Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Hoje visitei um imóvel anunciado numa imobiliária por 150k euros, é um imóvel que vai de encontro ao que procuro e fiz uma proposta pelo valor pedido.
    Expliquei à agente imobiliária que iria dar 10% de entrada com capitais próprios e os restantes 90% com crédito bancário que já está pré aprovado.
    A mesma explicou que iria ter mais visitas hoje e que sabia à partida que as mesmas teriam interesse e disponibilidade de dar 15 a 20% de entrada, fazendo assim pressão para eu aumentar a minha % de entrada inicial.
    Não cedi e enviei por e-mail como pedido pela agente, a proposta com os 10% de entrada e a indicação que poderia realizar o CPCV assim que o proprietário tivesse disponibilidade.
    A minha questão é:
    Se ofereço o valor pedido, qual o sentido de aguardar pelas restantes visitas na "esperança" de hipoteticamente darem uma maior entrada?
    Isto é prática comum?
    Sei que algumas imobiliárias permitem reservar o imóvel através de um sinal mas esta não demonstrou essa possibilidade.

Obrigado pela atenção.
  2.  # 2

Sim é normal.. algumas fazem tipo leilões do imóvel
    Concordam com este comentário: Ana Carlos
  3.  # 3

Querem ver se alguém oferece mais pelo imóvel. Não é só pelo valor da entrada, porque no fim esse valor é indiferente (ou então é esturro).
    Ofereça mais de 150k e mantenha os 10% de entrada para assinar cpcv .
    • NLuz
    • 16 outubro 2021

# 4

Pode haver n propostas com o mesmo valor mas o pagamento ser diferente.
    Cabe ao proprietário escolher a que mais lhe agradar.
  4.  # 5

Claro que cabe ao proprietário escolher o que mais lhe agradar.

Mas em que medida, para o mesmo montante (efectivo e de escritura), fará diferença entre uma entrada de 10 ou 20%?
    Este montante, entregue com o CPCV, serve somente para trancar o negócio e obrigar a compromissos caso uma das partes falhe.

Por outro lado, se for uma marosca qualquer, pode haver um forte interesse em publicar um valor baixo para atrair interessados e depois procurar quem dê a maior entrada. Quem sabe, até receber entradas de vários interessados.
    O tempo, chatice e custo até que a justiça leve a resolver isso, é um risco grande para não se tentar perceber a razão pela qual uma entrada maior é mais vantajosa para o vendedor.
    • NLuz
    • 16 outubro 2021

# 6

Um proprietário pode ter mais interesse em receber logo 30.000€ do que se 10.000€ num CPCv...
    Pode já ter um negocio de compra em vista e ter logo mais verba disponível pode facilitar esse negócio.
    Este é um exemplo que pode acontecer 😉
  5.  # 7

Colocado por: NLuzUm proprietário pode ter mais interesse em receber logo 30.000€ do que se 10.000€ num CPCv...
    Pode já ter um negocio de compra em vista e ter logo mais verba disponível pode facilitar esse negócio.
    Este é um exemplo que pode acontecer 😉

Teoricamente sim.

Mas na prática, o tal negócio de compra também fica abrangido pela mesma cautela de dar mais de x%.
    Se vai comprar algo mais caro, à partida o que receber do CPCV da venda servirá para colmatar alguma diferença e não para financiar totalmente o CPCV do novo.

Na teoria é possível, mas na prática convida-se a uma forte ponderação sobre as reais motivações de se pedir 20 ou 30% num CPCV, especialmente sobre um imóvel em uso, cuja escritura pode ser feita a curtíssimo prazo.

Se o vendedor prefere uma entrada maior em detrimento de uma entrada normal com um valor final de venda superior, então é de desconfiar de tudo. Digo eu.
    • NLuz
    • 16 outubro 2021

# 8

Tb acontece que muita gente dá um valor baixo de CPCV e que depois precisando de empréstimo não o consegue...e o vendedor lá tem que devolver o sinal e volta ao mercado a casa, e lá perdeu tempo...

Um valor mais alto de CPCV , demonstra logo por parte do potencial comprador um compromisso maior. Mesmo precisando de empréstimo, o valor é consideravelmente mais baixo o que baixa o risco de não fazer a escritura.

Apenas um pensamento meu...
  6.  # 9

Ou então é apenas bluff da consultora sem ter ainda potenciais interessados, para conseguir mais sinal no CPCV e receber logo a comissão ou parte dela.
  7.  # 10

Colocado por: NLuzTb acontece que muita gente dá um valor baixo de CPCV e que depois precisando de empréstimo não o consegue...e o vendedor lá tem que devolver o sinal e volta ao mercado a casa, e lá perdeu tempo...

Só se o CPCV tiver alguma clausula desse género, que acaba por ser um engano para o vendedor.
    Se o comprador quiser desistir, basta arranjar um banco qualquer que não aprove o crédito e isso é fácil fazer acontecer.

Eu pessoalmente não costumo aceitar essas clausulas, mas também prefiro assinar CPCV quando essa parte está +- ultrapassada.
    Por vezes há pessoas que não percebem o risco que correm. O ano passado, um casal jovem apaixonou-se por um apartamento, mostraram à família toda e os pais até davam uma belíssima entrada. Falei com eles e com os pais, e percebi que haveriam fragilidades para o banco. Eles queriam assinar CPCV e fechar negócio. Insisti que falassem primeiro com o banco e comprometi-me em não vender a outra pessoa pelo mesmo valor. Resultado: não conseguiam crédito, apesar de até ser um baixo LTV.

Vendi logo de seguida, pelo mesmo valor, com 1/10 da entrada que os outros ofereciam. Para mim foi indiferente, pois no final recebi exactamente o mesmo.

Perdi umas duas semanas, mas não enganei ninguém para ficar com as suas poupanças.
    Agora imagine se a venda fosse um embuste (às vezes nem são proprietários do imóvel!) e só queriam colectar o sinal... cabe a cada um tentar aferir se se estão a meter na boca do lobo.

Colocado por: NLuzUm valor mais alto de CPCV , demonstra logo por parte do potencial comprador um compromisso maior. Mesmo precisando de empréstimo, o valor é consideravelmente mais baixo o que baixa o risco de não fazer a escritura.

Embora possa sugerir que as probabilidades de conseguir crédito sejam mais altas, mas nem isso é garantido.

Não creio que mostre um compromisso maior, pois muito poucas pessoas estão dispostas a abandonar um negócio se isso envolver perder dinheiro, por muito pouco que seja.
    Veja o caso dos arquitectos e os projectos a despachar, quando os DO (supostamente até mais savvy nesta matéria), preferem sacrificar a qualidade da casa e até sabendo que podem envolver custos maiores em obra, do que recomeçar com um novo profissional. No final, apesar de ser um projecto "de vida", a casa até pode não ser bem aquilo que queriam e até ter ficado 50k€ mais cara que o pretendido, mas pelo menos não perderam aqueles mil ou dois mil euros da adjudicação ao arquitecto.

Mas lá está, estas são as minhas percepções :)
  8.  # 11

Colocado por: VarejoteOu então é apenas bluff da consultora sem ter ainda potenciais interessados, para conseguir mais sinal no CPCV e receber logo a comissão ou parte dela.

Ou isto, que me parece muito mais provável do que ser o vendedor a querer uma entrada maior.
  9.  # 12

Obrigado pelas vossas respostas, hoje já liguei à consultora que me informou que existem outras 3 propostas de 150k, uma delas com cerca de 30% de entrada.
    Apenas houve 1 dia de visitas e a minha proposta foi a primeira a ser feita, no entanto ainda não foram apresentadas ao proprietário, algo que apenas vai acontecer na próxima semana.
    Se é bluff não sei, mas que é injusto para quem oferece primeiro o valor é.
    O crédito está pré aprovado e no final de contas o proprietário recebe sempre o mesmo valor.
    Enfim, é partir para outra..
  10.  # 13

O pré-aprovado na realidade não quer dizer nada. Depois se o negócio avançar é que se vê. Pode ir à análise de riscos e não passar. Pode a avaliação do imóvel não ser suficiente, etc.

Quanto à proposta, é mesmo assim. Mantenha a posição, não vá na conversa da imobiliária.
    Se não der, outros se seguirão.
  11.  # 14

Colocado por: SolidSnakeO crédito está pré aprovado e no final de contas o proprietário recebe sempre o mesmo valor.
    Enfim, é partir para outra..

Ainda nada está perdido.
    Se for a imobiliária a tentar sacar a comissão logo no CPCV, cabe ao vendedor decidir se aceita. Claro que a imobiliária pode pintar o outro interessado com outra luz, e mesmo que esse termo não seja aceite, o negócio pode seguir por aí.

Se a sua proposta não for aceite, equacione aumentar um pouco o valor. À partida, a imobiliária terá de apresentar essa proposta ao vendedor.
  12.  # 15

Colocado por: caocomasasO pré-aprovado na realidade não quer dizer nada. Depois se o negócio avançar é que se vê. Pode ir à análise de riscos e não passar. Pode a avaliação do imóvel não ser suficiente, etc.

Quanto à proposta, é mesmo assim. Mantenha a posição, não vá na conversa da imobiliária.
    Se não der, outros se seguirão.

Claro, existe sempre a possibilidade da avaliação vir abaixo do esperado, daí eu querer guardar algum capital de parte para essa eventualidade, e não o dar já como entrada..
    Vou manter a minha posição, se der melhor, se não venha a próxima..
  13.  # 16

Colocado por: SolidSnakeClaro, existe sempre a possibilidade da avaliação vir abaixo do esperado, daí eu querer guardar algum capital de parte para essa eventualidade, e não o dar já como entrada..

O que der de sinal será "abatido" ao valor do empréstimo.
    Ou seja, a nível de financiamento, tanto faz dar esse montante no CPCV como no dia da escritura.
    • AMVP
    • 16 outubro 2021

# 17

Eu se estivesse a vender para o mesmo valor preferir vender a alguem que me da 30% no CPCV do que alguem que me de 10%, para condicoes identicas no acesso ao credito. E ainda preferia mais quem me pagasse a pronto.
    Tb queria fazer um determinado numero de visitas e preferencialmente de propostas, para poder opcoes.
    E um negocio, nada mais.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, NLuz

0.0198 seg. NEW