Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,
    Venho aqui tentar deslindar uma situação que me ocorre com alguma frequencia, cheiro a gás na cozinha.
    Vou tentar expor aqui a situação e esperar os vossos comentarios/ajudas.
    A minha habitação é uma construção com cerca de 40 anos, foi remodelada a 3 anos.
    Utilizo Gás Propano de 11 kg para alimentar o esquentador e a placa de fogão, a garrafa encontra-se no exterior e o gas chega atraves de uma tubagem em cobre soldado.
    já por diversas vezes fiz o teste de sabonaria a todas as ligações no interior e nunca detetei fuga.
    Mas o que acontece e muito estranho..., sempre que a garrafa está a terminar o tal cheiro a gás aparece na cozinha. Ao substituir a garrafa o cheiro desaparece e só volta quando a garrafa está a terminar.
    Eu apesar de não ser certificado em gás ( já fui), possuo bons conhecimento nesta area e começa-me a faltar ideias para descobrir este misterio.
    Ora o que eu sei;
    Não identifico qualquer fuga, tambem se existisse, existia sempre ou seja cheirava sempre.
    A placa de fogão não tem fuga.
    O esquentador tambem não tem fuga.
    A minha duvida, pois desconheço esta area, o Mercapto por se encontrar mais concentrado no fundo da garrafa e devido ao excesso não consiga que seja totalmente queimado/eliminado, situação que provoca o cheiro a gás quando a garrafa está terminar, poderá ocorrer?
    Agradeço qualquer ajuda.
    obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: LumarqBoa tarde a todos,
    Venho aqui tentar deslindar uma situação que me ocorre com alguma frequencia, cheiro a gás na cozinha.
    Vou tentar expor aqui a situação e esperar os vossos comentarios/ajudas.
    A minha habitação é uma construção com cerca de 40 anos, foi remodelada a 3 anos.
    Utilizo Gás Propano de 11 kg para alimentar o esquentador e a placa de fogão, a garrafa encontra-se no exterior e o gas chega atraves de uma tubagem em cobre soldado.
    já por diversas vezes fiz o teste de sabonaria a todas as ligações no interior e nunca detetei fuga.
    Mas o que acontece e muito estranho..., sempre que a garrafa está a terminar o tal cheiro a gás aparece na cozinha. Ao substituir a garrafa o cheiro desaparece e só volta quando a garrafa está a terminar.
    Eu apesar de não ser certificado em gás ( já fui), possuo bons conhecimento nesta area e começa-me a faltar ideias para descobrir este misterio.
    Ora o que eu sei;
    Não identifico qualquer fuga, tambem se existisse, existia sempre ou seja cheirava sempre.
    A placa de fogão não tem fuga.
    O esquentador tambem não tem fuga.
    A minha duvida, pois desconheço esta area, o Mercapto por se encontrar mais concentrado no fundo da garrafa e devido ao excesso não consiga que seja totalmente queimado/eliminado, situação que provoca o cheiro a gás quando a garrafa está terminar, poderá ocorrer?
    Agradeço qualquer ajuda.
    obrigado


    A resposta está provavelmente no seu último parágrafo. É como nos aquecedores catalíticos, quando o gás está a chegar ao fim começa a cheirar a gás.
  3.  # 3

    Obrigado taunus,
    Pois é a única situação que me ocorre, que pode fazer acontecer o tal cheiro a Gas.
    Mas coloquei esta mesma questão a um técnico de gás, e ele diz que não…
    Continuo na dúvida.
    Obrigado
  4.  # 4

    Qual foi a última vez que substitui a mangeira da ligação ao fogão?
  5.  # 5

    Em minha casa acontece o mesmo, quando o gas esta a acabar e esta alguem a tomar banho, fica cheiro a gases de combustão junto ao esquentador. Passado 2-3 minutos acaba o gas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lumarq
  6.  # 6

    Bigmouse,

    A tubagem é em cobre.
    As ligações aos equipamentos são em flexíveis metálicos apropriedados.
    Mas considerando uma fuga, o cheiro era permanente, julgo eu.
  7.  # 7

    Pedro303,
    Na minha situação, este cheiro dura cerca de dois ou três dias, até a garrafa terminar.
    Ao substituir a garrafa por uma cheia, o cheiro desaparece de imediato.
  8.  # 8

    Situação resolvida.
    Fuga no interior da placa a gás.
    mais uma que se aprende.
    afinal a fuga esteve sempre presente e sem nos apercebermos, só dava sinal quando a garrafa de gás estava a acabar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  9.  # 9

    Colocado por: LumarqSituação resolvida.
    Fuga no interior da placa a gás.
    mais uma que se aprende.
    afinal a fuga esteve sempre presente e sem nos apercebermos, só dava sinal quando a garrafa de gás estava a acabar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII


    E como diagnosticou que a fuga estava no interior da placa?
 
0.0132 seg. NEW