Iniciar sessão ou registar-se
    • jalanr
    • 21 dezembro 2009 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Tenho a seguinte dúvida para vos colocar, que creio pertencer mais ao domínio da mecânica, mas para a qual não consegui encontrar ainda a resposta e para a qual agradeço a vossa ajuda.
    A casa da minha mãe é aquecida através de uma caldeira a gasóleo com radiadores a água. Acontece que quem "dominava" todo o sistema era o meu Pai, que por questões de formação tinha conhecimentos para o efeito.
    Com o seu falecimento, ficámos meio que perdidos em relação a muitas coisas lá de casa e a última é exactamente o melhor funcionamento da caldeira a gasóleo e o rendimento ideal para o correcto aquecimento da casa.
    Temos tentado aprender alguma coisa com as visitas dos técnicos que fazem a manutenção e já me indicaram que a pressão na caldeira deve rondar os 1,5bar (creio que é 'bar') e que a temperatura á saída deve rondar os 50 a 60 graus.
    No entanto, descobri recentemente que há um regulador para a entrada de ar e é exactamente esta a minha dúvida... qual o seu impacto directo no consumo de gasóleo?
    Mais ar á entrada... maior o consumo... ou é ao contrário?

    Agradeço toda a ajuda que possam dar neste assunto.

    Bem hajam
    Jalanr
    • naar
    • 21 dezembro 2009

     # 2

    Boas,

    Se chegar aqui alguém que eu conheço vai-lhe já perguntar entre outras coisas, qual é a marca do queimador, portanto, pode começar a ir já á procura do manual da caldeira, :))

    Eu vou ficando por aqui que também quero ver se aprendo alguma coisa sobre caldeiras a gasóleo, :)

    Cump.
  1.  # 3

    Pelos vistos... não chegou ninguém! :)
    Mas também podiam perguntar à vontade que eu não tenho a certeza da marca porque a dita caldeira está longe de mim.
    Pode ser que agora no Natal verifique a marca e modelo e até arranje umas fotos.

    Boas festas a todos.
    • naar
    • 22 dezembro 2009

     # 4

    Pois, também tenho estado á espera :)

    Mas convém saber as referências do equipamento, porque há muitas marcas e referências e o funcionamento óbviamente deve divergir entre elas.

    Boas Festas!
  2.  # 5

    a quantidade de ar influencia o rendimento da caldeira. daí que seja necessário proceder a afinações periódicas.
    Para que a queima seja o mais eficiente possível, existe uma percentagem ideal de combustível e de comburente. Daí que afirmar que mais ar à entrada aumenta o consumo não é correcto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jalanr
  3.  # 6

    @underrun

    Obrigado desde já ;) pelo menos começo a aprender alguma coisa, mas como em tudo, quando aprendemos, começamos a questionar.

    Então se não é correcto afirmar que mais ar à entrada aumenta o consumo de combustível.... será correcto afirmar o contrário?
    Desculpem-me mas não entendo nada acerca dos princípios de "motores de combustão" ou similares.

    Alguém tem algumas dicas para proceder à afinação de uma caldeira deste género?
    •  
      MRui
    • 22 dezembro 2009

     # 7

    Colocado por: jalanrAlguém tem algumas dicas para proceder à afinação de uma caldeira deste género?

    Eu também tenho uma caldeira a gasóleo e a melhor dica que lhe posso dar, atendendo ao seu caso, é chamar um técnico da marca da caldeira para ele fazer uma revisão geral e o "jalanr" acompanhar essa revisão e ir tomando notas do que é feito e de como se faz. Paga mas no futuro vai ver que valeu a pena. Inverter o processo, ou seja, começar você a fazer coisas sem saber muito bem o que está a fazer e depois ter de acabar por chamar um técnico vai-lhe sair muito mais caro. Acredite no que lhe estou a dizer, porque infelizmente foi o que me aconteceu.
  4.  # 8

    Colocado por: jalanrEntão se não é correcto afirmar que mais ar à entrada aumenta o consumo de combustível.... será correcto afirmar o contrário?


    Releia:

    Para que a queima seja o mais eficiente possível, existe uma percentagem ideal de combustível e de comburente.


    Acima ou abaixo da mistura ideal estará a ser pouco eficiente, logo a consumir mais para o mesmo rendimento.
    •  
      MRui
    • 22 dezembro 2009

     # 9

    Na parte de afinação da carboração, NEM SE META NISSO. Essa parte tem de ser feita mesmo por um técnico com um aparelho próprio para medição da carboração. Uma vez meti-me nisso sem saber o que estava a fazer, fechei o ar todo e... foi para esquecer. Nem imagina a trabalheira que foi depois, mais os custos de me ter armado em curioso.
    • jalanr
    • 22 dezembro 2009 editado

     # 10

    @luisvv,
    Compreendo, no entanto não faço a mínima ideia de qual será a afinação ideal nem como a fazer.

    @MRui,
    Eu nem sequer me quero meter na afinação da carburação... mas acontece que na última vez que os técnicos lá estiveram, eu não consegui acompanhar a intervenção na sua totalidade e sei que "afinaram" a admissão de ar.
    Também sei que esta "afinação" da admissão de ar foi feita sem recurso a nenhum aparelho. Daí surge a minha questão. Estará correctamente afinada ou não?

    A principal queixa para esta intervenção técnica foi que se notou um consumo de combustível ligeiramente superior ao normal, bem como o barulho/ruído da chaminé de exaustão ser bem superior ao habitual.
    O meu "medo" é que tenham afinado a caldeira para fazer pouco barulho... sem se preocuparem com o consumo do combustível!

    Já agora MRui... que tipo de equipamento foi utilizado para afinar a carburação?
    •  
      MRui
    • 22 dezembro 2009

     # 11

    Colocado por: jalanrTambém sei que esta "afinação" da admissão de ar foi feita sem recurso a nenhum aparelho.

    Foi afinado a "olhómetro".

    Colocado por: jalanrJá agora MRui... que tipo de equipamento foi utilizado para afinar a carburação?

    Não sei o nome do aparelho. É parecido com uma pistola e a ponta do instrumento ("cano da pistola") é introduzida no tubo que vai para a chaminé para fazer a leitura e ver se a afinação está correcta.
  5.  # 12

    Ok. Obrigado pelos comentários.
    Já percebi que a única forma é mesmo "estar em cima" do consumo para perceber se está aceitável ou não.
    Em termos de rendimento... pouco se pode fazer. É consultar os indicadores e verificar a pressão da água no circuito bem como a temperatura.

    Creio que além disto não há muito mais a fazer... além de uma possível purga ao circuito para redução de eventuais bolhas de ar.

    Boas festas a todos
  6.  # 13

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: jalanrEm termos de rendimento... pouco se pode fazer.

    pode sim,pode chamar um técnico!!
    Colocado por: jalanrÉ consultar os indicadores e verificar a pressão da água no circuito

    se tiver uma válvula de enchimento automático não precisa..(não precisava)
    Colocado por: jalanrCreio que além disto não há muito mais a fazer

    fazer??..de certeza que tem,.chame um técnico!!...se não for uma caldeira de qualidade deve estar uma miséria (fuligem,injector,queimador,filtros etc etc)
    mas mesmo que fosse uma caldeira de qualidade,necessariamente precisa de manutenção!!


    Conforme foi referido inicialmente, esta dúvida surgiu precisamente devido a uma intervenção técnica.
    Não, não tem válvula de enchimento automático e sim, tem manutenção regular.
    Até está bem limpinha por acaso, não só está minimamente livre de fuligens como os injectores foram limpos e revistos no início do inverno, a chaminé foi verificada e limpa (por acaso foi até substituída) e o equipamento sofreu uma revisão geral.
    Os técnicos são muito atenciosos e cuidadosos, limpam de imediato todas as sujidades e pingos de óleos, gasóleos, águas e demais líquidos, apenas creio que em relação a afinações não disponham de equipamentos de medida auxiliares além do 'olhómetro', 'ouvidómetro' e algum bom senso.

    Concordo sim que como referido noutro 'post' se pudesse fazer uma afinação mais 'científica' com equipamentos de medida adequados, mas desconheço na região da Guarda e Castelo Branco qual ou quais as empresas munidas de equipamentos deste género.
  7.  # 14

    a única recomendação que faço, para sua segurança, é contactar um técnico certificado e habilitado.
    Irá fazer a análise aos gases da combustão e em função desta fará a afinação. Muitos técnicos, fruto da "experiência" (muita ou pouca???), não analisam os gases: afinam as caldeiras de acordo com a cor da chama, o que poderá ter resultados pouco satisfatórios.
 
0.0187 seg. NEW