Colocado por: pguilhermeE um empreiteiro, sem MQT nem PE, como raio sabe o que vai precisar? Como é que consegue oferecer essa segurança ao DO? Com uma margem brutal em cima, não é?
Colocado por: rjmsilvaUm empreiteiro tem sempre onde gastar areia, ferro, cimento e tijolos, já o DO...
Colocado por: zedasilvaComo sempre fez, a olho.
Os inteligentes, a meio da obra usam os MQ para justificar os trabalhos a mais.
Colocado por: pguilhermemas dizer que é impossível
Colocado por: pguilhermetão difícil que provavelmente vai correr horrivelmente
Colocado por: zedasilvaTb já as tive em que o DO descarregada cimento ao inicio da manhã e o empreiteiro carregava-o antes de almoço para outras obras
Colocado por: ricardo.rodriguesSe o DO não for diariamente à obra, aumenta significativamente o risco de ser fecundado.
Colocado por: zedasilva
Até pode ser mas quantos DO têm hipótese de ter 1 ano de licença sabática porque precisam de se dedicar á gestão da sua obra?
O pessoal pensa que é só fazer uns telefonemas e mandar uns mails e o material aparece na obra todo direitinho e na hora em que é preciso
Colocado por: zedasilvaSim, é difícil. Tanto que até os empreiteiros com anos de experiência cometem erros de palmatoria.
Colocado por: zedasilvaSe for e não perceber nada daquilo
Colocado por: PalmixÉ preciso aferir se o empreiteiro quer avançar só com os valor de MdO.
No meu caso, as empresas de construção contactadas só aceitavam o projeto se fossem elas a fornecer os materiais, com exceção das especialidades.
Tenho as especialidades no Contrato, mas podemos contratar fora, se quisermos. A parte de construção propriamente dita é toda feita pela mesma empresa.
E nem é por uma questão de valores...Tenho muito pouco por onde escolher, e no ferro, cimento, tijolo, etc, se fosse eu comprar seria mais caro.
Já nas especialidades, é diferente...há mais concorrência, e até é exequível alguém de fora vir fazer o trabalho.
Colocado por: pguilhermeDe qualquer forma, um empreiteiro tem uma dificuldade acrescida: tem de orçamentar ao início.
O DO tem uma dificuldade ainda maior que é tentar perceber quanto é que a obra lhe pode vir a custar
Qual MQ?
Aqueles que vemos nos projetos cheio de erros e omissões?
Nós estamos a anos luz na otimização destas coisas?
Se os projetos de licenciamento já são o que são, os projetos de execução, MQ e afins são uma verdadeira vergonha.
Colocado por: marteloescoproPelo menos existe uma base para desenvolver
Colocado por: ricardo.rodriguesmais vale poupar esse dinheiro para a derrapagem em obra?
Colocado por: zedasilvaO DO tem uma dificuldade ainda maior que é tentar perceber quanto é que a obra lhe pode vir a custar
Colocado por: FabCardosopode parecer kamikaze este modelo
Colocado por: FabCardoso
O meu só aceitou se fosse apenas Mão de obra, pois como os materiais estão com uma instabilidade louca, não se quer atravessar, assim é certo para ele. Ele passa-me os contactos todos que tem das pessoas com quem costuma trabalhar, e eu ligo e peço orçamentos, se me agradar digo-lhe e ele trata do resto.
Colocado por: pguilherme
Acha que estaria mais seguro se tivesse um empreiteiro chave-na-mão a tratar de tudo? :)
Mas como digo, se tiver os euros contados, o melhor é não embarcar nestas aventuras.
É como os seguros: pode poupar dinheiro em auto segurar-se, mas é preciso condições em caso de sinistro.
Colocado por: RUIOLIAssaltar ou não assaltar este carregamento de ouro, eis a questão :)Eu levo a carrinha de caixa e a tesoura🤣
Deve chegar para fazer uma ou duas casinhas...
Colocado por: DR1982Eu levo a carrinha de caixa e a tesoura🤣