Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Avancei recentemente com a compra de um terreno em loteamento, com projeto já incluído (arquitetura, especialidades, mapa de quantidades, projeto de execução).

    O polígono de implantação e as áreas de construção estão definidas no loteamento. Não pretendo alterar, ainda que eventualmente fosse possível.
    Pretende-se manter a arquitetura geral definida para o loteamento, em termos de acabamentos, terraços, varandas, etc.
    As áreas brutas de construção são contidas (90m2 no piso de baixo e 80m2 no piso de cima), pelo que também não há grandes malabarismos a fazer quanto à disposição interna...

    Ainda assim, podem ser feitas alterações ao nosso gosto, para as quais gostaria de obter algumas opiniões.

    Os desenhos são meus, baseados no Estudo Prévio. O Arquiteto desenvolverá os projetos "finais" com base neste estudo prévio e nos pedidos que lhe fizer.

    Tem garagem (-1), piso 0 e piso 1.
    Ainda pensei prescindir da garagem, mas com as áreas contidas dos pisos ficava sem arrumação, pelo que acho que acaba por ser um investimento justificado...

    Piso 0

    - Faz sentido o Hall tão fechado? Ou poderia a parede Hall-sala ter só 2m e depois ser "aberto" para a sala?
    - A cozinha como definida originalmente "Piso 0 - A" exige passagem obrigatória pela sala. Invertendo horizontalmente poderia abrir uma porta para o Hall,, encurtando o WC (ficaria mínimo...), e abriria uma janela por cima do lava-loiças.
    - Os "Arrumos" estão pequenos: aumentar e puxar a cozinha um pouco mais para baixo, para dentro da sala (com a parede até à porta de entrada a descer também, a acompanhar)?

    Alternativa com cozinha invertida:



    Piso 1

    - Acho que não há grande coisa a fazer, exceto decidir o que fazer com aquele "recorte"... Janela WC parece-me óbvio. Porta quarto já tenho dúvidas, fará sentido?
    - Este resulta da necessidade de reduzir a área bruta do piso 1 para os 80m2.
    - WC acessível é o da Suite.


    Obrigado desde já pelas vossas opiniões!
  2.  # 2

    Uns renders das opções das cozinhas... mais uma vez: feito por mim, só para ter uma ideia.

    Opção A, original


    Opção B, com porta direta para o Hall e janela em vez de porta para a rua (a porta da sala está mesmo ao lado).
  3.  # 3

    Colocado por: strikeregFaz sentido o Hall tão fechado?
    para mim nao.. é um desperdício de áreas

    mas porque nao pede ao arqº para fazer esse trabalho?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: strikereg
  4.  # 4

    Eu não metia bancos com bancada. não precisa disso para nada tem ali a mesa ao lado. MEta a bancada da peninsula com 70cm de profundidade. Olhe que sem os bancos ganha algum espaço de bancada na zona do lava loiças.
    Aproveite e meta o armário de canto da peninsula a servir a zona de refeições.
    Acho mais funcional a bancada com o lava loiças fronte a janela.
    Eliminava a porta directa da circulação para a cozinha. isso é logo tudo ai.Deixe a IS de serviço como estava.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: strikereg
  5.  # 5

    Eu colocaria um armario no hall na parede que faz divisão com a sala e a seguir a este deixaria tudo aberto.
    Também não fazia a ligação hall/cozinha e se fizesse sentido reduzia um pouco a IS de serviço.
    A cozinha, dentro das hipoteses, optava pela B, mas parece-me um pouco apertada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: strikereg
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemospara mim nao.. é um desperdício de áreas

    Obrigado pelo comentário.
    Sobre as áreas, não sei se ganharia grande coisa, afinal continuaria a ser apenas uma zona de passagem.
    Mas de facto o hall original parece-me um pouco claustrofóbico.
    Original vs. aberto




    Colocado por: antonylemosmas porque nao pede ao arqº para fazer esse trabalho?

    O projeto foi feito pelo arquiteto para o dono do loteamento. Discutirei o assunto com ele, claro, mas tenho de assumir à partida que, se fez aquelas propostas, é porque as achou as melhores, tendo em conta os seus conhecimentos técnicos e gostos pessoais...
    Pelo facto de algumas soluções me suscitarem algumas dúvidas é que estou a procurar outras opiniões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasEu não metia bancos com bancada. não precisa disso para nada tem ali a mesa ao lado. MEta a bancada da peninsula com 70cm de profundidade. Olhe que sem os bancos ganha algum espaço de bancada na zona do lava loiças.
    Aproveite e meta o armário de canto da peninsula a servir a zona de refeições.
    Acho mais funcional a bancada com o lava loiças fronte a janela.

    Obrigado pela sugestão. De facto é uma questão a considerar. A mulher acha que num pequeno almoço se evita estar a colocar toalha e ir para a mesa da sala. Come-se rapidamente na bancada e limpa-se a mesma com facilidade. Vou aproveitar para averiguar junto de conhecidos com soluções similares (bancada com bancos com a mesa de jantar nas costas sobre o uso efetivo)

    Colocado por: Pedro BarradasEliminava a porta directa da circulação para a cozinha. isso é logo tudo ai.Deixe a IS de serviço como estava.

    De facto faz sentido, a casa é compacta, não se justifica mais uma porta e sacrificar a IS de serviço para evitar um desvio de poucos metros...
  8.  # 8

    Colocado por: dmatosEu colocaria um armario no hall na parede que faz divisão com a sala e a seguir a este deixaria tudo aberto.
    Também não fazia a ligação hall/cozinha e se fizesse sentido reduzia um pouco a IS de serviço.
    A cozinha, dentro das hipoteses, optava pela B, mas parece-me um pouco apertada.

    Obrigado, de facto a cozinha nunca será grande. Mas ainda assim parece-me ter espaço de circulação suficiente para não haver confusão. Afinal, será apenas um local de trabalho, não de convívio, para isso existe a sala ao lado.

    Uma hipótese para a cozinha ser maior é prescindir dos Arrumos acima na planta, expandindo a cozinha até à parede de cima.
    Na verdade os arrumos previstos inicialmente têm apenas 1m de largura... parece-me mesmo muito claustrofóbico... aumentando-os, terei que "entrar" com a cozinha um pouco mais para baixo, para a sala.
    Na sala há espaço, não seria um problema de maior, mas não sei se não estraga um pouco a lógica existente de separação das entre as divisões, que assentava em recolher a cozinha para trás da IS social.

    Sem arrumos, seria algo deste género, com as máquinas à direita a serem embutidas...


  9.  # 9

    Detesto armarios suspensos nas cozinhas.
    A chaminé substitua por uma elevatória na placa ou embutida na placa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: strikereg
  10.  # 10

    Colocado por: SirruperDetesto armarios suspensos nas cozinhas.
    A chaminé substitua por uma elevatória na placa ou embutida na placa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:strikereg

    Aqueles por cima da janela, certo? Talvez faça sentido prescindir dos mesmos (trocar estética por espaço de arrumação) ou colocar aí móveis mais "leves", deste género (um meio termo):

  11.  # 11

    Outra hipótese prescindindo dos arrumos. Ficaria assim toda a despensa \ arrumos de limpeza concentrada nos armários de cozinha.

    Planta


    Visão geral


    Armários
  12.  # 12

    Desculpa o offtopic, mas qual é software/website onde estás a fazer os desenhos e modelos de armários?
  13.  # 13

    Colocado por: midnight_fruitsDesculpa o offtopic, mas qual é software/website onde estás a fazer os desenhos e modelos de armários?

    Ora essa, sem problema.

    Experimentei uma série de opções gratuitas a fazer estas experiências, mas só fiquei mesmo satisfeito com algo profissional: estou a usar o Archicad, versão trial de 30 dias.

    Ainda tive que gastar umas horas para perceber o funcionamento, mas valeu a pena.

    Agora tenho é que me despachar com estas decisões, que daqui a 20 dias já não consigo fazer experiências :)

    Para os armários em especial também gostei do editor 3D do IKEA porque permite perceber que soluções existem para móveis de canto, módulos que deslizam totalmente para fora, tipos de gavetas, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: midnight_fruits
  14.  # 14

    Quem optou por cozinhas sem despensa / arrumos, como é que tem sido a vossa vivência no dia a dia?

    Arrependidos? Ou nem por isso?
  15.  # 15

    Boa noite,

    A minha planta é muito parecida com a sua, assim como a área bruta de construção que é 160m2.
    Eu optei por não ter despensa, apenas armários.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: strikereg
      AA45A382-6675-4B4D-BF86-669210DED538.jpeg
  16.  # 16

    Colocado por: militarBoa noite,

    A minha planta é muito parecida com a sua, assim como a área bruta de construção que é 160m2.
    Eu optei por não ter despensa, apenas armários.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:strikereg
      AA45A382-6675-4B4D-BF86-669210DED538.jpeg


    Parece-me bem organizado.
    No meu caso perco um pouco mais de espaço por ter as escadas para a cave. Além disso as escadas para o piso superior dividem o espaço a meio, o que também limita as opções.

    Estou inclinado para prescindir da despensa.

    E também para abrir mais o Hall, face ao projeto original.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: militar
  17.  # 17

    Colocado por: strikeregNa verdade os arrumos previstos inicialmente têm apenas 1m de largura

    Nessa parede nem consegue colocar as máquina lado a lado, só uma em cima da outra
  18.  # 18

    Falando da minha experiencia sobre a janela por cima da bancada.
    Nós temos essa janela assim e como está a apenas uns 7cm acima da bancada fica muito limitado para a abrir.
    Basta ter um copo e inviabiliza a abertura eeee do lado de fora vê-se sempre a louça no escorredor.
  19.  # 19

    Colocado por: primavera
    Nessa parede nem consegue colocar as máquina lado a lado, só uma em cima da outra


    Sim, os arrumos originais estavam demasiado estreitos, não percebo a ideia inicial...

    Colocado por: primaveraFalando da minha experiencia sobre a janela por cima da bancada.
    Nós temos essa janela assim e como está a apenas uns 7cm acima da bancada fica muito limitado para a abrir.
    Basta ter um copo e inviabiliza a abertura eeee do lado de fora vê-se sempre a louça no escorredor.

    Obrigado, em principio seria de correr.
  20.  # 20

    Abri um pouco mais o Hall, nomeadamente a parede para as escadas superiores: melhor ou pior?

    Com parede a esconder escadas


    Sem parede
 
0.0249 seg. NEW