Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 1 outubro 2021

     # 21

    Colocado por: alvarosemedoesquema falta uma válvula de regulação de tiragem;
    Pela informação que tenho, essa válvula já faz parte do pack da Solzaima Ecofogo. Em todo o caso, estarei atento a este pormenor assim que o recuperador chegar cá a casa.
    atenção que a regulação dessa valvula é muito simples mas muita malta insiste em jabardar
  1.  # 22

    Caros Amigos,

    > Atenção que a regulação dessa valvula é muito simples mas muita malta insiste em jabardar;
    Será dada a máxima atenção a todos os pormenores!

    Ainda em relação ao purgador, reparei que no topo do radiador mais alto do circuito, se encontra isto: [imagem em anexo];
    Será isto o purgador de ar? Se não for, pode ser instalado naquele local? [Sim, é aquele o ponto mais alto de todo o circuito]

    Cumprimentos,
    Álvaro
      WhatsApp Image 2021-10-01 at 17.48.14.jpeg
    • SrR
    • 1 outubro 2021

     # 23

    Os purgadores sao para instalar nos pontos mais propensos a acumulação de ar que por sua vez podem impedir a correcta circulação da agua
  2.  # 24

    Colocado por: alvarosemedoCaros Amigos,

    Podia correr meio mundo à procura de opiniões, que nunca deixaria de vos consultar aqui no fórum. Pelo tal, o meu repetido apreço e agradecimento.

    >O vaso de expansão deverá ficar perto do recuperador de calor, mas junto da entrada de água fria (não da saída da quente);
    Ora bem, o picheleiro indica-me que não é obrigatório ser nesse local. No entanto, pedia-lhe que me indicasse um motivo pelo qual acha que deve ser instalado no local aconselhado por si.




    Para ser mais rigoroso, o vaso de expansão deve ficar num ponto em que a temperatura da água que circula em circuito fechado é a mais fria. Não precisa de ser "colado" ao recuperador, de preferência até afastado um pouco, mas que a água seja o mais fria possível, que é o que acontece depois de ter passado pelos radiadores. Isto tem mais a ver com a longevidade da membrana interna do vaso de expansão do que outra coisa. Do ponto de vista funcional o vaso cumpre a sua função em que ponto for, mas degrada-se mais rapidamente com a água a escaldar do que com a água "morna".
  3.  # 25

    Ao ter uma tubagem em pex para os radiadores é essencial ter um volume de inércia com um mínimo de 50litros por cada kW do recuperador.
  4.  # 26

    Colocado por: alvarosemedoCaros Amigos,

    >Atenção que a regulação dessa valvula é muito simples mas muita malta insiste em jabardar;
    Será dada a máxima atenção a todos os pormenores!

    Ainda em relação ao purgador, reparei que no topo do radiador mais alto do circuito, se encontra isto: [imagem em anexo];
    Será isto o purgador de ar? Se não for, pode ser instalado naquele local? [Sim, é aquele o ponto mais alto de todo o circuito]

    Cumprimentos,
    Álvaro
      WhatsApp Image 2021-10-01 at 17.48.14.jpeg


    Este é um purgador....deste radiador( secador de toalhas?)...não é um purgador do sistema.
    tanto quanto sei, opurgador instala-se no circuito, não num radiador.
  5.  # 27

    Colocado por: jorgealvesAo ter uma tubagem em pex para os radiadores é essencial ter um volume de inércia com um mínimo de 50litros por cada kW do recuperador.


    Este para mim é que é o grande problema do recuperador de calor a lenha. Se for um aparelho automático e de regulação muito mais fina como uma salamandra a pellets ou uma caldeira a gás é problema que já não se põe.
  6.  # 28

    Colocado por: ClioIIé que é o grande problema do recuperador de calor a lenha
    só será um problema se não for salvaguardada a segurança e controle adequados.
  7.  # 29

    Caros Amigos,

    O esboço do projeto continua em evolução, cada vez mais próximo da solução perfeita, e tudo graças à vossa preciosa contribuição de conhecimentos e experiência. Pelo tal, o meu sincero apreço e agradecimento.

    > Purgadores de ar;
    Todos os radiadores estão equipados com um purgador de ar, incluindo o radiador localizado no ponto mais alto do circuito. Segundo o picheleiro, a instalação atual é suficiente para satisfazer a purgação de ar do circuito.

    > Depósito de inércia térmica;
    Este dispositivo foi inicialmente considerado, no entanto, não faz sentido se o mesmo não puder contribuir para a utilização de águas sanitárias, o que exige uma intervenção mais aprofundada na habitação. Pelo tal, passou para uma segunda e mais tardia fase do projeto. Segundo o picheleiro, o deposito de inercia térmica não é essencial ao funcionamento, já que a válvula de descarga térmica estará encarregue de escoar a água quente que se encontre acima da temperatura máxima do circuito, com o prejuízo de algum desperdício de água. Assim sendo, a tubagem menos resistente estará sempre salvaguardada.

    > Bomba circulante;
    Deve a bomba circulante estar configurada segunda a temperatura do circuito? Isto é, quanto mais elevada for a temperatura do circuito, mais rápida deve ser feita a circulação da água?

    Anexo esboço do projeto atualizado.
    *** As temperaturas indicadas no esboço ainda carecem de uma análise mais aprofundada;

    Cumprimentos,
    Álvaro
      f4d3ab35-726b-47e1-8574-92c1681bb56d2.jpg
  8.  # 30

    Quem tem gás natural é melhor optar por esta opção do que aquecimento a lenha ?
  9.  # 31

    Tem lenha de borla?
  10.  # 32

    O problema maior da lenha é o facto de não se acender sozinha. É a solução de aquecimento mais em conta (eu nunca gastei mais de 2m3 num mês (muito menos!) e punham-ma em casa cortada e empilhada a 35€/m3), obviamente também pelo facto de não estar a trabalhar em permanência.
    O que me acontecia (e que foi o principal motivo para procurar outra solução, era chegar a casa depois de um dia de trabalho, a casa estar gelada, passar 2h a enfiar lenha no recuperador e só então sentir algum conforto na casa. Depois ia dormir e acordava de manhã com a casa outra vez fria.
    Tendo espaço e acesso a lenha a bom preço é uma boa solução, mas tem este "pormaior".
    Qualquer outra solução de aquecimento é ou pode ser programável.
    • NPRP
    • 4 outubro 2021

     # 33

    Colocado por: RicardoPortoTem lenha de borla?

    Eu tenho. Verdade que é preciso cortar, empilhar, arrumar, limpar as cinzas do rc e tudo o resto, mas para quem não tem “medo” desse trabalho, acho que não há nada que pague i conforto de uma 🔥.
    Claro que gás natural ou bombas de calor é limpinho mas pesa na carteira e pelo andar que as coisas vão, dá que 🤔..
    • NPRP
    • 4 outubro 2021

     # 34

    Colocado por: Bruno.AlvesO problema maior da lenha é o facto de não se acender sozinha. É a solução de aquecimento mais em conta (eu nunca gastei mais de 2m3 num mês (muito menos!) e punham-ma em casa cortada e empilhada a 35€/m3), obviamente também pelo facto de não estar a trabalhar em permanência.
    O que me acontecia (e que foi o principal motivo para procurar outra solução, era chegar a casa depois de um dia de trabalho, a casa estar gelada, passar 2h a enfiar lenha no recuperador e só então sentir algum conforto na casa. Depois ia dormir e acordava de manhã com a casa outra vez fria.
    Tendo espaço e acesso a lenha a bom preço é uma boa solução, mas tem este "pormaior".
    Qualquer outra solução de aquecimento é ou pode ser programável.

    Ora bem... abrir a porta de casa e já a ter climatizada tem outro valor.. e custo.
    Para mim tudo se resume a isso mesmo..
    Custo VS Benefício
    • SrR
    • 4 outubro 2021

     # 35

    Colocado por: Bruno.Alvesproblema maior da lenha é o facto de não se acender sozinha.
    depende da máquina
    Concordam com este comentário: jorgealves, pkasa
    •  
      aacc
    • 4 outubro 2021

     # 36

    Colocado por: Bruno.AlvesO problema maior da lenha é o facto de não se acender sozinha


    Se for caldeira de chama invertida, acende sozinha.
  11.  # 37

    O circuito tem que ter um purgador para além dos existentes nos radiadores.
    Do que conheço, as bombas circuladoras auto regulam-se em termos de velocidade de funcionamento.
 
0.0222 seg. NEW