Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Em breve, iremos começar remodelação de moradia,onde um dos quartos é interior, sem qualquer luz natural ou ventilação, facto que queremos alterar.
    Inicialmente e após explicar à vizinha, esta concordou que eu abrisse uma janela basculante para o seu lado (pátio interior), ao nível do seu telhado, de 2mt de comp. por 40cm de altura, em vidro fosco, apenas que permitisse a ventilação e entrada de luz natural.
    Rapidamente mudou de ideia e disse já não permitir que eu abrisse a referida janela.
    A solução encontrada pelo arquitecto foi uma janela a todo o comprimento no teto ou a aplicação de uma clarabóia no teto.
    Ambas as soluções requerem imensa mão de obra e obviamente um custo elevado.
    Então a minha questão é a seguinte:
    -Qual ou quais as possibilidades legais de eu poder abrir uma janela na minha parede, mesmo dando para o pátio interior da sra.?
    E aplicar aquele tijolo de vidro?
    Obrigado pela vossa atenção.
  2.  # 2

    Colocado por: Hélder NogueiraEntão a minha questão é a seguinte:
    -Qual ou quais as possibilidades legais de eu poder abrir uma janela na minha parede, mesmo dando para o pátio interior da sra.?


    zero
  3.  # 3

    Se for tipo gateira acho que pode, veja esta discussão

    https://forumdacasa.com/discussion/15676/vidros-bacos-para-vizinhanca/
  4.  # 4

    Colocado por: Hélder Nogueira-Qual ou quais as possibilidades legais de eu poder abrir uma janela na minha parede, mesmo dando para o pátio interior da sra.?


    não lhe chame uma janela, porque tecnicamente não pode abrir uma janela, mas penso pode colocar os tijolos de vidro ou mesmo uma "janela" com frestas. No entanto tb está no direito do vizinho encostar uma parede/muro e lá se vai a sua "janela".
  5.  # 5

    Se tem arquitecto. este que solucione tecnicamente e que explique as implicações legais... como é obvio não pode abrir janela sobre prédio vizinho.. seja pelo codigo civil, seja por RGEU, seja derivado a questões de Segurança contra riscos de Incêndio.
  6.  # 6

    Colocado por: Hélder Nogueira-Qual ou quais as possibilidades legais de eu poder abrir uma janela na minha parede, mesmo dando para o pátio interior da sra.?
    nenhumas

    mesmo se a vizinha deixar.. nenhumas
    •  
      RRoxx
    • 29 setembro 2021

     # 7

    Colocado por: Hélder NogueiraA solução encontrada pelo arquitecto foi uma janela a todo o comprimento no teto ou a aplicação de uma clarabóia no teto.
    Ambas as soluções requerem imensa mão de obra e obviamente um custo elevado.


    pois... mas está respondido.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 8

    Uma boa clarabóia, não é nenhuma fortuna, bem como a sua instalação.
  8.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasUma boa clarabóia, não é nenhuma fortuna, bem como a sua instalação.

    O pior é se começa a dar problemas
  9.  # 10

    Uma claraboia é simples, é necessário complicar muito para dar problemas. Agora uma janela de sótão, amovível, já é mais complicado, mas ainda assim, desde que seguida a aplicação à risca não há muito por onde inventar.
  10.  # 11

    Colocado por: Vítor MagalhãesUma claraboia é simples, é necessário complicar muito para dar problemas. Agora uma janela de sótão, amovível, já é mais complicado, mas ainda assim, desde que seguida a aplicação à risca não há muito por onde inventar.
    Uma clarabóia fixa? E as condensações, sujidades etc etc?
    O zedasilva ainda ha uns dias pu licou por ai umas fotos de uma jeitosa
  11.  # 12

  12.  # 13

    Vivam
    Há uma tecnica que ouvi falar, usando fibra óptica para "canalizar" a luz do telhado para dentro da casa.
    https://dornob.com/windowless-daylight-fiber-optics-project-sun-sky-inside/ ( um exemplo)
    Talvez o espirito inventivo portugues (deste fórum) torne a coisa mais simples.
    Cumprimentos CM
  13.  # 14

    Colocado por: C MAtosTalvez o espirito inventivo portugues (deste fórum) torne a coisa mais simples.

    Tuneis de luz.
    Baratos, fáceis de aplicar e eficientes
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 15

    Mesmo que lhe chame gateira o vizinho mais tarde pode sempre construir fechando a passagem de luz, vai ficar na mesma.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
 
0.0117 seg. NEW