Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, antes de mais parabéns a este fórum, já me proporcionou várias noitadas de leitura intensa, e hoje decidi registar-me! Acontece que cheguei à conclusão que quero instalar um sistema de aquecimento central a biomassa em casa, uma moradia de 2 andares, e de construção com cerca de 20 anos e 300m2. Depois de já ter lido algumas opiniões favoráveis aqui no fórum estou mesmo decidido, mas ainda restam algumas dúvidas que certamente se revelaram importantíssimas para o resultado final!

    Inicialmente a ideia era em colocar um recuperador de calor a água na lareira, mas devido à logística da coisa, penso que na prática não é cómodo estar de hora a hora a meter lenha na fogueira, e por isso gostava de saber a vossa opinião, confrontando-se o sistema de recuperador de lareira a agua vs pellets. De acordo com o que entendi há caldeiras que incorporam um triturador de madeira e que conseguem ter stock para várias horas. Comprar pellets está fora de questão devido à facilidade de acesso a biomassa, daí a eleição do sistema 2 em 1.

    Já tenho algumas noções básicas e teóricas de como funciona o sistema, mas gostaria de aconselhamento para modelos específicos. Portanto, penso que as problemáticas fundamentais se resumem a qual caldeira/recuperador a água quais radiadores e de que dimensões e quais tipos de tubagens? De que marcas?

    É para uma casa nos arredores de Leiria, mais propriamente Maceira alguém me consegue nomear algumas empresas de confiança para me orçamentarem um sistema eficaz?
  2.  # 2

    quando diz biomassa, está a referir-se a que?
  3.  # 3

    Sergyio refiro-me a lenha triturara, aparas de madeira portanto.

    aprendiz2 não consigo dizer-lhe, foi aqui num tópico do fórum, mas porquê, terei lido mal? O que eu li foi que haveria um sistema onde se tinha acoplado à caldeira que triturava a madeira e que controlava a sua 'injecção'.
  4.  # 4

    Já agora se não se importava peço-lhe mais informações sobre isso, o sr tem esse sistema em funcionamento na sua casa?
    • kami
    • 23 dezembro 2009

     # 5

    Boas

    E porque não uma caldeira a lenha de chama invertida? É o que eu estou a pensar colocar pois também tenho acesso a lenha... acoplada a um depósito de inércia para piso radiante!


    Cumps
  5.  # 6

    kami já tinha ouvido falar nesse nome, mas sinceramente não sei como funciona o sistema, mas pelo que entendi funciona em combinação com gás ou gasóleo, ou estarei errado? Comparativamente a um sistema apenas a lenha de chama normal quais são as diferenças? Aqui na minha zona há a Hiperclima que comercializa esses sistemas, hei-de passar por lá para pedir informações.
  6.  # 7

    Colocado por: aprendiz2tiagoagfaria
    espero que não saia da Hiperclima com uma Ferroli??...

    Não leve a mal o meu comentário, mas se tem alguma informação que possa partilhar faça-o, assim eu já não saio da Hiperclima com uma Ferroli...
    • kami
    • 25 dezembro 2009

     # 8

    Boas

    kami já tinha ouvido falar nesse nome, mas sinceramente não sei como funciona o sistema, mas pelo que entendi funciona em combinação com gás ou gasóleo, ou estarei errado? Comparativamente a um sistema apenas a lenha de chama normal quais são as diferenças? Aqui na minha zona há a Hiperclima que comercializa esses sistemas, hei-de passar por lá para pedir informações.


    As diferenças é que nas caldeiras a lenha "normais" a lenha dura cerca de 2 horas no máximo e nas de chama invertida... levam mais lenha... mas consegue-se 6 a 8 horas de autonomia. Isto faz com que se não se tenha de andar constantemente a atestar de lenha e permite assim grandes ausencias de casa (trabalho) mantendo a casa quente 24 horas/dia.

    Cumps
  7.  # 9

    Colocado por: aprendiz2
    já vi que não leva!!...li o seu comentário das pellets,...(o homem que lhe vai por o sistema vende o saco a "x")

    ainda bem que não adiantei mais sobre o triturador.

    Pelo que vejo é usual o Sr aprendiz2 não adiantar grande coisa ás pessoas, aqui não parece ser diferente. Não consigo entender que tipo de pessoa faz o que o Sr aqui faz cada vez que intervém, ajudar é que realmente é raríssimo. Partilhei a informação no outro tópico porque não sou egoísta e certamente haverá quem esteja interessado, ou não, mas pelo menos não faço comentários destrutivos, sem conteúdo e que apenas denunciam que o Sr é um egoísta.

    Continuo a aceitar a informação sobre o triturador mas não me parece que à terceira seja de vez.
  8.  # 10

    Colocado por: kamiBoas
    kami já tinha ouvido falar nesse nome, mas sinceramente não sei como funciona o sistema, mas pelo que entendi funciona em combinação com gás ou gasóleo, ou estarei errado? Comparativamente a um sistema apenas a lenha de chama normal quais são as diferenças? Aqui na minha zona há a Hiperclima que comercializa esses sistemas, hei-de passar por lá para pedir informações.


    As diferenças é que nas caldeiras a lenha "normais" a lenha dura cerca de 2 horas no máximo e nas de chama invertida... levam mais lenha... mas consegue-se 6 a 8 horas de autonomia. Isto faz com que se não se tenha de andar constantemente a atestar de lenha e permite assim grandes ausencias de casa (trabalho) mantendo a casa quente 24 horas/dia.
    Cumps

    Kami estive a falar com um instalador e ele aconselhou-me um sistema a pellets, que evitam o desconforto de se ter que andar sempre a meter lenha na caldeira, o sistema pareceu-me bastante interessante, e caro, mas penso que pela parte da 'logística' é ainda mais interessante, e pelos custos ficará mais em conta que a gás ou gasóelo. O sistema de chama invertida até me parece interessante, mas é algo que vou continuar a analisar, se o sr me puder falar em marcas fico-lhe agradecido.Agora gostaria de deslindar o 'mistério' que o sr aprendiz2 faz sobre um triturador de madeira, felizmente ele não é o Deus da sabedoria e haverá certamente quem me saiba, queira e possa ajudar neste fórum.
  9.  # 11

    Colocado por: aprendiz2para quem vai por um sistema de pellets!!! para que precisa de um triturador!!

    Eu estou virado para os pellets mas ainda não decidi nada, ainda vou tentar descobrir mais sobre os diferentes sistemas. Se o triturado não serve para pellets afinal para que serve?
  10.  # 12

    O que são os sussurros? Porque é que agora alguns posts estão marcados com fundo vermelho?
  11.  # 13

    Sussurros são comentários feitos em privado, apenas a pessoa que os faz e a quem se dirigem é que os podem ver.
  12.  # 14

    Sr aprendiz2 não entendo a sua perseguição... O que acontece é que andei a fazer contas e também pensei na prática do sistema, e para já, dadas as circunstâncias e a informação que tenho os pellets serão o melhor equilíbrio entre praticidade e custo. Pela 4ª vez, se o senhor quiser opinar eu agradeço-lhe, a sério, mas qual a necessidade do 'bota baixismo'?
  13.  # 15

    não sei se conhecem mas existem sistemas de caldeiras mistas,ou seja, trabalham com lenha e pellets. Funcionam da seguinte maneira, quando já nao existe mais lenha para queimar, estas utilizam o pellet e quando voltamos a carregar com lenha, ela desliga a parte dos pellets e acciona a queima a lenha.Um sistema muito bom para quem quer ter bastante autonomia. Pelo que sei já se arranjam caldeiras destas na casa dos 6.000 euros
  14.  # 16

    gostaria de saber mais sobre caldeiras de aparas de madeira, como funcionam e algum fabricante
  15.  # 17

    tanta treta para (esclareçer) e nao sai nada de jeito .raizverde.pt caldeiras biomassa funcionamento autonomo até 7 dias .eficiéncia de queima até 92%
    se fizerem uma pesquisa em google (caldeiras biomassa/ou policarburantes) consertesa que encontram de tudo.
    nao se esquesam que os paineis solares sao uma boa combinaçao juntando um acumulador de (300lt)
  16.  # 18

    aprendiz2... tás em todas ..... é só rir daki... és o maior....MASTER OF UNIVERSE
  17.  # 19

    aprendiz... e conheces caldeiras a nafta, não queres lá pa casa.... tenho aki umas com 30 anos... é o futuro... hehehehehehehhehe
  18.  # 20

    respondo tanto como tu!! mas com caldeiras com 30 anos a nafta, ficas com uma ideia!!!
 
0.0196 seg. NEW