Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Eu estou a procura de casa (apartamento), no entanto tenho alguma sensibilidade ao barulho. Bem sei que procurando apartamento não posso exigir muito. Eu imagino que ao longo dos anos tenha sido publicada legislação sobre o isolamento entre pisos, nomeadamente sonoro. Isso é verdade? A ser, a partir de que ano de construção é que os edifícios começaram a ter de cumprir legislação sobre a matéria? O meu intuito com esta pergunta é encontrar uma forma de identificar apartamentos com bom isolamento sonoro sem ter de confiar na palavra do vendedor. A classe energética tem alguma relação com o isolamento sonoro?
  2.  # 2

    A legislação até pode existir, agora ser cumprida...
    O que aconselho é visitar e falar com as pessoas que tem apartamentos nos sítios onde procura, mas não fale com quem quer vender, para eles está tudo bem 👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rolling_Stone
    • RCF
    • 11 outubro 2021

     # 3

    Não lhe sei responder às questões que colocou. No entanto, não se fie no que possa estar previsto em projeto pois, do projeto à realidade, por regra, vai algum distanciamento.
    O isolamento térmico, por exemplo, desde há muito que tem regras e tem mínimos a cumprir. No entanto, o que não falta por aí são prédios que não cumprem o que, com certeza, estaria no projeto, a avaliar pelo fraco comportamento térmico que têm.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rolling_Stone
  3.  # 4

    Colocado por: Vítor MagalhãesA legislação até pode existir, agora ser cumprida...
    O que aconselho é visitar e falar com as pessoas que tem apartamentos nos sítios onde procura, mas não fale com quem quer vender, para eles está tudo bem 👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rolling_Stone


    Sim isso seria o ideal, mas é sempre uma sorte conhecer um amigo de um amigo que por acaso mora aqui ou acolá. Por outro lado acho que seria demasiado inoportuno tocar a campainha de estranhos a perguntar o que acha da sua casa. É um jogo de sorte procurar casa, a minha abordagem tem sido privilegiar edifícios mais recentes.
  4.  # 5

    Selecione os apartamentos que tem interesse, pode filtrar por ano de construção e zona. Depois é questão de falar com quem lá mora.
    Como já referido, a construção pode ser mais ou menos recente, mas não implica que não seja problemática.
    Depois existe também a localização dos apartamentos serem em zonas mais ou menos sossegadas, com comércio no R/C, muitas frações, etc...
    • Neon
    • 11 outubro 2021

     # 6

    Boa tarde Rolling_Stone

    Os requisitos técnicos específicos na área da acústica já são exigíveis desde 1987.
    As exigências tem sido incrementadas no decorrer do tempo (2002, com alterações introduzidas em 2008 e 2019).

    Ainda assim, trata-se de uma questão muito relativa, pois o que é exigido são parâmetros de coeficientes de isolamento mínimos.
    Para além das questões já aqui relatadas, de que nem sempre os projetos são cumpridos; Também se coloca a questão que o cumprimento dos parâmetros não significa garantia de sossego pois o conforto acústico depende quer da sensibilidade do recetor, quer da insensibilidade do emissor.

    Trocando por miudos, pode encontrar um espaço que cumpre as regras (até mesmo as mais atuais) e ter um vizinho que toca os discos dos Rolling Stones :) com recurso a uma coluna de alta potencia. Assim como pode a emissão sonora cumprir todos os parâmetros legais e o caríssimo, sentir-se legitimamente incomodado.

    Já agora a classificação energética, não afere os requisitos na área da acustica.

    Boa sorte
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rolling_Stone, ClioII
 
0.0076 seg. NEW