Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Antes de mais, bom dia, boa tarde e boa noite a todos (vai depender das horas da leitura)
    Obrigado desde já pelo tempo despendido para ver este tópico.

    Ponto 1) Uma breve intro:
    Comprei recentemente um apartamento no qual pretendo fazer obras de remodelação.

    Desde demolição de parede não estrutural(unir cozinha com sala), canalização nova, teto falso na casa toda, colocação de chão, remodelação integral da cozinha e wc, pinturas, armários feitos à medida etc.

    Como podem ver estou-me a meter numa das grandes, e pretendo fazer as coisas bem. O melhor possível. Tenho alguma experiência em todas as áreas que mencionei, no entanto estou sempre a aprender e quero fazer todas as alterações de acordo com as normas e boas práticas, em vigor. Digo ainda, não só normas atuais, mas também a pensar no futuro.

    Apresentações feitas, este tópico irá apenas focar na nova canalização,
    Planta da casa:
    Planta 5 andar




    Ponto 2) Remoção da caldeira
    A casa foi construída em 2008 e vem equipada com uma caldeira a gás para águas e aquecimento central.
    Visto ser nossa intenção acabar com o gás vamos remover a caldeira, que ocupa imenso espaço no despenseiro da cozinha, e instalar um termoacumulador.

    Ponto 3) Nova canalização
    Apresentado o ponto anterior e como não vamos instalar a caldeira no mesmo local, pretendemos colocar a mesma na horizontal(junto ao teto) no hall de entrada da casa, num armário embutido que vamos construir.
    Na cozinha também pretendemos criar uma ilha onde vamos instalar a máquina de lavar roupa, e no wc vamos mudar a disposição da sanita, troca de banheira por base de duche, e troca do local do lavatório.
    Isto envolve mexidas grandes na canalização por isso toca a meter multi-camada na casa toda. Já que vamos meter teto falso julgo ser a altura mais apropriada para esta alteração.
    De seguida a foto do plano de tubagem a instalar.
    Planta Canalização


    Ponto 4) Aquário
    Este ponto é claramente um pequeno capricho meu, mas se estou a fazer então vou fazer por gosto.
    No hall de entrada pretendo colocar um aquário de aproximadamente 200L.
    Ora bem, visto ter mesmo ao lado uma saída de esgoto para a condensação do termoacumulador, vou estender tubagem para poder fazer as TPA’s(trocas parciais de água) do aquário diretamente para lá. Vou meter um sifão, e uma proteção para nunca passar sólidos, embora o mesmo não vá acontecer, visto ir usar a tubagem de retorno do filtro externo para fazer o escoamento para o esgoto.
    Como o aquário tem que ser cheio, vou também instalar uma torneira ao lado da saída de esgoto, para poder encher o mesmo. Vou ter dentro do móvel do aquário, um aquário menor de 60L para a água da companhia repousar uma semana antes de ir para dentro do aquário.


    Questões:
    1) Alguém recomenda um bom termoacumulador com uma boa eficiência energética?
    2) Relativamente à tubagem de água quente que sai do termoacumulador, recomendam que a mesma seja revestida?
    3) Relativamente aos elementos a usar na canalização, recomendam de rosca ou de cravar?
    4) Grossura do cano? Estava inclinado para 20mm. Opiniões?
    5) Sobre a sanita suspensa, alguém conhece bons sistemas de fixação? Referencias se possível.
    6) Relativamente ao esgoto da máquina da roupa e aquário, que diâmetro recomendam?
    7) Relativamente ao aquário em si, alguém já fez uma instalação dedicada para isto? Dicas e avisos



    Agradeço desde já o tempo despendido e venham ideias, opiniões, críticas e sugestões.

    Cumprimentos Dan
  2.  # 2

    Colocado por: LD_PTNo hall de entrada pretendo colocar um aquário de aproximadamente 200L.

    veja lá se a laje de piso aguenta esse peso todo...
    VOce ainda estáa muito verdinho nestas coisas...

    O termo!? mas voce diz que tem AQS e aquecimento central.. tem de arranjar um asolução, por exemplo com bomba de calor.( tem potencia electrica disponivel, para fazer isso tudo?
    O resto das questoes, tem de ver com o canalizador. depende de muita coisa.
    Todos os troços e nós das Aguas quentes sanitárias é obrigatório serem revestidas com isolamento termico.
    O cano, qual cano? 20mm para que finalidade? uma rede de aguas é calculada. tem tubagem com diversos diâmetros.
    Gosto do material da GEBERIT.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LD_PT
  3.  # 3

    Boa tarde Pedro, obrigado pela rápida resposta.

    De facto esqueci-me de referir no tópico anterior. Nós vamos remover o sistema de aquecimento central e mais tarde talvez instalar AC.

    Relativamente ao peso final do aquário aprox 300kg, não é muito para um aquário. Distribuídos numa area de 1m x 50cm e ficando encostado a uma parede. Posso sempre consultar o projecto de estabilidade para validar o peso imóvel suportato por m2.

    Relativamente às normas o que me foi indicado é 20mm para banhos/maquinas de roupa, e 16mm para o restante (lavatórios, maquina de loiça, e sanita).

    Relativamente ao verdinho, estou aqui para partilhar conhecimento e fundamentalmente para aprender. Como disse já executei algumas obras de canalização, no entanto há certamente pessoas com muitos mais anos de experiência em cima dispostasa partilhar conhecimento como o Pedro o fez. Obrigado novamente.

    Cumprimentos Dan
  4.  # 4

    Colocado por: LD_PTPosso sempre consultar o projecto de estabilidade para validar o peso imóvel suportato por m2.

    Salvo erro, as regras para os habitacionais era considerado uma sobrecarga de 200kg/m2, você quer meter 300kg em meio metro quadrado. ainda se for junto/sobre uma viga.. ser uma parede pouco importa, neste caso.

    EDITADO:
    Regulamento de Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios e Pontes

    PARTE SEGUNDA - Quantificação das acções
    CAPÍTULO VIII - Acções específicas de edifícios
    ----------
    Artigo 35.º - Sobrecargas em pavimentos

    35.1 - Os valores característicos das sobrecargas a considerar nos pavimentos são indicados a seguir, em função do tipo de utilização previsto.
    35.1.1 - Nas utilizações em que a concentração de pessoas é o elemento preponderante, os valores a adoptar são os seguintes:

    a) Compartimentos destinados a utilização de carácter privado (por exemplo: habitações, quartos de hotéis, quartos e pequenas enfermarias de hospitais):
    Em geral ... 2,0 kN/m2
    Para habitações em que a compartimentação esteja perfeitamente definida e em que os compartimentos não excedam áreas da ordem de 20 m2 ... 1,5 kN/m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LD_PT
  5.  # 5

    A diferença de preço entre o tubo de 16mm e de 20mm é minima, por isso onde está a pensar colocar de 16mm coloque 20mm.
    Quanto ao resto pode ser que alguém especializado o ajude.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LD_PT
  6.  # 6

    É só uma opinião não sou canalizador, mas o que aconselhava era que desde o contador até ao termoacumulador passando por essa derivação para o WC colocava tubo de 25mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LD_PT
 
0.0123 seg. NEW