Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Pmfg

Com estes preços e sem adjudicacoes em 2022 estao a vender tanto ferro como eu vendo bananas
    Acha mesmo ou quer se convencer disso? Os empreiteiros ainda dao pontapés no trabalho assim como serralheiros, carpinteiros e por ai fora, se isso será sempre assim não faço a mínima ideia mas por agora é o que se vê. Se se quer convencer do contrário é
    Consigo
  2. Colocado por: DR1982Acha que nao vendem ? Eu quem me dera que os preços baixem mas nao é isso que vejo acontecer

Claro que vendem.
    Mas não aos preços que por aqui falam nem coisa que se pareça.
  3. Colocado por: FT87

Claro que vendem.
    Mas não aos preços que por aqui falam nem coisa que se pareça.
    Talvez pra si, eu consegui 20% sobre a tabela mais Iva, mais nada. Talvez os empreiteiros consigam melhor
  4. Colocado por: FT87O que se fala é que não é possível construir a 1000€/m2 e isso é uma grande treta que já mete noj….

Uiiii

Tenha cuidado com o que diz. Daqui a nada aparecem aí os zés com martelos e escopros na mao...

Nao estrague o negocio dos homens, deixe-os dizer que é so por 2500 euros m2 pra cima hahahah
    Concordam com este comentário: Troino
  5. Não semana passada 25% desconto, como era pouco valor nem pedinchei...
  6. Colocado por: RUIOLINa semana passada estive na Tomaz dos Santos para comprar um rolo de arame de atar, estavam 4 funcionários nos escritórios na galhofa fora do posto de trabalho...

Cá em baixo no armazém, mais uns quantos na galhofa, nada de movimento de mercadorias...
    Por outro lado, o lucro deve ser tanto que dá para ter funcionários na galhofa.
  7. Colocado por: HAL_9000funcionários na galhofa.

Funcionários divertidos, são mais produtivos.
  8. Colocado por: HAL_9000Não invalidei a lógica, eu percebo a lógica. Contudo, o esforço financeiro (numa altura de grandes incertezas e em que todas as semanas há faturas da construção para pagar) apenas me faz questioná-la. Tão simples quanto isso.

"Se quero comprar determinada coisa tenho que ter dinheiro para duas" costuma dizer o meu pai.
    A verdade é que em Portugal qualquer um constrói um palaciozito mesmo sem ter dinheiro, e mesmo assim só nos queixámos e pedinchámos.
    Qualquer outro europeu que viva numa grande cidade nem carro tem se fôr preciso e constrói, se construir, bem mais próximo dos 50 que dos 30 anos. Mesmo assim nunca estamos bem, mas chegando à hora de poder fazer diferente melhor estar quieto, se até para votar é o que é...

Quando ao questionar o que paga, só posso concordar consigo.
    Seria sinal que não olhava só para o preço no fim da folha...
    Pena que em muitos casos só se aprende isso no final da obra.
  9. Colocado por: N Miguel OliveiraA verdade é que em Portugal qualquer um constrói um palaciozito mesmo sem ter dinheiro, e mesmo assim só nos queixámos e pedinchámos.
    Qualquer outro europeu que viva numa grande cidade nem carro tem se fôr preciso e constrói, se construir, bem mais próximo dos 50 que dos 30 anos.
    Terminando o "off topic",para que se continue a discutir o preço do varão de aço. Não concordo nada com isto. Não é qualquer um que constrói, muitas pessoas que constroem fazem-no porque não há mercado de arrendamento. Quando decidem construir, fazem-no à custa de um esforço financeiro brutal para um país que em que os salários são ridiculamente baixos.

Por essa europa fora, eu não posso falar por experiência pessoal, uma vez que só vivi num país sem ser o nosso. De visita, não dá para avaliar se as pessoas têm facilidade ou não em construir. Uma coisa eu sei, há imensos portugueses a sair daqui para outros países europeus, e o movimento contrário não se vê. Logo outras vantagens terão . Em outros países europeus até podem viver toda a vida numa casa arrendada, desde que o esforço seja aceitável (coisa que aqui não é).

Mas posso dar um exemplo de um tio meu (carpinteiro) que emigrou para França aos 45, e antes dos 50 já lá tinha comprado um T3, com um empréstimo que lhe representa um esforço de 20% do orçamento mensal, taxa fixa. Aqui também tinha uma casa é verdade (e ainda tem), mas teve de emigrar porque não conseguia ganhar cá para pagar a prestação, por comida na mesa e possibilitar que os filhos fossem para a Faculdade. Estando lá paga as duas prestações (lá e cá), pagou propinas e quarto ao filho mais velho e o mais novo já tem uma conta para o mesmo efeito, trocou o carro que tinha, e juntou dinheiro para comprar uma carrinha e ferramentas para abrir no ano passado empresa própria. Este é o 9º ano que está em França. Se não tivesse emigrado, ás tantas ainda andava por cá a lutar para conseguir pagar a prestação da casa.

Se nos queixamos é porque sentimos que nos vão ao bolso. A mim por exemplo custa-me muito que ao construir uma habitação (que até está na constituição como sendo um direito) eu tenha de entregar cerca de 40 mil euros ao estado a título de IVA. Sabe quanto tempo um português com um ordenado médio demora a poupar 40 mil euros? Nem estou a considerar o IVA dos eletrodomésticos e equipamentos que tenho andado a comprar.

Fora isso são todos os custos associados em taxas e taxinhas, e impostos desde a compra do terreno até ter a licença de habitabilidade na mão. Ainda nem me dei ao trabalho de somar, mas de certeza que são mais uns milhares.

Nos outros países até pode haver igual carga de impostos, agora esta quantidade de impostos com a nossa liquidez?
  10. Percentagem da população que viveu em 2020 na sua própria casa: Portugal: 77,3%, França: 64,0%, Suiça: 42,3%.
    (Fonte)
  11. Colocado por: ibytPercentagem da população que viveu em 2020 na sua própria casa: Portugal: 77,3%, França: 64,0%, Suiça: 42,3%.
    Meta agora aí o esforço financeiro despendido por cada família em habitação em cada um desses países. Continuo a dizer, aqui só construímos/compramos porque é mais barato mensalmente pagar a prestação do que pagar a renda, graças aos empréstimos a 40 anos, e ao juros bonificados que o estado pagou durante anos.

Engraçado que há mais proprietários nos países mais pobres. Seria engraço elencar os motivos e a qualidade geral das habitações.

Realmente por cá, a casa é baratinha:

https://www.statista.com/statistics/237529/price-to-income-ratio-of-housing-worldwide/
  12. Leia este relatório que é mais informativo: OCDE: HC1.2. HOUSING COSTS OVER INCOME.
  13. Se quiser dar a sua conclusão, está à vontade. O relatório conclui que o custo do arrendamento em Portugal é relativamente baixo, é isso? Outros estudos estatísticos dizem que os jovens saem de casa dos pais cada vez mais tarde, sendo que a idade média já ultrapassa os 30. Algo de errado não bate certo.

Portugal é um país extremamente assimétrico, e talvez as rendas em lagares da beira + rendas de 50 euros por imposição do estado ajudem a explicar a conclusão do relatório. Agora pergunte aos milhares de emigrantes portugueses continuam a sair do país se as rendas cá são baratas. Problema mais grave ainda é que nem há oferta de arrendamento para suprir as necessidades.

Os estudos também dizem que a inflação é de 8% e no entanto na carteira eu sinto uns 20%.
  14. Colocado por: HAL_9000Meta agora aí o esforço financeiro despendido por cada família em habitação em cada um desses países. Continuo a dizer, aqui só construímos/compramos porque é mais barato mensalmente pagar a prestação do que pagar a renda, graças aos empréstimos a 40 anos, e ao juros bonificados que o estado pagou durante anos.

Engraçado que há mais proprietários nos países mais pobres. Seria engraço elencar os motivos e a qualidade geral das habitações.

Realmente por cá, a casa é baratinha:

https://www.statista.com/statistics/237529/price-to-income-ratio-of-housing-worldwide/

A grande diferença entre a Suíça e Portugal no que toca a aquisição de cass propria não está no preço das casas e o seu peso no orçamento das familias mas sim no sistema bancário/hipotecário dos países em questão eu vou lher dar um exemplo com conhecimento de cauda (resido na Suíça e conheço bem o sistema bancário) um casal com um salário líquido anual de 100000chf devido ao cálculo do esforço financeiro e "limite de endividamento" poderá adquirir uma hipoteca até ao máximo de 800000 CHF (muito dificilmente este valor chega para adquirir uma casa própria, talvez um apartamento t2/t3 na preferia das grandes cidades) mas atenção que desses 800000 têm de ter no minimo 20% de capitais próprios para entrada e aqui na Suíça não há por onde fugir destes 20% e quando se fala em capitais próprios são mesmo capitais próprios e não resultado de um outro empréstimo! O sistema bancário Suíço tenta evitar o máximo possível o endividamento excessivo das familias por isso é que na Suíça poucas famílias têm casa própria, pelo contrário em Portugal assim como se viu no passado os bancos emprestam quase a torto e direito, muitas das vezes a taxa de esforço é ultrapassada e os 20% de entrada são resultado de mais um empréstimo, tal como o carro, o frigorífico, a TV, as ferias na República Dominacana etc..
  15. Colocado por: ibytPercentagem da população que viveu em 2020 na sua própria casa: Portugal: 77,3%, França: 64,0%, Suiça: 42,3%.
    (Fonte)

Isso também tem a ver com um mercado de trabalho mais dinâmico.
  16. Colocado por: Djdasa
    A grande diferença entre a Suíça e Portugal no que toca a aquisição de cass propria não está no preço das casas e o seu peso no orçamento das familias mas sim no sistema bancário/hipotecário dos países em questão eu vou lher dar um exemplo com conhecimento de cauda (resido na Suíça e conheço bem o sistema bancário) um casal com um salário líquido anual de 100000chf devido ao cálculo do esforço financeiro e "limite de endividamento" poderá adquirir uma hipoteca até ao máximo de 800000 CHF (muito dificilmente este valor chega para adquirir uma casa própria, talvez um apartamento t2/t3 na preferia das grandes cidades) mas atenção que desses 800000 têm de ter no minimo 20% de capitais próprios para entrada e aqui na Suíça não há por onde fugir destes 20% e quando se fala em capitais próprios são mesmo capitais próprios e não resultado de um outro empréstimo! O sistema bancário Suíço tenta evitar o máximo possível o endividamento excessivo das familias por isso é que na Suíça poucas famílias têm casa própria, pelo contrário em Portugal assim como se viu no passado os bancos emprestam quase a torto e direito, muitas das vezes a taxa de esforço é ultrapassada e os 20% de entrada são resultado de mais um empréstimo, tal como o carro, o frigorífico, a TV, as ferias na República Dominacana etc..

offtopic.
    Criem um post pra falar desses temas, não?
    Concordam com este comentário: RJGG
  17. MAs a que valores já se está a comprar Ferro?
  18. Colocado por: marteloescopro1.000 €/m2 só dá para remodelar edifícios existentes, sem alteração estrutural, só ao nível dos revestimentos.

Para construção de raiz com tudo o que isso implica: movimento de terras, estrutura, impermeabilização, cobertura, ramais de infraestruturas, licenças e vistorias, aproxima dos 2.000 €/m2.

Tenho ambas as situações com vários casos comprovados

E vai deixar de ter. Convicção de leigo, note-se.
    Concordam com este comentário: Pmfg, snob
  19. Colocado por: marteloescopro1.000 €/m2 só dá para remodelar edifícios existentes, sem alteração estrutural, só ao nível dos revestimentos.

Para construção de raiz com tudo o que isso implica: movimento de terras, estrutura, impermeabilização, cobertura, ramais de infraestruturas, licenças e vistorias, aproxima dos 2.000 €/m2.

Tenho ambas as situações com vários casos comprovados

Concordo com o user picareta, os preços só têm um sentido, subida.
  20. Colocado por: PmfgCriem um post pra falar desses temas, não?
    A culpa é do preço do varão de aço , cujo aumento origina uma evolução exponencial dos preços habitacionais na Suiça.

0.8154 seg. NEW