Iniciar sessão ou registar-se
    • NPRP
    • 14 outubro 2021

     # 21

    Colocado por: zedasilva
    Sempre defendi soluções simples, básicas mas eficientes.
    Se eu consigo ter o mesmo resultado com 2 pregos e um martelo para que raio devo ser induzido a usar uma cola de 28 componentes?
    As nossas habitações estão a tornar-se em verdadeiros equipamentos eletrónicos para solucionar problemas básicos que se resolveriam com meia dúzia de tostões.
    Estamos a valorizar o supérfluo em detrimento do básico e essencial.
    Para mim, deve-se apostar em impermeabilização, isolamento e ventilação. Isto é possível garantir com grande grau de eficácia com soluções correntes e baratas, basta que sejam pensadas com cabeça.
    Concordam com este comentário:Nostradamus,Pedro Barradas,fpinto005,NPRP
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fpinto005

    Zedasilva, como se aposta em ventilação sem VMC?
  1.  # 22

    Colocado por: NPRP
    Zedasilva, como se aposta em ventilação sem VMC?

    Abrindo as janelas
    😁
    Concordam com este comentário: pkasa
    • NPRP
    • 14 outubro 2021

     # 23

    Colocado por: zedasilva
    Abrindo as janelas
    😁

    Ahhhh, agora já estou mais descansado!! Aliás, até funcionam melhor se se abrirem ao mesmo tempo nas extremidades da habitação!
    Make it simple, right? Menos é mais já diz uma amiga minha. 🧐
  2.  # 24

    com 4m não precisa de dividir o estore
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  3.  # 25

    Colocado por: NPRPcomo se aposta em ventilação sem VMC?


    Um projecto bem estudado com as grelhas de ventilação com admissão de ar pela fachada/vão a sul/este (zona dos quartos, sala) e extração pelo norte/oeste (zona das WC, corredores, etc) resulta que é uma maravilha e nao custam 2 rins a pagar.

    Essas grelhas podem estar fixadas directamente às janelas, caixas de estores, ou fachada. O que nao falta por ai sao 1001 soluções baratas e eficazes para garantir uma boa ventilação.

    Essa ideia das VMC serem fundamentais para garantir a ventilação quase parece um lobby aqui fórum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  4.  # 26

    Colocado por: RicardoPortocom 4m não precisa de dividir o estore
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mandrongo


    Alertei para a dimensão porque um colega de trabalho diz que se arrependeu de ter optado por um vão de 3,5m, pois com o vento o estore "dobra" e às vezes sai do sítio.

    Terá que ver com a "robustez" do estore não ser a adequada/necessária para aquela dimensão de vão?
  5.  # 27

    Certo.

    Há vários tipos de lâmina de estore
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
    • Pccate
    • 15 outubro 2021 editado

     # 28

    Colocado por: Nostradamus

    Um projecto bem estudado com as grelhas de ventilação com admissão de ar pela fachada/vão a sul/este (zona dos quartos, sala) e extração pelo norte/oeste (zona das WC, corredores, etc) resulta que é uma maravilha e nao custam 2 rins a pagar.

    Essas grelhas podem estar fixadas directamente às janelas, caixas de estores, ou fachada. O que nao falta por ai sao 1001 soluções baratas e eficazes para garantir uma boa ventilação.

    Essa ideia das VMC serem fundamentais para garantir a ventilação quase parece um lobby aqui fórum.


    Tenho dessas grelhas na caixilharia do meu apartamento e é a pior coisa que podia ter posto, aqui em Gaia passo o inverno com fita cola nas ditas grelhas e mesmo assim entra bastante frio. Isso deve funcionar para quem viver lá para o Algarve.
  6.  # 29

    Colocado por: mandrongoAlertei para a dimensão porque um colega de trabalho diz que se arrependeu de ter optado por um vão de 3,5m, pois com o vento o estore "dobra" e às vezes sai do sítio.

    Terá que ver com a "robustez" do estore não ser a adequada/necessária para aquela dimensão de vão?


    sim deve ter levado um estore normal

    é o maior problema das janelas grandes. ficam caro a janela, fica caro o estore fica tudo caro. Mas o que interessa é a janela grande que é moda, nem que fique toda salpicada com terra a dar vista para o jardim cheio de ervas, porque não sobrou dinheiro para os arranjos exteriores, nem para um passadiço à volta da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  7.  # 30

    Colocado por: mandrongo
    Não será comprimento a mais para o estore? Se calhar, em alguma das janelas vai ter de dividir o estore ao meio, o que, esteticamente, não fica muito bonito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fpinto005


    Sim tem razão, agora aguardo o serralheiro para opinar e concordo com o que diz, se for necessário divisão já não gosto tanto! ... Obrigada!
  8.  # 31

    Estou a começar a construir e também tenho dúvidas, mas a minha dúvida é entre estores e brisas solares...
    Pelo que percebi, janelas com mais de 3 metros são um problema correto?
    • NPRP
    • 18 outubro 2021

     # 32

    Colocado por: VBarbosaEstou a começar a construir e também tenho dúvidas, mas a minha dúvida é entre estores e brisas solares...
    Pelo que percebi, janelas com mais de 3 metros são um problema correto?

    Sei que ao nível de estores, até 3,5 metros a coisa é garantida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VBarbosa
  9.  # 33

    Até 4.5m largura com lâmina de 77mm e 3m de altura

    Depois é preciso analisar o tamanho da caixa de estore
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VBarbosa
  10.  # 34

    Alertei para a dimensão porque um colega de trabalho diz que se arrependeu de ter optado por um vão de 3,5m, pois com o vento o estore "dobra" e às vezes sai do sítio.


    Com a ajuda de um sistema de proteção de estores nunca lhe ira acontecer isso.
    Todos os fabricantes mencionam até que velocidade do vento o estore pode resistir e com a ajuda de uma estação meteorológica ou controlador de vento pode resolver esse problema facilmente,
    A estação meteorológica tem a vantagem que tb pode gerir a posição do sol para poupança de energia muito rentável
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo, VBarbosa
  11.  # 35

    Colocado por: RicardoPortoAté 4.5m largura com lâmina de 77mm e 3m de altura


    Mas depois por causa dum vão grande, encarecem os estores dos demais vãos para que fique tudo com a mesma leitura, não?. Ou, pelo menos, de todos os vãos de determinada fachada.

    Ou em termos visuais/estéticos estas diferenças são pouco percetíveis?
  12.  # 36

    só quando fechar os estores é que nota.

    essa diferença vê-se é pelo interior pois pode ter paredes a apanhar 2 fachadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  13.  # 37

    Colocado por: RRoxxNão é só isso. Mas é muito isso.

    Passo com alguma frequência na zona de Mafra, não sei se alguém conhece, no sentido Mafra-Ericeira,.pela estrada da srª do Ó, há uma moradia "estilo moderno", que fui vendo crescer.

    Em woodframe, revestida a etics. A casa deve ter uns 2 anos acabada. Está com um aspecto pior que casas em alvenaria e betão com 20 e 30 anos que ali existem. Tem AC, solar e termos sifao, coisa que poucas ali tem, e também tem remendos atrás de remendos, coisa que poucas ali tem.

    As pessoas investem as poupanças em artigos da moda, sem saber o que compram, os técnicos cada vez são mais vendedores que técnicos no verdadeiro sentido da palavra.

    Sobretudo os projectistas, nunca viram uma chave de armar ferro mas já sabem tudo e mais alguma coisa. Se lhes perguntarem qual o traco para uma argamassa de cume, enrolam-se todos. Mas sabem que têm de ter bomba de calor xpto, ar condicionado, caixilharia de vidro triplo com corte térmico e um chouriço picante a assar no forno, porque no assador de barro é contra as regras de segurança contra o incêndio. Escolher tudo do bom e do melhor é fácil, difícil é depois pormenorizar de forma a que as coisas funcionem. De que vale um caixilho triplo com corte térmico se depois a platibanda racha é começa a escorre água na fachada, ou pior. Por trás do etics?

    Esquecemos o básico em função das coisas que aparecem na moda, e quando damos por ela já temos **** até ao pescoço e sem nenhuma maneira de sair dela.
    Concordam com este comentário:zedasilva,Nostradamus,Pedro Barradas,fpinto005
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fpinto005


    Antes dessa moradia, quase a chegar ao Quintal tem lá umas quantas moradias em woodframe.
 
0.0241 seg. NEW