Iniciar sessão ou registar-se
  1. jorgealves

penso que quem se queixa mais não é propriamente o DO que depois de construir vai vender a sua casa com essas mais valias, é quem realmente quer construir a sua habitação permanente
    penso que tem de haver bom senso em todo o lado.
    Concordam com este comentário: nbastos, Pmfg
  2. Colocado por: Nostradamus

Controlar a inflação?

Obrigar os governos a assumir os sobre custos dos materiais, individando-se, so para que as pessoas possam continuar a viver "à grande e francesa", e a próxima geração que pague isto?

Ou obrigar as industrias a suportar os aumentos levando a uma espiral auto destrutiva em 2 tempos?

Cada um de nos vai pagar isto com o seu proprio lombo.

Como dizia o meu avô:buckle up kangaroos
    como vai ser não sei mas de uma forma ou outra vamos todos pagar... Agora fechar centrais de energia já se viu q só deu cagada, só lhes resta abrir todas antes do inverno
  3. Colocado por: marco1jorgealves

penso que quem se queixa mais não é propriamente o DO que depois de construir vai vender a sua casa com essas mais valias, é quem realmente quer construir a sua habitação permanente
    penso que tem de haver bom senso em todo o lado.

Há muito mais casas que famílias, incentivem a reconstrução de casas usadas. Muitos dos que se queixam dos preços elevados, venderam os seus apartamentos comprados 10 anos antes por metade do valor que vendem agora e estão entalados para reinvestir as mais valias.
  4. A forma de reduzir a inflação é reduzir a procura, aumentado as taxas de juro. A escalada dos preços foi alimentada pelo dinheiro barato. E estava tudo a contar com o dinheiro da bazuca para manter o circo a rolar.
  5. Abrir centrais de energia e começar a extrair minério à força toda, a população vai voltar ao interior o auge da década de 50-60... #not
  6. Colocado por: Vítor MagalhãesAbrir centrais de energia e começar a extrair minério à força toda, a população vai voltar ao interior o auge da década de 50-60... #not

Há 30 anos que devíamos ter começado a pensar numa central nuclear. Agora que andam a falar nisso, nem para daqui a 10 anos será solução.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, smart
  7. Colocado por: Vítor MagalhãesAbrir centrais de energia e começar a extrair minério à força toda, a população vai voltar ao interior o auge da década de 50-60... #not

#yes

Esta semana falei com familiares que voltaram a ver malta nas florestas la da zona com uma machada e moto serra a cortar árvores que ja estavam no chao. "limpeza gratuita".

Coisa que já nao se via há +50 anos. Segundo os meus ascendentes, isto via-se muito em pessoas sem qualquer posses. Nova lei da sobrevivência.
    Concordam com este comentário: rjmsilva, Vítor Magalhães
  8. Colocado por: VarejoteJulgo que 90% dos CH são taxa variável, se a prestação aumentar 100€, já muitas famílias ficam com a corda na garganta, se aumentar 200€ vai dar barracada.
    Concordam com este comentário:ThingsHappen

Talvez sim. O que é certo é que não falta gente à espera que dê barracada. Portanto o efeito no mercado é capaz de ser um bocado...nulo.

É como as carteiras dos empreiteiros cheias até fim de 2023. Mas alguns andam à procura do que foi aprovado para se atirarem.

Ninguém tem bem certeza do que pode acontecer.
  9. Colocado por: Nostradamus

#yes

Esta semana falei com familiares que voltaram a ver malta nas florestas la da zona com uma machada e moto serra a cortar árvores que ja estavam no chao. "limpeza gratuita".

Coisa que já nao se via há +50 anos. Segundo os meus ascendentes, isto via-se muito em pessoas sem qualquer posses. Nova lei da sobrevivência.
    Concordam com este comentário:rjmsilva

Eu não sou assim tão velho como isso, sou da década de 70 e os meus verões eram passados nos pinhais às pinhas e à lenha. O meu jardim de infância era um poceiro de vime, enquanto a minha mãe andava com as vizinhas a roçar mato nos pinhais para fazer a cama dos animais. Nessa altura os pinhais estavam todos limpinhos e não havia incêndios.
    Em vez de gastarem dinheiro no combate aos fogos deviam valorizar/subsidiar esses subprodutos da floresta para gerar energia com centrais de biomassa.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, Vítor Magalhães
  10. Colocado por: ThingsHappenPortanto o efeito no mercado é capaz de ser um bocado...nulo.

A família que perde a casa para o banco quer lá saber do efeito no mercado.
  11. Colocado por: Nostradamusvoltaram a ver malta nas florestas la da zona com uma machada e moto serra a cortar árvores que ja estavam no chao. "limpeza gratuita".

O ano passado furtaram alguns pinheiros aos meus pais, e a muitos outros proprietários. Mas o "lixo" dos ramos ficou lá...

De pinhais mais acessíveis, mais próximos dos estradões.

Curiosamente, também surgiu uma vaga de furto de pinheiros já afetados por nemátodo. Ainda devem achar que estão a fazer algum favor aos donos.
  12. Colocado por: rjmsilva

Eu não sou assim tão velho como isso, sou da década de 70 e os meus verões eram passados nos pinhais às pinhas e à lenha. O meu jardim de infância era um poceiro de vime, enquanto a minha mãe andava com as vizinhas a roçar mato nos pinhais para fazer a cama dos animais. Nessa altura os pinhais estavam todos limpinhos e não havia incêndios.
    Em vez de gastarem dinheiro no combate aos fogos deviam valorizar/subsidiar esses subprodutos da floresta para gerar energia com centrais de biomassa.
    Concordam com este comentário:Nostradamus,Vítor Magalhães

Eu sou de 80 e vivi esses tempos, roçar mato e fetos (feitos, fieitos) para a cama dos porcos era "mato". Vida de aldeia, de ir tomar banho nos açudes do rio Sousa, apanhar pinhas e lenha nos pinhais, etc... Só que agora compra-se tudo feito e é só passar o plástico no TPA e vai tudo a consumir para a cidade 🙄

Evolução da população do concelho de Torre de Moncorvo, local da maior jazida de ferro do país e uma das maiores da europa.
      Sem Título.png
  13. Só fui duas ou 3 vezes a Torre de Moncorvo. Se fosse daquele pessoal de informática, que pode trabalhar remotamente, não me importava nada de morar num concelho do género.
    Concordam com este comentário: JotaP
  14. Já desde dia 09 que nao sai uma tabela nova de ferro, é normal?
    • ibyt
    • 30 março 2022
    Com os preços actuais das matérias primas já compensa recuperar a extracção em algumas minas que estão actualmente abandonadas.
  15. Colocado por: ibytCom os preços actuais das matérias primas já compensa recuperar a extracção em algumas minas que estão actualmente abandonadas.

Se fosse só carregar num botão e começar a extrair até dava. É que se os preços baixam, lá se vai o investimento.
  16. Colocado por: rjmsilvaEm vez de gastarem dinheiro no combate aos fogos deviam valorizar/subsidiar esses subprodutos da floresta para gerar energia com centrais de biomassa

A minha "colheita" é posterior aos 70s, mas o tratamento foi similar.

Aquilo nao era malta que ia cuidar dos seus próprios terrenos... é malta do "alheio"

Andavam literalmente a "amealhar" lenha para o próximo inverno ou apocalipse. Lenha seca, podre, queimada, o que viesse à mao sem grandes esforços.

Isto para dizer, que a subida de preços ja esta a levar a uma nova realidade de miséria que já nao se via há alguns anos.

Colocado por: ricardo.rodrigues
    De pinhais mais acessíveis, mais próximos dos estradões.

Exactamente isto. Andavam a esgravatar à volta dos eixos principais, nao entram em terra batida nao.

Fruta gamada, já se via aos pontapés, ultimamente é lenha e pinhas.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  17. Colocado por: NostradamusIsto para dizer, que a subida de preços ja esta a levar a uma nova realidade de miséria que já nao se via há alguns anos.

Não associo a miséria. Eu se tivesse uma carrinha, provavelmente fazia o mesmo. Dou umas caminhadas pelos pinhais ao redor e a quantidade de lenha caída é enorme. Num ou dois fins de semana juntava lenha para um inverno inteiro.
    Volto sempre com uma ou duas varas de eucalipto que vou juntando, depois serve para acender o recuperador no inverno.
    • ibyt
    • 30 março 2022
    Se não retirarem as sanções à Rússia, o preço de muitas matérias primas não irá baixar significativamente. Neste momento já podemos observar a pressão de muitos grupos para que as sanções sejam mantidas mesmo quando a guerra terminar.
  18. A crise de 2008 foi uma crise bancária, os empréstimos eram "a lagardere" e isso repercutiu-se na quantidade de famílias que teve de entregar casas ao banco porque mesmo colocando à venda teria de ser abaixo do valor do CH, não acredito numa escalada de taxas de juro além dos 2% mesmo assim já vai causar mossa a todos os niveis, nas famílias, na procura de bens não essenciais mas essencialmente num travão na escalada de precos na habitação.

Julgo que estamos a entrar num novo ciclo de habitos de consumo, o teletrabalho será cada vez mais uma realidade e consequentemente deslocação de pessoas para o interior, o teletrabalho trará menos deslocações, menos consumo em restaurantes mas mais no retalho alimentar, a tendencia de procurar casas mais pequenas mas com espaço exterior, utilizar mais os transportes publicos (assim os houvesse condignamente).

Taxas de juro a subir, matérias primas a subir, energia e combustiveis idem, falências = vem aí a altura de repensar seriamente em modos de vida.

Não vem aí nada de bom,não, principalmente para Portugal que pouco produz.

0.4864 seg. NEW