Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Silicato de cálcio pode ser placa simples e se não quiser fazer estrutura metálica de suporte deve ter 30mm de espessura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrap
    • jrap
    • 13 novembro 2021

     # 2

    Colocado por: jorgealvesSilicato de cálcio pode ser placa simples e se não quiser fazer estrutura metálica de suporte deve ter 30mm de espessura


    Ok. A estrutura metalica deverei ter de a fazer para colocar as placas de gesso.

    A minha ideia seria isto:

    Sem-T-tulo

    A seta verde a grelha de entrada de ar (que até poderá não ser necessária uma vez que o adf tem admissão de ar exterior)

    As 3 setas vermelhas seriam as grelhas de saida do ar da hotte. Ou outra hipotese, se esteticamente ficar melhor, colocar uma grelha com 1m na parte de cima do recuperador e outra na zona onde está o tubo.

    O caixote de baixo será forrado a pedra 2cm (em principio o granito galaxy). A "porta" de inspeção se der colocaria por cima para ficar mais discreto, se não for viável coloco do lado esquerdo
    • SrR
    • 13 novembro 2021

     # 3

    O verde e o vermelho mais alto mantenha para fazer a descompressão da hotte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrap
    • SrR
    • 13 novembro 2021

     # 4

    E ligue a alimentação de ar primário do recuperador ao exterior
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrap
  2.  # 5

    Colocado por: SrRE ligue a alimentação de ar primário do recuperador ao exterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jrap
    no adf tem que se inventar um bocadinho para fazer isso pois ainda ninguém na fábrica se lembrou de fazer um acessório para isso.
    • SrR
    • 13 novembro 2021

     # 6

    Colocado por: jorgealvesno adf tem que se inventar um bocadinho para fazer isso pois ainda ninguém na fábrica se lembrou de fazer um acessório para isso.
    tudo se faz
    • jrap
    • 13 novembro 2021

     # 7

    Colocado por: jorgealvesno adf tem que se inventar um bocadinho para fazer isso pois ainda ninguém na fábrica se lembrou de fazer um acessório para isso.


    Eu além do aro, comprei um acessório para o ar exterior. Não sei se será isso que falam... quando o desembalar já tiro uma foto
  3.  # 8

    Veja este site.
    https://sitiodaslareiras.com/
    Do muito que procurei faz muitos anos, este site foi o que me pareceu o mais esclarecedor, e a mostrar o tipo de asneiras que mais se fazem por ca.
    Tem lá tudo o que procura saber.
    E não, não precisa de lã nenhuma. Ventila bem essa hotte, que evita as fissuras e ainda tem mais aproveitamento de calor.
    • jrap
    • 13 novembro 2021

     # 9

    Colocado por: Pedro Azevedo78Veja este site.
    https://sitiodaslareiras.com/
    Do muito que procurei faz muitos anos, este site foi o que me pareceu melhor.
    Tem lá tudo o que procura saber.


    Já li de ponta a ponta =D inclusive os videos do youtube kkk
  4.  # 10

    Colocado por: jrapJá li de ponta a ponta =D inclusive os videos do youtube kkk

    :)
    Então já tem umas luzes.
    • jrap
    • 13 novembro 2021

     # 11

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    :)
    Então já tem umas luzes.


    Sim, agora é convencer quem me vai executar o caixote a fazer como eu quero
  5.  # 12

    Colocado por: jrap

    Sim, agora é convencer quem me vai executar o caixote a fazer como eu quero


    Quem é que vai pagar? Quem paga, manda.
    • dom123
    • 13 novembro 2021 editado

     # 13

    O meu recuperador fui eu que o montei, na altura pedi orçamentos e para colocar 2 placas de pladur queriam +/-750€ e claro isolavam o tubo de exaustam bem como a hotte, mesmo eu dizendo que não queria nada isolado para tirar o máximo aproveitamento do recuperador.
    Como não cheguei a consenso com nenhum instalador optei eu por comprar o mesmo aqui numa casa que me fez um preço de campanha e eu mesmo pus mãos á obra.
    Não coloquei qualquer tipo de isolamento, fiz dupla placagem e admissão de ar do exterior forçado recorrendo a um termostato que liga quando a temperatura no interior da hotte for maior que 40º.
    Só tenho uma grelha junto ao teto e a temperatura dentro da hotte não passa os 50º
    Não tenho grelhas laterais porque o recuperador está quase todo dentro da caixa de ar
    A admissão de ar vem pela caixa de ar e entra por baixo do recuperador...
      20211113_174128.jpg
      20211113_174108.jpg
      20211113_174050.jpg
      20211113_175009.jpg
  6.  # 14

  7.  # 15

    Colocado por: dom123O meu recuperador fui eu que o montei, na altura pedi orçamentos e para colocar 2 placas de pladur queriam +/-750€ e claro isolavam o tubo de exaustam bem como a hotte, mesmo eu dizendo que não queria nada isolado para tirar o máximo aproveitamento do recuperador.
    Como não cheguei a consenso com nenhum instalador optei eu por comprar o mesmo aqui numa casa que me fez um preço de campanha e eu mesmo pus mãos á obra.
    Não coloquei qualquer tipo de isolamento, fiz dupla placagem e admissão de ar do exterior forçado recorrendo a um termostato que liga quando a temperatura no interior da hotte for maior que 40º.
    Só tenho uma grelha junto ao teto e a temperatura dentro da hotte não passa os 50º
    Não tenho grelhas laterais porque o recuperador está quase todo dentro da caixa de ar
    A admissão de ar vem pela caixa de ar e entra por baixo do recuperador...
      20211113_174128.jpg
      20211113_174108.jpg
      20211113_174050.jpg
      20211113_175009.jpg


    Fotos do interior é que era.
    • jrap
    • 17 novembro 2021

     # 16

    Para as bombas circuladoras falaram-me de duas marcas: grundfos e wilo. Alguém recomenda?
    • SrR
    • 17 novembro 2021

     # 17

    Qualquer uma das duas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrap
    • jrap
    • 18 novembro 2021 editado

     # 18

    Para não estar a abrir outros topicos e como não consigo mudar o nome deste para um nome mais "geral" continuo neste relativamente às questões relacionadas com a minha instalação.

    Estamos a escolher os radiadores e aqui surgiram-nos algumas dúvidas...nós tínhamos preferência por um estilo de radiador de linhas mais direitas, com aspeto mais "moderno". Na marca "global" tem alguns desse género e, apesar de na ficha técnica não encontrar diferenças, alertaram-nos que os que têm as aberturas na parte de cima "aquecem menos" (não foi assim que disseram mas não consigo explicar de outra forma) do que os que têm aquelas aberturas para a parte frontal, pois essas aberturas fazem com que o ar quente saia para a frente e os outros o calor sai para cima. Como o ar quente tem tendência a subir estes que têm as aberturas à frente dispersam o calor mais pela divisão. Realmente pareceu-me ter lógica, mas ao consultar a ficha técnica dos modelos (Oscar e Oscar Tondo) a verdade é que o coeficiente térmico é igual. Que acham?

    Em relação aos toalheiros das casas-de-banho nós já sabíamos que não sendo radiadores "normais" pois o propósito deles é sobretudo secar e aquecer as toalhas não aquecem tão bem a divisão: nesta marca "global" tem lá dois modelos. O Vetta tem aquele aspeto de tubos que já conhecia. E tem o Junior que tem "os tubos mais altos". Acham que este ultimo aqueceria melhor a casa de banho?

    Site: https://www.globalradiatori.it/radiatori
    • jrap
    • 18 novembro 2021

     # 19

    Alguém entendido em radiadores? 😁
  8.  # 20

    Colocado por: jrapalertaram-nos que os que têm as aberturas na parte de cima "aquecem menos" (não foi assim que disseram mas não consigo explicar de outra forma) do que os que têm aquelas aberturas para a parte frontal, pois essas aberturas fazem com que o ar quente saia para a frente e os outros o calor sai para cima.
    tretas,
    pois o calor da convecção é sempre direcionado para cima, o "calor radiado" é diferente sendo muito mais "sentido" quanto maior for a area de exposição.

    sim este é o principio de funcionamento de um qualquer radiador, emitir calor por convecção e por radiação.
 
0.0301 seg. NEW