Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos, desejo a todos um feliz natal e um novo ano repleto de coisas boas.
    O assunto que me trás ao fórum, é o seguinte:
    Pretendo construir um telheiro onde possa colocar 2 carros. Estou a pensar numa frente do telheiro com cerca de 7 a 8 m e um fundo de 5 a 6 m. Será que esta frente do telheiro pode ficar apenas com um pilar em cada ponta? Estou a pensar usar telha lusa.
    Alguém me pode dar uma ajuda de como resolver este problema?
    Cumprimentos,
    Zémidas
    • naar
    • 22 dezembro 2009

     # 2

    Colocado por: ZemidasCaros amigos, desejo a todos um feliz natal e um novo ano repleto de coisas boas.
    O assunto que me trás ao fórum, é o seguinte:
    Pretendo construir um telheiro onde possa colocar 2 carros. Estou a pensar numa frente do telheiro com cerca de 7 a 8 m e um fundo de 5 a 6 m. Será que esta frente do telheiro pode ficar apenas com um pilar em cada ponta? Estou a pensar usar telha lusa.
    Alguém me pode dar uma ajuda de como resolver este problema?
    Cumprimentos,
    Zémidas


    Pode com certeza!

    Agora tem que esperar por um engenheiro! :)

    Pode ir começando a pensar para além da telha lusa como quer a lage, vigas de pré-esforçado com ripa e telha á vista, vigas e abobadilhas, etc!

    Acho que será útil essa informação.
    • naar
    • 22 dezembro 2009

     # 3

    Enquanto espera, pode sempre ver se esta situação lhe agrada! :)

    http://www.tugatronica.com/sem-espaco-para-guardar-o-seu-carro/
  2.  # 4

    Boas

    Pode, mas tem de ter em atenção para que a face inferior da viga fique a um nível apropriado. Digo isto porque a viga - dependendo do tipo de cobertura - vai ser bastante alta ( "a olho" : 25 x 70 cm? )

    cumps
    José Cardoso
    • naar
    • 22 dezembro 2009

     # 5

    Colocado por: j cardosoBoas

    Pode, mas tem de ter em atenção para que a face inferior da viga fique a um nível apropriado. Digo isto porque a viga - dependendo do tipo de cobertura - vai ser bastante alta ( "a olho" :70 cm? )

    cumps
    José Cardoso


    Sr. engº,

    Com uma lage só com pré-esforçado e ripas de 1mt. não faz isso por 0,50 de altura assente em dois "bons" pilares? :))
    •  
      FD
    • 22 dezembro 2009

     # 6

    Já leu o que foi escrito por aqui sobre telheiros?
  3.  # 7

    Boas tardes,

    Em vez de utilizar uma estrutura em Betão Armado, pense numa estrutura metálica. Uma mesa em perfis de aço, travessas em aço galvanizado, e depois coloca a telha que quiser.
  4.  # 8

    Boas

    Com uma lage só com pré-esforçado e ripas de 1mt. não faz isso por 0,50 de altura assente em dois "bons" pilares? :))

    É provável (talvez precise de 55, 60 cm). Tinha na cabeça aquele valor ( 8 m) porque ainda recentemente tive um caso desses. Fui verificar e era diferente: Tem cobertura inclinada em laje aligeirada e ainda laje de tecto (que recebe a cobertura através de paredes resistentes de tijolo). O vão livre da viga é 7,90 m.
    No desenho anexo é o pórtico 4. A vermelho a projecção da cobertura inclinada.

    cumps
    José cardoso
 
0.0087 seg. NEW