Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Pretendo construir uma moradia e tenho-me deparado com algumas dúvidas.....

    Tenho de respeitar tudo o que está no projecto térmico?
    - está incluido um sistema de climatização em que o aquecimento é por resistencia electrica e o arrefecimento é por ar-condicionado, sou obrigado a colocar já o AC? O que é o sistema de resistencia para aquecimento?.
    - o sistema previsto para AQS é solar com resistencia electrica, não é preferivel caldeira mural?


    Grato pela vossa atenção,
  2.  # 2

    Caro marco, para evitar surpresas desagradáveis a quando da emissão do CE, ponha as suas questões ao autor do Projecto de RCCTE.
    De qualquer maneira, a DCR, emitida pelo perito/ ADENE, deve ter referênciado quas as melhorias para aumentar a eficiência energética. Procure nosProjectos. FALE COM OS SEUS PROJECTISTAS...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcojose
  3.  # 3

    Colocado por: marcojose
    - está incluido um sistema de climatização em que o aquecimento é por resistencia electrica e o arrefecimento é por ar-condicionado


    Esta está boa está, vá lá, não preveram o arrefecimento também por resistência eléctrica... Pergunte aos seus projectistas se têm a mínima noção de quais são os rendimentos expectáveis na climatização por resistência eléctrica vs AC.

    É a lei da prepotência, quero, posso e mando, o dono de obra é um energúmeno e nem discuto pormenores com ele. Apesar de ser ele a pagar (instalação + manutenção), instala aquilo que eu acho mais bonito... enfim, são os (alguns) técnicos que temos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcojose
  4.  # 4

    Antes de mais quero agradecer a todos os que comentaram,

    O que se passa é que não fui consultado no respeitante a nada do que se passa no térmico, foi-me apresentado o projecto de arquitectura com o qual concordei e depois só me foi apresentado o trabalho final sem abertura para discussão. Acrescento ainda que me foi proposto pela arquitecta uma casa de rés-do-chão com o argumento que tal ficava mais barato e agora com o projecto de estabilidade e com a obrigatoriedade de efectuar uma caixa de ar por baixo da casa e uma placa maciça de betão por cima todos os orçamentos que possuo para uma casa de 380m2 de área bruta (inclui telheiros e garagem) vão para 300.000€.

    Aproveito para colocar outra questão,
    Foi-me proposto colocar tecto falso em toda a casa pelo mesmo valor de construção se aceita-se passar as canalizações e electricidade numa calha técnica por cima desse tecto falso, falei com a arquitecta e ela diz que para tal tenho de mandar fazer outro projecto térmico, mesmo que verificasse o térmico qdo a visita do técnico..... e assumir os custos. É assim que se processa??

    Obrigado a todos
  5.  # 5

    Colocado por: marcojose...todos os orçamentos que possuo para uma casa de 380m2 de área bruta (inclui telheiros e garagem) vão para 300.000€.
    Que área de telheiros e garagem? É que, à partida, se esse valor incluir o IVA, parece-me um valor muito razoável.

    Foi-me proposto colocar tecto falso em toda a casa pelo mesmo valor de construção se aceita-se passar as canalizações e electricidade numa calha técnica por cima desse tecto falso, falei com a arquitecta e ela diz que para tal tenho de mandar fazer outro projecto térmico, mesmo que verificasse o térmico qdo a visita do técnico..... e assumir os custos. É assim que se processa??
    Acho que a sua arquitecta está a ver o problema de pernas para o ar.
    Por um lado, esse tecto falso poderá MELHORAR o isolamento térmico (se aproveitar para meter isolamento térmico na caixa de ar, melhor ainda!).
    Mas, por outro lado, pode é não cumprir os projectos de arquitectura e todos os outros (água, electricidade, telecomunicações, etc.)...
  6.  # 6

    Relativamente ao térmico, o projecto contempla as situações mínimas, por omissão. O projectista parte do princípio que qualquer coisa que lá ponha diferente, será melhor. Não é obrigada a colocar esses sistemas, se não puser nada a legislação prevê que o que lá está é a tal resistência eléctrica, um ar-condicionado COP 3 e um esquentador. Mas o seu projectista deveria tê-la esclarecido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcojose
 
0.0085 seg. NEW