Iniciar sessão ou registar-se
    • riccoe
    • 25 setembro 2021 editado

     # 1

    Bom dia a todos!

    Vou avançar em breve para a compra de um terreno com projeto aprovado para construção de moradia.

    Não gosto do desenho do projeto existente, pelo que estou a ponderar submeter um novo projeto para aprovação. Ainda não contratei os serviços de um arquiteto.

    Como exercício, utilizei um programa de desenho para fazer um esboço daquele que poderia ser o layout da habitação. Não tenho conhecimentos da área de arquitetura, pelo que provavelmente os símbolos, medições e outros elementos estão menos corretos. Peço desculpa antecipadamente.

    Neste esboço mantive os traços gerais do projeto já aprovado: rc + cave, localização no terreno, garagem no piso superior, e reduzi a área total (eram cerca de 300m2).

    Áreas brutas (medidas por mim pelo que são valores aproximados):
    - 122m2 (piso superior)
    - 113m2 (piso inferior)
    - 20m2 (varandas piso superior)
    - TOTAL: cerca de 255m2

    As minhas dúvidas:
    - Fazendo e submetendo um projeto com condições idênticas a este esboço, é previsível algum problema com a aprovação?
    - Do que li aqui no fórum, posso esperar valores de construção a começar em 1000€/m2 + iva. Assim devo esperar um custo total de pelo menos 300k€ mais imprevistos? (Estou a fazer bem as contas?)
    - Para além de reduzir áreas, alguma sugestão que possa ajudar o valor a aproximar-se mais dos 200k?
    - Gostava das vossas opiniões/críticas/sugestões em relação ao layout no esboço. O que mudavam se a casa fosse vossa?

    Nota: os custos que referi referem-se apenas à construção e não à piscina e outros arranjos exteriores.
    Nota2: zona do Porto.

    Este fórum tem-me ajudado imenso a entender todo o processo de construção de uma casa.
    Obrigado a todos os que contribuem para manter esta comunidade ativa!
      5F78AF23-17FB-4C5F-82BE-AFC040E60D78.jpeg
      7E40B304-1D0F-4F5F-9040-2022A0BF3C45.jpeg
  1.  # 2