Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!
    Estou neste momento a ponderar a venda da minha primeira casa (Apt. T2) que comprei há cerca de 6 anos (era um imóvel de banca e foi financiado a 100%).

    Na altura o imóvel foi comprado por cerca de 110.000€ sendo que desse valor já foram amortizados 15.000€ (+-), e estão atualmente em dívida ao banco cerca de 95.000€. Surgiu agora a oportunidade de vender a casa por valores a rondar os 190.000 / 200.000€.

    Tenho possibilidade de me juntar com a minha namorada (ela também tem casa e temos vindo a falar em vivermos na minha casa ou na dela) mas aqui surge a questão se deva vender a minha casa ou alugar. No cenário de ir viver para a casa dela, alugando a casa estou sempre prevenido caso algo corra mal no futuro (ninguém pensa que as coisas correm mal antes de correrem não é?) e tenho sempre para onde voltar. No entanto, se calhar a oportunidade de vender a casa por estes valores, desaparece. Vendendo agora a casa, no pior cenário (as coisas correrem mal, na vida conjunta) iria ficar "sem tecto" (bom, no limite teria sempre a opção de voltar muito brevemente à casa dos pais - algo que quero evitar) e como o mercado atualmente está demasiado inflacionado, possivelmente não iria conseguir comprar uma casa a "meu gosto" de forma imediata. Alugando a casa, e como está o mercado creio que consigo arrendar por 750€ (dá uma diferença de 400€ para a prestação ao banco +-).

    Assim, peço-vos a vossa opinião. O que fariam no meu lugar? Por um lado creio que a venda é uma excelente oportunidade de negócio, por outro nunca ninguém sabe o dia de amanhã e ter uma casa é uma garantia. Vender a bom preço...ou alugar e esperar conseguir vender por esse preço daqui a uns tempos?

    Deixo também outra questão...... se vendendo a casa agora e com um total de cerca de 250.000€ para investir, se optariam por comprar ou construir, sendo que gostaria de ir para uma moradia. Já vi muitas opiniões que construir dá muitas dores de cabeça, mas será que não compensa?

    Agradeço desde já qualquer opinião pois estou mesmo muito dividido!!
  2.  # 2

    Bom Dia,

    A resposta é bastante simples.
    O Mercado está bom para vender, caro para comprar.
    Portanto não adianta vender alto se a seguir quer ir comprar outra casa. Porque o que ganha numa vai despejar noutra.
    Compensa vender quem tem casas que herdou sem muito uso ou nenhum, ou apartamentos ou casas de férias que pondera vender.

    Construir compensa se puder esperar bastante tempo, se bem que os preços também estão bastante elevados e o mercado está cheio de "profissionais" de chave na mão que depois desaparecem e fica sem casa e sem dinheiro.

    Na minha modesta opinião deve alugar, ou então cada um vende a sua e juntos compram uma casa nova onde serão donos 50\50.
    Se algo acontecer , vendem e cada um recebe a sua parte.
    Concordam com este comentário: Anonimo18102021
 
0.0088 seg. NEW