Colocado por: AlkimiaEu na minha VMC só vou adicionar uma bateria para ajuda no arrefecimento.
Colocado por: DR1982Acha mesmo?
Colocado por: pguilhermeÉ uma pergunta sincera.
Pode clarificar/expandir a pergunta?
Colocado por: RUIOLI
Pode detalhar melhor esta solução?
Colocado por: Pedro Azevedo78Alguém com um PRH a funcionar bem se lembra sequer de acender o recuperador? Ir buscar lenha, acartar, acender só para ver arder?Tenho a mesma opinião, nos temos AC e recuperador e nunca o acendemos.
É que a casa já está confortavel...
Acho que é um custo (e complicar mais o sistema) desnecessario. Se não houver restriçoes de valores, então força nisso.
Colocado por: DR1982É uma pergunta sincera.
Acha mesmo que um PRH é mais eficiente que um AC?
Em termos de conforto nao ha discussão.
Em termos de consumo nao sei não, o AC tem COP semelhante à BC do PRH
Colocado por: rjmsilvaAte escrevi a explicar lhe, a meio percebi que nao valia a pena.
Se a sua casa facilmente consegue ser uma Passive House, não sei qual é a dúvida, basta comprar um forno bom.
Colocado por: DR1982termos de consumo nao sei não, o AC tem COP semelhante à BC do PRHe ambas trabalham nas mesmas condições?
Colocado por: CG.tem vmc com desumificacao activa
Não foi para mim, mas dou o meu contributo.
Passa por adicionar uma bateria de "refrescamento" na conduta de insuflação após a VMC.
Existem algumas abordagens. Mas, para mim, a mais prática é ser alimentada pelo circuito hidráulico (PRH) do piso radiante ou dos ventilo convectores (VC), caso existam (é que a bateria precisa da água na gama dos VC). Mantém o sistema simples. Na prática, ea grosso modo, é meter um VC após a VMC, apenas para refrescar/atenuar a ar.Não serve para climatizar.
Exemplos:
https://www.selfio.de/lueftung/zentrale-lueftungsanlagen/zubehoer/kuehl-und-heizbox-fuer-euroair-lueftungsgeraete-bis-325-m3-h
https://it.giacomini.com/prodotti/kbw
O ideal seria com desumidificação, baixando o excesso de humidade, permitindo o PHR baixar mais a temperatura.
Atenção: não sou instalador, sou um Dono de Obra que se interessa pelas coisas.
Colocado por: SrRe ambas trabalham nas mesmas condições?Por isso nao afirmei, questionei.
Colocado por: SrRO prh é para se manter ligado o que nao significa que esta sempre a trabalhar.Num dia de verao com a janela aberta ou esta desligado ou esta praticamente sempre a trabalhar, certo?
Colocado por: Pedro Azevedo78Alguém com um PRH a funcionar bem se lembra sequer de acender o recuperador? Ir buscar lenha, acartar, acender só para ver arder?
Colocado por: DR1982É uma pergunta sincera.
Acha mesmo que um PRH é mais eficiente que um AC?
Em termos de conforto nao ha discussão.
Em termos de consumo nao sei não, o AC tem COP semelhante à BC do PRH
Colocado por: SrRtem vmc com desumificacao activa
Colocado por: DR1982A prova disso é os consumos do PTuga apos a piscina e mais dias de janelas abertas.
Colocado por: pguilherme
...
CG: mas o que pretende é desumidificar? Ou só como um passo para ajudar a climatização?
Colocado por: DR1982Em termos de consumo nao sei não, o AC tem COP semelhante à BC do PRHdedução de quem não entende que comparar uns quantos ac´s numa habitação com a area integral climatizada é falsear a questão, mas mesmo nesse cenário as BC´s apresentam sempre muito maior eficiencia.
Colocado por: CG.permitindo o PHR baixar mais a temperatura.isto é mais uma das não questões pois niunguem no seu perfeito juizo pretende ter o pavimento gelado, o arrefecimento pelo PRH tem limites derivado a não poder ter temperaturas de contacto desagradaveis, não acredito que alguém considere util ou desejaél pisar um pavimento tipo pista de gelo.