Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Montijo21A crise de 2008 foi uma crise bancária, os empréstimos eram "a lagardere" e isso repercutiu-se na quantidade de famílias que teve de entregar casas ao banco porque mesmo colocando à venda teria de ser abaixo do valor do CH, não acredito numa escalada de taxas de juro além dos 2% mesmo assim já vai causar mossa a todos os niveis, nas famílias, na procura de bens não essenciais mas essencialmente num travão na escalada de precos na habitação.

Julgo que estamos a entrar num novo ciclo de habitos de consumo, o teletrabalho será cada vez mais uma realidade e consequentemente deslocação de pessoas para o interior, o teletrabalho trará menos deslocações, menos consumo em restaurantes mas mais no retalho alimentar, a tendencia de procurar casas mais pequenas mas com espaço exterior, utilizar mais os transportes publicos (assim os houvesse condignamente).

Taxas de juro a subir, matérias primas a subir, energia e combustiveis idem, falências = vem aí a altura de repensar seriamente em modos de vida.

Não vem aí nada de bom,não, principalmente para Portugal que pouco produz.
    eu estou em teletrabalho à mais de 2 anos e não é por isso q fui para o campo infelizmente, por minha vontade já tinha ido. E acredito q seja o mesmo com quem tem filhos nas escolas. O interior por exemplo as escolas é quase só no concelho e sem transportes ou só um de manhã e outro às noite, hospitais muito pouco e só nas capitais de distrito e escolas privadas é quase nada... Já para não falar q nem todas as aldeias tem fibra e as q tem fibra algumas é só na estrada principal. Por isso acho q ainda estamos longe desses tempos principalmente quem tem filhos. Mas para quem não tem filhos é uma excelente opção.
  2. Colocado por: pedrorainhoeu estou em teletrabalho à mais de 2 anos e não é por isso q fui para o campo infelizmente, por minha vontade já tinha ido. E acredito q seja o mesmo com quem tem filhos nas escolas. O interior por exemplo as escolas é quase só no concelho e sem transportes ou só um de manhã e outro às noite, hospitais muito pouco e só nas capitais de distrito e escolas privadas é quase nada... Já para não falar q nem todas as aldeias tem fibra e as q tem fibra algumas é só na estrada principal. Por isso acho q ainda estamos longe desses tempos principalmente quem tem filhos. Mas para quem não tem filhos é uma excelente opção.

Quando falo em interior não quero dizer amareleja ou Alcoutim... mas há distritos muito interessantes como Castelo Branco, Leiria, Évora, Viseu... tem hospitais, com problemas e escolas, com problemas, como nas grandes cidades, infelizmente esse problema não é regional... agora se menciona o acesso a saude e ensimno privado aí talvez seja um problema
  3. Para existir oferta de serviços no interior é necessário existir pessoas a viver lá , para existir pessoas a viver lá é necessário existir emprego, para existir emprego é necessário existir oferta de serviços, para...
  4. Colocado por: pedrorainhoeu estou em teletrabalho à mais de 2 anos e não é por isso q fui para o campo infelizmente, por minha vontade já tinha ido. E acredito q seja o mesmo com quem tem filhos nas escolas. O interior por exemplo as escolas é quase só no concelho e sem transportes ou só um de manhã e outro às noite, hospitais muito pouco e só nas capitais de distrito e escolas privadas é quase nada... Já para não falar q nem todas as aldeias tem fibra e as q tem fibra algumas é só na estrada principal. Por isso acho q ainda estamos longe desses tempos principalmente quem tem filhos. Mas para quem não tem filhos é uma excelente opção.

Quando não há vontade, tudo é desculpa.
    Concordam com este comentário: Montijo21, JotaP
  5. Colocado por: Vítor MagalhãesPara existir oferta de serviços no interior é necessário existir pessoas a viver lá , para existir pessoas a viver lá é necessário existir emprego, para existir emprego é necessário existir oferta de serviços, para...

Falta de emprego=teletrabalho... foi neste ambito que mencionei alguma migração dos grandes centros urbanos...

Portanto, trabalho check, mais pessoas check... só falta o resto 😀
  6. Colocado por: rjmsilva

Quando não há vontade, tudo é desculpa.

Não concordo. Eu tenho muita, mas mesmo muita vontade de me mudar para o interior, mas:
    1 - Não faço teletrabalho;
    2 - Tenho familiares que necessitam de uma proximidade frequente e que não posso levar comigo;
    3 - A minha mulher não faz teletrabalho;
    4 - A minha mulher tem familiares que necessitam de uma proximidade frequente e que não podemos levar connosco.
    E digo mais, para o local onde gostava de viver temos habitualmente onde morar assim como imoveis à venda para reabilitar a preços de acordo com a realidade do país.
    Concordam com este comentário: pedrorainho
  7. Colocado por: Montijo21

Falta de emprego=teletrabalho... foi neste ambito que mencionei alguma migração dos grandes centros urbanos...

Portanto, trabalho check, mais pessoas check... só falta o resto 😀

Já escrevi aqui no fórum diversas vezes sobre isso e como sendo uma forma de regressar ao interior, tipo isto:

Colocado por: Vítor MagalhãesO pessoal vai voltar às origens, não tenham dúvidas.
    O teletrabalho veio para ficar e por si só já vai ser um impulso para esse êxodo. O turismo no interior está a crescer a cada ano que passa e vai também obrigar à fixação de serviços, as coisas estão a acontecer, e é uma questão de "meia-dúzia" de anos em que isto seja por demais notório.

O maior entrave à fixação de população no interior é a oferta de emprego e a qualidade/quantidade de serviços. Uma influência a outra e vice-versa. Resolve-se uma e a outra será resolvida por natureza.
    Concordam com este comentário:rjmsilva,Picareta,Nostradamus,santosj

https://forumdacasa.com/discussion/70909/109/comprar-casa-agora-os-precos-sao-aceitaveis/#Comment_1835182
    Concordam com este comentário: Montijo21
  8. Colocado por: pedrorainhoeu estou em teletrabalho à mais de 2 anos e não é por isso q fui para o campo infelizmente, por minha vontade já tinha ido. E acredito q seja o mesmo com quem tem filhos nas escolas. O interior por exemplo as escolas é quase só no concelho e sem transportes ou só um de manhã e outro às noite, hospitais muito pouco e só nas capitais de distrito e escolas privadas é quase nada... Já para não falar q nem todas as aldeias tem fibra e as q tem fibra algumas é só na estrada principal. Por isso acho q ainda estamos longe desses tempos principalmente quem tem filhos. Mas para quem não tem filhos é uma excelente opção.

Epá, hoje em dia tantos concelhos que até transporte para a escola providenciam... Acho q está mal informado, ou então tem de procurar mais.
  9. Idanha a nova - escolas e transporte gratuitos. Parque indústrial com rendas simbólicas de 1€. Até há uns meses ate o posto de carregamento do carro elétrico era grátis. Escola superior de gestão.... Proximidade a Espanha. Se eu pudesse...
    • smart
    • 30 março 2022 editado
    Hum...
    Imaginem a consequência desta medida tão real....
    Anda a Europa a discutir ambiente, LGBTs e afins, com todo o respeito, e muito e estamos a um passo de passar fome.
    Vai ficar tudo bem
    https://multinews.sapo.pt/noticias/aviso-a-ue-se-querem-gas-petroleo-e-cereais-encontrem-rublos-diz-legislador-russo/

No fim, as brincadeiras no leste, traduzem se tb em necessidade da eu recorrer a compra de arma, pagar energia a preços proibitivos, comprar gnl ao tio Sam e estamos tão seguros como antes.
    Acreditam que andar os líderes todos eu e amxxcss de olhos fechados?...
    O que interessa e a seleção, não o que se avizinha...
    Em Espanha com paralização desde 14 mar, com pânico e empresas a fechar pq não tem matérias primas, o governo recusava se a negociar pq não reconhecia os grevistas...
    A sério !?
  10. Vamos lá ver. Não é fácil mudar a família toda... Mas já houve altura em que isso acontecia a alguém conhecido quase todos os meses (para ir para o estrangeiro).

Portanto, pode bem acontecer (em menor escala, seguramente) de regresso a localidades mais no interior (sobretudo se houver familiares que apoiem).
  11. Colocado por: Vítor Magalhães

Não concordo. Eu tenho muita, mas mesmo muita vontade de me mudar para o interior, mas:
    2 - Tenho familiares que necessitam de uma proximidade frequente e que não posso levar comigo;
    4 - A minha mulher tem familiares que necessitam de uma proximidade frequente e que não podemos levar connosco.
    E digo mais, para o local onde gostava de viver temos habitualmente onde morar assim como imoveis à venda para reabilitar a preços de acordo com a realidade do país.

Eu estava a responder ao pedrorainho. Há transportes escolares gratuitos, há net fibra já em muitos locais, há escolas, piscinas, etc.
    Qualquer sede de concelho já tem bons equipamentos culturais e desportivos. muito dinâmicos.

Vejam aqui por exemplo, o cartaz para abril no quartel das artes em Oliveira do Bairro:

http://quarteldasartes.pt/pages/931
    • RCF
    • 30 março 2022
    Colocado por: Vítor Magalhães

Vontade, acredito que tenha. O que não tem é necessidade... se tivesse necessidade, mudava-se.
    Há quem se mude para outro país... este é um país de emigrantes e muitos emigram, e especialmente emigraram, muito mais por necessidade do que por vontade.
    Não é fácil sair da nossa zona de conforto...
    Concordam com este comentário: fagulhas
  12. Colocado por: NTORION
    Epá, hoje em dia tantos concelhos que até transporte para a escola providenciam... Acho q está mal informado, ou então tem de procurar mais.
    Concordam com este comentário:Montijo21
    Sou natural de uma aldeia de castelo branco perto da fronteira com Espanha. Falo do meu caso em concreto da zona q conheço, obviamente outras zonas é diferente. E no meu caso o hospital mais próximo é a pelo menos 45min a 1h. Escolas as aldeias maiores têm até ao 4 ano mas depois é só no concelho, transporte para o concelho é um de manhã às 7 e pouco e outro no fim do dia e a fibra é o q lhe disse. Escolas privadas nao há, centro saúde aberto todos os dias da semana so no concelho nas aldeias vai lá um médico de vez em quando, farmácias é no concelho ou nas aldeias maiores e é assim, quem quer fica quem não quer vai para a cidade.
    Concordam com este comentário: RCF
    • RCF
    • 30 março 2022
    Colocado por: pedrorainhoSou natural de uma aldeia de castelo branco perto da fronteira com Espanha. Falo do meu caso em concreto da zona q conheço, obviamente outras zonas é diferente. E no meu caso o hospital mais próximo é a pelo menos 45min a 1h. Escolas as aldeias maiores têm até ao 4 ano mas depois é só no concelho, transporte para o concelho é um de manhã às 7 e pouco e outro no fim do dia e a fibra é o q lhe disse. Escolas privadas nao há, centro saúde aberto todos os dias da semana so no concelho nas aldeias vai lá um médico de vez em quando, farmácias é no concelho ou nas aldeias maiores e é assim, quem quer fica quem não quer vai para a cidade.
    Concordam com este comentário:RCF

E esse não é caso isolado... esse é o Portugal profundo.
    Tenho origens numa aldeia que tinha escola primária e quando eu entrei para a 1.ª classe éramos 27 alunos. Entretanto, a escola fechou e hoje, o residente mais novo tem mais de 18 anos de idade
  13. Colocado por: pedrorainhoSou natural de uma aldeia de castelo branco perto da fronteira com Espanha. Falo do meu caso em concreto da zona q conheço, obviamente outras zonas é diferente. E no meu caso o hospital mais próximo é a pelo menos 45min a 1h. Escolas as aldeias maiores têm até ao 4 ano mas depois é só no concelho, transporte para o concelho é um de manhã às 7 e pouco e outro no fim do dia e a fibra é o q lhe disse. Escolas privadas nao há, centro saúde aberto todos os dias da semana so no concelho nas aldeias vai lá um médico de vez em quando, farmácias é no concelho ou nas aldeias maiores e é assim, quem quer fica quem não quer vai para a cidade.

Podem riscar a aldeia do pedrorainho, deve haver mais umas milhares de opções.

Às vezes parece que só há aldeias no Portugal profundo.
    Concordam com este comentário: JotaP
  14. Colocado por: RCF
    Vontade, acredito que tenha. O que não tem é necessidade... se tivesse necessidade, mudava-se.
    Há quem se mude para outro país... este é um país de emigrantes e muitos emigram, e especialmente emigraram, muito mais por necessidade do que por vontade.
    Não é fácil sair da nossa zona de conforto...

Eu atualmente considero-me um emigrante fora da minha terra, e essencialmente fora da minha zona de conforto.
    • RCF
    • 30 março 2022
    Colocado por: Vítor Magalhães
    Eu atualmente considero-me um emigrante fora da minha terra, e essencialmente fora da minha zona de conforto.

Então é mesmo uma questão de (falta de) necessidade... se não, mudava
  15. Colocado por: pedrorainhoSou natural de uma aldeia de castelo branco perto da fronteira com Espanha. Falo do meu caso em concreto da zona q conheço, obviamente outras zonas é diferente. E no meu caso o hospital mais próximo é a pelo menos 45min a 1h. Escolas as aldeias maiores têm até ao 4 ano mas depois é só no concelho, transporte para o concelho é um de manhã às 7 e pouco e outro no fim do dia e a fibra é o q lhe disse. Escolas privadas nao há, centro saúde aberto todos os dias da semana so no concelho nas aldeias vai lá um médico de vez em quando, farmácias é no concelho ou nas aldeias maiores e é assim, quem quer fica quem não quer vai para a cidade.

São zonas q não conheço, mas diria q pelo litoral centro para cima não será assim, e pode sempre escolher aldeias perto de centros urbanos, torres Vedras, caldas da rainha, batalha, Leiria, Coimbra, Aveiro...
  16. E há também muitas vilas e cidades sedes de concelho no interior onde é "barato" viver... Distrito Coimbra, Viseu, Guarda, Leiria, Castelo Branco... Muitas vezes com escola e serviços a 10mins a pé...

0.3762 seg. NEW