Iniciar sessão ou registar-se
    • riccoe
    • 25 setembro 2021 editado

     # 1

    Bom dia a todos!

    Vou avançar em breve para a compra de um terreno com projeto aprovado para construção de moradia.

    Não gosto do desenho do projeto existente, pelo que estou a ponderar submeter um novo projeto para aprovação. Ainda não contratei os serviços de um arquiteto.

    Como exercício, utilizei um programa de desenho para fazer um esboço daquele que poderia ser o layout da habitação. Não tenho conhecimentos da área de arquitetura, pelo que provavelmente os símbolos, medições e outros elementos estão menos corretos. Peço desculpa antecipadamente.

    Neste esboço mantive os traços gerais do projeto já aprovado: rc + cave, localização no terreno, garagem no piso superior, e reduzi a área total (eram cerca de 300m2).

    Áreas brutas (medidas por mim pelo que são valores aproximados):
    - 122m2 (piso superior)
    - 113m2 (piso inferior)
    - 20m2 (varandas piso superior)
    - TOTAL: cerca de 255m2

    As minhas dúvidas:
    - Fazendo e submetendo um projeto com condições idênticas a este esboço, é previsível algum problema com a aprovação?
    - Do que li aqui no fórum, posso esperar valores de construção a começar em 1000€/m2 + iva. Assim devo esperar um custo total de pelo menos 300k€ mais imprevistos? (Estou a fazer bem as contas?)
    - Para além de reduzir áreas, alguma sugestão que possa ajudar o valor a aproximar-se mais dos 200k?
    - Gostava das vossas opiniões/críticas/sugestões em relação ao layout no esboço. O que mudavam se a casa fosse vossa?

    Nota: os custos que referi referem-se apenas à construção e não à piscina e outros arranjos exteriores.
    Nota2: zona do Porto.

    Este fórum tem-me ajudado imenso a entender todo o processo de construção de uma casa.
    Obrigado a todos os que contribuem para manter esta comunidade ativa!
      5F78AF23-17FB-4C5F-82BE-AFC040E60D78.jpeg
      7E40B304-1D0F-4F5F-9040-2022A0BF3C45.jpeg
  1.  # 2

    Deixo também a renderização.
      001E1718-6CA7-4942-AA20-17064A3E103F.jpeg
      61D176B3-FE94-4508-819D-7B0201D0C906.jpeg
      56128447-F54C-4132-BB07-955F87F2414E.jpeg
    • NPRP
    • 25 setembro 2021

     # 3

    Que programa de desenho utilizou?
    • NPRP
    • 25 setembro 2021

     # 4

    Você até pode andar a “brincar” a fazer umas bonecadas, mas se não gosta do projeto inicial tem de contratar os serviços de arquitectura e explicar-lhe exatamente o que quer com todas as circunstâncias e condições orçamentais.
    E depois deixar que o profissional faça o seu trabalho.
    Depois sim, discutir com ele o que gosta e o que quer mudar.
  2.  # 5

    Esqueça isso. é giro brincar às casinhas. Mas arranje um arquitecto e com ele discuta o programa e as opções de projecto.
  3.  # 6

    Uma casarão desse tamanho e propõe apenas e wc, 1 por piso?

    No piso inferior penso que não pode abrir a porta do wc diretamente para a área da sala. Também está péssima a localização, face aos quartos.
  4.  # 7

    Colocado por: riccoeBom dia a todos!

    Vou avançar em breve para a compra de um terreno com projeto aprovado para construção de moradia.

    Não gosto do desenho do projeto existente, pelo que estou a ponderar submeter um novo projeto para aprovação. Ainda não contratei os serviços de um arquiteto.

    Como exercício, utilizei um programa de desenho para fazer um esboço daquele que poderia ser o layout da habitação. Não tenho conhecimentos da área de arquitetura, pelo que provavelmente os símbolos, medições e outros elementos estão menos corretos. Peço desculpa antecipadamente.

    Neste esboço mantive os traços gerais do projeto já aprovado: rc + cave, localização no terreno, garagem no piso superior, e reduzi a área total (eram cerca de 300m2).

    Áreas brutas (medidas por mim pelo que são valores aproximados):
    - 122m2 (piso superior)
    - 113m2 (piso inferior)
    - 20m2 (varandas piso superior)
    - TOTAL: cerca de 255m2

    As minhas dúvidas:
    - Fazendo e submetendo um projeto com condições idênticas a este esboço, é previsível algum problema com a aprovação?
    - Do que li aqui no fórum, posso esperar valores de construção a começar em 1000€/m2 + iva. Assim devo esperar um custo total de pelo menos 300k€ mais imprevistos? (Estou a fazer bem as contas?)
    - Para além de reduzir áreas, alguma sugestão que possa ajudar o valor a aproximar-se mais dos 200k?
    - Gostava das vossas opiniões/críticas/sugestões em relação ao layout no esboço. O que mudavam se a casa fosse vossa?

    Nota: os custos que referi referem-se apenas à construção e não à piscina e outros arranjos exteriores.
    Nota2: zona do Porto.

    Este fórum tem-me ajudado imenso a entender todo o processo de construção de uma casa.
    Obrigado a todos os que contribuem para manter esta comunidade ativa!
      5F78AF23-17FB-4C5F-82BE-AFC040E60D78.jpeg
      7E40B304-1D0F-4F5F-9040-2022A0BF3C45.jpeg



    Tem que ter cuidado aqui neste forum porque nao se pode:

    - ter iniciativa de fazer nada (usou um programa - está a roubar trabalho a arquitetos);

    - ter duvidas (tem que nascer ensinado como alguns membros do grupo);

    - abrir posts quando tem duvidas;


    Mas boa sorte :)
    Concordam com este comentário: ricat, somdigital, Zé Meirinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riccoe
  5.  # 8

    Colocado por: PedroeLara


    Tem que ter cuidado aqui neste forum porque nao se pode:

    - ter iniciativa de fazer nada (usou um programa - está a roubar trabalho a arquitetos);

    - ter duvidas (tem que nascer ensinado como alguns membros do grupo);

    - abrir posts quando tem duvidas;


    Mas boa sorte :)

    Já não é a primeira vez que critica o forum e as pessoas que nele participam, pelo que quero lembra-lo que nao é obrigado a cá estar.
    Concordam com este comentário: nunogouveia, azwsedcrfv, ANC
  6.  # 9

    minha nossa tanto extremismo e ainda hoje é segunda...
    Calma malta.
    •  
      RRoxx
    • 27 setembro 2021 editado

     # 10

    ai as birras...


    Colocado por: riccoeAs minhas dúvidas:
    - Fazendo e submetendo um projeto com condições idênticas a este esboço, é previsível algum problema com a aprovação?
    - Do que li aqui no fórum, posso esperar valores de construção a começar em 1000€/m2 + iva. Assim devo esperar um custo total de pelo menos 300k€ mais imprevistos? (Estou a fazer bem as contas?)
    - Para além de reduzir áreas, alguma sugestão que possa ajudar o valor a aproximar-se mais dos 200k?
    - Gostava das vossas opiniões/críticas/sugestões em relação ao layout no esboço. O que mudavam se a casa fosse vossa?


    Percebo o que fez, mas olhe que mesmo no esboço tem coisas que não sao de todo recomendaveis, ou mesmo possiveis.

    quanto ao preço, é uma estimativa, se for por todos esses envidraçados com essas dimensões, imagino que os interiores serão tambem para soluções menos contidas, logo ai o seu custo tem potencial para ser superior, até onde, não sei.

    reduzir 33% numa casa desse tamanho, duvido. mas ainda assim siga a logica que escrevi acima.

    quanto ao layout, os arquitectos do forum poderão ajudar, mas o melhor é mesmo um arquitecto contratado. ja lhe deram as luzes da I.S. mas são precisos mais elementos para opinar.

    por exemplo a zona da cozinha/sala/lavandaria não faz sentido na minha opinião.

    edit: so para bater na tecla mais um bocadinho, a estimativa de 1000€/m2 era antes deste boom disparatado, e ja nessa altura não incluia IVA ou arranjos exteriores, muito menos uma piscina do tipo da que desenhou.
  7.  # 11

    credo.

    Colocado por: riccoe- Fazendo e submetendo um projeto com condições idênticas a este esboço, é previsível algum problema com a aprovação?
    sim.

    arranje um profissional que perceba do assunto e colabore COM ELE/A na elaboração mas deixe o profissional trabalhar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riccoe
  8.  # 12

    riccoe

    o seu esboço está interessante é claro que tem vários erros por isso tem mesmo que contatar um arquiteto a partir de agora

    tem tambem que de ser otimizado pois não me parece que o seu orçamento esteja em sintonia com a "dimensão" do que aparenta querer.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  9.  # 13

    Colocado por: ricardo.rodriguesUma casarão desse tamanho e propõe apenas e wc, 1 por piso?


    Obrigado Ricardo,

    De facto apenas 2 wc é pouco. Mesmo no caso de poder não ser necessário às necessidades atuais, faz todo o sentido numa perspetiva de futuro. Obrigado!


    No piso inferior penso que não pode abrir a porta do wc diretamente para a área da sala.


    Obrigado! Faz sentido também.

    Também está péssima a localização, face aos quartos.

    No piso inferior estava pensado para escritórios (para duas pessoas que trabalham a partir de casa).
    Mas numa perspetiva de valorização e flexibilidade futura faz todo o sentido repensar.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  10.  # 14

    Colocado por: RRoxx

    quanto ao preço, é uma estimativa, se for por todos esses envidraçados com essas dimensões, imagino que os interiores serão tambem para soluções menos contidas, logo ai o seu custo tem potencial para ser superior, até onde, não sei.

    reduzir 33% numa casa desse tamanho, duvido. mas ainda assim siga a logica que escrevi acima.


    Obrigado RRoxx,

    Os envidraçados são para aproveitar a vista muito boa que tem a sul, com total privacidade (terreno em encosta de serra, com um pequeno rio a sul e sem construções por ser reserva ecológica). Possivelmente vou optar por gastar mais nos envidraçados, mesmo que tenha de sacrificar outros aspetos. Mas talvez seja possível aproveitar a vista com menos envidraçados e/ou mais pequenos.

    Algo a explorar com o arquiteto.



    reduzir 33% numa casa desse tamanho, duvido. mas ainda assim siga a logica que escrevi acima.


    Como tenho um teto máximo de 300k, será provavelmente prudente projetar para uns 250k para contar com imprevistos (por exemplo, as escavações podem derrapar por o solo ter bastante xisto).

    Vou explorar com o arquiteto e provavelmente reduzir areas e/ou o numero de divisões.



    por exemplo a zona da cozinha/sala/lavandaria não faz sentido na minha opinião.


    Obrigado pela sua opinião.
    • riccoe
    • 28 setembro 2021 editado

     # 15

    Colocado por: antonylemossim.


    No fundo a minha duvida era:
    - sendo que já existe um projeto aprovado, e de maiores dimensões, um novo projeto no terreno deverá ser aprovado sem entraves (assumindo menores dimensões e que é feito por um profissional que sabe o que está a fazer). O meu receio é que o projeto existente foi aprovado em 2004 e desde então já pode ter mudado muita coisa. — compreendo que esta dúvida só pode ser completamente esclarecida contactando a câmara municipal.
  11.  # 16

    Colocado por: marco1riccoe

    tem tambem que de ser otimizado pois não me parece que o seu orçamento esteja em sintonia com a "dimensão" do que aparenta querer.


    Obrigado Marco!
    Era mesmo isto que queria saber. Pela dimensão, pelos envidraçados, etc, já percebi que pode não estar ajustado ao orçamento.
    Próximo passo será mesmo um arquiteto, mas já vou com as expectativas mais ajustadas.
  12.  # 17

    Colocado por: riccoeO meu receio é que o projeto existente foi aprovado em 2004

    Se o projeto foi aprovado em 2004 já caducou.
    Ou seja não existe projeto nenhum aprovado. Aliás, neste momento ninguém lhe garante que consiga aprovar um projeto identico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riccoe
  13.  # 18

    Colocado por: zedasilva
    Se o projeto foi aprovado em 2004 já caducou.
    Ou seja não existe projeto nenhum aprovado. Aliás, neste momento ninguém lhe garante que consiga aprovar um projeto identico


    Obrigado pelo Alerta José!
    Não estava a ter isso como possibilidade.

    Como me posso precaver para não comprar um terreno onde não possa vir a construir nos moldes que pretendo? Um CPCV com uma clausula indexada à aprovação do terreno é algo comum?
  14.  # 19

    Colocado por: riccoeComo me posso precaver para não comprar um terreno onde não possa vir a construir nos moldes que pretendo?

    Pedir um PIP ou um Direito á informação junto da câmara municipal
  15.  # 20

    Colocado por: riccoeO meu receio é que o projeto existente foi aprovado em 2004 e desde então já pode ter mudado muita coisa. — compreendo que esta dúvida só pode ser completamente esclarecida contactando a câmara municipal.
    e na verdade mudou desde 2004.

    a principal sendo as acessibilidades. mas entretanto também outras coisitas aqui e ali..

    Colocado por: riccoecompreendo que esta dúvida só pode ser completamente esclarecida contactando a câmara municipal.
    ou um arquitecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riccoe
 
0.0239 seg. NEW