Colocado por: Montijo21A crise de 2008 foi uma crise bancária, os empréstimos eram "a lagardere" e isso repercutiu-se na quantidade de famílias que teve de entregar casas ao banco porque mesmo colocando à venda teria de ser abaixo do valor do CH, não acredito numa escalada de taxas de juro além dos 2% mesmo assim já vai causar mossa a todos os niveis, nas famílias, na procura de bens não essenciais mas essencialmente num travão na escalada de precos na habitação.eu estou em teletrabalho à mais de 2 anos e não é por isso q fui para o campo infelizmente, por minha vontade já tinha ido. E acredito q seja o mesmo com quem tem filhos nas escolas. O interior por exemplo as escolas é quase só no concelho e sem transportes ou só um de manhã e outro às noite, hospitais muito pouco e só nas capitais de distrito e escolas privadas é quase nada... Já para não falar q nem todas as aldeias tem fibra e as q tem fibra algumas é só na estrada principal. Por isso acho q ainda estamos longe desses tempos principalmente quem tem filhos. Mas para quem não tem filhos é uma excelente opção.
Julgo que estamos a entrar num novo ciclo de habitos de consumo, o teletrabalho será cada vez mais uma realidade e consequentemente deslocação de pessoas para o interior, o teletrabalho trará menos deslocações, menos consumo em restaurantes mas mais no retalho alimentar, a tendencia de procurar casas mais pequenas mas com espaço exterior, utilizar mais os transportes publicos (assim os houvesse condignamente).
Taxas de juro a subir, matérias primas a subir, energia e combustiveis idem, falências = vem aí a altura de repensar seriamente em modos de vida.
Não vem aí nada de bom,não, principalmente para Portugal que pouco produz.
Colocado por: pedrorainhoeu estou em teletrabalho à mais de 2 anos e não é por isso q fui para o campo infelizmente, por minha vontade já tinha ido. E acredito q seja o mesmo com quem tem filhos nas escolas. O interior por exemplo as escolas é quase só no concelho e sem transportes ou só um de manhã e outro às noite, hospitais muito pouco e só nas capitais de distrito e escolas privadas é quase nada... Já para não falar q nem todas as aldeias tem fibra e as q tem fibra algumas é só na estrada principal. Por isso acho q ainda estamos longe desses tempos principalmente quem tem filhos. Mas para quem não tem filhos é uma excelente opção.
Colocado por: pedrorainhoeu estou em teletrabalho à mais de 2 anos e não é por isso q fui para o campo infelizmente, por minha vontade já tinha ido. E acredito q seja o mesmo com quem tem filhos nas escolas. O interior por exemplo as escolas é quase só no concelho e sem transportes ou só um de manhã e outro às noite, hospitais muito pouco e só nas capitais de distrito e escolas privadas é quase nada... Já para não falar q nem todas as aldeias tem fibra e as q tem fibra algumas é só na estrada principal. Por isso acho q ainda estamos longe desses tempos principalmente quem tem filhos. Mas para quem não tem filhos é uma excelente opção.
Colocado por: Vítor MagalhãesPara existir oferta de serviços no interior é necessário existir pessoas a viver lá , para existir pessoas a viver lá é necessário existir emprego, para existir emprego é necessário existir oferta de serviços, para...
Colocado por: rjmsilva
Quando não há vontade, tudo é desculpa.
Colocado por: Montijo21
Falta de emprego=teletrabalho... foi neste ambito que mencionei alguma migração dos grandes centros urbanos...
Portanto, trabalho check, mais pessoas check... só falta o resto 😀
Colocado por: Vítor MagalhãesO pessoal vai voltar às origens, não tenham dúvidas.
O teletrabalho veio para ficar e por si só já vai ser um impulso para esse êxodo. O turismo no interior está a crescer a cada ano que passa e vai também obrigar à fixação de serviços, as coisas estão a acontecer, e é uma questão de "meia-dúzia" de anos em que isto seja por demais notório.
O maior entrave à fixação de população no interior é a oferta de emprego e a qualidade/quantidade de serviços. Uma influência a outra e vice-versa. Resolve-se uma e a outra será resolvida por natureza.
Colocado por: Vítor Magalhães
Não concordo. Eu tenho muita, mas mesmo muita vontade de me mudar para o interior, mas:
1 - Não faço teletrabalho;
2 - Tenho familiares que necessitam de uma proximidade frequente e que não posso levar comigo;
3 - A minha mulher não faz teletrabalho;
4 - A minha mulher tem familiares que necessitam de uma proximidade frequente e que não podemos levar connosco.
E digo mais, para o local onde gostava de viver temos habitualmente onde morar assim como imoveis à venda para reabilitar a preços de acordo com a realidade do país.
Não concordo. Eu tenho muita, mas mesmo muita vontade de me mudar para o interior, mas:
1 - Não faço teletrabalho;
2 - Tenho familiares que necessitam de uma proximidade frequente e que não posso levar comigo;
3 - A minha mulher não faz teletrabalho;
4 - A minha mulher tem familiares que necessitam de uma proximidade frequente e que não podemos levar connosco.
E digo mais, para o local onde gostava de viver temos habitualmente onde morar assim como imoveis à venda para reabilitar a preços de acordo com a realidade do país.
Colocado por: NTORIONSou natural de uma aldeia de castelo branco perto da fronteira com Espanha. Falo do meu caso em concreto da zona q conheço, obviamente outras zonas é diferente. E no meu caso o hospital mais próximo é a pelo menos 45min a 1h. Escolas as aldeias maiores têm até ao 4 ano mas depois é só no concelho, transporte para o concelho é um de manhã às 7 e pouco e outro no fim do dia e a fibra é o q lhe disse. Escolas privadas nao há, centro saúde aberto todos os dias da semana so no concelho nas aldeias vai lá um médico de vez em quando, farmácias é no concelho ou nas aldeias maiores e é assim, quem quer fica quem não quer vai para a cidade.
Epá, hoje em dia tantos concelhos que até transporte para a escola providenciam... Acho q está mal informado, ou então tem de procurar mais.
Colocado por: pedrorainhoSou natural de uma aldeia de castelo branco perto da fronteira com Espanha. Falo do meu caso em concreto da zona q conheço, obviamente outras zonas é diferente. E no meu caso o hospital mais próximo é a pelo menos 45min a 1h. Escolas as aldeias maiores têm até ao 4 ano mas depois é só no concelho, transporte para o concelho é um de manhã às 7 e pouco e outro no fim do dia e a fibra é o q lhe disse. Escolas privadas nao há, centro saúde aberto todos os dias da semana so no concelho nas aldeias vai lá um médico de vez em quando, farmácias é no concelho ou nas aldeias maiores e é assim, quem quer fica quem não quer vai para a cidade.
Colocado por: pedrorainhoSou natural de uma aldeia de castelo branco perto da fronteira com Espanha. Falo do meu caso em concreto da zona q conheço, obviamente outras zonas é diferente. E no meu caso o hospital mais próximo é a pelo menos 45min a 1h. Escolas as aldeias maiores têm até ao 4 ano mas depois é só no concelho, transporte para o concelho é um de manhã às 7 e pouco e outro no fim do dia e a fibra é o q lhe disse. Escolas privadas nao há, centro saúde aberto todos os dias da semana so no concelho nas aldeias vai lá um médico de vez em quando, farmácias é no concelho ou nas aldeias maiores e é assim, quem quer fica quem não quer vai para a cidade.
Colocado por: RCF
Vontade, acredito que tenha. O que não tem é necessidade... se tivesse necessidade, mudava-se.
Há quem se mude para outro país... este é um país de emigrantes e muitos emigram, e especialmente emigraram, muito mais por necessidade do que por vontade.
Não é fácil sair da nossa zona de conforto...
Eu atualmente considero-me um emigrante fora da minha terra, e essencialmente fora da minha zona de conforto.