Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: pguilhermeComo é que fazem com os vidros e plásticos?


    Aqui a câmara distribuiu 3 contentores para separar os resíduos, recolhem em dias fixos. Não uso caixote de lixo na cozinha, o lixo que vamos fazendo vai separado para esses contentores que estão no pátio, o lixo indeferenciado vai para um saco de lixo e vai para o contentor da rua ao final do dia.
  2.  # 22

    Eu tenho sistema de balde de abrir com a porta (debaixo das pias), anteriormente tinha balde normal de pedal, adoro esta opção de abrir com a porta, não me parece suscetível de grandes avarias e está mesmo ao lado da zona de preparação, e igualmente perto do fogão. O de pedal estava mais afastado e não eram raras as vezes que sujava o chão todo com salpicos a colocar lá o lixo, mesmo que levado em pequenas sacas, que às vezes estão furadas! :D

    O facto de ter as mão sujas e ter de abrir a porta não me parece sequer um problema, já que muitas vezes tenho a porta aberta enquanto estou a necessitar do balde. Se salpicar alguma coisa para a portam limpa-se em segundos.

    Por isso acho que é mais prático, mais limpo e porque os baldes por norma são mais pequenos, o meu penso ser de 15 L, não caímos na tentação de deixar encher muito, logo não acumula cheiros indesejáveis.

    Na outra porta tenho um único balde para reciclagem, onde junto tudo, quando está cheio é só levar para o ecoponto e fazer ali a separação, não me toma mais do que 5 minutos. Neste nunca uso saco plástico.
  3.  # 23

    Colocado por: euEu tenho 3 caixas enormes na cave, uma para vidro, outra para papel e outra para plástico/metal.

    Vou enchendo, e de vez em quando levo no carro para a reciclagem.

    Soluções para cozinha, já vi umas caixas com 3 compartimentos, muito interessante para a separação do lixo.

    Eu tb tenho feito algo assim para os vidros. Torna-se rapidamente volumoso para estar na cozinha (e passa muito tempo vazio), então só tenho lá fora.

    Na cozinha tenho para indiferenciado, plásticos e papel, num conjunto de 3x15 l. Quando estão cheios, passam para os respectivos lá de fora, que têm 50l. Mas estes nunca chegam a encher.

    Colocado por: euNota: a quantidade de lixo que uma família de 4 pessoas produz por semana é assustadora.

    Mesmo!
  4.  # 24

    Colocado por: rjmsilvaNão uso caixote de lixo na cozinha, o lixo que vamos fazendo vai separado para esses contentores que estão no pátio, o lixo indeferenciado vai para um saco de lixo e vai para o contentor da rua ao final do dia.

    Então sempre que quer deixar algo fora, tem de ir ao pátio ou ter um saco "solto" na cozinha?

    Colocado por: Ana_DadoEu tenho sistema de balde de abrir com a porta (debaixo das pias), anteriormente tinha balde normal de pedal, adoro esta opção de abrir com a porta, não me parece suscetível de grandes avarias e está mesmo ao lado da zona de preparação, e igualmente perto do fogão.

    Tive uma solução do género que se partiu 2 vezes (arranjar "peças" é complicado) mas não dava muito jeito porque impedia o acesso ao lavatório sempre que se queria deitar algo fora.

    Colocado por: Ana_DadoO facto de ter as mão sujas e ter de abrir a porta não me parece sequer um problema, já que muitas vezes tenho a porta aberta enquanto estou a necessitar do balde.

    Pois, ter a porta "permanentemente" aberta enquanto se usa a cozinha seria um empecilho. E ter de andar a limpar as portas pior ainda. Por exemplo, ao cortar carne crua, tudo o que toca na carne deve ser muito bem limpo e desinfectado. Se tiver os dedos sujos, vou te que depois andar a desinfectar puxadores, etc.

    Um caixote com abertura generosa, sem constrições (por ex.: ficar dentro armário), com tampa com pedal (que não precise de usar as mãos), para mim são aspectos importantes.

    Ainda tenho uma ajuda: um pequeno recipiente que fica preso a uma gaveta na zona de preparação, para empurrar com a faca os restos do que esteja a cortar/preparar, e assim mantem-se a bancada de preparação mais desimpedida. Este é despejado para o lixo normal após preparar a refeição e depois é lavado, às vezes na máquina.
  5.  # 25

    O meu balde não me impede de aceder à pia, tenho duas, e o balde fica do lado da pia que apenas uso para deixar escorrer a loiça lavada, a outra está sempre livre. Quando aberto fica virado para um canto da cozinha, logo não estorva tão pouco na circulação.

    Claro que cada um deverá adaptar às suas preferências e/ou formato da cozinha, na minha funciona muito bem assim.

    Para já o balde tem 2 anos de uso e zero avarias, parece bem resistente.

    Aliás, na minha cozinha não tinha onde colocar balde de pedal, está toda ocupada com armários.
  6.  # 26

    Colocado por: pguilhermeEntão sempre que quer deixar algo fora, tem de ir ao pátio ou ter um saco "solto" na cozinha?


    Sim, usamos uma saquita daquelas da fruta do supermercado enquanto preparamos a refeição, depois leva-se lá para fora.
  7.  # 27

    Colocado por: rjmsilva

    Sim, usamos uma saquita daquelas da fruta do supermercado enquanto preparamos a refeição, depois leva-se lá para fora.


    A minha mãe usa esse método, eu confesso que não gosto, ora não sei onde colocar o lixo de um simples lanche por exemplo, ou então tem de ter sempre uma saca com lixo numa das pias da cozinha.
    Mas eles lá se adaptaram e assim fazem.
  8.  # 28

    A minha mulher não gosta de ter baldes de lixo na cozinha. O lixo da preparação das refeições vai para o saco avulso, outro lixo que se vai fazendo leva-se lá fora ao pátio.
    • eu
    • 4 outubro 2021

     # 29

    Colocado por: rjmsilvaoutro lixo que se vai fazendo leva-se lá fora ao pátio.

    Não há gatos nessa zona?
  9.  # 30

    Colocado por: eu
    Não há gatos nessa zona?


    É tudo fechado, não têm acesso.
  10.  # 31

    Cá em casa temos um balde de pedal na cozinha, 20 lts. A reciclagem é colocada no exterior, comprei uma estante de prateleiras de pinho e adaptei uma gaveta com umas corrediças sendo que tem duas divisórias (plástico/metal e papel) onde entram 2 sacos respetivamente, o vidro colocamos num saco reutilizável à parte, numa das estantes.
    A reciclagem é vazada uma vez por semana (temos ecoponto a dois passos de casa).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
 
0.0169 seg. NEW