Colocado por: N Miguel OliveiraAinda assim ate acho que tive sorte, mesmo depois de cumprir os afastamentos deu para encaixar a casa que queriamos, podia ser pior
Oferecer um quinto do terreno ao estado é dose.
Colocado por: N Miguel OliveiraOra, já vi implicarem com um projecto porque o caminho que lhe dá acesso tem um muro em curva que gera um estreitamento (menor que o que a lei diz) a uns 200-300m antes de chegar ao terreno.
Ou seja, por causa de um muro de um vizinho distante, uma pessoa que tem um terreno dali em diante vê-se condicionada sem culpa alguma.
Colocado por: gil.alvesBons dias Nuno.
A título de curiosidade.
Qual foi a solução? Houve acordo? Ou não houve direito a construção?
Colocado por: marco1embora concorde com a regulamentação e ela assim existe em muitas camaras ( eu proprio já levei com isso em alguns projetos até já há vários anos) o que eu acho um exagero, é serem 4 m, geralmente isso devia ser aferido a partir do eixo do arruamento existente e assim a cedencia ser repartida para ambos os lados do mesmo ou seja para os proprietários dos dois lados da estrada. Já me aconteceu isso mesmo.isso não vai ser possível porque a rua é fronteira de um lado é Póvoa de Varzim do outro vila do conde. E eu sempre pensei que o terreno pertence-se a PV que mete nem metade dos problemas da câmera de VC.
portanto não sei se será aqui o caso mas penso que devia haver equidade e um onus repartido.
Colocado por: marco1é isso Miguel, o arquiteto devia aferir isso melhor pois deve seguramente estar escrito na regulamentação dessa camara.o terreno da para recuar porque tem 2000m2 . E a rua é larga o suficiente para passar 2 carros a vontade . Agora não seu os metros de largura da rua
é que até há zonas em que o terreno nem deverá ter profundidade para tanto recuo, ou seja com esse recuo inviabiliza completamente qualquer construção
era bom apos tantos comentários aqui neste topico saber a realidade do caso em si.
Colocado por: N Miguel OliveiraAqui a questão prende-se sempre de quem é o interessado em fazer obras. Quando é a junta que quer alargar um caminho, é muito normal haver uma compensação pelo terreno (expropriação). Muitas vezes, essa compensação nem é monetária sequer. Exemplo: "ceda-me aqui 1m... E eu faço-lhe um muro todo bonito e bem feito, com gradeamento e isto e aquilo"...exatamente tinha de ser assim e era assim que pensava. Já não me cheteio de dar os metros agora construir o passeio e estacionamento. E falei com o empreiteiro diz ele que fica praia 2 mil euros. Cabe na ideia de alguém e tem de ser como eles querem pedra em granito canteiro para arvores e mais **** .
Aí o interesse é da junta/cm. Têm que dar algo em troca...
Até ao passado Domingo, não faltaram obras nas freguesias de alargamento de caminhos, substituição de calçadas, etc...
Colocado por: nunogouveiamas parece-me que muitos podem ser questionados.
Colocado por: reinaagora construir o passeio e estacionamento.
Colocado por: rjmsilva
O direto à propriedade está previsto na constituição, assim como o direito à habitação. Não são opções.
Colocado por: b-creative
Isso quer dizer o que? Que o estado é obrigado a deixar construir onde quiser e como quiser? Que o estado lhe tem de pagar a casa? Invocar a constituição num tema destes é apenas criar ruído que nada tem a ver com a discussão.
Colocado por: N Miguel OliveiraOra, se não existisse nenhuma casa antiga no terreno, a solução mais simples era conversar com o vizinho (do muro que estrangulava o caminho)... e termos um "acidente" quando um dia, "por acaso"... passei lá com um trator e empurrei o muro em pedra "sem querer"... Nem era preciso muito. Bastavam 9cm (a rua estava com 2.41m apenas num ponto com pouco mais de 1m de extensão).
um exemplo de uma regra de um PDM que demonstra a obrigatoriedade do tema aqui em debate. Ao ter de construir baía de estacionamento, tem obrigatóriamente de recuar o muro.
É cedência ao dominimo publico, pelo que não é nenhuma expropriação.
Eu queria é ver onde está estipulado que há essa obrigação de cedência para o domínio publico e de construção de passeios e estacionamento numa operação de licenciamento.
Colocado por: DR1982
Como é que questiona isto por exemplo?
Ou cumpre para o que aprovem o projeto ou nao aprovam, creio que não ha muito a pensar...
Colocado por: nunogouveia
Nessa Câmara o tema está explícito assim, mas mesmo assim gostaria d eouvir um advogado sobre a transmissão de propriedade.
Colocado por: N Miguel OliveiraAqui a questão prende-se sempre de quem é o interessado em fazer obras. Quando é a junta que quer alargar um caminho, é muito normal haver uma compensação pelo terreno (expropriação). Muitas vezes, essa compensação nem é monetária sequer. Exemplo: "ceda-me aqui 1m... E eu faço-lhe um muro todo bonito e bem feito, com gradeamento e isto e aquilo"...exatamente tinha de ser assim e era assim que pensava. Já não me cheteio de dar os metros agora construir o passeio e estacionamento. E falei com o empreiteiro diz ele que fica praia 2 mil euros. Cabe na ideia de alguém e tem de ser como eles querem pedra em granito canteiro para arvores e mais **** .
Aí o interesse é da junta/cm. Têm que dar algo em troca...
Até ao passado Domingo, não faltaram obras nas freguesias de alargamento de caminhos, substituição de calçadas, etc...
Não existe qualquer transmissão de propriedade em termos de registo, é uma área do terreno que passa a domínio público.
Então na conservatoria o DO continua a ser o proprietário?
Colocado por: reinaexatamente tinha de ser assim e era assim que pensava. Já não me cheteio de dar os metros agora construir o passeio e estacionamento. E falei com o empreiteiro diz ele que fica praia 2 mil euros. Cabe na ideia de alguém e tem de ser como eles querem pedra em granito canteiro para arvores e mais **** .
Colocado por: nunogouveia
Nessa Câmara o tema está explícito assim, mas mesmo assim gostaria d eouvir um advogado sobre a transmissão de propriedade.