Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 701

Colocado por: AlkimiaEu na minha VMC só vou adicionar uma bateria para ajuda no arrefecimento.

Pode detalhar melhor esta solução?
  2.  # 702

Colocado por: DR1982Acha mesmo?

Pode clarificar/expandir a pergunta?
  3.  # 703

Alguém com um PRH a funcionar bem se lembra sequer de acender o recuperador? Ir buscar lenha, acartar, acender só para ver arder?
    É que a casa já está confortavel...
    Acho que é um custo (e complicar mais o sistema) desnecessario. Se não houver restriçoes de valores, então força nisso.
    Concordam com este comentário: mfa17, Marco84
  4.  # 704

Colocado por: pguilherme
    Pode clarificar/expandir a pergunta?
    É uma pergunta sincera.
    Acha mesmo que um PRH é mais eficiente que um AC?
    Em termos de conforto nao ha discussão.
    Em termos de consumo nao sei não, o AC tem COP semelhante à BC do PRH
    • CG.
    • 5 dezembro 2021 editado

# 705

Colocado por: RUIOLI

Pode detalhar melhor esta solução?

Não foi para mim, mas dou o meu contributo.

Passa por adicionar uma bateria de "refrescamento" na conduta de insuflação após a VMC.
    Existem algumas abordagens. Mas, para mim, a mais prática é ser alimentada pelo circuito hidráulico (PRH) do piso radiante ou dos ventilo convectores (VC), caso existam (é que a bateria precisa da água na gama dos VC). Mantém o sistema simples. Na prática, e a grosso modo, é meter um VC após a VMC, apenas para refrescar/atenuar a ar. Não serve para climatizar.

Exemplos:
    https://www.selfio.de/lueftung/zentrale-lueftungsanlagen/zubehoer/kuehl-und-heizbox-fuer-euroair-lueftungsgeraete-bis-325-m3-h
    https://it.giacomini.com/prodotti/kbw

O ideal seria com desumidificação, baixando o excesso de humidade, permitindo o PHR baixar mais a temperatura.

Atenção: não sou instalador, sou um Dono de Obra que se interessa pelas coisas.
  5.  # 706

Colocado por: Pedro Azevedo78Alguém com um PRH a funcionar bem se lembra sequer de acender o recuperador? Ir buscar lenha, acartar, acender só para ver arder?
    É que a casa já está confortavel...
    Acho que é um custo (e complicar mais o sistema) desnecessario. Se não houver restriçoes de valores, então força nisso.
    Tenho a mesma opinião, nos temos AC e recuperador e nunca o acendemos.
    Ainda assim ha quem goste realmente de ver a chama, ou quem tenha lenha de borla
  6.  # 707

Colocado por: DR1982É uma pergunta sincera.

Se a sua casa facilmente consegue ser uma Passive House, não sei qual é a dúvida, basta comprar um forno bom.
  7.  # 708

Colocado por: rjmsilva

Se a sua casa facilmente consegue ser uma Passive House, não sei qual é a dúvida, basta comprar um forno bom.
    Ate escrevi a explicar lhe, a meio percebi que nao valia a pena.
    • SrR

# 709

Colocado por: DR1982termos de consumo nao sei não, o AC tem COP semelhante à BC do PRH
    e ambas trabalham nas mesmas condições?
    • SrR
    • 5 dezembro 2021

# 710

Colocado por: CG.

Não foi para mim, mas dou o meu contributo.

Passa por adicionar uma bateria de "refrescamento" na conduta de insuflação após a VMC.
    Existem algumas abordagens. Mas, para mim, a mais prática é ser alimentada pelo circuito hidráulico (PRH) do piso radiante ou dos ventilo convectores (VC), caso existam (é que a bateria precisa da água na gama dos VC). Mantém o sistema simples. Na prática, ea grosso modo, é meter um VC após a VMC, apenas para refrescar/atenuar a ar.Não serve para climatizar.

Exemplos:
    https://www.selfio.de/lueftung/zentrale-lueftungsanlagen/zubehoer/kuehl-und-heizbox-fuer-euroair-lueftungsgeraete-bis-325-m3-h
    https://it.giacomini.com/prodotti/kbw

O ideal seria com desumidificação, baixando o excesso de humidade, permitindo o PHR baixar mais a temperatura.

Atenção: não sou instalador, sou um Dono de Obra que se interessa pelas coisas.
    tem vmc com desumificacao activa
    Concordam com este comentário: CG.
  8.  # 711

Colocado por: SrRe ambas trabalham nas mesmas condições?
    Por isso nao afirmei, questionei.
    Num dia de janela aberta desligo o AC e a noite ligo, passado uns minutos a casa esta fresca.
    Com PRH esta o dia todo a trabalhar, de outra forma, desligado demora umas horas a arrefecer
    • SrR
    • 5 dezembro 2021

# 712

O prh é para se manter ligado o que nao significa que esta sempre a trabalhar.
  9.  # 713

Colocado por: SrRO prh é para se manter ligado o que nao significa que esta sempre a trabalhar.
    Num dia de verao com a janela aberta ou esta desligado ou esta praticamente sempre a trabalhar, certo?
    A prova disso é os consumos do PTuga apos a piscina e mais dias de janelas abertas.
  10.  # 714

Colocado por: Pedro Azevedo78Alguém com um PRH a funcionar bem se lembra sequer de acender o recuperador? Ir buscar lenha, acartar, acender só para ver arder?

Yah. Há quem não se importe. E a chama é sempre bonita. Mas para climatizar tb não quero para mim.

Colocado por: DR1982É uma pergunta sincera.

Como disse há pouco: para além das BC terem um COP um pouco melhor, a maior diferença está na transferência entre a máquina e o ambiente, por assim dizer.

Se me perguntar se esta diferença de eficiência, só por si, justifica a diferença de custo, dir-lhe-ei que não.
    Mas a capacidade de produção AQS e conforto resultante (térmico e acústico) são aspectos pesados a ter em conta.

No final, resume-se sempre à carteira.
    Nesto caso de PRH e/ou VC, não acho que sejam sistemas imprescindíveis, mas sim opções extras que aumentam o conforto.
    • CG.

# 715

Colocado por: SrRtem vmc com desumificacao activa

Pois existem... o meu problema com a desumificação é o preço. Facilmente uma VMC duplica de preço...
    Mesmo uma unidade separada de desumificção, preço tabela, são pelo menos 2k.

P.S. não estou com isto a dizer que justifica ou não o preço. Nesta fase tenho é que conter os meus custos. Se for necessário, numa fase posterior avalio a necessidade de desumificação.
  11.  # 716

Colocado por: DR1982A prova disso é os consumos do PTuga apos a piscina e mais dias de janelas abertas.

PRH para arrefecer, é isso?

Pois, tb acho que nesses casos, só PRH sem um complemento não seja a situação ideal.

CG: mas o que pretende é desumidificar? Ou só como um passo para ajudar a climatização?
    • CG.
    • 5 dezembro 2021

# 717

Colocado por: pguilherme
    ...

CG: mas o que pretende é desumidificar? Ou só como um passo para ajudar a climatização?

Um pouco das duas.

Felizmente, desde que a construção seja adequada, a humidade não é um problema muito grave no nosso rectângulo. Mas existem, normalmente por excesso. Mas para isto, uma maquina da Worten resolve mais ou menos a coisa, por um custo inferior.

Quanto à climatização com o PRH, condiciona o arrefecimento. É uma dependência rígida e inversamente proporcional do sistema. Quanto mais humidade menor desempenho do PRH, ou, menor humidade maior desempenho do PRH. Relembro que isto aplica para arrefecer. O desequilíbrio produz consequências ruinosas, entre elas a condensação.
    Por isso existe a necessidade de remover humidade da habitação (mantendo em níveis saudáveis) para aumentar o desempenho do PRH (baixando a temperatura).

Outra abordagem é manter a habitação fresca. É que no nosso clima, se tiveres ar mais fresco, por norma, menor humidade tem. Logo refrescar o ar ajuda. Ou, quando ligas o sistema ires aos poucos baixando a temperatura do piso, prevendo que a habitação vai arrefecendo e consequentemente o ar, logo diminuindo a humidade do ar. Mas estas abordagens não resolvem bem quando abres uma janela (entrada de humidade exterior), ou tens muitas pessoas numa divisão, porque as pessoas (respiração e transpiração) aumenta a humidade.
    • CG.
    • 5 dezembro 2021

# 718

Outra solução passa por atacar o problema na origem, o ar, com a instalação dos famosos ventilo convectores. A maioria, tal como os ar condicionados, não fazem uma desumificação directa, mas como consequência de arrefecer. Ao arrefecer o ar drasticamente ainda dentro da máquina, vai condensar por excesso de humidade. Logo, por consequência, retira humidade do ar, arrefece o ar, e projecto o ar (directamente ou indirectamente) para as pessoas. Provocando imediatamente uma sensação de refrescamento.
  12.  # 719

Colocado por: DR1982Em termos de consumo nao sei não, o AC tem COP semelhante à BC do PRH
    dedução de quem não entende que comparar uns quantos ac´s numa habitação com a area integral climatizada é falsear a questão, mas mesmo nesse cenário as BC´s apresentam sempre muito maior eficiencia.
  13.  # 720

Colocado por: CG.permitindo o PHR baixar mais a temperatura.
    isto é mais uma das não questões pois niunguem no seu perfeito juizo pretende ter o pavimento gelado, o arrefecimento pelo PRH tem limites derivado a não poder ter temperaturas de contacto desagradaveis, não acredito que alguém considere util ou desejaél pisar um pavimento tipo pista de gelo.

0.0260 seg. NEW