Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: rui.fernPelo que entendo do site, esses 35 graus é para fazer disparar o sistema (https://aquareturn.pt/i/faqs). Abaixo de 35 graus, puxa agua quente ate ultrapassar a temperatura. Se colocar o dispositivo na torneira mais longe, deverá abranger outras torneiras, caso contrario obriga a instalar múltiplos dispositivos.
    Eu ando de olho noutro equipamento (https://wilo.com/pt/pt/Produtos-e-compet%C3%AAncias/pt/produtos-experiencia/habitacoes-uni-e-bifamiliares/aquecimento/agua-potavel-quente/wilo-star-z-nova), já que o que eu queria era nao esperar pela agua quente, no entanto, não tenho certeza que não obrigue a ter circuito de re-circulação, se bem que ainda não percebi porque não funcionaria.


    Colocado por: rui.fernPelo que entendo do site, esses 35 graus é para fazer disparar o sistema (https://aquareturn.pt/i/faqs). Abaixo de 35 graus, puxa agua quente ate ultrapassar a temperatura. Se colocar o dispositivo na torneira mais longe, deverá abranger outras torneiras, caso contrario obriga a instalar múltiplos dispositivos.
    Eu ando de olho noutro equipamento (https://wilo.com/pt/pt/Produtos-e-compet%C3%AAncias/pt/produtos-experiencia/habitacoes-uni-e-bifamiliares/aquecimento/agua-potavel-quente/wilo-star-z-nova), já que o que eu queria era nao esperar pela agua quente, no entanto, não tenho certeza que não obrigue a ter circuito de re-circulação, se bem que ainda não percebi porque não funcionaria.

    não foi essa a percepção com que fiquei da conversa com o representante.
    O que mostra penso que é justamente uma bomba de recirculação AQS. A recirculação pode ser com temporização prédefinida ou acionada antes da utilização, pelo que li demora cerca de 3min a produzir efeito e estará disponível em todos os equipamentos simultaneamente.
  2.  # 42

    Colocado por: xaraizOutra possível solução.
    https://www.prestoiberica.com/presto-go-system/#tecnologia
    https://www.prestoiberica.com/wp-content/uploads/2021/05/Folleto%20NESS-2019.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário:moody_blue
    isso obriga a circuito de retorno.
    • SrR
    • 24 janeiro 2022

     # 43

    Colocado por: jdmosorioestará disponível em todos os equipamentos simultaneamente.
    se a instalação estiver preparada para isso, ja o aquareturn é para situações onde nao existe essa preparação ou é de execução complicada
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 44

    Colocado por: jdmosoriodemora cerca de 3min a produzir efeito e estará disponível em todos os equipamentos simultaneamente
    depende muito de como foi projectada e executada a rede de abastecimento de água quente.
  4.  # 45

    Colocado por: jorgealvesisso obriga a circuito de retorno.

    Dá ideia que esta solução prestoibérica faz a recirculação através dos canos da água fria, ou estarei a interpretar mal ?
  5.  # 46

    Colocado por: jorgealvesisso obriga a circuito de retorno.

    Esta opção, parece muito mais robusta que o aquareturn, mas tem um preço um elevado.
    Aproveita a canalização existente para fazer o retorno da AQS desde o dispositivo de aquecer a água até ao ponto mais distante do referido dispositivo.
    Não se encontra distibuidor em Portugal.
  6.  # 47

    Colocado por: rui.fernAcho que existe lista de espera por essa resposta :D
    Também estou interessado em saber.


    Já comprei e instalei o Aquareturn. Cumpre o que publicita.
    Vou analisar os custos/benefícios neste mês.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui.fern
  7.  # 48

    Eu pelo que vi.. não me parece que poupe nada, nem agua, nem energia.
    ainda mais ter o custo de aquisição e instalação a rondar os 400€. Ainda há que prever instalação electrica...
    Mais uma coisa para avariar...

    Esperar 40s ou bem mais, com a torneira aberta para ter agua morna disponível!? Pensem lá nisso no dia a dia, no lavatório.
    Não me parece nada apetecível a solução. A menos que realmente a agua quente disponível no ponto de consumo demore uma eternidade, por exemplo, nos casos em que para duche teríamos de esperar mais de 5mn com a agua a correr... Mas e onde é que somente isso em instalações existentes, para usar no duche... Os custos, os gastos os incómodos de instalação não me parecem ser suficientes para justificar este equipamento.

    É a minha análise perante que consegui pesquisar, posso estar redondamente enganado.

    EDIT: encontrei o equipamento à venda por cerca de 220€.Na emsma loja se adquirem mais de 6, a 140€/un e mais barato se mais unidades.etc... Mas ainda assim.
  8.  # 49

    Colocado por: jdmosorio

    Já comprei e instalei o Aquareturn. Cumpre o que publicita.
    Vou analisar os custos/benefícios neste mês.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rui.fern


    Sabe se o aparelho permite iniciar a circulação sem ser abrindo a torneira? Seria impecável se desse para automatizar isso.
  9.  # 50

    Colocado por: Pedro BarradasÉ a minha análise perante que consegui pesquisar, posso estar redondamente enganado.


    Diria que a maior parte dos casos é pelo "conforto" de a agua vir logo quente, embora se possa ter de esperar na mesma, no entanto há casos e casos. No meu caso, até compensaria mesmo (ao fim de uns anos sem avarias claro) já que na torneira de duche mais longe tenho de tirar 13litros até chegar agua quente umas 3 vezes ao dia, o que se transforma em garantidamente cerca de 50€ anuais de agua no tarifário daqui.
  10.  # 51

    Colocado por: Pedro BarradasEu pelo que vi.. não me parece que poupe nada, nem agua, nem energia.
    ainda mais ter o custo de aquisição e instalação a rondar os 400€. Ainda há que prever instalação electrica...
    Mais uma coisa para avariar...

    Esperar 40s ou bem mais, com a torneira aberta para ter agua morna disponível!? Pensem lá nisso no dia a dia, no lavatório.
    Não me parece nada apetecível a solução. A menos que realmente a agua quente disponível no ponto de consumo demore uma eternidade, por exemplo, nos casos em que para duche teríamos de esperar mais de 5mn com a agua a correr... Mas e onde é que somente isso em instalações existentes, para usar no duche... Os custos, os gastos os incómodos de instalação não me parecem ser suficientes para justificar este equipamento.

    É a minha análise perante que consegui pesquisar, posso estar redondamente enganado.

    EDIT: encontrei o equipamento à venda por cerca de 220€.Na emsma loja se adquirem mais de 6, a 140€/un e mais barato se mais unidades.etc... Mas ainda assim.

    No meu caso a água demora cerca de 3min desde a caldeira até ao WC mais distante até aquecer a 35º.
    Efectivamente encontra-se mais barato, em PT, mas é a versão antiga, penso que a bomba é mnenos potente.
  11.  # 52

    Colocado por: rui.fern

    Sabe se o aparelho permite iniciar a circulação sem ser abrindo a torneira? Seria impecável se desse para automatizar isso.

    É lacuna, senão a mais importante, o facto de o aparelho não poder ser acionado á distância, através de uma rede wi-fi, quanto ao restante cumpre o que publicita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui.fern
  12.  # 53

    Colocado por: jdmosorioEfectivamente encontra-se mais barato, em PT, mas é a versão antiga, penso que a bomba é mnenos potente.

    Só me apercebi da existencia de um modelo... Tem a certeza?
  13.  # 54

    Wifi para? Antes de utilizar abre a app no telemóvel?

    Devia sim ter a opção de ter uma programação de horário e/ou de temperatura, seja ou não por app por wifi, não é cada vez que se necessita de ir ao WC, toca a mexer no telemóvel.
    • SrR
    • 10 novembro 2022

     # 55

    Colocado por: Pedro BarradasEu pelo que vi.. não me parece que poupe nada, nem agua, nem energia.
    ainda mais ter o custo de aquisição e instalação a rondar os 400€. Ainda há que prever instalação electrica...
    Mais uma coisa para avariar...

    Esperar 40s ou bem mais, com a torneira aberta para ter agua morna disponível!? Pensem lá nisso no dia a dia, no lavatório.
    Não me parece nada apetecível a solução. A menos que realmente a agua quente disponível no ponto de consumo demore uma eternidade, por exemplo, nos casos em que para duche teríamos de esperar mais de 5mn com a agua a correr... Mas e onde é que somente isso em instalações existentes, para usar no duche... Os custos, os gastos os incómodos de instalação não me parecem ser suficientes para justificar este equipamento.

    É a minha análise perante que consegui pesquisar, posso estar redondamente enganado.

    EDIT: encontrei o equipamento à venda por cerca de 220€.Na emsma loja se adquirem mais de 6, a 140€/un e mais barato se mais unidades.etc... Mas ainda assim.
    ho pedro no aquareturn quando abres a torneira nao sai agua enquanto a agua quente nao chegar la, e nesse caso estas a poupar agua
  14.  # 56

    Colocado por: SrRho pedro no aquareturn quando abres a torneira nao sai agua enquanto a agua quente nao chegar la, e nesse caso estas a poupar agua

    eu sei, eu vi...
    "Falei" em poupar dinheiro, não em poupança da agua.
    Num lavatorio, acho que não se justifica a instalação de tal engenho. Pelo menos aqui quase nunca se liga a agua quente.
    Mesmo ligando, passados uns 10s, tenho agua quente da caldeira.

    Para instalação no duche, é mais um catrapolho ali... ( se pensarmos em instalações existentes sem ter sido em conta a integração deste sistema)

    Cada um terá as suas prioridades, depois também dependerá da rede de aguas da casa e das distancias a considerar.
    Se a isso somarmos, o numero de Instalações sanitárias, e ainda a durabilidade do equipamento, será quanto tmpo? 5 anos? 10 anos? Justificar-se-á isso? na maioria dos casos, eu duvido.
  15.  # 57

    Colocado por: Pedro Barradas
    Só me apercebi da existencia de um modelo... Tem a certeza?


    https://www.aquareturn.com/tienda/electrodomesticos/aquareturn-n8/

    O modelo melhorado é o Aquareturn N8
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 58

    Atenção que pelo que li, o equipamento não funciona corretamente se for alimentado por Esquentadores a gas do tipo instantaneo...
    Pelo que também vi, o modelo anterior a 2019, tem um aserie de deficiencias nos materiais induzindo pouca longevidade/ fiabilidade.
  17.  # 59

    Colocado por: VarejoteWifi para? Antes de utilizar abre a app no telemóvel?

    Devia sim ter a opção de ter uma programação de horário e/ou de temperatura, seja ou não por app por wifi, não é cada vez que se necessita de ir ao WC, toca a mexer no telemóvel.


    Efectivamente é isso que os sistemas de recirculação (com linha dedicada) fazem com a programação adequada na bomba de recirculação.
    Estes sistemas (que usam a linha de água fria) Aquareturn/Waisense/Aquamore, por alguma razão de concepção não o fazem, o que no meu entender seria uma mais valia, quer no próprio dispositivo, quer numa app para telemóvel onde também se pode programar o dispositivo á distância.
    Concordam com este comentário: rui.fern
  18.  # 60

    Colocado por: Pedro Barradas
    eu sei, eu vi...
    "Falei" em poupar dinheiro, não em poupança da agua.
    Num lavatorio, acho que não se justifica a instalação de tal engenho. Pelo menos aqui quase nunca se liga a agua quente.
    Mesmo ligando, passados uns 10s, tenho agua quente da caldeira.

    Para instalação no duche, é mais um catrapolho ali... ( se pensarmos em instalações existentes sem ter sido em conta a integração deste sistema)

    Cada um terá as suas prioridades, depois também dependerá da rede de aguas da casa e das distancias a considerar.
    Se a isso somarmos, o numero de Instalações sanitárias, e ainda a durabilidade do equipamento, será quanto tmpo? 5 anos? 10 anos? Justificar-se-á isso? na maioria dos casos, eu duvido.

    O Aquareturn é instalado no lavatório para simplificar a sua instalação própriamente dita, passe a redundância, para ficar integrado na nossa rede de água do apartamento.
    Não precisa perceber de pichelaria para o instalar.
    Depois de instalado no WC/ponto mais distante da fonte de aquecimento das AQS, dispõe de água quente instantânea em todas as torneiras desse WC, nos restantes WC´s 1/2seg, tudo isto só com um dispositivo instalado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, SrR
 
0.0296 seg. NEW