Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: rjmsilva

    Tomou bem conta deste tópico, não abriu mas ficou dono.

    https://forumdacasa.com/discussion/82152/1/piso-radiante-duvida-arrefecimento/
    Ai sim? Desviei o assunto? Que eu me tenha apercebido ate é dos unicos topicos que se manteve ate agora na mesma linha do objetivo inicial, arrefecimento por PRH.
    Eu bem digo peça uma mira ao comandante.
  2.  # 42

    Colocado por: DR1982Eu bem digo peça uma mira ao comandante.


    Para jogar CS basta um rato bom.
  3.  # 43

    Colocado por: rjmsilva

    Para jogar CS basta um rato bom.
    Ratos ha muitos, e sao bons com batatas fritas e molho de tomate.
  4.  # 44

    Colocado por: DR1982Ratos ha muitos, e sao bons com batatas fritas e molho de tomate.


    Cada um come o que quer, não me chocam hábitos alimentares alternativos.
    Concordam com este comentário: DR1982
  5.  # 45

    O Dr1982 leva na cabeça e é "perseguido" porque tem a mania que sabe tudo para com os outros, e critica tudo.Mas depois nao sabe de nada para com ele.
    Dizer que um fiscal nao é necessario na fase antes e durante a realizacao do projecto, é simplesmente absurdo.
    Se nao o quer para ele é uma coisa. Agora vir para o fórum dizer aos outros que andam perdidos nesta luta é um erro.
    Como se numa construcao os problemas ficassem resolvidos apenas com um bom projecto ou equipa de arquitectura.
    Acho que qualquer futuro DO antes de pensar na escolha do arquitecto deveria sim contratar um fiscal.
    O trabalho do fiscal deve ser o de preparar o cliente para aquilo que vai enfrentar e perceber o que quer. Para depois nao ser apanhado na curva.
    • DR1982
    • 7 outubro 2021 editado

     # 46

    Colocado por: SirruperO Dr1982 leva na cabeça e é "perseguido" porque tem a mania que sabe tudo para com os outros, e critica tudo.Mas depois nao sabe de nada para com ele.
    Dizer que um fiscal nao é necessario na fase antes e durante a realizacao do projecto, é simplesmente absurdo.
    Se nao o quer para ele é uma coisa. Agora vir para o fórum dizer aos outros que andam perdidos nesta luta é um erro.
    Como se numa construcao os problemas ficassem resolvidos apenas com um bom projecto ou equipa de arquitectura.
    Acho que qualquer futuro DO antes de pensar na escolha do arquitecto deveria sim contratar um fiscal.
    O trabalho do fiscal deve ser o de preparar o cliente para aquilo que vai enfrentar e perceber o que quer. Para depois nao ser apanhado na curva.
    Tudo bem, e como é que escolhe o Fiscal?
    E como é que será visto chegar a um gabinete de projeto com um fiscal “atrás” ?
    E em caso de nao haver concenso entre o fiscal e o projetista em relação ao projeto? Quem ganha?
    É que na teoria é tudo muito bonito mas uma coisa é contratar um ze Da Silva, outra coisa é contratar um fiscal, se tiver azar contrata um fiscal que o encaminha para o gabinete de projetos do amigo que tem o primo construtor e o testo ja se sabe...
    Nao se pode ficar com a ideia de que contratando um fiscal ja se pode dormir descansado que ele la toma conta da situação.
    Concordam com este comentário: ForcePT
  6.  # 47

    Colocado por: DR1982Tudo bem, e como é que escolhe o Fiscal?
    E como é que será visto chegar a um gabinete de projeto com um fiscal “atrás” ?
    E em caso de nao haver concenso entre o fiscal e o projetista em relação ao projeto? Quem ganha?
    É que na teoria é tudo muito bonito mas uma coisa é contratar um ze Da Silva, outra coisa é contratar um fiscal, se tiver azar contrata um fiscal que o encaminha para o gabinete de projetos do amigo que tem o primo construtor e o testo ja se sabe...
    Nao se pode ficar com a ideia de que contratando um fiscal ja se pode dormir descansado que ele la toma conta da situação.

    Contrata o fiscal da mesma forma que contrata o arquitecto. Pesquisa, vê trabalhos e fala com quem ja trabalhou com ele.
    Chegar a um arquitecto de uma forma crua a pedir um sonho de 150k e depois ter um pesadelo de 300k, eu preferia chegar a um arquitecto com o fiscal atras para ajudar-me com as perguntas de chines que o arquitecto poderá fazer, e por o arquitecto atento aquilo que os clientes querem e podem ter.
    • DR1982
    • 7 outubro 2021 editado

     # 48

    Colocado por: Sirruperpor o arquitecto atento aquilo que os clientes querem e podem ter.
    Dito desta forma da a entender que os arquitetos só fazem isso quando se sentem “ameaçados” com a presença de um fiscal. Então sao todos maus profissionais ?

    Quando vou a um médico nao levo um enfermeiro atras para o colocar em sobre aviso e estamos a falar de algo bem mais importante que uma casa, a saúde.
    Contudo quando nao fico satisfeito procuro uma segunda opinião, mudo de médico se se justificar.
    Antes disso nao tenho razões para desconfiar do médico, assumo que ele vai fazer o melhor senão nem sequer la ponho os pés.

    É a minha opinião, nao sou contra a inclusão do fiscal a meio do projeto, para colaborar na decisão de certos aspetos, mas entao para isso idealmente ate se deveria nessa mesma fase escolher o empreiteiro para perceber com que soluções é que ele se sente mais a vontade para trabalhar.
  7.  # 49

    Colocado por: DR1982Dito desta forma da a entender que os arquitetos só fazem isso quando se sentem “ameaçados” com a presença de um fiscal. Então sao todos maus profissionais ?
    Quando vou a um médico nao levo um enfermeiro atras para o colocar em sobre aviso e estamos a falar de algo bem mais importante que uma casa, a saúde.
    Contudo quando nao fico satisfeito procuro uma segunda opinião, mudo de médico se se justificar.
    .
  8.  # 50

    La vamos começar outra vez com a historia dos maus profissionais.
    Alguns só sao maus se os deixarem.
  9.  # 51

    Colocado por: SirruperLa vamos começar outra vez com a historia dos maus profissionais.
    Alguns só sao maus se os deixarem.
    Ok
  10.  # 52

    Colocado por: DR1982Dito desta forma da a entender que os arquitetos só fazem isso quando se sentem “ameaçados” com a presença de um fiscal.


    DR
    Não deve entender a fiscalização como um policiamento, para isso não necessita de contratar nenhum técnico, a grande maioria dos DO consegue fazer isso. Basta que saiba ler projetos e contratos.
    A inclusão da fiscalização no início do processo não serve para obrigar ninguém a trabalhar desta ou daquela forma, a função da fiscalização é a de assessoria.
    Assessoria ao DO e aos técnicos. O arquiteto é um técnico de projeto não um técnico de obra.
    A função do arquiteto é desenhar uma casa funcional e esteticamente interessante, a função da fiscalização é ajuda-lo e conseguir isso. Felizmente, a grande maioria dos técnicos já percebeu isso e até agradece quando o DO lhe diz que contratou alguém para ajudar no projeto. Hoje, são os técnicos os primeiros a pedir ajuda para resolver esta ou aquela situação.
    Um projeto é um trabalho colaborativo. Um projeto não é um trabalho do técnico A ou do técnico B. O tempo em que os técnicos viviam fechados na sua bolha e orbitando em redor do seu umbigo já terminou há muito.
    O tempo dos técnicos “reis e senhores” que impingiam aos seus clientes aquilo que muito bem entendiam, já lá vai.
    O DO é o DONO da OBRA.
    O DO é quem paga e como tal tem o direito de ter o melhor serviço que seja possível
    Acredito que o DR porque é também um “técnico de estaleiro” esteja habituado a fiscalizações do tipo policia na caça ao erro, é verdade que a grande maioria ainda é assim mas as coisas começam a mudar.
    Ninguém sabe tudo, ninguém é infalível, o que é correto para esta obra pode não o ser para a obra do lado.
    Uma obra não precisa de polícias, uma obra precisa de colaboradores.
    Costumo dizer que um fiscal quando entra numa obra não deve ser visto como o gajo de quem se corre mas sim como o gajo a quem se recorre.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, pguilherme
  11.  # 53

    Colocado por: zedasilvaesteja habituado a fiscalizações do tipo policia na caça ao erro, é verdade que a grande maioria ainda é assim mas as coisas começam a mudar.
    Talvez a minha opinião seja precisamente por isto, a opinião que tenho da fiscalização é um bocado essa, os que tenho apanhado servem para nos obrigar a fazer o que esta no projeto, e as vezes mesmo quando alguma coisa nao é possível eles nao querem saber, simplesmente dizem que tem de ser...
    Situações como os engenheiros prever bengalas nos ferros de arranques e o fiscal nao nos deixa cortar, mas depois quando um vibrador fica la preso como é? É o técnico a chatear que la foram 700 paus num vibrador, ou se o vibrador ficar encostado à cofragem vem a casa abaixo.
    Fiscais a obrigar a meter o ferro todo que consta no projeto com o espaçamento de 3 cms dos lados depois meto o betão com uma palhinha...
    Etc etc
    Fiscais desses eu nao preciso de nenhum, se for um gajo a quem recorrer, que esta la para ajudar a solucionar as coisas da melhor forma etc etc ja sao outros 500.
    Mas nao é essa a impressão que tenho dos fiscais que tenho apanhado
  12.  # 54

    Colocado por: DR1982Mas nao é essa a impressão que tenho dos fiscais que tenho apanhado

    Acredito que sim, mas esses não são fiscais, são policias que aprenderam a ler projetos.
    Não servem para rigorosamente nada, são meros biblelôs decorativos
    Concordam com este comentário: DR1982
  13.  # 55

    Colocado por: zedasilva um fiscal quando entra numa obra não deve ser visto como o gajo de quem se corre mas sim como o gajo a quem se recorre.


    Isto ☝

    Infelizmente ainda se vive muito na sombra do passado, das "soluções" que sempre foram assim e nunca houve problemas...
    Nestes casos é importante mudar de paradigma. As pessoas tem que perceber que a mudança tem que existir e existindo tem que ser para melhor. Afinal, é só um, se não o, investimento da nossa vida.
  14.  # 56

    Colocado por: zedasilva
    Acredito que sim, mas esses não são fiscais, são policias que aprenderam a ler projetos.
    Não servem para rigorosamente nada, são meros biblelôs decorativos
    Concordam com este comentário:DR1982
    Servem, para levar o dinheiro e na maior parte das vezes nao servir de nada, eles algumas coisas dizem nos para fazer, nos dizemos que sim porque ja sabemos que eles viram as costas e nao fazemos, e eles viram as costas a saber que nao vamos fazer. É a realidade
  15.  # 57

    Uma pessoa fica cansada destas guerras de usuários..
    Concordam com este comentário: pguilherme, desofiapedro, Caravelle, Diii
  16.  # 58

    Colocado por: zedasilvaA inclusão da fiscalização no início do processo não serve para obrigar ninguém a trabalhar desta ou daquela forma, a função da fiscalização é a de assessoria.
    Assessoria ao DO e aos técnicos. O arquiteto é um técnico de projeto não um técnico de obra.
    A função do arquiteto é desenhar uma casa funcional e esteticamente interessante, a função da fiscalização é ajuda-lo e conseguir isso.

    Isto.
    É outro elemento da equipa, com habilidades diferentes do arquitecto.
    É com a diversidade de valências que se consegue obter um sólido apoio à decisão, por via da análise de diversos pontos de vista.

    Colocado por: DR1982E em caso de nao haver concenso entre o fiscal e o projetista em relação ao projeto? Quem ganha?

    Estamos no infantário? :)
    Se houverem pontos de vista divergentes é bom sinal. O DO (reforço aqui a sigla: Dono de Obra), tal chefe de equipa, deverá ponderar sobre ambos os pontos de vista e decidir o caminho a seguir, de acordo com a sua visão e sensibilidade.

    No fundo a sua questão resume-se a "de quem é a casa?", cuja resposta é bastante óbvia.

    Colocado por: DR1982se tiver azar contrata um fiscal que o encaminha para o gabinete de projetos do amigo que tem o primo construtor e o testo ja se sabe...

    Que treta de argumento é este?
    Se tiver azar, tanto o arquitecto como o empreiteiro podem ser maus profissionais e/ou vigaristas.

    Acredito que muitos DOs não estejam habituados a estar em posições de gestão/decisão. Mas na construção, o cargo de DO é essencialmente de macro gestão. Se prefere alhear-lhe deste processo, então construir talvez não seja a melhor opção.
  17.  # 59

    Colocado por: primaveraUma pessoa fica cansada destas guerras de usuários..

    Por acaso este tipo de discussão até acho que é produtiva.
    O DR tem razão, a visão dele é baseada numa realidade que infelizmente ainda é muito comum.
    Este tipo de discussão creio que pode servir para mostrar que as coisas podem e devem ser diferentes.
    Concordam com este comentário: azwsedcrfv
  18.  # 60

    Colocado por: zedasilvaa visão dele é baseada numa realidade que infelizmente ainda é muito comum.
    A minha visão é o que vejo no dia a dia, eu trabalho nas obras, digo com base no que vejo...
    As coisas muitas vezes na teoria sao uma coisa, na pratica sao outra.
    Eu se quiser tambem sei ter uma opinião assumindo que as obras é um
    Mundo encantado:)
    Eu la atras disse algo que se calhar passou despercebido, mas uma coisa é contratar um zedasilva que provavelmente ate sabe entrar de mansinho, outra coisa é começar com um fiscal ao lado armado em galifão, chega assim a um empreiteiro e ele manda o DO passear
 
0.0278 seg. NEW