Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: euas lareiras e recuperadores a lenha poluem imenso!

    O problema da queima de madeira são na realidade 2:
    - um pouco como a queima de petróleo, estamos a libertar rapidamente uma quantidade CO2 que demorou anos (de alguns na madeira a mihares/ões no petróleo) a ser armazenado na natureza.
    - não é só CO2 que é libertado, longe disso. Quanto mais não seja, o fumo tem partículas que ficam em suspensão em algum tempo e que, respiradas, nos fazem mal.
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 22

    Estamos a enfrentar uma situaçâo semelhante cá na Suiça. A visão é claramente a eletrificação do aquecimento mas, de um ponto de vista técnico, nem sempre é possível a substituição de sistemas de aquecimento a gás (ou gasóleo de aquecimento!) por bombas de calor. Em muitos edificios, no centro das cidades, é muito difícil arranjar "espaço" para as unidades exteriores. Estou a falar de sistemas de aquecimento centralizados para todo o edificio, não de pequenos splits ou multisplits. A solução tem passado por intervenções profundas ao nível do isolamento térmico (para reduzir a potencia a instalar) e substituiçâo dos sistemas de aquecimento por soluões de média e baixa temperatura. De qualquer forma, há ainda um muito longo caminho a percorrer.

    Em edificios novos, esta questão já nem se põe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Bruno.Alves
  3.  # 23

    Colocado por: BazingaA solução tem passado por intervenções profundas ao nível do isolamento térmico (para reduzir a potencia a instalar)

    Acho que este ponto é fundamental. E dá-se pouca importância a isto.
    É mais ou menos aceite que nos países frios (Suíça incluído) o isolamento das casas é muito bom e que dentro de casa e dos edifícios o conforto térmico é muito bom.
    Tive e tenho alguns familiares na Suíça e é normal andar de boxers, t-shirt e havaianas dentro de casa com -5º e neve na rua.

    Sobre paredes não posso dizer nada porque não se vê e o facto é que as casas são quentes. Mas o que tive oportunidade de ver é que sobretudo as janelas da maioria dos apartamentos que conheci são horríveis. Safa-se o conforto térmico porque têm todas um radiador por baixo a ferver. Isto como é óbvio custa um horror de dinheiro em aquecimento e é impossível de colmatar com sistemas de baixa temperatura.
    Se é viável intervir em prédio +- antigos e melhorar estas janelas para depois instalar BCs? Não sei de todo (até porque a seguir provavelmente terá de se tratar da ventilação também). Mas no último prédio onde um dos familiares estava, o cheiro a gasóleo pelo prédio acima era de tal ordem que dava náuseas.
  4.  # 24

    Colocado por: LrLisboaTambém vislumbro que o futuro seja a eletrificação de toda a energia. Aqui obviamente é como se vai tornar a produção sustentável e aqui não percebo como a opção das novas gerações de produção nuclear não emergem nas políticas europeias.

    Em relação ao hidrogénio e aproveitamento da rede de abastecimento a ideia que eu fiquei é que não é para utilizar totalmente com hidrogénio,mas apenas um percentagem. Desta forma a rede estaria preparada para essa incorporação. Será viável?


    Não é preciso ser vidente. Basta a fusão nuclear tornar-se viável, que teremos energia "infinita". Ainda vai demorar uns 50 anos, mas será o futuro.
  5.  # 25

    Colocado por: eu
    Acredita que em dias frios sem vento, quando o fumo não se dissipa, o ar fica irrespirável.



    Imagem só para fins ilustrativos.

    Foto interessante
    Ilucidativa
  6.  # 26

    Colocado por: euNota: as lareiras e recuperadores a lenha poluem imenso! Na minha cidade, nos dias frios em que há muita gente a usar lareiras e recuperadores a lenha, o ar fica cheio de fumo, quase irrespirável. Uma poluição imensa!


    No zona urbana de Londres não se podem usar as lareiras desde 1956.
    Também não é possível queimar lenha ou carvão que faça fumo (fogueiras ou churrascos)
    É permitido fazer churrascos ao ar livre, com um carvão próprio sem fumo que é praticamente o único que se encontra à venda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  7.  # 27

    Estes gajos ambientalistas são doentes.

    Eu restaurei a minha casa em 2018, andei muito embeiçado com bombas de calor porque queria ter tudo elétrico..fiz muita conta..muitas tabelas no Excel para tentar justificar gastar +1000 numa bomba de calor (sim, aquelas mais baratas, ou acham que o povo anda a nadar em dinheiro para gastar 8/10k€ em bombas xpto?)..nem mesmo sendo das mais baratas (umas da Ariston) a coisa batia bem..

    Comprei um esquentador por 280€, gasto ~180€ de propano anualmente. Feitas as contas poupava +/- 5/6€ por mês...
    A esse ritmo de poupança precisava de uns 10/11 anos para começar a ser efetivamente mais barata que o esquentador...por essa altura, em que estado estaria a bomba? Provavelmente em estado reciclado.

    Economicamente não fazem sentido. E sinceramente também duvido que façam a nível ambiental..a extrema complexidade (comparativamente ao esquentador) do equipamento, gases de refrigeração, etc, etc...

    Os gajos só pensam no escape..
    Concordam com este comentário: rjmsilva, dmiguel, eu, sltd
  8.  # 28

    Colocado por: rjmsilva

    Não é preciso ser vidente. Basta a fusão nuclear tornar-se viável, que teremos energia "infinita". Ainda vai demorar uns 50 anos, mas será o futuro.


    30 anos. Apenas 30 anos. Há 30 anos atrás ouvia dizer que a fusão nuclear ia tornar-se viável dentro de 30 anos, e hoje continuo a ouvir que será dentro de 30 anos. Portanto, o número mágico para a fusão nuclear é sempre 30 anos, estejamos em que ano for.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, coelhinho78, b-creative, eu
  9.  # 29

    É como o fim do petróleo, em 1988 diziam que só haveria para mais 30 anos...
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  10.  # 30

    Colocado por: Vítor MagalhãesÉ como o fim do petróleo, em 1988 diziam que só haveria para mais 30 anos...


    A idade da pedra não acabou por falta de pedra.
  11.  # 31

    Colocado por: hangasA idade da pedra não acabou por falta de pedra.


    Pois nao.

    Mas nao esquecer que mesmo na idade do bronze e do ferro, ainda se usava pedra.
  12.  # 32

    Colocado por: NostradamusMas nao esquecer que mesmo na idade do bronze e do ferro, ainda se usava pedra.


    E vamos continuar a usar o petróleo. Não é só a energia, todo um conjunto de materiais (inclusive na construção) que são derivados do petróleo.
    Mas vamos eventualmente deixar de o queimar.
    Concordam com este comentário: b-creative
  13.  # 33

    Colocado por: SS1128Comprei um esquentador por 280€, gasto ~180€ de propano anualmente. Feitas as contas poupava +/- 5/6€ por mês...
    A esse ritmo de poupança precisava de uns 10/11 anos para começar a ser efetivamente mais barata que o esquentador...por essa altura, em que estado estaria a bomba? Provavelmente em estado reciclado.

    Economicamente não fazem sentido


    Sou eu o único a achar que com essas contas, economicamente faria todo o sentido?
    E ainda falta contabilizar o custo / trabalho de ir buscar as botijas de gás.
    • eu
    • 30 setembro 2021

     # 34

    Colocado por: SS1128Estes gajos ambientalistas são doentes.

    No fundo, eles têm razão na necessidade de reduzir a poluição e emissões de CO2.

    Em Países como a Suíça, Alemanha ou UK, faz todo o sentido fazer já a transição para estas novas tecnologias menos poluentes.

    Contudo, os Portugueses são pobres e a transição por aqui tem que ser mais suave, não temos capacidade financeira para mudar já rapidamente para as novas tecnologias.

    Por exemplo, a aposta nas eólicas do Sócrates foi muito prematura e custou-nos muitas centenas de milhões de euros, que ainda estamos a pagar na fatura da eletricidade.

    Nós não temos dinheiro para estar na linha da frente da descarbonização.
  14.  # 35

    Colocado por: euNós não temos dinheiro para estar na linha da frente da descarbonização.


    Enquanto a China, a Índia, os EUA e a Rússia estiverem a **** para o assunto, nós andamos a desperdiçar dinheiro.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  15.  # 36

    Colocado por: ClioII30 anos. Apenas 30 anos. Há 30 anos atrás ouvia dizer que a fusão nuclear ia tornar-se viável dentro de 30 anos, e hoje continuo a ouvir que será dentro de 30 anos. Portanto, o número mágico para a fusão nuclear é sempre 30 anos, estejamos em que ano for.

    Um bocado como o hidrogénio. É o futuro, sempre foi, só que não. A diferença é que o nuclear é viável há muito mais de 50 anos (procuram é alternativas para o tornar muito mais viável), mas continuamos a olhar para o "só que não".

    Colocado por: b-creativeSou eu o único a achar que com essas contas, economicamente faria todo o sentido?
    E ainda falta contabilizar o custo / trabalho de ir buscar as botijas de gás.

    O colega está a comparar alhos com bogalhos. Uma BC de 8k€ não é só para aquecer água como faz com o esquentador e o propano. Uma BC (para AQS) que custe +1000€ que um esquentador está paga à cabeça. O tempo e o combustível para ir buscar as garrafas é de borla ;-)
    Edit: apesar de estarmos em máximos do custo de electricidade, a previsão (e a especulação infelizmente) é que o mesmo acabe por acontecer aos combustíveis. Estamos numa altura complicada em que ninguém pode "cuspir para o ar". Daqui a algum tempo a realidade pode ser outra, mas agora não é favorável a ninguém.

    Colocado por: euPor exemplo, a aposta nas eólicas do Sócrates foi muito prematura e custou-nos muitas centenas de milhões de euros, que ainda estamos a pagar na fatura da eletricidade.

    Não quero estar a alimentar especulações, mas ainda ontem falava com alguém que esteve num parque eólico, montado, que não tem ligação a porra nenhuma. Não há ligação a lado nenhum. Estão a fazer nada.
    O problema não são as eólicas, nem nenhuma tecnologia em particular. São "os sócrates" no sentido figurado, são as pessoas no geral, porque as pessoas no geral são ruins.

    Colocado por: rjmsilvaEnquanto a China, a Índia, os EUA e a Rússia estiverem a **** para o assunto, nós andamos a desperdiçar dinheiro.

    Não estão. A China é o maior investidor mundial em energias renováveis, por larga margem. Certo, continuam (?) a ser o maior poluidor, mas há muito "lastro" para inverter. Os EUA com o Trump tiveram uma inversão significativa das políticas ambientais que devem dar a volta outra vez em breve. A Rússia, pois... A Rússia é outra realidade.
  16.  # 37

    Colocado por: SS1128Comprei um esquentador por 280€, gasto ~180€ de propano anualmente. Feitas as contas poupava +/- 5/6€ por mês...


    Para quem tem gás natural a conta é ainda mais fácil...
    Concordam com este comentário: eu
  17.  # 38

    Tenho gás natural só para esquentador, 2 adultos, 2 crianças, pago em média 28€ mês.

    Não percebo quando dizem que gastam 15€ em propano e se fosse em natural ainda gastavam menos.

    Provavelmente mal devem gastar água quente.

    Já vi este mito, diversas vezes no fórum.
  18.  # 39

    Colocado por: VarejoteTenho gás natural só para esquentador, 2 adultos, 2 crianças, pago em média 28€ mês.

    Não percebo quando dizem que gastam 15€ em propano e se fosse em natural ainda gastavam menos.

    Provavelmente mal devem gastar água quente.

    Já vi este mito, diversas vezes no fórum.


    Há quem diga que gasta 15€ para aqs e fogão com GN, eu nunca consegui.
    • SrR
    • 30 setembro 2021

     # 40

    Colocado por: VarejoteTenho gás natural só para esquentador, 2 adultos, 2 crianças, pago em média 28€ mês.

    Não percebo quando dizem que gastam 15€ em propano e se fosse em natural ainda gastavam menos.

    Provavelmente mal devem gastar água quente.

    Já vi este mito, diversas vezes no fórum.
    isso ta puxado, é so banhos? Esquentador de regulaçao grau a grau?
 
0.0251 seg. NEW