Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Antes de mais peço desculpa pelo desenho "arcaico", mas não sou profissional. Estou a adquirir este terreno e como tem uma "forma" um pouco diferente, tenho muitas dúvidas sobre como desenhar a casa. Pretendia fazer uma moradia térrea, com piscina. Mas não sei muito bem quantos metros deixar da estrada e da casa ao lado.
    Podem esclarecer?
    E agradecia sugestões sobre a forma da casa e orientações pff. A casa do lado esquerdo tem muro encostado.
      Untitled.png
  2.  # 2

    Oh Rui...
    Primeiro. Tem de ter a certeza que é possível licenciar uma habitação aí. Já tem essa confirmação?

    Segundo. Quem tem de saber e orientar as coisas, durante a elaboração do projecto de arquitectura, é um Arquitecto. Aquele que terá de contratar para resolver o projeto consigo e que será responsável pelo processo de licenciamento.
    Caberá a este definir e seguir o que for possível em termos de implantação e de afastamento às extremas, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RuyPedro
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasOh Rui...
    Primeiro. Tem de ter a certeza que é possível licenciar uma habitação aí. Já tem essa confirmação?

    Segundo. Quem tem de saber e orientar as coisas, o projecto de arquitectura, é um Arquitecto. Aquele que terá de contratar para resolver o projeto consigo e que será responsável pelo processo de licenciamento.


    Olá Pedro,

    Sim já vi, pelo PDM é possível construir.
    E sim, tem razão com um arquiteto é que deve ser, mas queria ter uma ideia para poder depois pensar e explicar ao arquiteto , ou seja, ter uma ideia prévia e visualizar :)
  4.  # 4

    arranje um levantamento topografico quanto muito e o programa funcional que quer para a sua casa
    sem isso o que está a pedir é como que pedir uma pintura sem tema numa tela em branco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RuyPedro
  5.  # 5

    Uma das minhas dúvidas são os metros que tenho de deixar. Se para o muro do vizinho tenho de deixar 3 metros se quiser abrir janelas, e para a estrada? Sendo que o terreno tem uma elevação de cerca de 1 metro do lado da estrada.
  6.  # 6

    Não sabemos pode até ter que deixar 10m... Depende da classificação dessa estrada, do definido em regulamento do pdm ou regulamento municipal.

    Esse terreno parece ser rústico. Estará fora de perímetro urbano? Qual é é a área? As dimensões gerais.

    Não se preocupe em dizer que quer assim ou assado. A implantação será um tema a discutir com o arquitecto... Depende dos condicionantes. A coisa, se o arquitecto for competente, sairá naturalmente. Não comece com ideias pré concebidas. É contraproducente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RuyPedro
  7.  # 7

    os metros que tem de deixar tem de ver no regulamento camarário e no PDM, cada camara e cada zona em si ( depende da classificação do solo) pode ter parametros diferentes. Ninguem por aqui apenas com as informações que dispos, vai ser capaz de lhe adiantar muito mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RuyPedro
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasNão sabemos pode até ter que deixar 10m... Depende da classificação dessa estrada, do definido em regulamento do pdm ou regulamento municipal.

    Esse terreno parece ser rústico. Estará fora de perímetro urbano? Qual é é a área? As dimensões gerais.

    Não se preocupe em dizer que quer assim ou assado. A implantação será um tema a discutir com o arquitecto... Depende dos condicionantes. A coisa, se o arquitecto for competente, sairá naturalmente. Não comece com ideias pré concebidas. É contraproducente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RuyPedro


    Obrigado pelos inputs Pedro.
    O Terreno está em perímetro urbano, é solo urbano pelo PDM, já consultei online. Tem cerca de 1400m2. Em cima, na parte mais larga mede cerca de 23m (de um lado ao outro) e em baixo na zona mais "curta" mede quase 12m de uma ponta a outra.
    Gostaria de fazer uma moradia terrea, até para diminuir custos do betão. Mas gostaria de ter muito vidro em toda a volta.
  9.  # 9

    Colocado por: RuyPedroGostaria de fazer uma moradia terrea, até para diminuir custos do betão. Mas gostaria de ter muito vidro em toda a volta



    Tapa de um lado... Destapa ainda mais do outro.
    Lololol.
    Os projectos são feitos de equilíbrios... De ponderação, de compromissos. De tempo para análise, discussão e decisão.

    Boa sorte. Vá lá ver da equipa de projectos.
  10.  # 10

    Pois eu sei, menos uma placa diminui os custos, mais vidro aumenta os custos... é sempre assim :)
    Mas alguma sugestão ?
  11.  # 11

    Procurar outro terreno
  12.  # 12

    Alguém se lembra daquele projecto de um arquiteto de origem Argentina (?) que fez uma casa salvo erro em Santa Maria da Feira.
    Era interessante num terreno com esta configuração.

    O nome do arquitecto era Marco(?)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RuyPedro
  13.  # 13

    Colocado por: RuyPedroMas alguma sugestão ?


    Olá. Pare com os desenhos, são contraproducentes. Escreva uma lista do que quer como casa, que tipo de espaços, tipologia, numero de compartimentos. Defina um orçamento limite. Procure um Arquitecto, preferencialmente da sua região.
  14.  # 14

    Colocado por: RuyPedroPois eu sei, menos uma placa diminui os custos, mais vidro aumenta os custos... é sempre assim :)
    (...)

    Não é dito que uma casa térrea lhe diminua assim os custos. Vai ter mais superficie exterior por volume construido do que com dois pisos. E não vai menos área de "placas", essa lógica não entendi.
    Mas isso são conjeturas menos importantes. Tem mesmo de falar com um arquiteto. Ou com vários.
    Peça orçamentos para estudos prévios, e se não forem preços absurdos, mande fazer 2 ou 3 estudos.
  15.  # 15

    Com um esquema rápido para uma habitação com apenas 150m², podemos ver que há poucas diferença entre uma casa térrea e uma de r/c+1 no que diz respeito a eventuaus custos direto de construção. As diferneças serão mais funcionais, numa pode percorrer a casa sem degraus, ou pode conseugir climatizar melhor a outra.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandoFerreira
      fdc-esquema áreas-211004.jpg
  16.  # 16

    Colocado por: RuyPedroPodem esclarecer?
    tem de ver com um arquitecto local

    isso pode variar de localidade para localidade
  17.  # 17

    Obrigado pelos vossos comentários. Já agora, que programa aconselham para poder desenhar as divisões etc?
    E outra questão, quem se aventurou pelas adjudicações por sua conta, usaram algum excel para controlar? alguém pode partilhar?
  18.  # 18

    Colocado por: RuyPedroObrigado pelos vossos comentários. Já agora, que programa aconselham para poder desenhar as divisões etc?
    E outra questão, quem se aventurou pelas adjudicações por sua conta, usaram algum excel para controlar? alguém pode partilhar?


    Este post demonstra que não ligou patavina ao que lhe disseram atrás...

    Está aqui, está a perguntar quais os documentos necessários para a licença de utilização e ainda nem o terreno tem.
  19.  # 19

    Colocado por: mandrongo

    Este post demonstra que não ligou patavina ao que lhe disseram atrás...

    Está aqui, está a perguntar quais os documentos necessários para a licença de utilização e ainda nem o terreno tem.


    Errado! Demonstra que li as várias respostas bem como vários posts deste fórum e quero precaver-me e tentar fazer as minhas contas antes de me aventurar! Quantas post não vejo por aqui com pessoas como eu com dúvidas e que os conselhos são sempres os mesmos "devia ter pensado antes" "com esse valor não constrói" "não se aventure" e os sonhos são simplesmente "destruídos"! E porque? Porque quem se aventura não lê nem faz as suas contas antes!
    Portanto, para que não aconteça o mesmo, pelo menos tento estudar e fazer as minhas contas!
    Se me quiser ajudar, agradeço, mas se for só para fazerem comentários "destrutivos", não obrigado.

    Agradeço realmente quem me tentou ajudar aqui, já aprendi várias coisas, por exemplo o @nunogouveia com a imagem fiquei esclarecido sobre algo que não conhecia e agradeço bastante como a outros.

    Exemplo: estão sempre a falar do preço por m2, que os empreiteiros estão com muito trabalho, etc... quando peço ajuda para fazer a minha organização de fazer adjudicações diretas ninguém se pronuncia...
  20.  # 20

    Colocado por: RuyPedroJá agora, que programa aconselham para poder desenhar as divisões etc
    contratar um arquitecto

    o que vc deve fazer é escrever uma lista das coisas que quer para a sua casa, um programa. esqueça os desenhos.
 
0.0206 seg. NEW