Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Pedro Barradas
    Pode ir aos 1.20m... mas já torna a IS um pouco desconfortável de utilizar. Terá de prever, lavatorio até 45cm de profundidade e a sanita compacta com tanque embutido.
    Não discute isso com o autor do projecto?
    Também pode ainda roubar na espessura da parede divisória.
    Concordam com este comentário:nunogouveia

E o quarto?
  2.  # 82

Colocado por: DR19822.40? Se quiser meter aí wc vai ter de colocar o roupeiro como no meu projeto, as minhas suites pequenas tambem sao pequeninas mas arranjadinhas :)

O quarto pode ficar com quanto no mínimo?
  3.  # 83

Colocado por: Ressureicao
    O quarto pode ficar com quanto no mínimo?
    Achao que nao ha medida minima, para mim no minimo sempre 3m ainda pra mais tendo o roupeiro a abrir para o lado da cama, para mim um quarto tem de dar para colocar uma cama de 1.40m no mínimo.
  4.  # 84

Colocado por: RessureicaoE o quarto?

Esse está no minimo. 2.40m, mas não queria aumentar o quarto e encurtar a IS?
  5.  # 85

Esse está no minimo. 2.40m, mas não queria aumentar o quarto e encurtar a IS?

Eu quero aumentar o quarto, mas não quero encurtar a IS pq ja tem o mínimo de 1m40 largura. Queria saber com quanto mais tenho que alargar o quarto para chegar a uma largura boa no quarto.
  6.  # 86

Colocado por: DR1982Achao que nao ha medida minima, para mim no minimo sempre 3m ainda pra mais tendo o roupeiro a abrir para o lado da cama, para mim um quarto tem de dar para colocar uma cama de 1.40m no mínimo.

Então nesse caso tinha de aumentar com mais 0.60cm para chegar a 3m
  7.  # 87

Colocado por: RessureicaoEntão nesse caso tinha de aumentar com mais 0.60cm para chegar a 3m

remove o roupeiro tem o assunto arrumado.

Colocado por: RessureicaoEu quero aumentar o quarto, mas não quero encurtar a IS pq ja tem o mínimo de 1m40 largura.

Eu disse-lhe que o minimo dos minimos é 1.20m...

Entenda que o seu discurso não é facil de entender.. 1º queria saber o quanto poderia ter a Is como minimo, depois era o quarto. agora diz que quer aumentar o quarto sem diminuir a Is que acha que está pelo minimo...
    Assim não dá... ;)
  8.  # 88

remove o roupeiro tem o assunto arrumado.

Eu disse-lhe que o minimo dos minimos é 1.20m...

Entenda que o seu discurso não é facil de entender.. 1º queria saber o quanto poderia ter a Is como minimo, depois era o quarto. agora diz que quer aumentar o quarto sem diminuir a Is que acha que está pelo minimo...
    Assim não dá... ;)

Remover o roupeiro, e ponho aonde?
  9.  # 89

... resolva e discuta as opções com o autor do projecto.
    • DR1982
    • 27 outubro 2021 editado

# 90

Como diz o Pedro, o projetista é a melhor pessoa para o ajudar, mas como ja tentei fazer o que você esta a Fazer, veja la se as opções que os arquitetos do meu projeto me fizeram para as suites pequenas ajuda.

Nos escolhemos a B
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ressureicao
      C2D1BECF-8BA2-498B-AB72-59F364FD8DD9.jpeg
  10.  # 91

DR, esses corredores, na entrada do quarto, tendo mais de 1,50m de extensão, tem de ter 1.10m de largura ;)
    eu teria seleccionado a B, mas invertida... com a sanita na parede oposta. inlcusive a porta da Is ficaria um pouco mais distante da porta de entrada do quarto.

PS: Muitas vezes não é a quantidade... de variantes. Mas sim a qualidade de cada uma;)
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  11.  # 92

Colocado por: Pedro BarradasDR, esses corredores, na entrada do quarto, tendo mais de 1,50m de extensão, tem de ter 1.10m de largura ;)
    eu teria seleccionado a B, mas invertida... com a sanita na parede oposta. inlcusive a porta da Is ficaria um pouco mais distante da porta de entrada do quarto.

PS: Muitas vezes não é a quantidade... de variantes. Mas sim a qualidade de cada uma;)
    Isso das legislações ja não faço a mínima ideia, mas provavelmente será acautelado.
    Sim ainda se falou na reunião em inverter a coisa, mas se bem me lembro tinha a desvantagem da insonorizacao, atras do lavatório é a suite master, conseguia-se uma porta/abertura maior de acesso à wc e esta configuração favorece a luz natural, ja que as wcs nao terão janela/clarabóia.
    Acho que foi por isto que ficou assim
  12.  # 93

Ok, percebo.
    Eu ainda assim metia, sendo uma porta de correr, dentro de uma cassete e não como está aí representada.
    Mas eu não espreito o teu tópico... para não estar constantemente com estas coisas... ;)
  13.  # 94

Colocado por: Pedro BarradasOk, percebo.
    Eu ainda assim metia, sendo uma porta de correr, dentro de uma cassete e não como está aí representada.
    Mas eu não espreito o teu tópico... para não estar constantemente com estas coisas... ;)
    O meu tópico nao tem nada a ver com a primeira série, ja nao invento metade do que inventava primeiro sequer :)
    Tenho ideia que as portas de correr em cassete ficam mais caras, nao sei, mas qual seria a maior vantagem em optar por cassete? Nao estou a ver...
    ah tambem em relação à luz natural vai ficar um rasgo em vidro na direção da cabeceira da cama, pelo menos em projeto :)
  14.  # 95

Excusa de ter esse painel ai nesse corredor apertado, a roçar em tudo( ou tudo a riscar isso). e uma porta de correr, em cassete isola melhor o som que essas. Fica com a parede desimpedida e com largura util maior.
    Para si, esse mais caro, são peanuts! ;)
    Pode optar pela porta em vidro foscado. sempre irá alguma claridade. Mas por outro lado essa luminosidade, ao contrario ( luz ligada na Is), pode incomodar alguém que esteja no quarto. Dito isto, numa habitação, não faça a janela da IS para o QUARTO...
  15.  # 96

Colocado por: Pedro BarradasExcusa de ter esse painel ai nesse corredor apertado, a roçar em tudo( ou tudo a riscar isso). e uma porta de correr, em cassete isola melhor o som que essas. Fica com a parede desimpedida e com largura util maior.
    Para si, esse mais caro, são peanuts! ;)
    Pode optar pela porta em vidro foscado. sempre irá alguma claridade. Mas por outro lado essa luminosidade, ao contrario ( luz ligada na Is), pode incomodar alguém que esteja no quarto. Dito isto, numa habitação, não faça a janela da IS para o QUARTO...
    Isto são suites independentes, por isso nao ha tanto essa questão de quem usa a wc incomodar o outro, mas desde início que ficou assumido que as suites não teriam luz natural e provelmente será assim que vai ficar, quanto à porta de correr em cassete será uma possibilidade a discutir, obrigado
  16.  # 97

Um casal...estão ambos a dormir. Um acorda para uma mijinha tardia... Acende a luz da is, vai incomodar quem esteja na cama...

Mesmo não sendo ainda essa a realidade... Há de ser. Pense para o futuro.
    Concordam com este comentário: DR1982
  17.  # 98

Colocado por: Pedro BarradasUm casal...estão ambos a dormir. Um acorda para uma mijinha tardia... Acende a luz da is, vai incomodar quem esteja na cama...

Mesmo não sendo ainda essa a realidade... Há de ser. Pense para o futuro.
    Sim, ha de ser, por essa razao optei por suites individuais.
    Como diase fica sem janela e sem luz natural, nao estamos em tempo de arranjar soluções complicadas
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 99

Colocado por: DR1982Isso das legislações ja não faço a mínima ideia, mas provavelmente será acautelado.

O meu arquiteto também mencionou, depois em obra, reduzir (na mesma situação da entrada para estes WC de suite), mas não me parece adequado.

Decreto-Lei n.º 163/2006

3.3.2 - Os corredores e outros espaços de circulação horizontal das habitações devem ter uma largura não inferior a 1,1 m; podem existir troços dos corredores e de outros espaços de circulação horizontal das habitações com uma largura não inferior a 0,9 m, se tiverem uma extensão não superior a 1,5 m e se não derem acesso lateral a portas de compartimentos.

Se bem interpreto, como o corredor dá acesso lateral ao WC, mesmo que tenha menos de 1,5m de comprimento, deve cumprir os 1,1m de largura.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 100

Uma casa de banho suíte chega ter 2,20 por 1,40?
      6082FF2A-9EA4-46D1-B0B0-66AAD6382D2B.png

0.0307 seg. NEW