Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos :)

    Venho por este meio pedir a vossa ajuda. Há coisa de um mês apareceu-me agua no tecto da dispensa e numa parede junto da mesma, dirigi-me ao vizinho de cima que me informou que o problema vinha da vizinha acima dele. O mesmo mostrou-me um pedido de inspeção que fez junto da Câmara o qual pelo que tenho conhecimento já foi efectuada essa vistoria. O mesmo informou-me tb que a vizinha do 3ºAndar lhe informou que nada ia fazer pois so lá está de vez em quando. Bem com isto neste momento tenho ja duas dependências da casa com infiltrações, a porta da frente a inchar brutalmente, paredes negras e a casa que tanto me custou a recuperar completamente destruida :( Não sei o que fazer pois ja falei com o meu seguro e os mesmos me informaram que so tratariam do problema se fosse eu a causar os danos ao vizinho de baixo. Procurei a dita proprietária do 3º e a mesma respondeu-me que a câmara já lá tinha estado e que agora logo se via. Estou a desesperar. Mulher a esperar gêmeos e a casa a ser destruida por uma vizinha que não se preocupa. Peço a se alguem me poder aconselhar me responda sff. Obrigado desde já pelo tempo dispensado. Bom ano para todos! P.S. - Se a minha casa já está deste jeito imaginem a do vizinho que está entre mim e a vizinha causadora da situação. Ajudem por favor! Mais uma vez obrigado.
    •  
      MRui
    • 27 dezembro 2009

     # 2

    Entende-se o seu desespero, mas receio que a única forma de direito seja apresentar uma queixa na respectiva Câmara Municipal e/ou uma acção cível no tribunal contra o causador, por perdas e danos causados por este.

    Depois há outras formas que já não são de direito, mas não sei se ganharia alguma coisa com isso. Da mesma forma que não sei se vai ganhar alguma coisa com as de direito, mas como dizem que vivemos num Estado de Direito e nós acreditamos, pode ser que...

    Depois diga-nos como resolveu a situação (se conseguir resolver). Boa sorte para o problema e para os gémeos.
  2.  # 3

    Desde já mto obrigado. Vou dar preferência às formas de resolução de direito pois julgo que as outras não me resolveram nada, mas o desespero leva as pessoas a cometerem certos actos irreflectidos.Vou contactar a câmara e pedir nova vistoria! Nem acredito que vou pagar 200€ para eles virem ver o que já viram na vistoria que o outro vizinho pediu. De qualquer forma aguardarei tb mais participações aqui. Quem sabe não encontro o caminho mais correcto. Neste momento estou mesmo desnorteado.
  3.  # 4

    Bon dia
    tive o mesmo problema com o inquilino que mora pour çima da minha irman en setubal, e de qual sou proprietario do piso, vivo em frança.e o tipo teve uma fuga na sua casa de banho..qual noa foi o meu espanto quando me disse que em tanto que proprietario era a mim de fazer a reparaçao! habita a 25anos no piso com uma renda de 91euros mensais! e nao tem a paquena ideia de fazer um seguro de responsablidade civil (incendio de desgates de agua!)é inquerivel nesse pais !o principal responsavel nao è a camara! soa os propros cidadaos desse pais! volte se contra a pessoa que ocasionao os desgastes é ela a responsavel
  4.  # 5

    Tente denunciar a situação ao Delegado de Saúde. Ele por sua vez deverá presionar a Câmara para actuar.
  5.  # 6

    de jesus mendes, cabe ao proprietário fazer seguros sobre a (sua) propriedade, e não ao inquilino.
    (Não me diga que não tem seguro contra incêndio?)

    Caro Pluseu, Já foi falar com um Advogado, e já dirigiu uma carta registada à proprietária do 3.º, E à Administração do Condomínio, relatando os estragos que estão a aparecer na sua casa?
    É que os responsáveis (que ainda não sei se é a condómina do 3º, ou a Administração do Condomínio) têm de estar conscientes que, quanto mais tempo passar, MAIS CARA VAI FICAR A REPARAÇÃO!

    Já percebemos que a causa dos danos vem do 3.º andar, mas.... o que é que se passa realmente? Isto é: é água de consumo ou de esgotos?

    1. Se a água corre pelas paredes dos vizinhos de baixo MESMO quando ela lá não está, é da canalização. E como ELA SÓ LÁ ESTÁ DE VEZ EM QUANDO, devia bastar fechar a água (no contador, no olho de boi...) para diminuir a evolução dos estragos.

    2. Se é dos esgotos, convém ver do que se trata realmente.
    2.1 Se se tratar de uma ligação à prumada de esgotos, trata-se de uma responsabilidade do condomínio.
    2.2 Caso se trate dos esgotos da vizinha do 3.º andar, convém identificar qual deles. É que podemos estar a falar de um atentado á saúde pública a exigir uma intervenção urgente...

    Mais um ponto: em muitos edifícios, as ligações dos esgotos passam em "tecto falso" (nas casas de banho) e em "vigas falsas" (nas cozinhas) pelo que há facilidade em aceder ao cano danificado pelo andar... do vizinho afectado.
    Como é no SEU prédio?
  6.  # 7

    A água é limpa! e quando ela não está de facto basta fechar o contador dela que pára de pingar pouco depois! Não contactei um advogado ainda, mas tenho de o fazer de certeza. Não conheço nem sei como dar inicio ha procura do mesmo mas há sempre uma primeira vez! Com o condominio posso esquecer a ajuda dos mesmos. quando vim para aqui ja quase não existia.lol! Estamos a tentar reabilitar essa situação tb. Ela quando sai nem se dá ao trabalho de fechar o contador! Lamento tb a casa dos vizinhos de cima pois são um casal de idosos e estão a ir-se abaixo com tudo isto! O que mais me preocupa alem de todos os estragos é que tenho o quadro electrico da casa na dispensa e agua não costuma ter boas relações com electricidade. Obrigado pela sua rápida resposta!
  7.  # 8

    boa noite.
    VIVO NO ULTIMO ANDAR DE UM PREDIO DE 4 ANDARES E ONDE DURANTE OS ULTIMOS INVERNOS TEM HAVIDO INFILTRAÇÕES QUE SE TEM VINDO A PIORAR DE ANO PARA ANO. Todos os anos é nos prometido o isolamento, mas ate agora ainda não foi reparado, porque o condominio não dispõe de verbas para fazer. Quem é o responsável pelos estragos provocados pela agua nos meus moveis? O problema ja se arrasta há 6 anos. Como devo proceder, se o administrador diz que não tem dinheiro?
  8.  # 9

    Colocado por: defina andrazQuem é o responsável pelos estragos provocados pela agua nos meus moveis?
    TODOS os condóminos.

    Como devo proceder, se o administrador diz que não tem dinheiro?
    O administrador só não tem dinheiro porque não o pede aos condóminos!
    1. Consulte um advogado;
    2. Envie uma carta registada com aviso de recepção informando-o de que lhe dá um prazo (CURTO - 3 ou 4 semanas) para que apresente propostas de reparação na próxima Assembleia Geral (as contas de 2009 deverão ser apresentadas em Janeiro próximo), responsabilizando-o pessoalmente pelo agravamento dos prejuízos na sua casa (isto é mandar barro à parede... mas os administradores de condomínio podem ser individualmente responsabilizados se a sua ineficiência provocar prejuízos a terceiros).

    Boa sorte!
    • Pluseu
    • 28 dezembro 2009 editado

     # 10

    Se alguem conhecer um advogado que trate deste genero de casos na zona de loures ou lisboa agradeço desde ja a informação! Mto obrigado a todos pela vossa opinião! Feliz 2010!
  9.  # 11

    Já viu isto?
    Gabinete de Apoio ao Consumidor (câmara municipal de loures)
    Rua Dr. Manuel de Arriaga, nº10 – r/c, 2674-501 Loures
    Tel.: 21 982 28 54 / 21 982 30 62 e Fax: 21 982 30 46
    E-mail: [email protected]
    Horário: 9h00 às 12h30 - 14h00 às 17h30

    E se bem vi, a maioria das juntas de freguesias tem ATENDIMENTO JURÍDICO (Apelação, às 4ªfeira, das 18h às 20h; Bobadela, 3ª feiras das 20h às 22h; etc.).
  10.  # 12

    Fc
    boas, a semana pasada ao a minha cosinha ficou inundada devido ao instalarem uma maquina de lavar no vizinho de cima deixaram o tubo agua mal apertado.
    Fiquei com o movel danificado mais alguns bens.
    Tenho tentado falar com os vizinhos mas pura e simplesmente não querem saber.
    O predio são casas compradas todos tem seguro mas estes artistas não querem assumir.

    Podem ajudar?
  11.  # 13

    Colocado por: FCACILHAFc boas, a semana pasada ao a minha cosinha ficou inundada devido ao instalarem uma maquina de lavar no vizinho de cima deixaram o tubo agua mal apertado. Fiquei com o movel danificado mais alguns bens. Tenho tentado falar com os vizinhos mas pura e simplesmente não querem saber. O predio são casas compradas todos tem seguro mas estes artistas não querem assumir.
    Podem ajudar?


    Simples. Participe ao seu seguro. . Dependendo dos riscos cobertos, a sua seguradora assume o prejuízo e reavê do "artista" esse valor.
  12.  # 14

    Obrigado pela ajuda.Assim farei!
    Tem chovido imenso, as obras podem ser realizadas ainda durante este inverno ou temos que esperar pela primavera/ verão? A infiltração da se no meio dos candeeiros, é perigoso?
    Agradeço a diponibilidade.
  13.  # 15

    Boa noite

        resposta au senhor Luis k. W
        Meu amigo sou senhorio et tenho un seguro d'incendio para o predio
        Pergunta também tenho de ter un seguro para o inquilino que fuma na sua cama e deito o fogo au predio?terei de ter un seguro para o inquelino, que deixa a sua maquina de lavar debordar no seu piso? ou typo que deixa a sua janele aberta quando chove ?nao meu amigo cada qual é responsavel dos seus actos, para isso existem seguros....mas nao so para os proprietarios!so nesse pais é que se ve isto!à seguros para tudo o que a gente necessita!!

      A responçabilidade civil existe para cada un de nos, pour isso existe un seguro que cobre esses riscos, e nao é a camara , à delegaçao de saude au condaminio e nao sei que de outro como tenho lido pour aqui ! de assumir isso tudo
  14.  # 16

    Caro de jesus mendes

    Há vários níveis de responsabilidade:
    - se houver uma inundação provocada pelo rompimento de um cano, a responsabilidade é do PROPRIETÁRIO, não do inquilino;
    - se houver feridos provocados pela queda de um vidro de uma janela, a responsabilidade é do PROPRIETÁRIO, não do inquilino;

    Isto, se o contrato de arrendamento não dispuser as coisas de forma diferente.

    É claro que os casos que referiu (pegar fogo à cama, deixar a máquina de lavar deitar água por fora, deixa a janela aberta, etc.) são da responsabilidade do INQUILINO.
    O problema é que o seu inquilino pode "dar à sola" (pirar-se, ir-se embora), ir viver para a Cochinchina e nunca mais lhe pôr a vista em cima... enquanto que a sua casa não.
    • Zion
    • 28 dezembro 2009

     # 17

    Boas.

    Aproveitando esta discussão, moro num rés do chão e a minha varanda está fechada, no entanto a da minha vizinha não, e com estas chuvadas apareceu infiltrações no tecto, de forma que tenho utilizar baldes para não ficar com a varanda alagada, e senhora que vive em cima é idosa e no ano passado já a tinha alertado para o estado do meu tecto, claro que não fez nada. Alguém tem sugestões para o que fazer, (Já pensei accionar o meu seguro de habitação, mas tenho duvidas que cubra) Obrigado
    • naar
    • 28 dezembro 2009

     # 18

    Porque não faz o que o luisvv escreveu em cima? substitui o "artista" pela "velhota" e Voilá!

    Simples. Participe ao seu seguro. . Dependendo dos riscos cobertos, a sua seguradora assume o prejuízo e reavê do "artista" esse valor.
  15.  # 19

    Mais uma vez obrigado Sr Luis K. W. Irei logo que possivel procurar a ajuda que me indica!

    Festas felizes para todos!
    • Zion
    • 28 dezembro 2009

     # 20

    Parece me uma boa hipótese, nunca participei nada ao seguro e tenho o caixa seguro lar. Será alguém poderá informar me dos procedimentos? ou que já tenha feito alguma coisa parecido, e como é que correu?
    Mais uma vez obrigado
 
0.0229 seg. NEW