Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

    Tela líquida á pistola tipo igolastic
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
  2.  # 482

    Telhado com telha no sitio e com a 1ª fase da impermeabilização.
    Teve coisas boas e menos boas. Conclusão, devia ter pensado melhor o telhado.
    Hoje não faria caleiras interiores. O custo final delas, mais os tubos dentro de casa, mais todas as impermeabilizações tinha dado para fazer um beirado de arquitecto com chapas de zinco e tudo.
    E fazia uma varanda/terraço técnico.

    Em relação ao remate lateral, como os € não abundam, pensamos em ir para a solução tela asfáltica. Mas cedo percebemos que "casar" a tela do muro plano com as escadinhas das telhas não seria tão simples como parece. Resultado, tela feita às peças colada telha a telha, com o remate superior debaixo da telha de cima. No final vai levar outra tela areada que depois será pintada com borracha liquida à cor da telha.

    O que deveria ter era a caleira inferior como mandam as regras. E levava o rufo a rematar por cima desta caleira inferior. Trabalho limpinho. Talvez mais caro (ou muito mais caro, não sei).

    Umas das vantagens desta solução, para além de (à partida ser mais barata), é que vai permitir mais facilmente colocar as guardas metálicas na frente e trás no telhado. No rufo seria estranho depois andar a fura-lo para depois estar a encher aquilo com cola vedas e etc.

    Solução da obra.
    Tela de 4kg em baixo + tela 4kg em cima de xisto + acabamento das fachadas dobrado para o topo + pintura borracha liquida cor telha
    Quando fizer as empenas, a massa do capoto com a rede dobra o muro e faz o topo, isto agarrando à tela de xisto para ter aderência. A borracha liquida é a última coisa por cima de tudo.
      20230606_174958.jpg
  3.  # 483

    .
      20230606_174952.jpg
  4.  # 484

    Para evitar colocar tela em cima das telhas (vi aqui em vizinhos e não gostei do resultado final), meti uma membrana líquida da SOPREMA, com ETAG e garantia 25 anos... Não mete água, mas descobri que tinha passado o prazo de validade 2 anos, estou à espera da resposta da SOTECNISOL, por mim é para refazer de novo a impermeabilização!
  5.  # 485

    Colocado por: RUIOLIPara evitar colocar tela em cima das telhas (vi aqui em vizinhos e não gostei do resultado final), meti uma membrana líquida da SOPREMA, com ETAG e garantia 25 anos... Não mete água, mas descobri que tinha passado o prazo de validade 2 anos, estou à espera da resposta da SOTECNISOL, por mim é para refazer de novo a impermeabilização!


    Eu também não era bem para isto que estava pensado. Mas foi uma solução de compromisso. E até acho que ficou bom.

    Eu ainda assim prefiro a tela a uma membrana. O sol é uma coisa tramada. E vou proteger esta primeira tela com uma segunda de xisto. E sei que a parte mais frágil do sistema é a tela que prende na caleira. No verão vai aquecer como tudo e vai dar uma tareia na tela colada. O que vale é que a gravidade ajuda neste caso.
  6.  # 486

    No caso dessa telha não fica tão mal, na telha lusa fica pior.

    Esta tela líquida é boa, tem ETAG w3 (vida útil 25 anos), não são muitas a ter. Mas estar fora de validade deixou-me bem lixado...
  7.  # 487

    Estive a ver as especificidades da membrana, isso parece ser bom, e caro.
    Estas coisas de impermeabilizações são sempre caras.
    Mesmo no meu caso a rolos a 50/60€ cada, foram 3 rolos desta tela, serão outro 3 da outra. Já estamos em 300€ tem telas. E foram aproximadamente 500€ de mão de obra para as telas, para esta 1ª fase.
  8.  # 488

    De volta ao logradouro.
    Hoje posso dizer que ter terra no logradouro, limpa, e aproveitando parte da que tinha do terreno, é uma verdadeira dor de cabeça. Estou já mais que farto de limpar restos de betão, de aguadas da limpeza, bocados de tijolo, bocados de tudo. E de andar com a terra de um lado para o outro.
    No final, vai ficar bem, mas para lá chegar, e tendo em conta que é impossível faze-lo com máquinas, é tramado.

    Mas passando à parte construtiva. Falta acabar a forra térmica no remate com o terreno. E faltava rematar a solução da tela asfáltica + tela pitonada + geotextil.
    Solução encontrada, a tela asfáltica acaba toda à mesma altura (aprox. 10cm abaixo da janela para conseguir colar a forra térmica à parede), a tela pitonda acaba 2cm abaixo da asfáltica e dei um pouco de calor na asfáltica para colar a pitonada a esta. Nos 2cm de folga da asfáltica colei (com mais um pouco de calor de maçarico) o geotextil. O geotextil agarra muito bem na tela. No fundo não queria furar a tela com um perfil de remate. No fim dei um bocadinho de imperkot no geotextil para "colar" aquilo tudo.
    A forra térmica fica desbastada nos últimos 5cm (no roofmate) para que consiga morder a tela pitonada e cola depois aquilo tudo.

    Nas paredes que não dão com a casa, acabei por pôr tela pitonada na mesma. Cortei-a na altura certa e coleia à parede usando fatias de tela asfáltica. Depois o pedreiro faz o reboco até chegar à tela, rematando o topo da tela pitonada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, RUIOLI
      20230621_201553.jpg
  9.  # 489

    Colocado por: paulovalenteDe volta ao logradouro.
    Hoje posso dizer que ter terra no logradouro, limpa, e aproveitando parte da que tinha do terreno, é uma verdadeira dor de cabeça. Estou já mais que farto de limpar restos de betão, de aguadas da limpeza, bocados de tijolo, bocados de tudo. E de andar com a terra de um lado para o outro.
    No final, vai ficar bem, mas para lá chegar, e tendo em conta que é impossível faze-lo com máquinas, é tramado.

    Como o entendo. Dá voltas ao estômago ver os restos dos trabalhadores (cimento, pedaços de tijolo, ferros, pontas de cigarro, garrafas de cerveja...) na nossa terra que pretendemos manter limpa. Ainda hoje apanho restos das obras, passados mais de 2 anos.

    O que vai fazer nesse logradouro?
    Concordam com este comentário: paulovalente
  10.  # 490

    Colocado por: Casa da HortaO que vai fazer nesse logradouro?

    O logradouro divide-se genericamente em 3 locais em 2 patamares de altura (na foto anterior vê-se o mais baixo).
    Em cima, tem uma parte terraço cerâmico que corresponde à garagem em baixo e depois terra para relva, uma árvore de folha perene e arbustos encostados ao muro (a foto deste comentário mostra a parte de cima).
    Em baixo, espaço integralmente em terra, tem uma zona de estendal (com um pavimento por placas de cimento por baixo), tenho duas árvores para lá por que já existiam no terreno e que não as quisemos perder (o trabalhinho que deu para as guardar, vasos grandes, carrega-las de um lado para o outro e uma delas quase ia morrendo), ao fundo ficará uma zona livre para montar uma piscina de montar e o resto será para cultivo.
    As árvores, uma é um tamarilho que ia morrendo no vaso, tive que o replantar ainda que em sitio transitório (ganhou logo outra vida).
    A outra é uma figueira que eu tenho ainda dúvidas se não me vais estragar as impermeabilizações da casa (tela asfaltica, tela pitonada, geotextil e o dreno que anda mais abaixo).
    Ainda vai ter, no muro a construr entre os patamares, floreiras. Floreiras construída no muro. Isto para ter alguma vegetação para ganhar privacidade no terraço (o logradouro está dentro de um quarteirão todo construído).
      20230617_210738.jpg
  11.  # 491

    A parte de baixo e as árvores "viajantes".
      20230617_210755.jpg
  12.  # 492

    Figueira num logradouro fechado e pequeno como esse, vai ter uma fonte interminável de lixo vegetal..

    Doe a alguém enquanto pode, e opte por plantar uma espécie de folha perene.

    Apenas uma recomendação, porque um dia mais tarde, se tiver que cortar, vai ter pena..
    Concordam com este comentário: Bigmouse, Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
  13.  # 493

    Colocado por: NostradamusFigueira num logradouro fechado e pequeno como esse, vai ter uma fonte interminável de lixo vegetal..

    Doe a alguém enquanto pode, e opte por plantar uma espécie de folha perene.

    Apenas uma recomendação, porque um dia mais tarde, se tiver que cortar, vai ter pena..

    E um íman de insetos e passarada na altura da fruta estar madura, incluindo vespas asiáticas.
    Concordam com este comentário: Bigmouse, Nostradamus, Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
  14.  # 494

    Colocado por: Vítor MagalhãesE um íman de insetos

    Formigas sobretudo! Um pavor, aquelas pequenas que mordem como gente grande.
    Também seria a última árvore que plantaria num espaço pequeno entre construções. As raízes, numa figueira que tenho com uns 5 anos, vão a mais de 4 metros do tronco! Imagino como será com 15 ou 20 anos!
    Mais depressa plantava aí um pessegueiro, por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
  15.  # 495

    Actualização
    No pátio inferior já tenho a forra térmica colocada até ao terreno. Depois de rebocado e pintado, será o terreno a acertar pelas peças. O remate da impermeabilização ficou porreiro, colado atrás da forra térmica.
      20230705_145343.jpg
  16.  # 496

    A velux também já está colocada. A coisa não foi directa, mas com paciência lá se arranjou maneira de aquilo ficar no ponto.
    A velux fixou directamente à estrutura de aço.
    Admito que aqui nas janelas velux o "já agora" custou uns trocos. Acabei por optar pelo vidro melhor, pelo acabamento interior em poliuretano e umas das janelas (a que está no topo da escada) passou a eléctrica. O acabamento de facto é bastante melhor e o vidro parece muito cromo.
      20230707_132017.jpg
  17.  # 497

    Agora as dúvidas existenciais...
    Estou no mesmo quase de encomendar as pedras. Estamos cá em casa inclinados para o azul cadoiço (calcário). Em alguns sites indicam como boa para cantarias, outros nem tanto. Alguma opinião mais concreta? Nós gostamos do tom acinzentado e também gostei do preço (já recebo o orçamento). O acabamento seria amaciado.

    Depois estamos na dúvida de como fixa-las. O empreiteiro geral é da opinião de pontos de massa com preenchimento com espuma. É da opinião que a pedra não deve estar demasiado colada para que, em caso das alvenarias mexerem, a pedra não estalar.
    Também pesquisei e vi que há cimentos cola flexíveis próprios para pedra natural. Este é um segundo tema.

    O terceiro ponto (para fazer perguntas vai tudo de rajada) tem a ver com a solução térmica dos vãos. As paredes são com o bloco megatérmico, reboco por fora, estuque por dentro.
    Queria fazer o corte térmico o melhor possível. Mas que seja exequível. Pensei no seguinte (ver desenho), parece-vos bem?
      2023_07_04 Esquisso Janela.jpg
  18.  # 498

    Qual a dimensão da VELUX?

    Tem estores?
  19.  # 499

    Colocado por: RUIOLIQual a dimensão da VELUX?

    1,40 x 0,78 as grandes
    0,98 x 0,78 a pequena eléctrica das escadas

    Colocado por: RUIOLITem estores?

    Ainda não. Mas vai ter. Queria estores exteriores (que são caríssimos) e no interior rede mosquiteira e cortina plissada.
    O estore exterior encaixa-se bem, mesmo à posterior (dizem eles da velux)
  20.  # 500

    Colocado por: paulovalentecimentos cola


    Aqui em casa usaram H40 da Kerakoll.

    O pormenor não me parece mal. Um pouco de inclinação da pedra para fora e não esquecer as pingadeiras nas pedras.
 
0.0918 seg. NEW