Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Este é o meu primeiro post neste forum e após pesquisar algum tempo não encontrei nenhum tópico que falasse nesta situação peculiar.

    De uma forma muito resumida, estou interessado num terreno cuja frente não confronta com a estrada pois existe outra pequena faixa de terreno pertencente a outra pessoa. Como uma imagem vale por mil palavras, aqui fica uma que poderá ajudar a perceber.



    A zona a vermelho é literalmente a tal faixa de terreno que fica entre o lote que pretendo comprar (castanho) e a estrada (branco). O rectangulo a vermelho do lado direito pertence ao mesmo propritário e aparentemente formavam um todo antes de haver estrada.

    Esse lote de terreno terá sempre de ser usado para completar o passeio que já está feito de ambos os lados (rectangulos cinzentos). E sim, o dito terreno não é rectangular, tem mesmo aquela forma esquisita.

    Aparentemente o actual proprietário desse terreno estará a tentar aproveitar-se da situação para tentar maximizar o lucro.

    A próxima semana vou tentar esclarecer estas coisas junto da camara, mas entretanto como muitas pessoas aqui podem ter alguma experiencia com casos semelhantes, aqui fica a pergunta: Tendo em conta que aquele terreno teria de ser cedido para fazer o passeio, há alguma possibilidade da câmara/junta de freguesia forçar o actual proprietário a ceder aquela faixa de terreno (que não tem utilidade prática nenhuma) de forma a que o passeio possa ser feito? Ou será que ficarei refém da vontade dele caso compre o lote castanho?
  2.  # 2

    Basicamente tem um terreno encravado que terá que ter uma servidão de acesso
  3.  # 3

    Colocado por: Migas82Aparentemente o actual proprietário desse terreno (encarnado?) estará a tentar aproveitar-se da situação para tentar maximizar o lucro.

    De que forma manifestou ele esse intento?

    Na realidade foi ele que foi e está a ser prejudicado se não foi devidamente indemnizado pela realização da estrada.

    Veja bem realmente afinal quem é que se está a aproveitar.
  4.  # 4

    Afinal querem coagir a pessoa a fazer caridade a título gratuito!
  5.  # 5

    Colocado por: Palhava
    De que forma manifestou ele esse intento?

    Na realidade foi ele que foi e está a ser prejudicado se não foi devidamente indemnizado pela realização da estrada.

    Veja bem realmente afinal quem é que se está a aproveitar.


    Infelizmente não tenho muitos mais detalhes. Mas o que aparentemente o proprietário do terreno encarnado disse ao actual proprietário do terreno castanho (este tentou resolver as coisas várias vezes sem sucesso e tentou comprar a faixa) é que "Quem paga 6 também paga 60 (mil)" ... isto por uma faixa de terreno de 20m2 que nunca terá outra utilidade que não a de um passeio. Portanto querer cobrar 50 100 ou 1 milhão de euros só porque pode, parece-me despropositado e sim parece querer aproveitar-se da situação.

    De qualquer das formas isso foge à pergunta inicial que já imaginava ser de resposta complexa. Mas vou passar na câmara municipal para tentar perceber como é que se processam estes casos.
  6.  # 6

    Pelo que percebi o terreno vermelho está no passeio do loteamento (?), Portanto o Sr do terreno castanho, perde aquele bocado para alinhamentos dos lotoes e o vermelho para alinhamentos do passeio e rua.
    O terreno em castanho não pode ficar em interioridade, pronto terá acesso.

    Mas acho que o problema será outro.
    Fizeram loteamento no terreno a castanho com via a passar no vermelho .
    O proprietário do castanho vai-se encher dinheiro com venda dos lotes, e o proprietário do vermelho, não ganha nada ou quase nada e ainda lhe querem comer aquela pequena parcela .
    Parece-me assuntos do loteador e câmara.

    Conheço situação real de um loteamento que foi feito até caminho público. Encostaram os lotes ao caminho público, e representaram uma estrada a passar nesse estreito caminho de 3 metros e passar em cima do terreno do vizinho que não tem loteamento nenhum .
    Neste momento o vizinho não cede nada. O vizinho já vendeu 30 lotes a mais de 30 mil e ele não lucrou nada
      IMG_20211010_101750.jpg
  7.  # 7

    Consulte a planta síntese do loteamento aprovado pela câmara. Tem?
    tendo havido um loteamento, não há a questão de ter ficado assim resolvida, por certo.

    Quais as áreas das parcelas?
  8.  # 8

    Colocado por: callinasparece


    Colocado por: callinasPelo que percebi o terreno vermelho está no passeio do loteamento (?), Portanto o Sr do terreno castanho, perde aquele bocado para alinhamentos dos lotoes e o vermelho para alinhamentos do passeio e rua.
    O terreno em castanho não pode ficar em interioridade, pronto terá acesso.

    Mas acho que o problema será outro.
    Fizeram loteamento no terreno a castanho com via a passar no vermelho .
    O proprietário do castanho vai-se encher dinheiro com venda dos lotes, e o proprietário do vermelho, não ganha nada ou quase nada e ainda lhe querem comer aquela pequena parcela .
    Parece-me assuntos do loteador e câmara.

    Conheço situação real de um loteamento que foi feito até caminho público. Encostaram os lotes ao caminho público, e representaram uma estrada a passar nesse estreito caminho de 3 metros e passar em cima do terreno do vizinho que não tem loteamento nenhum .
    Neste momento o vizinho não cede nada. O vizinho já vendeu 30 lotes a mais de 30 mil e ele não lucrou nada
      IMG_20211010_101750.jpg


    É realmente um imbróglio. Não sei se o proprietário do terreno castanho tinha mais lotes, mas todos os rectangulos azuis são moradias já construídas e habitadas. A única zona livre na urbanização é mesmo o terreno castanho. Mesmo o vermelho do lado direito já está vendido e com alvará de construção atribuído.
  9.  # 9

    Colocado por: ADROatelierConsulte a planta síntese do loteamento aprovado pela câmara. Tem?
    tendo havido um loteamento, não há a questão de ter ficado assim resolvida, por certo.

    Quais as áreas das parcelas?


    Não tenho mas é precisamente o que vou tentar obter amanhã. Presumo que possa ser obtida na Câmara, certo?
  10.  # 10

    Sim, na autarquia.
    Colocado por: Migas82

    Não tenho mas é precisamente o que vou tentar obter amanhã. Presumo que possa ser obtida na Câmara, certo?
 
0.0140 seg. NEW