Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos, sou leitor deste forum há já bastante tempo mas depois dos meus pais terem construído a primeira moradia (final anos 90), venho eu agora com 28 anitos pedir ajuda para uma segunda que estão a construir já com arquitetura moderna.
    Vou deixar aqui algumas páginas do projeto pois preciso de verificar se o construtor de facto não fez m**** da grossa.
    A casa está inserida num terreno de 1000m2 e tem de área de implantação cerca de 140m2. com cave em betão armado, R/C e piso 1.
    A casa de momento tem as muralhas de betão já feitas e está a ser preparada a primera laje. O que acontece é que como leigo que sou (mas sei ler) vi que a casa levou o ferro todo como está no projeto mas as paredes da muralha da cave estão no projeto a 25cm e ele fez a 20cm. Resposta dele "eu sempre fiz as caves assim" ao qual me passei e disse-lhe que isso não é assim. Nas sapatas contínuas de facto o projeto tem vãos com 30cm outros com 40cm e outros com 50cm. Nesse campo ele colocou todas a 50cm porque lhe pareceu pouco". Vou deixar aqui as imagens:
      Capturar 3.PNG
      Capturar 2.PNG
      Capturar.PNG
  2.  # 2

    imagens
      Capturar 6.PNG
      Capturar 5.PNG
      Capturar 4.PNG
  3.  # 3

    imagens 3
      Capturar 9.PNG
      Capturar 8.PNG
      Capturar 7.PNG
  4.  # 4

    e onde anda a fiscalização?

    os projetos são para serem cumpridos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo93
  5.  # 5

    Colocado por: pauloagsantose onde anda a fiscalização?

    os projetos são para serem cumpridos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diogo93

    A fiscalização como assim? quem é que fiscaliza? isso é uma entidade diferente? é que eu acho que é o filho do construtor...
    eu estive na obra e o ferro foi cumprido medi todos os pilares e de facto o ferro das sapatas na altura pareceu-me tudo conforme e tudo a 50cm (acima dos 30cm e 40cm do projeto) o que me faz confusão é se os pilares a 20x20 ou 60x20 em vez de 25x25 60x25 etç... mesmo que ainda levem o ferro correcto os 5cm a menos na espessura das paredes de betão comprometam a estrutura.
  6.  # 6

    Pergunte ao autor do projecto de estabilidade.
    Isso são coisas para tratar com quem de direito.
    Concordam com este comentário: Diogo93, callinas, nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo93
  7.  # 7

    Tem de falar com a pessoa da estabilidade.
    Ponha isso em PDF, não se consegue ver.
    Quando fala paredes da muralha, portanto tem paredes maciças a envolver a cave que foram projectadas com 25 cm. Mas tem 20 cm, ou tipo 22 cm? Que é menos que 25 cm de projeto.
    Qual é o vão , distância entre essas paredes opostas ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo93
  8.  # 8

    A casa não vai "cair" por isso, mas há aí uma diferença enorme de custo a ser ressarcida, já par anão falar de um desconto em função do erro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo93
  9.  # 9

    aqui está o projecto
  10.  # 10

    "Eu sempre fiz assim"

    Frase mesmo à pato bravo

    A muralha foi calculada com base na altura de impulsos do terreno, o qual varia de caso para caso. Num determinado local pode ser projetado uma muralha de 20 cm e noutro 25 cm.

    Contacte o projetista de Estabilidade. É possível reduzir a espessura e aumentar as armaduras para oferecer a mesma capacidade resistente.
  11.  # 11

    Isso é tudo com betão C20/25. Pobrezinho.
  12.  # 12

    Eu passava-me com um gajo desses, ele pode ter a certeza que mandava tudo abaixo e fazia de novo, ou ia lhe ficar tão caro “compor” a coisa que aposto que pensava duas vezes antes de fazer a habilidade...
    Mas como nada lhe vai acontecer, como vai ficar assim e pronto e provavelmente ate nem se importa se o mandarem embora neste momento da obra, soma e segue
  13.  # 13

    Não precisa ter esse trabalho.
    Usa o actual muro como cofragem e faz muro de 25 cm encostado .
  14.  # 14

    talvez seja mais fácil fazer uns contrafortes pontuais
    Concordam com este comentário: callinas
  15.  # 15

    Colocado por: nunogouveiatalvez seja mais fácil fazer uns contrafortes pontuais
    Concordam com este comentário:callinas

    Isso desde que calculado pelo engenheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P@rAdiS3
  16.  # 16

    Fale com o engenheiro da estabilidade, é o melhor, num primeiro momento.
    Este pode simular o que está construído e ver como se comporta a estrutura.
  17.  # 17

    Colocado por: callinas
    Isso desde que calculado pelo engenheiro.


    obviamente.
  18.  # 18

    Boa tarde,

    Esse muro de cave, se está projetado a 25 cm, os pilares também terão a mesma largura, quando o empreiteiro reduziu o muro para 20 cm, certamente que reduziu a secção dos pilares também. Não é costume, por opção da entidade executante, andar a fazer cofragem de ressaltos dos pilares num muro (muro de 20 cm e pilares de 25cm).

    A questão de o muro ficar com 20 cm não me parece problemática, certamente que o pé direito é baixo e que os muros tem armadura interior e exterior suficientes. O que me parece mais grave é se os pilares foram dimensionados com 25cm de largura estarem agora com 20 cm sem compensação de armadura.

    Refiro ainda que me parece que o projeto de estabilidade poderia ser estudado de forma bastante melhor, vigas altas no interior do perímetro do edifício para mim não fazem sentido (hoje tem a disposição de paredes assim, amanha quer mudar e tem uma viga ali no meio da merenda), com um bocadinho de arte poderia executar tudo em vigas embebidas na laje que ficava 1000x melhor.

    Vigas de 25 cm de largura com 6 varões de 12mm ou 5 varões de 16mm na mesma camada também não é possível executar...

    Pessoalmente também nunca uso varões de 10mm em vigas e pilares.

    Tenho também algumas reservas em relação a essa laje maciça em consola do piso de cobertura (á direita) mas como não estamos a ver o projeto todo assumo que tem, seguramente, reforço de armadura superior.

    Conseguia poupar uns trocos com uma revisão desse projeto por parte do técnico.
  19.  # 19

    Colocado por: Diogo93Vou deixar aqui algumas páginas do projeto pois preciso de verificar se o construtor de facto não fez m**** da grossa.
    antes de mais.. para isso devia ter uma fiscalização boa.

    Colocado por: Diogo93A fiscalização como assim? quem é que fiscaliza? isso é uma entidade diferente? é que eu acho que é o filho do construtor...
    já fostes ...

    sim tem de ser uma entidade contratada à parte. caso contrário o construtor faz o que lhe apetece. ^
    neste momento tem é de mandar parar tudo.. falar com o engº da estabilidade e contratar uma fiscalização 'ontem'. fale com os seus técnicos.

    já agora essa obra é onde?
  20.  # 20

    Colocado por: marteloescopro"Eu sempre fiz assim"

    Frase mesmo à pato bravo

    A muralha foi calculada com base na altura de impulsos do terreno, o qual varia de caso para caso. Num determinado local pode ser projetado uma muralha de 20 cm e noutro 25 cm.

    Contacte o projetista de Estabilidade. É possível reduzir a espessura e aumentar as armaduras para oferecer a mesma capacidade resistente.

    Bom dia e obrigado pela ajuda, o ferro que está nos pilares de facto é o mesmo não houve redução/alteração mas sim os pilares ficaram a 20x20 em vez de 25x25 por exemplo.
 
0.0223 seg. NEW