Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: DR1982Os bancos ainda nao fecharam torneira nenhuma, na semana passada fui sondar e falaram da mesma forma que ha uns 2 anos quando pensei em comprar terreno e construir.

Quando compramos com empréstimos a trinta anos, contamos com a estabilidade do momento...com instabilidade, não podemos pensar apenas na prestação deste ano, sendo certo que a instabilidade virá depressa. É a minha avaliação.
  2.  # 2

Colocado por: DR1982Eu estou a ponderar comecar a construir sem recorrer aos bancos, mas naonme aptecia muito andar anos e anos de volta de uma casa, a viver para uma casa, mas realmente o cenário atual assusta um pouco
    Concordam com este comentário:paulovalente

Sem recorrer ao banco porque tem 150mil na mão, como era o orçamento inicial e conta ir gerindo com umas estadias de trabalho proveitosas, no estrangeiro... Ou... Neste momento e olhando para o seu projecto, rapidamente vão 150/200 e nem o jardim ainda deu erva no telhado
  3.  # 3

Colocado por: Sirruper
    Mas entao está aflito para construir ou nao?
    Se nao recorre aos bancos tem casa para construir durante anos. Se com dinheiro ja tem casa para 2 ou 3 anos, sem bancos vai ter casa para 10 anos.
    Por isso mesmo é que ainda nao decidi, vai depender de como as coisas tiverem quando puder começar a construir, naonme vou atirar de um pinhasco, mas tambem nao se pode dizer que nao tenha necessidade de casa maior, claro que ha muita gente a viver num T2 com 2 filhos
    • DR1982
    • 13 março 2022 editado

# 4

Colocado por: JotaP

Quando compramos com empréstimos a trinta anos, contamos com a estabilidade do momento...com instabilidade, não podemos pensar apenas na prestação deste ano, sendo certo que a instabilidade virá depressa. É a minha avaliação.
    Mas sobre isso eu ja falei antes, eu pessoalmente naa pediria mais do que metade do que o maximo que me aguentaria a pagar em situação de desemprego.
  4.  # 5

Colocado por: RicardoPortoEm março ainda ninguém deve ter arriscado comprar diria eu..

Comprei na sexta ao preço da última tabela, ou comprava agora ou arriscava-me estar parado mais uns meses... Pelos menos 3 empresas rejeitaram dar-me orçamento a dizer que tinham parado a produção.
  5.  # 6

Colocado por: JotaPNeste momento e olhando para o seu projecto, rapidamente vão 150/200 e nem o jardim ainda deu erva no telhado
    Para O DO comum atualmente esses valores nem dão para aquecer no meu projeto.
    acho que ninguém previa tamanha inflação ha um ano atras que foi quando começamos o projeto.
  6.  # 7

Colocado por: DR1982Para O DO comum atualmente esses valores nem dão para aquecer no meu projeto.
    acho que ninguém previa tamanha inflação ha um ano atras que foi quando começamos o projeto.

Realmente a escalada dos preços é impressionante pela negativa. Ainda vamos sentir nos próximos meses a subida da energia e combustíveis, vai refletir em praticamente tudo!
    Como o mercado está e dado as circunstâncias especiais que nos encontramos devido a guerra acho que arrancar com uma obra é quase como roleta Russa, ou tem "sorte" e o mercado estabiliza o que não acredito num futuro próximo, ou então pode facilmente a obra ficar com uma derrapagem maior de 50%!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 8

Colocado por: Djdasa
    Realmente a escalada dos preços é impressionante pela negativa. Ainda vamos sentir nos próximos meses a subida da energia e combustíveis, vai refletir em praticamente tudo!
    Como o mercado está e dado as circunstâncias especiais que nos encontramos devido a guerra acho que arrancar com uma obra é quase como roleta Russa, ou tem "sorte" e o mercado estabiliza o que não acredito num futuro próximo, ou então pode facilmente a obra ficar com uma derrapagem maior de 50%!
    Mas se a coisa nao baixar o que eu duvido, sera sempre mais caro construir.
    Eu pessoalmente acredito verdadeiramente que para muitos é agora ou nunca, os que estao a espera de fazer os negocios da vida deles ou têm a sorte de conseguir ser rapidos o suficiente para agarrar o desespero de alguém ou continuam sentados.
    Comprar feito ate acredito que possam ter a sorte de fazer um bom negócio, mas construir duvido muito.
  8.  # 9

Colocado por: DR1982Mas se a coisa nao baixar o que eu duvido, sera sempre mais caro construir.
    Eu pessoalmente acredito verdadeiramente que para muitos é agora ou nunca, os que estao a espera de fazer os negocios da vida deles ou têm a sorte de conseguir ser rapidos o suficiente para agarrar o desespero de alguém ou continuam sentados.
    Comprar feito ate acredito que possam ter a sorte de fazer um bom negócio, mas construir duvido muito.

Acredito que em terrenos até se consiga alguns bons negócios mas em casas feitas para renovar/reabilitar tenho sérias dúvidas disso!
    • sltd
    • 13 março 2022 editado

# 10

Colocado por: paulovalenteEfetivamente beneficiei da venda em boa altura da minha casa. Coisa que se calhar daqui a 1 ou 2 anos provavelmente não terei. Levei foi esta bordoada dos preços do material. De custos de mão de obra já tinha alguns preços dentro do aceitável. O material é que são derrapagens diárias. Se arranco com a obra ou não vai ser algo decidido nas próximas semanas.

Pois, mas quem vendeu ainda tem o probelma da p*** das mais valias (roubo).
    Se não avança, paga. Duvido que as finanças deem algum bonus (prolongamento do prazo) por estarmos nesta situação.
  9.  # 11

Colocado por: sltdPois, mas quem vendeu ainda tem o probelma da p*** das mais valias (roubo).
    Se não avança, paga. Duvido que as finanças deem algum bonus (prolongamento do prazo) por estarmos nesta situação.

Obrigado pela lembrança. Mas tenho isto tudo controlado. Família alargada a viver provisoriamente apertada (check). Mais valias, tenho que me despachar (check). A casa provisória também está com tempo contado (check). Materiais ao rubro (check). Empréstimo ao banco com 2 anos para fazer a casa (check). Possibilidade de nem sequer ter aço para começar a obra (check). Só falta o (check)mate
    Concordam com este comentário: FSantos0
    • sltd
    • 13 março 2022

# 12

Colocado por: DR1982Eu estou a ponderar comecar a construir sem recorrer aos bancos, mas naonme aptecia muito andar anos e anos de volta de uma casa, a viver para uma casa, mas realmente o cenário atual assusta um pouco
    Concordam com este comentário:paulovalente

Mas mesmo assim há um prazo para acabar a obra (pelo menos nalgumas câmaras).
  10.  # 13

Colocado por: sltdPois, mas quem vendeu ainda tem o probelma da p*** das mais valias (roubo).

Só o lucro dos empreiteiros e das gasolineiras é que é imoral, quando um particular tem 100% de lucro na venda da casa é porque foi uma dádiva de Deus ou fruto do seu génio e não devia ser tributado.
    Concordam com este comentário: Pickaxe
    • sltd
    • 13 março 2022

# 14

Qualquer lucro honesto não é imoral. Eu sou a favor do livre mercado.
    Não me parece correto um particular pagar mais valias pela venda e principalmente ter que aplicar o lucro num prazo apertado.
  11.  # 15

Não tem.. paga os impostos devidos como qualquer outra atividade
  12.  # 16

Colocado por: sltdQualquer lucro honesto não é imoral. Eu sou a favor do livre mercado.
    Não me parece correto um particular pagar mais valias pela venda e principalmente ter que aplicar o lucro num prazo apertado.

A tributação é sobre o lucro, não sobre a venda. Se não quer ser tributado, tem que seguir as regras definidas.
  13.  # 17

Colocado por: sltdQualquer lucro honesto não é imoral. Eu sou a favor do livre mercado.

O Estado dá hipotese de anular a mais valia reinvestindo-a, quer melhor?
    Ja agora também nao quer pagar impostos na compra e venda de accoes?
  14.  # 18

Colocado por: RicardoPortoNão tem.. paga os impostos devidos como qualquer outra atividade

Mas vender uma casa para dar melhores condições à família com o lucro não é "qualquer outra atividade".
  15.  # 19

Colocado por: sltd
    Mas mesmo assim há um prazo para acabar a obra (pelo menos nalgumas câmaras).
    Na minha é 6 anos, deve dar para levantar as paredes 😂
  16.  # 20

Colocado por: JotaP

Mas vender uma casa para dar melhores condições à família com o lucro não é "qualquer outra atividade".

E vender ações ou carros elétricos, também não é para dar melhores condições à família?

0.0271 seg. NEW