Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos, tenho um apartamento com 115 m2, situado no 1º andar do edicio e com lareira aberta. A lareira tem uma boa tiragem, mas consome imensa lenha e não é muito segura quando se tem crianças pequeninas. Do que tenho lido aqui no forum, deve ser de ferro fundido, mas tenho outras questões...É só colocar o bloco do recuperador de calor ou tenho de mexer no cone da lareira? Se dividir o projecto em duas partes posso colocar só o recuperador e depois mexer no cone? A lareira é grande, será que há recuperador de calor à medida? Caso não exista como se faz a moldura? Envio fotografias para me ajudarem.
      IMG_20211007_101132.jpg
      IMG_20211007_101119.jpg
  2.  # 2

    Em princípio deve ter de partir a lareira toda. A instalação do recuperador agradece que exista ar a circular à volta, na parte de dentro. Sem isso não estará a tirar o melhor rendimento.
    Eu quando instalei o meu primeiro recuperador arranquei uma lareira que nunca tinha queimado uma cavaca.

    Em relação à saída de fumos, em princípio também é para desfazer. As lareiras abertas têm aquilo que normalmente se chama "pescoço de cavalo" para evitar a saída directa do calor e entrada de fumo quando há vento, os recuperadores têm uma saída direita para cima porque essa construção é interna.

    Finalmente, pode ser vantajoso isolar essa caixa, colocar umas saídas adicionais de calor em cima e promover uma entrada de ar fresco (idealmente do exterior).

    É assim um bocado de obra :-) Eu sugeria procurar uma empresa próxima que faça essas instalações e ver o que lhe indicam.
  3.  # 3

    em casa dos meus pais instalamos um recuperador de calor numa lareira aberta existente.
    so tivemos de partir por dentro o "pescoço de cavalo" para colocar o tubo dos fumos.
    fomos nós que fizemos tudo, mas nao é um trabalho fácil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana.coelho
  4.  # 4

    Já ponderou mandar fazer uma estrutura com portas em vidro e entradas de ar, para possibilitar ter a lareira fechada enquanto funciona?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana.coelho
  5.  # 5

    Colocado por: Sansoni7Já ponderou mandar fazer uma estrutura com portas em vidro e entradas de ar, para possibilitar ter a lareira fechada enquanto funciona?


    vai dar igual, gasta lenha e pouco aquece.

    Atenção que se colocar recuperador de calor tambem é perigoso para as crianças pequenas, convém ter sempre uma proteção
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana.coelho
  6.  # 6

    Bruno Alves, grata pela atenção. A saída, ou melhor dizendo, o pescoço de cavalo é grande, para um tubo de 20cm de diâmetro é mais que suficiente. Mesmo nestas condições tenho de partir o pescoço de cavalo, a não ser para colocar saídas de ar quente e entrada de ar frio. Quanto ao ar frio não é possível vir da rua, ou seja, o recuperador terá de ser ventilado?
  7.  # 7

    Eu acho que deve de aproveitar as pedras mesmo que tenha que partir a lareira pois pelo menos eu gosto delas. Aparentemente tem espaço suficiente para colocar um recuperador. Se o mesmo for mais pequeno que esse espaço poderá ser possível adaptar encostando as pedras. Relativamente às entrada de ar, se não for possível vir do exterior, pode vir do interior. Pode equacionar trazer o ar através da chaminé se e só se houver garantia que a entrada de ar não aspira o fumo. T
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana.coelho
  8.  # 8

    O pescoço de cavalo é suficiente para passar um tubo de 200mm a direito? Não é suposto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana.coelho
  9.  # 9

    Aconselho a visitar uma loja da especialidade da sua zona já que cada casa é uma obra diferente.

    Mas em resumo é partir esse interior todo e o chamado pescoço de cavalo, limpar, isolar, fazer a descompressão do pano etc… mas lá está um técnico avaliará a sua situação e dará uma boa solução adaptada à sua lareira.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, ana.coelho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana.coelho
  10.  # 10

    Colocado por: fsilva106

    vai dar igual, gasta lenha e pouco aquece.

    Atenção que se colocar recuperador de calor tambem é perigoso para as crianças pequenas, convém ter sempre uma proteção
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ana.coelho


    Não creio que seja a mesma coisa pois a entrada de ar será controlada, logo a queima também o vai ser e por consequência, a lenha vai aguentar mais tempo e o calor que se perde pela chaminé não será em tão grande quantidade como o seria se a lareira estivese aberta.
    Por outro lado, ficará mais barato do que o recuperador....e não implicará destruir a clareira para voltar a reconstruir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana.coelho
  11.  # 11

    Colocado por: Sansoni7Não creio que seja a mesma coisa
    efectivamente não éa mesma coisa pois "fechar" a lareira com uma estrutura não tem nada a vercom um recuperador de calor pois não terá grande eficiencia e nem sequer será uma solução "barata".
    Concordam com este comentário: SrR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana.coelho
  12.  # 12

    Será tudo uma questão de custos...e obras em casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana.coelho
    • SrR
    • 8 outubro 2021

     # 13

    Colocado por: Bruno.Alvespescoço de cavalo
    papo de rola
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana.coelho
 
0.0163 seg. NEW