a toda a largura apenas mais do lado da tv e assim aumentar a zona de mesa.
    no entanto gosto do esquema geral da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NTORION,claudia vaz


    Estimado Marco, grata pelo seu feedback !! :) em relação às escadas nós temos WC no R/ch não temos é na cave. Quanto ao lava loiça é por experiência de já ter o lava loiças na ilha prefiro ao invés do fogão para ir preparando as coisas lavando os alimentos e adiantando a loiça.
    Grata por todas as dicas bastante construtivas
  4.  # 5

    Colocado por: NTORIONMas agora pense noutra situação, tem mais gente em casa, quer juntar duas mesas, chegar o sofá à frente... Basicamente ter uma sala de almoço grande... Como faz?

    Sem dúvida perde-se flexibilidade. Essa de se ter uma mesa grande é óptimo exemplo.
    Se quiser ter um Roomba, também será uma chatice.
    Um dia que um móvel, aparador, estante, carrinho de apoio, ficasse bem ali no meio, também irá dificultar.
    Para além das questões de mobilidade, tb há as da distração, seja de miúdos ou graúdos, que num tropeçar pode dar-se um tombo.
    Por fim, é assumir que se adiciona uma carga cognitiva na utilização do espaço.

    Colocado por: marco1funcionalmente até é bom um quarto ficar mais longe do barulho da wc

    Muito bem pensado.
    Especialmente se um dos quartos tiver como valência receber visitas, pode ficar mais longe do WC que os miúdos podem usar durante a noite, etc.

    Colocado por: NTORIONEdit. Ou então acabar com a despensa, recuar a cozinha, ganhando assim profundidade, e na parede lateral/corredor criar o despenseiro todo em armários.

    Teria de se arranjar solução para não partir o enfiamento e sendo móveis "expostos" ficariam mais caros.
    Mas pessoalmente também preferia assim e poder expandir a área da cozinha e zona de refeições (especialmente esta última) em vez de ter a despensa meio desperdiçada por ser um "corredor" com móveis só de um lado.
    Mas havendo essa limitação, talvez se consiga outra solução.

    Não consegui perceber bem as escadas
  5.  # 6

    A vermelho é a direcção para a cave e a verde para os quartos?

    O que é aquela area na cave?
      Captura de ecrã 2021-09-19 083139.jpg
    •  
      NTORION
    • 19 setembro 2021 editado

     # 7

    Colocado por: pguilhermeNão consegui perceber bem as escadas

    São escadas de tiro, sempre no mesmo sentido... Tb andei de volta disso.

    Retirando a despensa ganha 1,55m...é n tem assim tanta arrumação por causa da passagem, colocando armários de 60cm em toda a parede do corredor, iria ter 1 excelente despenseiro/arrumação, até mais à mão...
    Tinha de alinhar a parede dos móveis da cozinha com a ilha, perdendo ali 1 módulo de 60cm, mas no outro lado ganha 3x mais profundidade.
  6.  # 8

    Colocado por: NTORIONSão escadas de tiro, sempre no mesmo sentido... Tb andei de volta disso.

    Ou seja, existe um lance único em tiro para subir para os quartos (seta verde) e outro para descer para a cave (seta vermelha)?

    Na cave, aquela área do lado esquerdo, será um desvão ou algo assim?

    Os armários naquela parede, em detrimento da despensa, tb me parece um uso mais eficiente do espaço.
    Mas talvez de alguma forma embutidos, para não cortar o enfiamento da passagem. Ou mover a porta de entrada e repensar o armário da entrada.
    Como a entrada é meio corredor, já limita visualmente quem está à entrada, pelo que talvez não haja grande vantagem nesse sentido?
  7.  # 9

    Colocado por: pguilherme
    Ou seja, existe um lance único em tiro para subir para os quartos (seta verde) e outro para descer para a cave (seta vermelha)?

    Na cave, aquela área do lado esquerdo, será um desvão ou algo assim?

    Os armários naquela parede, em detrimento da despensa, tb me parece um uso mais eficiente do espaço.
    Mas talvez de alguma forma embutidos, para não cortar o enfiamento da passagem. Ou mover a porta de entrada e repensar o armário da entrada.
    Como a entrada é meio corredor, já limita visualmente quem está à entrada, pelo que talvez não haja grande vantagem nesse sentido?

    Estimado Guilherme, tentamos várias soluções na cozinha e a despensa de facto foi a final o corredor ficaria mesmo muito estreito com a solução de movel no corredor. Além disso acredito-me a usar a despensa para esconder coisas rápidas como uma esfregona ou aspirador. Como tenho tudo em open no R/Ch agrada me uma solução mais escondida.
    Vão ser armários altos por isso vão ter imensa arrumação. Grata pelo seu feedback
  8.  # 10

    A ideia do NTORION passava também por cortar aquele último bloco de 60cm, na extrema direita da placa/fogão, pelo que o corredor ficaria exactamente com a mesma largura.
    A porta de entrada movia-se ligeiramente para "baixo" e o armário da entrada virava a 90º.
    Ganhava muito mais arrumação em armários e também área útil, sobretudo para a zona de refeições.

    No armario de corredor, poderia ter arrumações justamente para esfregonas, aspirador, baldes, etc.
    Até o IKEA tem soluções dessas

    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  9.  # 11

    Colocado por: pguilhermeA ideia do NTORION passava também por cortar aquele último bloco de 60cm, na extrema direita da placa/fogão, pelo que o corredor ficaria exactamente com a mesma largura.
    A porta de entrada movia-se ligeiramente para "baixo" e o armário da entrada virava a 90º.
    Ganhava muito mais arrumação em armários e também área útil, sobretudo para a zona de refeições.

    No armario de corredor, poderia ter arrumações justamente para esfregonas, aspirador, baldes, etc.
    Até o IKEA tem soluções dessas



    Acho que estou a perceber vou verificar com o arquitecto uma última vez, obrigada Guilherme muito bem explicado !!!
  10.  # 12

    Pessoalmente sou grande adepto de despensas deste género.
    Neste caso é que parece que ficou a meio-gás, pois implica muito desperdício para o que oferece.
      Captura de ecrã 2021-09-19 120832.jpg
  11.  # 13

    Colocado por: claudia vazOlá fórum da casa, deixo-vos as plantas do meu projecto, vamos agora avançar para as especialidades e queria a vossa opinião no que toca à funcionalidade das mesmas :)
    O arquitecto é excepcional por isso se gostarem e precisarem referêncio com todo o gosto.
    Grata pela ajuda !!!
      Screenshot_20210904-004617_Samsung Internet.jpg
      Screenshot_20210904-004804_Samsung Internet.jpg
      Screenshot_20210915-202103_Samsung Internet.jpg


    Mesmo ao lado da minha rua se não estou em erro. Já estou a cavar correto? Queria acompanhar a obra do início ao fim, para ganhar algum conhecimento numa construção de raiz.
  12.  # 14

    Colocado por: JPJDLV

    Mesmo ao lado da minha rua se não estou em erro. Já estou a cavar correto? Queria acompanhar a obra do início ao fim, para ganhar algum conhecimento numa construção de raiz.


    ainda não estamos a cavar, as coisas vão para a câmara este mês por isso com sorte só lá para Janeiro/Fevereiro de 2022
    • JPJDLV
    • 19 setembro 2021 editado

     # 15

    Colocado por: claudia vaz

    ainda não estamos a cavar, as coisas vão para a câmara este mês por isso com sorte só lá para Janeiro/Fevereiro de 2022
    o terreno parecia de facto ao lado de mim onde começaram agora numa área idêntica à sua, a levantar terras (zona do cabo).

    Recorreu a arquitecto daqui? E empreteiro já tem? Se sim, é possível saber onde/qual? Se quiser deixar por e-mail.. :) [email protected]

    Boa sorte na construção :)
  13.  # 16

    Colocado por: claudia vazOlá fórum da casa, deixo-vos as plantas do meu projecto, vamos agora avançar para as especialidades e queria a vossa opinião no que toca à funcionalidade das mesmas :)


    Olá, ora:

    -Tentaria meter o armario da garagem noutro lado. Já que pouco pode mover as paredes exteriores por causa da implantação, devia ainda assim conseguir ter largura para dois carros.

    -Tiraria os degraus entre salas. Achava melhor brincar com o tecto falso... E esse degrau aparecer no teto, ninguem tropeçava nele.

    -Tentaria evitar aqueles dois primeiros degraus na garagem, em caso de necessidade obrigaria a uma plataforma €levatória extra. E não é muito prático que digamos.

    -Falta informaçao sobre o contexto, o norte, uma planta com o terreno todo.

    -As janelas laterais (quartos filhos) estão proximas do limite de propriedade? Cumprirão a lei?

    -Aumentaria uns 10cm à largura do corredor e escadas.

    -Está na fase de estudo prévio apenas, certo? É que ainda falta estética e composição aos alçados.

    - A organização/sequência dos espaços parecem-me bem.

    -Ainda assim pediria uma alternativa (radical) de organização à equipa de projecto. Com a garagem no piso intermédio logo junto à rua. Como tem, perde demasiado espaço com rampas/acessos e não tem uma relação franca entre interior/exterior. Tem a vivência tipica de um apartamento. Uma pena. Além disso, é bem capaz de se habituar a deixar o carro na rua, mais simples.

    Boa sorte.
  14.  # 17

    Eu manteria os degrausa penas numa extensão mais reduzida, ficandoa zona juto à mesa com um ressalto maior e gahnado asism mais espaço nessa zona. Já vi essa solução e funciona bem.
      fdc-210920.jpg
  15.  # 18

    Colocado por: marco1a questão dos degraus na sala basta não fazer os degraus corridos a toda a largura apenas mais do lado da tv e assim aumentar a zona de mesa.
    no entanto gosto do esquema geral da casa.


    é isso Nuno
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
  16.  # 19

    Mas isso nao obriga a um guarda nessa zona de degrau alto ?
  17.  # 20

    legalmente não, embora haja normas para isso.
    mas por bom senso pode ter apenas um simples corrimão ou jogar com alguma mobilia ali encostada por exemplo
    Concordam com este comentário: DR1982
 
0.0255 seg. NEW