Iniciar sessão ou registar-se
    • ogil
    • 19 outubro 2021

# 1

Estou a ponderar a construção do "Beirado à Portuguesa" na minha moradia.
    No orçamento do empreiteiro está previsto o beirado normal, mas estou indeciso devido a duas questões: preço e o encaminhamento das águas.

Qual é o preço por metro linear que ronda a construção deste beirado?

Este tipo de beirado, dispensa os caleiros para encaminhamento das águas?

Um fornecedor de materiais em conversa, sugeriu colocar um caleiro recuado, presumo que seja entre o beirado e a primeira fila de telha. Desconheço a solução, alguém sabe?

Anexo imagem da fachada da moradia.
    Obrigado.
      foto.jpg
  1.  # 2

As casas que conheço com este beirado, não têm caleira...mas também já vi essa solução de caleiro recuado e é como pensa. Um reparo, problemas de drenagem no caleiro recuado não pode pode implicar «inundação» dos tetos da casa ?
    Concordam com este comentário: ogil
  2.  # 3

este tem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
      IMG_20200121_090938.jpg
  3.  # 4

Fazer beirado para depois o esconder com uma caleira, mais vale estar quieto.

Mas isto devia ter sido logo pensado no inicio, porque ter as aguas a cair directamente para um terraço que pode originar infiltrações nas paredes pode ser um problema.

Depois outra coisa, é um beirado desses "à portuguesa" fica bem é com uma cimalha redonda tipo papo de rola por exemplo, numa cimalha quadrada fica um bocado cagada.

Em relaçao aos custos, aquilo nao tem muito que saber, pode ficar um bocadinho mais caro, perde-se tempo a encher as capas das telhas com argamassa e depois pintar, mas é um trabalho que um DO consegue fazer nuns fins de semana com uns amigos.

Minha opinião pessoal é, havendo possibilidade de executar um beirado à portuguesa sem caleiras, é fazê-lo. A casa ganha uma vida na volumetria superior espetacular.
    Concordam com este comentário: ogil, doutormartelo, Sansoni7, eu
  4.  # 5

.
      IMG_20210817_200222.jpg
  5.  # 6

Uma questão técnica.
    Nestes tipos de beirados, assumindo que se usa sub-telha ou tela impermeável, como se faz o remate final para permitir o encaminhamento das águas?
    • ogil
    • 19 outubro 2021 editado

# 7

Colocado por: Bigmouse.
    Concordam com este comentário:ogil
      IMG_20210817_200222.jpg

É esse beirado que estou a considerar.
    Não considerou a possibilidade de não colocar os caleiros?

Quanto fica o valor do beirado por metro linear?
  6.  # 8

Não, prefiro caleiras do que ter águas em volta da casa, que naqueles dias de muita chava são muitas.

No catálogo da Coelho da silva tem lá um exemplo

Colocado por: ogilNão considerou a possibilidade de não colocar os caleiros?

O custo já estava incluído no orçamento inicial. Não tinha item a item descriminado

Colocado por: ogilQuanto fica o valor do beirado por metro linear?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ogil
  7.  # 9

Com caleiras embutidas
      Screenshot_20211019-143014.jpg
  8.  # 10

Colocado por: BigmouseCom caleiras embutidas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ogil

Não são nada perceptíveis, a qualidade da imagem também não ajuda
    • ogil
    • 19 outubro 2021

# 11

Colocado por: BigmouseCom caleiras embutidas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ogil

Pela imagem, da a sensação que tem ali uma quebra entre o beirado e a primeira fila de telha, presumo que seja isso.
    Fica a ideia que poderá ser uma solução com alto risco, pois se não for bem executado a água vai mesmo dentro.
  9.  # 12

conheço que fez o "upgrade" para o beirado deste durante a obra e a brincadeira ficou em mais 2000€.

depois como não quis tapar o beirado com uma calha e tb não fez um passeio à volta da casa, tem o beirado a pingar para cima da terra e tem as paredes todas sujas de terra.

para o telhado ficar bonito, ficou com as paredes feias.

por isso se não colocar caleiras, garanta que o beirado não fica a largar água para cima da terra.
  10.  # 13

RUA MIGUEL FRANCO 2400-191 LEIRIA

Colocado por: Djdasa
    Não são nada perceptíveis, a qualidade da imagem também não aju
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Djdasa
  11.  # 14

Colocado por: pauloagsantos
    para o telhado ficar bonito, ficou com as paredes feias.

por isso se não colocar caleiras, garanta que o beirado não fica a largar água para cima da terra.

Isto resolve-se bem com canteiros, lagetas, ou uma banda de seixo rolado em torno da casa.
    Concordam com este comentário: Sansoni7
  12.  # 15

Prefiro ter o custo da instalação e manutenção de 15 em 15 anos, do que a execução, instalação e manutenção dessas coisa.

estou mesmo a imaginar os meus miúdos com o seixo nas mãos :S

Colocado por: NostradamusIsto resolve-se bem com canteiros, lagetas, ou uma banda de seixo rolado em torno da casa.
  13.  # 16

Continuo na minha, com passeios em redor bem executados isso só faz sentido em zonas de entrada caso n exista 1 alpendre, não tenho essas caleiras e fazem-me 0 falta
    Concordam com este comentário: Nostradamus, eu
      IMG_20190428_130922.jpg
  14.  # 17

Colocado por: NTORIONContinuo na minha, com passeios em redor bem executados isso só faz sentido em zonas de entrada caso n exista 1 alpendre, não tenho essas caleiras e fazem-me 0 falta
      IMG_20190428_130922.jpg

Isso depende sempre onde está localizada a casa, isso norte litoral é coisa para chover dias seguidos sem parar! Muitas vezes até campos agrícolas alagam!
  15.  # 18

Colocado por: Djdasa
    Isso depende sempre onde está localizada a casa, isso norte litoral é coisa para chover dias seguidos sem parar! Muitas vezes até campos agrícolas alagam!

Aqui é litoral centro. Continuo achar irrelevante que chova 1 dia ou 365 dias no ano.
  16.  # 19

Colocado por: NTORIONContinuo na minha, com passeios em redor bem executados isso só faz sentido em zonas de entrada caso n exista 1 alpendre, não tenho essas caleiras e fazem-me 0 falta
    Um aparte. Acontinuo a adorar a sua casa NTORION. Qual é a finalidade daquela minicasa que se vê no jardim? Tenho de fazer uma construção qualquer para colocar os motores de rega, e essa sua construção chamou-me a atenção

By the way, a minha casa tem beirado à portuguesa, e também não vai ter caleiras, mas fiz um passeio de 80 cm ( deveria ter sido de 1m) em redor da casa.
  17.  # 20

Colocado por: HAL_9000Qual é a finalidade daquela minicasa que se vê no jardim?

É a casa do furo, já existia, foi só mudar o telhado para ficar igual e pintar.

Sim 1m é ideal, mas para efeitos da chuva é indiferente.

0.0259 seg. NEW