Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Antes de mais peco desculpa pela ausencia de acentuacao.
    Gostaria de saber algumas opinioes e sugestoes acerca desta disposicao de casa de banho, nomeadamente o facto de ter o lavatorio separado.
    O arquitecto apresentou esta opcao e a primeira vista parece-me que funcionaria bem mas nao estou certa de nao ter o lavatorio na casa de banho. A ideia e ter base de chuveiro, retirar o bide e eventualmente colocar uma banheira no canto de onde retirarei o bide.
    Alguem ja projectou ou construiu uma casa de banho assim?
    Agradeco desde ja todas as opinioes e sugestoes acerca desta disposicao.
    (Foto em anexo)

    Obrigada.
      244432237_426657185543631_3224578422572545368_n.jpg
  2.  # 2

    Se alguém pudesse dar alguma ajuda ou sugestão agradecia imenso.
  3.  # 3

    Penso que em alguns países europeus, este tipo de casa de banho são bastante comuns. Na nossa realidade, peso que um WC com o lavatório separado é algo que pode resultar bem se for um WC partilhado, assim sempre permite usar a parte de lavatório e a parte de banhos/sanita simultaneamente e com privacidade (para algumas pessoas é um fator importante).

    Quanto à base de duche no canto, tenha em atenção duas questões: O tipo de janela que tem, e o espaço de parede até à janela, e se existe outra casa de banho que cumpra com a lei das acessibilidades, pois colocando aí a base de duche, penso que esta deixará de cumprir.
    Concordam com este comentário: marco1, htavares73
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  4.  # 4

    Eu gosto da wc conforme está, assim de repente não mudaria nada. Se não quer banheira coloque uma base de duche no lugar desta. Tal como o Hal disse é comum ver essa configuração em determinados países, acho que dá maior privacidade ao casal .
    Concordam com este comentário: marco1, htavares73
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  5.  # 5

    a porta de correr pode ser em vidro lacado ou seja deixar passar claridade
    a janela do closet pode ser parede a parede mas permitindo ter um banco por baixo
    a parede que divide o lavatório e o closet pode ser em vidro
    em suma tem ai até um bom layout só vai depender do design das coisas para ficar algo excelente.
    Concordam com este comentário: mpinheiro, htavares73, Ana_Dado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  6.  # 6

    Obrigada pelas opiniões e sugestões. Já fico mais descansada que não é algo muito estranho 😅
    Porta de correr em vidro lacado é uma excelente ideia.
    Mais uma vez obrigada a todos
  7.  # 7

    Eu tenho o lavatório assim numa espécie de antecâmara em relação ao resto do WC e gosto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  8.  # 8

    Se fosse a sanita e bidet numa zona separada ainda percebia (mais ainda se fosse numa IS partilhada)
    Qual é a vantagem de separar o lavatorio?

    A transição de piso (se houver) será entre o closet e zona lavatorio ou na porta da IS (entre o lavatorio e duche)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  9.  # 9

    Colocado por: pguilhermeSe fosse a sanita e bidet numa zona separada ainda percebia (mais ainda se fosse numa IS partilhada)
    Qual é a vantagem de separar o lavatorio?

    A transição de piso (se houver) será entre o closet e zona lavatorio ou na porta da IS (entre o lavatorio e duche)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mpinheiro


    Já vi algumas disposições com sanita num compartimento fechado separado mas não gosto, faz lembrar um wc público.
    A ideia é alguém poder estar a tomar banho ou na sanita e outra pessoa poder usar o lavatório ao mesmo tempo. Nesse sentido acho que funciona para mim.
    Não sei se era descabido ter outro lavatório no interior da IS.
    Relativamente à transição de piso (ponto muito importante, obrigada!) teria de ser entre o closet e o lavatório mas como não tem porta não sei se ficaria bem...
    Piso flutuante vinilico talvez?
  10.  # 10

    Colocado por: mpinheiroA ideia é alguém poder estar a tomar banho ou na sanita e outra pessoa poder usar o lavatório ao mesmo tempo.


    É isso. Pode estar alguém na sua privacidade a tomar banho ou a fazer o número dois sem impedir que outra pessoa possa fazer uma coisa simples e breve como lavar as mãos ou os dentes.
    Concordam com este comentário: mpinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  11.  # 11

    Colocado por: ClioIIÉ isso. Pode estar alguém na sua privacidade a tomar banho ou a fazer o número dois sem impedir que outra pessoa possa fazer uma coisa simples e breve como lavar as mãos ou os dentes.

    Na master suite ter privacidade para tomar banho enquanto a outra pessoa lava os dentes? É isso? Não percebo, mas OK, cada uma é como é...
    A sanita/bidet à parte ainda percebo, mas o lavatório nem por isso.
  12.  # 12

    pguilherme

    pode ter logica, depende do ponto de vista, por exemplo: banhos, sanita e bidé pressupoem usos com produção de vapores, aguas etc e assim não estarão em contato com a zona de closet e o lavatório poderá assim fazer parte de um uso mais generalizado e de apoio á atividade do closet ( ver ao espelho, passar algo por agua ligeiramente, lavar mãos, pousar algum creme, etc, etc.. e portanto não necessitar de estar encerrado em relação ao closet. enfim tudo depende do contexto e da vivencia de cada um mas por vezes os espaços podem fugir um pouco ao convencional e neste caso estando o espaço de lavatório aberto para o closet, conseguir algo menos compartimentado expandindo assim o closet em si.
    Concordam com este comentário: mpinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro, pguilherme
    • DR1982
    • 9 outubro 2021 editado

     # 13

    Eu no meu projeto ainda ponderei fazer algo semelhantes nas suites pequenas, deixar o lavatório de fora das wcs integrado numa espécie de toucador de forma a criar um mini closet à entrada de cada quarto, mas a ideia nao avançou para nao ter agua fora das wcs.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  13.  # 14

    Percebo, fazer do lavatório tb um toucador, junto ao closet ao mesmo tempo que este se expande.

    Como por norma saio do duche e termino junto ao lavatório, é uma zona tb um pouco fustigada com águas.
    E se nessa altura ainda puder estar no conforto de uma divisão encerrada para o calor não fugir, óptimo. Pelo menos no inverno.

    Sem porta até ao quarto, também pode ser chato para usar o secador enquanto o outro ainda dorme.

    Mas claro, cada um tem os seus hábitos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  14.  # 15

    Obrigada pelos pontos de vista.
    No meu caso acho que me dava jeito ter um lavatório fora do wc pelos pontos já mencionados e outro dentro também. É descabido? Trocando o bidé por outro lavatório...
    Em vez de Jack & Jill lado a lado, era o Jack lá dentro e a Jill fora 🤷‍♀️
  15.  # 16

    Pode colocar o lavatório dentro da wc mas junto à porta, de forma a que abrindo a porta fique “à mão”
  16.  # 17

    Outra ideia: Colocando também uma porta de correr entre o lavatório e o closet e fechar uma ou outra dependendo da necessidade? Faz sentido ou nem por isso?
  17.  # 18

    Colocado por: mpinheiroEm vez de Jack & Jill lado a lado, era o Jack lá dentro e a Jill fora 🤷‍♀️

    De facto, nunca percebi bem o uso dos 2 lavatórios lado a lado.

    Por ex.: tenho uma IS que está dividida pelo duche (o duche tem entrada/saida em ambos os lados), e em cada lado tenho um lavatório. De um dos lados tenho ainda a sanita e bidet.
    Naturalmente, esta IS tem 2 portas de entrada, uma de cada lado.

    Não é muito Jack & Jill, mas sim uma divisão funcional, consoante o uso que se vai dar naquele momento.

    Se acha que o seu uso justifica ter 2 lavatórios com essa distinção, não vejo pq não.
    Concordam com este comentário: mpinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  18.  # 19

    Colocado por: mpinheiroOutra ideia: Colocando também uma porta de correr entre o lavatório e o closet e fechar uma ou outra dependendo da necessidade? Faz sentido ou nem por isso?

    Sim, faz sentido. Há muitas IS com porta divisória (normalmente de vidro fosco ou assim para a zona de sanita/bidet).
    Não se esqueça é dos custos :)
    Concordam com este comentário: mpinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  19.  # 20

    Se a finalidade for somente lavar as mãos, pode colocar um lavatório miniatura na parte de dentro da casa de banho.
 
0.0168 seg. NEW