Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: smga

    colocou algum tipo de isolamento? e teto falso?


    Vigamento-barrotes-tela impermeabilizante- ripado e telha Lusa advance. Como o sótão não vai ser aproveitado, irei colocar o isolamento ao nivel do piso (provavelmente 2 camadas cruzadas de lã de Rocha por cima do forro).
    • RB
    • 14 outubro 2021

     # 22

    Colocado por: smga

    De que zona do país? Quanto tempo lhe deram para concluir a obra? E que tipo de telha vai levar? Sem isolamento e sem teto falso é capaz de estar um pouco caro...mas as alternativas não devem ser muitas...

    A casa fica numa pequena aldeia no Alto Alentejo no concelho de Marvão. Nós dissemos-lhe que queríamos fazer igual ao que está, que seria substituir a telha e a madeira, porque nos disseram que para fazer isso não seria necessário licença, apenas informar a Câmara. E ele deu-nos esse orçamento de 6000 euros, mas não referiu isolamento e nós como não percebemos destas coisas não o questionámos. E o teto falso deve ser posto por quem fizer as obras no interior. Mas agora já vou tentar saber. Disse-nos que numa semana fazia o telhado, não sei é quantas pessoas serão. A telha nós falamos na piemontesa porque nos disseram ser mais parecida com a que lá está que creio que é a mourisca. É que a casa é pegada com a de outro familiar que não reparou o telhado e queríamos que não fosse tão diferente. A casa era do meu sogro e foi dividida em duas, para cada filho, mas o telhado é comum. Agora pensando bem se a telha sol for mais barata talvez vamos optar por esta, pois a ideia é gastar o menos possível, uma vez que com a burla de que fomos alvo pelo empreiteiro, temos menos dinheiro. Já agora sabe dizer-nos a diferença entre a telha sol ou lusa (não sei se é a mesma coisa) e piemontesa em termos de aparência e de valor? Obrigada pela ajuda
    • RB
    • 14 outubro 2021

     # 23

    Colocado por: htavares73Vou citar o regulamento de um munícipio como exemplo:
    "Artigo 9.º - Obras de escassa relevância urbanística
    1 — Para efeito do disposto na alínea i) do n.º 1 e do n.º 3 do artigo 6.º-A do RJUE consideram -se obras de escassa relevância urbanística aquelas que, pela sua natureza, forma, localização, impacte e dimensão, não obedeçam a controlo prévio, integrando este conceito as seguintes obras:
    [...]
    r) Substituição de madeiramento de coberturas inclinadas, por vigotas pré-esforçadas ou estrutura metálica, desde que tal não implique a alteração da forma do telhado nem coloque em causa a estrutura resistente do edifício;
    [...]

    Por analogia, deve incluir os elementos estruturais necessários para fixação das vigatas e ripas, como lintéis, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RB

    Muito obrigada pela informação tão detalhada. Já agora vou abusar mais um pouco e perguntar-lhe se me sabe dar outra informação: queríamos fazer uma escada de acesso do primeiro andar para o rés do chão onde queremos fazer os quartos, porque agora só temos acesso pela rua. No projeto que tínhamos estava previsto fazer o chão de laje aligeirada e escada em alvenaria. Agora sem licença penso que temos que fazer o chão igual em madeira e pensámos também numa escada de madeira. Mas tenho dúvidas se mesmo para fazer umas escadas de madeira não será preciso licença ou apenas a informação à câmara.
    Agradeço toda a ajuda que me puder dar.
    • smga
    • 15 outubro 2021

     # 24

    Colocado por: RBpiemontesa


    Vou fazer uma obra idêntica, substituir o telhado mas optei por ser eu a comprar o material e contratar apenas a mão de obra.

    Em relação às telhas penso que a telha sol e a lusa é mesma coisa, são telhas de barro. Telhasol é uma marca. A telha piemontesa são os paineis a imitar a telha lusa.
    • RB
    • 15 outubro 2021

     # 25

    Tenho aqui duas fotos da casa com a parte do telhado sublinhado, a parte da frente e as traseiras. A medida correta é de 50 m2. É de 2 águas e é junto com o telhado do lado. Neste momento tem telha mourisca e por dentro é madeira. Para fazer este telhado sem licenciamento, tendo que se fazer igual tive o tal orçamento de 6000 euros que referi.
    • RB
    • 15 outubro 2021

     # 26

    Tenho aqui duas fotos da casa com a parte do telhado sublinhado, a parte da frente e as traseiras. A medida correta é de 50 m2. É de 2 águas e é junto com o telhado do lado. Neste momento tem telha mourisca e por dentro é madeira. Para fazer este telhado sem licenciamento, tendo que se fazer igual tive o tal orçamento de 6000 euros que referi.
      PhotoGrid_1634304862217.jpg
    • dom123
    • 15 outubro 2021 editado

     # 27

    Penso que por 6000€ colocava o telhado nas duas fracções
    Tenho um primo meu que colocou faz pouco tempo numa moradia com 2 pisos e 4 águas, o que implicou a montagem de andaimes, por 7000€ com isolamento xps de 40mm.
    É só fazer contas
    • RB
    • 25 outubro 2021

     # 28

    Colocado por: dom123Penso que por 6000€ colocava o telhado nas duas fracções
    Tenho um primo meu que colocou faz pouco tempo numa moradia com 2 pisos e 4 águas, o que implicou a montagem de andaimes, por 7000€ com isolamento xps de 40mm.
    É só fazer contas

    Obrigada pela resposta. Em que zona de situa a casa do seu primo?
  2.  # 29

    Colocado por: RB
    Obrigada pela resposta. Em que zona de situa a casa do seu primo?

    Em Ovar, mas como tudo subiu, não sei se agora ainda seria o mesmo preço...
    Mas á cerca de 1 ano foi o que ele pagou, 7000€
  3.  # 30

    Colocado por: pcgiaoPenso que se não houver alteração da volumetria do telhado, do numero de águas e da inclinação não será preciso projeto mas pode e deve consultar a regulamentação da sua camara municipal para saber se se enquadra em obras de escassa relevância.
    Acabei de reabilitar um telhado com 75 m2 de 4 aguas com estrutura em madeira, tela impermeabilizante e telha lusa UM por cerca de 8500€ incluindo desmantelamento do telhado antigo (retirar telha e madeiras), fazer lintel, fazer estrutura em madeira casquinha, tela impermeabilizante e aplicação de telha e respetivos acabamentos. Não fiz projeto, apenas comuniquei á camara como obra de escassa relevância.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RB


    Esta conversa parece estar morta ha cerca de um ano, mas vou perguntar na mesma:

    Porque usou casquinha e nao outra madeira mais resistente?
    Como e' que os barrotes de madeira sao presos ao lintel?

    A sua casa ficou com muito bom aspecto
 
0.0134 seg. NEW