Iniciar sessão ou registar-se
    • jojof
    • 22 setembro 2021 editado

     # 1

    Caríssimos,

    Sou nova por aqui, e gostava de saber a vossa opinião em relação à situação na qual me encontro.

    Há cerca de 4 anos que foi iniciada uma obra de reabilitação, que por ingenuidade minha, aceitei fazer apenas um contrato verbal com o empreiteiro.
    Com o decorrer do tempo, atrasos e desculpas, o prazo não foi cumprido atempadamente e demorou mais 1 ano do que o previsto inicialmente, que para além de me ter causado bastantes problemas pessoais, ainda me deu problemas com o empréstimo do banco.

    Posto isto, a obra nunca chegou a ser efectivamente concluída, em Agosto de 2018 já estava com vários problemas de infiltrações, bolores e humidades no piso da cave, e o empreiteiro nunca se prontificou a arranjar nada. Em novembro de 2018 foi concluir algumas coisas que faltavam, não rectificou os defeitos de obra apontados e ainda foi verificar com o serralheiro a entrada de água pela caixilharia, que nada fez.
    A obra nunca acabou em definitivo, tive de contratar posteriormente outras empresas para me colocarem rufos, arranjarem a má colocação das sanitas, colocarem silicone nas zonas de duche, etc. E nunca me foi sequer entregue a chave da obra, tive de alterar a fechadura da porta, logo não paguei os 10% relativos ao fim de obra pq deduzi que a coisa fosse correr mal.

    Em dezembro de 2018 vim viver para a casa, com o passar dos meses começaram a surgir inúmeros problemas, desde entradas de água pelas soleiras de todas as caixilharias da fachada posterior, que começaram a infiltrar pelo soalho e a passar para os pisos debaixo, desde entrada de água pela empena da casa, que terá sido má impermeabilizada, soalho está todo verde, rodapés e apainelados estragados, rodapés descolados, pladur com bolor, tinta das fachadas e muros exteriores em péssimo estado, caixilharias da fachada em madeira todas a descascar, e muitas outras coisas...
    Neste momento estou com um grave problema de infiltrações e de salubridade em casa.

    Várias foram as vezes que recorri a mensagens com fotografias para alertar o empreiteiro que a casa estava com problemas graves que eram preciso ser resolvidos, como ele já sabia, e nunca obtive resposta. Pelo que desisti e comecei a solicitar preços a outras empresas.

    Em marco de 2020 recebi um telefonema do mesmo para saber se a casa estava com problemas, inumerei os mesmos, disse que teria de ver isso e nunca mais disse nada.
    Em Setembro deste ano, recebo email do empreiteiro com a conta corrente a dizer o valor que tenho em dívida, com extras dos quais nem sequer tínhamos falado! Nem respondi.

    Neste momento não tenho qualquer tipo de confiança nos serviços do empreiteiro, nada me garante que vão ser efectivamente resolvidos, portanto não sei que tipo de abordagem deverei utilizar para lhe mostrar a listagem de defeitos na casa, fotografias e orçamento superior ao valor que ele diz que tenho de lhe pagar.

    Alguém já teve um problema semelhante? Será melhor resolver isto com um advogado?

    Obrigada!
  1.  # 2

    O dinheiro que vai gastar em advogados, o tempo que vai levar até haver uma decisão (sem garantia de lhe ser favorável) e as dores de cabeça compensam? Contrate alguém que lhe resolva os problemas e parta para outra.
    Concordam com este comentário: jojof
  2.  # 3

    Colocado por: dalmonioO dinheiro que vai gastar em advogados, o tempo que vai levar até haver uma decisão (sem garantia de lhe ser favorável) e as dores de cabeça compensam? Contrate alguém que lhe resolva os problemas e parta para outra.
    Concordam com este comentário:jojof


    O problema é que o empreiteiro acha efetivamente que lhe devo alguma coisa e vai continuar a chatear até ter uma resposta…
  3.  # 4

    Colocado por: jojof

    O problema é que o empreiteiro acha efetivamente que lhe devo alguma coisa e vai continuar a chatear até ter uma resposta…
    cada vez que ele mandar a dívida, responda com a lista do que falta fazer/resolver ou com a factura do que pagou para resolver. Isso é um chico esperto com falta de dinheiro a mandar o barro à parede a ver se pega.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jojof
  4.  # 5

    Colocado por: jojofO problema é que o empreiteiro acha efetivamente que lhe devo alguma coisa e vai continuar a chatear até ter uma resposta…

    Não tenha a menor duvida!
    Não tarda nada tem uma ação em tribunal para lhe pagar o que está em falta.
    Mande elaborar um relatório técnico com todas a não conformidades e envie-lho formalmente com um prazo para a resolução.
  5.  # 6

    Colocado por: zedasilva
    Não tenha a menor duvida!
    Não tarda nada tem uma ação em tribunal para lhe pagar o que está em falta.
    Mande elaborar um relatório técnico com todas a não conformidades e envie-lho formalmente com um prazo para a resolução.


    A questão é que não quero que ele resolva o que quer que seja, quero adjudicar a obra a outra empresa.
    Não confio no trabalho da pessoa em questão, é para correr o risco de ficar o trabalho igual, ou então para ele começar e não acabar sequer! Daí estar a tentar arranjar uma solução que encerre o assunto de vez.
  6.  # 7

    Colocado por: jojofA questão é que não quero que ele resolva o que quer que seja, quero adjudicar a obra a outra empresa.

    Esse relatório, para além de identificar as não conformidades, identifica a forma como deve ser resolvido.
    Com isso garante que ou ele resolve no prazo estipulado e da forma como indica ou entra em incumprimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jojof
 
0.0125 seg. NEW