Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Na casa100 (https://nsgarq.wixsite.com/casa100), há lugar a uma cedência ao domínio público, mas negociei com a câmara e eles vão fazer o grosso das obras (tudo o que é urbanização e contenção de terras)
    Concordam com este comentário: gil.alves
  2.  # 2

Colocado por: nunogouveiaNa casa100 (https://nsgarq.wixsite.com/casa100), há lugar a uma cedência ao domínio público, mas negociei com a câmara e eles vão fazer o grosso das obras (tudo o que é urbanização e contenção de terras)
    Como assim, normalmente na camara dizem que as construções têm de estar a X metros do eixo da via, os muros de vedação idem, se não constar tal afastamento o projeto simplesmente nao é aprovado ou nao é assim?
  3.  # 3

Só para avisar a rua é larga passa 2 carros a vontade . E depois o meu terreno fica no meio de 2 isso quer dizer que o meu vai ficar para trás e nas pontas a face da estrada. Como num lado a casa do vizinho está a face da estrada e do outro é que está recuada. E mais então cada câmera tem a sua lei? Só falta daqui a pouco construir e Depois ficarem com a casa.
  4.  # 4

Colocado por: ForcePTOlá reina,

Antes de comprar o terreno podia marcar reunião na CM, que até é bastante fácil de marcar, e eles explicavam logo que é assim que as coisas funcionam.

E sim, em VC eles "obrigam" você a recuar os 4m a dar esse terreno á CM e ainda tem de fazer os arruamentos e estacionamento público.
    Pode sempre não aceitar as condições, nunca vai ter é o projecto aprovado.

Se o objectivo era fazer a casa apartir do limite do terreno, basta ver no que deu as construções antigas por VC. Onde a rua é de dois sentidos e apenas passa 1 carro de cada vez e em muitos casos passa mal.

Sei que custa dar tantos m2 de terreno mas temos de viver em sociedade e deixar de pensar só em nós.

Relativamente a fazer os arruamentos e pagar depois á CM as taxas para infraestruturas e arruamentos, já é um tópico para criar discussão.

Boa sorte para o projecto
    pensar só em nós se fosse você secalhar a história já era outra. A lei está feita para os ricos e ladrões o Zé Povinho é que tem de fazer tudo como diz a lei.
  5.  # 5

essas coisas tem de ser negociadas á partida as camaras querem urbanizar e infraestruturar á conta dos municipes.
    á partida tambem os regulamentos camarários devem ter definido os alinhamentos, recuos etc...portanto sabe-se aprior ao que se vai.
    no entanto acho que 4 m é mesmo muito, deve consultar melhor o regulamento e exigir de forma oficial a determinação dessas medidas ao eixo do arruamento, largura das faixas de rodagem preconizadas para a zona ou tipo de zona e muito importante se houver larguras a respeitar aferir se são em relação ao eixo existente e ai o vizinho do outro lado da rua terá tambem que quando construir, contribuir com recuo tambem.
    quanto ao vizinho que está á face da rua, não é atenuante visto que quando quiser fazer alguma alteração vão- lhe exigir tambem novos alinhamentos.
  6.  # 6

Então está visto que não há nenhuma solução para o meu problema. É recuar como diz a câmera? Pensava que havia uma lei acima das câmeras. Uma lei geral
  7.  # 7

mas já tem projeto ?
    o que dizem os seus técnicos?
    que interpretação e leitura fizeram dos regulamentos camarários?
    repare que por aqui não pode tirar conclusões, ninguem conhece em concreto a situação e todo o contexto
    deve continuar a aprofundar tudo isso melhor quer na camara quer com os projetistas.
  8.  # 8

Então está visto que não há nenhuma solução para o meu problema. É recuar como diz a câmera? Pensava que havia uma lei acima das câmeras. Uma lei geral
  9.  # 9

Colocado por: marco1mas já tem projeto ?
    repare que por aqui não pode tirar conclusões, ninguem conhece em concreto a situação e todo o contexto
    deve continuar a aprofundar tudo isso melhor quer na camara quer com os projetistas.
    o arquitecto diz que não faz sentido porque um vizinho está a face e outro dentro. Mas ainda por cima a parcela que comprei do terreno tem dois lados que não vão construir logo vão ficar a face da estrada só a minha casa é que vai recuar. E a rua passa 2sentidos a vontade.5 feira tenho reunião com a responsável da câmara mas queria ter algum fundamento para constentar alguma lei que não saiba a meu favor
  10.  # 10

Colocado por: reinapensar só em nós se fosse você secalhar a história já era outra. A lei está feita para os ricos e ladrões o Zé Povinho é que tem de fazer tudo como diz a lei.

Por acaso está errada, o meu caso é exatamente o mesmo do seu.
    A diferença é que me informei das restrições do terreno.

Para eles pedirem isso é porque há um fundamento, se não houver pode sempre apresentar uma reclamação. Pode haver outras formas de resolver o problema, mas o seu arquiteto melhor que ninguém é que tem de a informar para tal.

Nós não estamos a ver o terreno, não sabemos nada do arruamento e maior partes das pessoas daqui não sabem dos PDM nem planos de arruamentos de todas as CM.
  11.  # 11

Colocado por: reinaEntão está visto que não há nenhuma solução para o meu problema
    a sou solução é cumprir com os regulamentos ou vender esse terreno.

é igual para todos.
    Concordam com este comentário: ForcePT
  12.  # 12

Colocado por: reinao arquitecto diz que não faz sentido porque um vizinho está a face e outro dentro
    o arquitecto devia saber que tem de cumprir o regulamento em vigor e nao dizer coisas só para lhe agradar a si.

Colocado por: reinaMas ainda por cima a parcela que comprei do terreno tem dois lados que não vão construir logo vão ficar a face da estrada só a minha casa é que vai recuar.
    eles também vao recuar quando construir. ele devia ter feito logo o projecto tendo isso em conta.

Colocado por: reinamas queria ter algum fundamento para constentar alguma lei que não saiba a meu favor
    não há.
  13.  # 13

Como assim, normalmente na camara dizem que as construções têm de estar a X metros do eixo da via, os muros de vedação idem, se não constar tal afastamento o projeto simplesmente nao é aprovado ou nao é assim?

O projeto tem de estar de acordo com o PDM, demais planos de ordenamento do território e com a restante legislação sobre construção. Já a transmissão de propriedade, com cedência ao domínio público, implica, a meu ver, uma escritura publica. E isso nada tem que ver com os regulamentos de urbanismo que mencionei. É um negócio de propriedade que tem as suas sedes próprias de negociação.
  14.  # 14

Colocado por: nunogouveia

O projeto tem de estar de acordo com o PDM, demais planos de ordenamento do território e com a restante legislação sobre construção. Já a transmissão de propriedade, com cedência ao domínio público, implica, a meu ver, uma escritura publica. E isso nada tem que ver com os regulamentos de urbanismo que mencionei. É um negócio de propriedade que tem as suas sedes próprias de negociação.
    Isso quer dizer que afastamos os muros mas o terreno fora dos muros continua nosso?
  15.  # 15

às vezes.. não era o primeiro.
    Mas há camaras que so emitem licença de construção se escriturar 1º a cedência !

E ainda paga a escritura e não bufa
  16.  # 16

Imaginemos que nesse terreno ja se encontrava um muro, por exemplo que servia para segurar terras onde cota desse terreno se encontra a um nível mais alto que a estrada.

Neste caso ele também teria de destruir o muro e recuar? Até que certo ponto podemos considerar o muro como uma infraestrutura existente?

Outro exemplo, ainda se encontra muitos terrenos delimitados por muros de pedra, principalmente em regiões serranas, onde até serviam para guardar as ovelhas dentro das propriedades. Estes muros tem de ser também destruídos, tirando o potencial todo ao terreno?
  17.  # 17

Colocado por: marco1mas já tem projeto ?
    o arquitecto diz que não faz sentido porque um vizinho está a face e outro dentro. Mas ainda por cima a parcela que comprei do terreno tem dois lados que não vão construir logo vão ficar a face da estrada só a minha casa é que vai recuar. E a rua passa 2sentidos a vontade.5 feira tenho reunião com a responsável da câmara mas queria ter algum fundamento para constentar alguma lei que não saiba a meu favor

Colocado por: NostradamusImaginemos que nesse terreno ja se encontrava um muro, por exemplo que servia para segurar terras onde cota desse terreno se encontra a um nível mais alto que a estrada.

Neste caso ele também teria de destruir o muro e recuar? Até que certo ponto podemos considerar o muro como uma infraestrutura existente?

Outro exemplo, ainda se encontra muitos terrenos delimitados por muros de pedra, principalmente em regiões serranas, onde até serviam para guardar as ovelhas dentro das propriedades. Estes muros tem de ser também destruídos, tirando o potencial todo ao terreno?
    sim já existe um muro a volta de todo o terreno. Vai se ter de destruir o muro . Fazer um novo pagar a rua e ficar sem terreno . Excelente negócio para a câmera. PDM o que significa ?
  18.  # 18

sim já existe um muro a volta de todo o terreno. Vai se ter de destruir o muro . Fazer um novo pagar a rua e ficar sem terreno . Excelente negócio para a câmera. PDM o que significa ?

O seu arquitecto nunca lhe explicou o que quer dizer PDM?...estamos mal!
    Plano Director Municipal.
    • DR1982
    • 28 setembro 2021 editado

# 19

Colocado por: reinasim já existe um muro a volta de todo o terreno. Vai se ter de destruir o muro . Fazer um novo pagar a rua e ficar sem terreno . Excelente negócio para a câmera. PDM o que significa ?
    Nao sei se será obrigatóriamente assim, conheço casos em que refizeram muros e deixaram la as pedras antigas precisamente para nao ter de recuar
  19.  # 20

Colocado por: reinao arquitecto diz que não faz sentido porque um vizinho está a face e outro dentro
    não funciona assim.. há que cumprir a legislação em vigor e nao o que veio antes.

por essa lógica as cidades, vilas e aldeias jamais evoluem

0.0283 seg. NEW