Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Tyrande
    • 20 setembro 2021 editado

     # 1

    Ora boas!

    Já faz um tempinho que não vinha cá.

    Ora bem, ando aqui à procura de uma prenda de Natal para a mãe e entretanto, por razões sentimentais, surgiu-me a ideia de lhe oferecer um telefone de disco daqueles velhinhos (tipo o da foto abaixo).
    A pergunta é: dá para ligar um fóssil destes num router de fibra da MEO, ou isto agora só serve para pisa papéis?
      tel.png
  1.  # 2

    Colocado por: TyrandeA pergunta é: dá para ligar um fóssil destes num router de fibra da MEO, ou isto agora só serve para pisa papéis?
    boa pergunta.. mas em teoria dá sempre. também tenho aqui um que queria ligar no escritório mas ainda nao me dei ao trabalho de tentar
  2.  # 3

    Vais precisar de um adaptador ou fazer uma ficha que parece uma rj45 mas mais pequena apenas com 3 fios.
    Tinha o esquema disso algures…
    Se encontrar ainda partilho aí.
    •  
      Tyrande
    • 20 setembro 2021 editado

     # 4

    Colocado por: gil.alvesVais precisar de um adaptador ou fazer uma ficha que parece uma rj45 mas mais pequena apenas com 3 fios.
    Tinha o esquema disso algures…
    Se encontrar ainda partilho aí.


    Uma rj11?

    Não, pera, a rj11 era de 4 fios. Qual era a de 3 fios?
  3.  # 5

    Colocado por: Tyrande

    Uma rj11?

    Não, pera, a rj11 era de 4 fios. Qual era a de 3 fios?

    Sim. É mesmo rj11.
    Tenho ideia de ser 3 fios…mas de memória. Podem ser 4.
  4.  # 6

    A RJ11 entra na RJ45
  5.  # 7

    Colocado por: rjmpiresA RJ11 entra na RJ45

    Entrar até entra mas vais dar cabo dela.

    Tyrande, agora fiquei com alguma dúvida se até não será uma rj9 ou pelo menos suficiente.

    Ainda tenho para casa um conversor para rj11! ;)
      46C14F4A-291D-4883-8DE6-6B1C76C943E4.jpeg
  6.  # 8

    Colocado por: gil.alvesvais dar cabo dela.


    ?
    • SrR
    • 20 setembro 2021 editado

     # 9

    Colocado por: TyrandeOra boas!

    Já faz um tempinho que não vinha cá.

    Ora bem, ando aqui à procura de uma prenda de Natal para a mãe e entretanto, por razões sentimentais, surgiu-me a ideia de lhe oferecer um telefone de disco daqueles velhinhos (tipo o da foto abaixo).
    A pergunta é: dá para ligar um fóssil destes num router de fibra da MEO, ou isto agora só serve para pisa papéis?
      tel.png
    da ca em casa o telefone fixo é assim, problema faz um basqueiro tremendo quando toca
      20210920_212607.jpg
  7.  # 10

    Colocado por: SrRda ca em casa o telefone fixo é assim, problema faz um basqueiro tremendo quando toca
      20210920_212607.jpg


    O basqueiro faz parte :)

    Está ligado com uma ficha rj11?
    • SrR
    • 20 setembro 2021

     # 11

    Yup
      20210920_222626.jpg
  8.  # 12

    E como é o pinout? Eheh
  9.  # 13

    RJ11 é 4 fios.
    Basta ligar 2 para o ter a funcionar. Se nao me engano são os dois centrais.
    Herdei muitos telefones desses. Estão todos na garagem à espera de melhores dias para os testar se funcionam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RicardoPorto
  10.  # 14

    Colocado por: nielskyRJ11 é 4 fios.
    Basta ligar 2 para o ter a funcionar. Se nao me engano são os dois centrais.
    Herdei muitos telefones desses. Estão todos na garagem à espera de melhores dias para os testar se funcionam.


    Não quer desenrascar um para uma velhinha de 65 anos que era telefonista?
    (sim, naquela altura que se tinha de ligar para a telefonista e pedir para passar a chamada XD)
  11.  # 15

    Colocado por: TyrandeNão quer desenrascar um para uma velhinha de 65 anos que era telefonista?

    Até posso oferecer.
    Só tenho de testar para ver se funciona tudo.
    Depois é escolher a cor, Só não tenho é vermelho.
  12.  # 16

    Colocado por: nielsky
    Até posso oferecer.
    Só tenho de testar para ver se funciona tudo.
    Depois é escolher a cor, Só não tenho é vermelho.


    Eh pah, isso era excelente!

    Vou ficar à espera então. :)
  13.  # 17

    Colocado por: Tyrande

    Eh pah, isso era excelente!

    Vou ficar à espera então. :)

    Contacta-me por msg.
    A partida vejo isso no fim de semana.
    • hangas
    • 21 setembro 2021 editado

     # 18

    Colocado por: TyrandeA pergunta é: dá para ligar um fóssil destes num router de fibra da MEO, ou isto agora só serve para pisa papéis?


    Para receber chamadas até deve dar, mas duvido que de para marcar números.
    Não acredito que o router ainda suporte marcação por pulsos, e esse telefone (no seu estado original) não faz DTMF.
    Isto porque aquilo deve ser um adaptador SIP (ATA) muito simples.

    Dito isto já em tempos liguei um telefone desses a um ATA (que suportava marcação por pulsos) para efeitos de demonstração.

    Depois se estiver ligar com mais telefones, é preciso ver se o REN total não fica muito alto.
  14.  # 19

    Colocado por: hangas

    Para receber chamadas até deve dar, mas duvido que de para marcar números.
    Não acredito que o router ainda suporte marcação por pulsos, e esse telefone (no seu estado original) não faz DTMF.
    Isto porque aquilo deve ser um adaptador SIP (ATA) muito simples.

    Dito isto já em tempos liguei um telefone desses a um ATA (que suportava marcação por pulsos) para efeitos de demonstração.

    Depois se estiver ligar com mais telefones, é preciso ver se oRENtotal não fica muito alto.


    Entendi 3 palavras em 10. XD

    E há algum adaptador que se possa usar pra ser compatível?
  15.  # 20

    Colocado por: TyrandeE há algum adaptador que se possa usar pra ser compatível?


    Se não der diretamente no router (o que até pode dar) há no aliexpress adaptadores de DTMF para marcação por pulsos.

    https://pt.aliexpress.com/item/32833696892.html
 
0.0234 seg. NEW