Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 861

Colocado por: pguilhermeE um empreiteiro, sem MQT nem PE, como raio sabe o que vai precisar? Como é que consegue oferecer essa segurança ao DO? Com uma margem brutal em cima, não é?

Um empreiteiro tem sempre onde gastar areia, ferro, cimento e tijolos, já o DO...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  2.  # 862

Colocado por: rjmsilvaUm empreiteiro tem sempre onde gastar areia, ferro, cimento e tijolos, já o DO...

Se o DO comprar a mais, sabendo exatamente quanto gasta nessa compra, não parece crítico.
    Certamente não comprará tanto excedente que seja problemático.
    O problema poderia ser o oposto: comprar a menos e depois ficar enrascado.

Colocado por: zedasilvaComo sempre fez, a olho.
    Os inteligentes, a meio da obra usam os MQ para justificar os trabalhos a mais.

Então voltamos à estaca zero.
    Se entregar tudo ao mesmo, sofre uma belíssima margem do empreiteiro mais essas jogadas que descreve.
    Logo, maior motivação e ganho terá o DO em investir no projecto e contratar ajuda, para não entregar tudo ao mesmo e ficar nas mãos do empreiteiro.

Não há uma solução perfeita para o DO, mas sempre pode escolher o menor de dois males.
    Já sabemos que não é para todos, mas dizer que é impossível ou tão difícil que provavelmente vai correr horrivelmente, parece-me um esticão...
  3.  # 863

Colocado por: pguilhermemas dizer que é impossível

Claro que não é, se um empreiteiro é capaz porque raio é que um DO tb não é?

Colocado por: pguilhermetão difícil que provavelmente vai correr horrivelmente

Sim, é difícil. Tanto que até os empreiteiros com anos de experiência cometem erros de palmatoria.

Pode correr bem, como tb pode correr muito mal. Depende de muita coisa, a começar pela honestidade do empreiteiro.
    Eu já tive obras em que era o empreiteiro a fazer as medições todas e até a dar indicações ao DO onde poderia conseguir os melhores preços.
    Tb já as tive em que o DO descarregada cimento ao inicio da manhã e o empreiteiro carregava-o antes de almoço para outras obras
  4.  # 864

Colocado por: zedasilvaTb já as tive em que o DO descarregada cimento ao inicio da manhã e o empreiteiro carregava-o antes de almoço para outras obras

Se o DO não for diariamente à obra, aumenta significativamente o risco de ser fecundado.

Faz-me lembrar aquelas obras em que aparecem os baldes de tinta de marca xpto, mas o que está nas paredes é tinta de linha branca do leroy.
  5.  # 865

Colocado por: ricardo.rodriguesSe o DO não for diariamente à obra, aumenta significativamente o risco de ser fecundado.

Se for e não perceber nada daquilo corre o risco de ser fecundado na mesma.
    Muito se fala aqui na necessidade de fiscalização. Sim é fiscalização é importante e pode ajudar muito mas desengane-se quem pensar que lá porque tem um fiscal XPTO se o empreiteiro quiser não é fecundado na mesma.
  6.  # 866

Colocado por: zedasilva
    Até pode ser mas quantos DO têm hipótese de ter 1 ano de licença sabática porque precisam de se dedicar á gestão da sua obra?
    O pessoal pensa que é só fazer uns telefonemas e mandar uns mails e o material aparece na obra todo direitinho e na hora em que é preciso
    Concordam com este comentário:rjmsilva

Agora fiquei curioso, então quando a obra é gerida pelo empreiteiro como faz? Eu estou a começar a construção neste modelo e para já foi +/- assim (ligar/mandar emails e o material está na obra), mas sei que vai complicar-se.
  7.  # 867

Colocado por: zedasilvaSim, é difícil. Tanto que até os empreiteiros com anos de experiência cometem erros de palmatoria.

Pois, e para sofrer erros de palmatória, ao menos que isso traga algum tipo de poupança pelo caminho.
    Pagar do belo e ainda ter os mesmos problemas é que não me parece boa estratégia.

De qualquer forma, um empreiteiro tem uma dificuldade acrescida: tem de orçamentar ao início.
    O DO, apoiado nos projectos e profissionais, pode ir pedido orçamentos ao longo da obra e ir escolhendo consoante for sendo mais favorável. Receber a pronto tb é mais apelativo para os armazenistas.

O DO não está a pagar um "seguro" contra o risco de encontrar um material mais caro. Mas tb já sabemos que se um empreiteiro for surpreendido com um aumento nos materiais, raramente o assume sem passar para o DO.
  8.  # 868

Colocado por: zedasilvaSe for e não perceber nada daquilo

Mete aqui fotos diárias, que a malta agradece o entertainement e dá uma ajuda;)
  9.  # 869

Colocado por: PalmixÉ preciso aferir se o empreiteiro quer avançar só com os valor de MdO.

No meu caso, as empresas de construção contactadas só aceitavam o projeto se fossem elas a fornecer os materiais, com exceção das especialidades.
    Tenho as especialidades no Contrato, mas podemos contratar fora, se quisermos. A parte de construção propriamente dita é toda feita pela mesma empresa.
    E nem é por uma questão de valores...Tenho muito pouco por onde escolher, e no ferro, cimento, tijolo, etc, se fosse eu comprar seria mais caro.
    Já nas especialidades, é diferente...há mais concorrência, e até é exequível alguém de fora vir fazer o trabalho.

O meu só aceitou se fosse apenas Mão de obra, pois como os materiais estão com uma instabilidade louca, não se quer atravessar, assim é certo para ele. Ele passa-me os contactos todos que tem das pessoas com quem costuma trabalhar, e eu ligo e peço orçamentos, se me agradar digo-lhe e ele trata do resto.
  10.  # 870

Colocado por: pguilhermeDe qualquer forma, um empreiteiro tem uma dificuldade acrescida: tem de orçamentar ao início.

O DO tem uma dificuldade ainda maior que é tentar perceber quanto é que a obra lhe pode vir a custar
    Concordam com este comentário: azwsedcrfv
  11.  # 871

O DO tem uma dificuldade ainda maior que é tentar perceber quanto é que a obra lhe pode vir a custar

Isto é a frase mais acertada que li hoje, pode parecer kamikaze este modelo, mas isto é o que me está a "preocupar" mais, é saber o que a obra me pode vir a custar, porque mandar vir o material ao longo da obra à minha custa, é sempre variável e não consigo ter a certeza de quanto vai ficar no fim. Além de que há coisas que preciso de fazer muita pesquisa para saber se está demasiado caro e o impacto que terá no valor final.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  12.  # 872

Qual MQ?
    Aqueles que vemos nos projetos cheio de erros e omissões?
    Nós estamos a anos luz na otimização destas coisas?
    Se os projetos de licenciamento já são o que são, os projetos de execução, MQ e afins são uma verdadeira vergonha.

Não diga isso zedasilva. Por mais mau que seja um MQT (medições com grande margem de erro, omissão de trabalhos essenciais, falta de quantificação em vg, trabalhos em duplicado, etc) sempre é melhor do que não ter nada.

Pelo menos existe uma base para desenvolver
  13.  # 873

Então, se os projetos de execução são pior a emenda que o soneto... mais vale poupar esse dinheiro para a derrapagem em obra?
  14.  # 874

Colocado por: marteloescoproPelo menos existe uma base para desenvolver

Depende.
    Na grande maioria dos casos servem apenas para o DO justificar os trabalhos a mais.

Colocado por: ricardo.rodriguesmais vale poupar esse dinheiro para a derrapagem em obra?

Não!
    Se quero ter um PE devo exigir um projeto de execução
  15.  # 875

Colocado por: zedasilvaO DO tem uma dificuldade ainda maior que é tentar perceber quanto é que a obra lhe pode vir a custar

Sem dúvida.
    Mas uma coisa é certa: será bastante mais barata do que o valor que um empreiteiro chave-na-mão propuser.

Se a variabilidade ou dificuldade em obter financiamento nestas condições for um factor, não deve ir a jogo nestes termos.
    Como disseram: não é para todos.

Colocado por: FabCardosopode parecer kamikaze este modelo

Acha que estaria mais seguro se tivesse um empreiteiro chave-na-mão a tratar de tudo? :)

Mas como digo, se tiver os euros contados, o melhor é não embarcar nestas aventuras.
    É como os seguros: pode poupar dinheiro em auto segurar-se, mas é preciso condições em caso de sinistro.
  16.  # 876

Colocado por: FabCardoso

O meu só aceitou se fosse apenas Mão de obra, pois como os materiais estão com uma instabilidade louca, não se quer atravessar, assim é certo para ele. Ele passa-me os contactos todos que tem das pessoas com quem costuma trabalhar, e eu ligo e peço orçamentos, se me agradar digo-lhe e ele trata do resto.

Em tom de brincadeira já disse ao meu empreiteiro que eu ainda lhe vou dar de ganhar, ao renegociar alguns preços de compra dele....
  17.  # 877

Colocado por: pguilherme

Acha que estaria mais seguro se tivesse um empreiteiro chave-na-mão a tratar de tudo? :)

Mas como digo, se tiver os euros contados, o melhor é não embarcar nestas aventuras.
    É como os seguros: pode poupar dinheiro em auto segurar-se, mas é preciso condições em caso de sinistro.

Acho que não :)
    Tenho uma margem considerável para avançar, mas claro, vou perder muitas horas a tentar gerir da melhor forma, os melhores preços, etc.
    Tenho também uma pessoa sempre na obra o dia todo (o terreno é dividido com o meu sogro e ele passa lá o dia na agricultura e até percebe de algumas coisas de construção civil).
    • RUIOLI
    • 23 março 2022 editado

# 878

Assaltar ou não assaltar este carregamento de ouro, eis a questão :)

Deve chegar para fazer uma ou duas casinhas...
      276156231_315990837184556_4061747226210611122_n.jpg
    • DR1982
    • 23 março 2022 editado

# 879

Colocado por: RUIOLIAssaltar ou não assaltar este carregamento de ouro, eis a questão :)

Deve chegar para fazer uma ou duas casinhas...
      276156231_315990837184556_4061747226210611122_n.jpg
    Eu levo a carrinha de caixa e a tesoura🤣
  18.  # 880

Colocado por: DR1982Eu levo a carrinha de caixa e a tesoura🤣

O melhor é levar logo assim até à obra, sob coação! :)

0.3170 seg. NEW