Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Tenho uma moradia composta por dois pisos e uma cave.

Já existe uma pré instalação de aquecimento central, com saída para radiadores em todos os cómodos (ainda não adquiri os radiadores).
    Na cave tenho uma caldeira a gasóleo ligada ao sistema de radiadores e AQS, e também um esquentador ligado a AQS (como alternativa a caldeira).

Tenho lido bastante que caldeiras a gasóleo não são eficientes, tanto do ponto de vista ambiental como pelos custos de utilização.

Visto isto estava a ponderar instalar AC para substituir este sistema, e já serviria tanto para frio como para calor, entretanto me parece um certo desperdício já ter toda a instalação do aquecimento central feita, e não fazer uso.

Gostava se possível da opinião de vocês sobre este assunto.

Compensa manter a caldeira a gasóleo? Ou manter o sistema como está, entretanto com outro tipo de caldeira?
    Um sistema híbrido de AC + caldeira faria sentido?
    E um termoacumulador, viria a calhar?

Muito obrigado, cumprimentos
  2.  # 2

O que acaba por ser desperdício é ter a caldeira a gasóleo sem nunca a ter usado, já que não tem os radiadores.

O AC é uma excelente opção até porque faz frio e quente, ao contrário das restantes. Tem a desvantagem de ter de as máquinas penduradas na rua e tubagens para passar pelo tecto nas divisões interiores. E numa moradia grande, muitas máquinas.

Qualquer alternativa que passe por usar os radiadores vai usar tanto mais energia quanto a temperatura de funcionamento for mais elevada. O gasóleo está muito caro, o gás também não está barato e a electricidade está em máximos históricos.
    Se for para usar os radiadores teria de investir bastante em radiadores de baixa temperatura (ventilados de preferência), que será um custo muito significativo, a fim de reduzir a necessidade de energia na fonte.

Provavelmente a opção mais "em conta" seria uma caldeira inteligente a pellets, que já não se chateia de trabalhar com radiadores dos mais baratos.

Em qualquer dos casos, é muito importante não descurar a eficiência energética da casa, quanto mais perdas mais tem de trabalhar o aquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gbrlm90
  3.  # 3

Olá Bruno, obrigado pelas dicas :)

A caldeira era usada pelo antigo morador, ele retirou todos os radiadores quando vendeu a casa.

Caldeira a pellets requer que fique a alimentar aquilo a toda hora certo? Não sei bem como funciona, mas a impressão que tenho é que os pellets queimam mesmo rápido, e aqui no caso tem as águas para aquecer, e os radiadores espalhados por cerca de 200m2. Seria eficiente fazer isso com pellets?

E quanto ao termoacumulador a eletricidade para as águas? Vale a pena?
    • SrR
    • 2 outubro 2021

# 4

Colocado por: gbrlm90Caldeira a pellets requer que fique a alimentar aquilo a toda hora certo
    depende da caldeira que instalar. Tem caldeiras com silos externos para uma maior autonomia
  4.  # 5

Colocado por: gbrlm90E quanto ao termoacumulador a eletricidade para as águas? Vale a pena?

Também depende. Um termoacumulador custa uns 100-150€, mas depois o consumo de electricidade é muito significativo.
    Se tiver acesso a gás natural, se calhar um esquentador convencional faz as vezes.
    Alternativamente pode pensar numa bomba de calor, que consume menos electricidade que o termoacumulador, mas também tem um custo de aquisição muito superior.

É preciso fazer contas e avaliar as várias hipóteses.

O aquecimento das águas sanitárias pode ser conseguido com um investimento relativamente controlado. Para AQC numa área tão grande vai sempre ser "duro". Se for para soluções de baixa temperatura (BC com ventiloconvectores) o investimento inicial é brutal, mas depois terá um custo de utilização mais baixo. Se optar pela BC facilmente também a coloca a fazer AQS. Pellets com radiadores normais pode ser uma boa escolha, provavelmente a de custo mais equilibrado.
    Por fim, AC com a vantagem de também fazer frio.

Diria que o ideal seria pedir alguns orçamentos para cada uma das hipóteses e começar a comparar ;)
    Concordam com este comentário: gbrlm90

0.0105 seg. NEW