Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Será que alguém me pode esclarecer o que é necessário fazer neste caso:

    Vou herdar um terreno urbano com cerca de 2900 metros quadrados, que tem lá uma garagem e um anexo com cerca de 135 metros quadrados.

    Essa garagem e anexo são já antigos (cerca de 1960) e sei que não estão legalizados.

    E eu pretendo vender, mas não sei em termos legais o que é necessário fazer.

    Pois, tenho de os legalizar e depois mandar fazer uma avaliação?? Para saber a que valor deva vender? Quais os passos para fazer uma avaliação?

    Agradeço desde já as informações que disponibilizem.
    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Colocado por: J0021Pois, tenho de os legalizar e depois mandar fazer uma avaliação
    pode nem ser legalizável
    • AMVP
    • 21 outubro 2021

     # 3

    tb pode vender tal como está.
  3.  # 4


    tb pode vender tal como está.


    Pois, não coloquei essa hipótese. Pensei automaticamente que era necessário estar tudo legalizado.
    • AMVP
    • 21 outubro 2021

     # 5

    Colocado por: J0021

    Pois, não coloquei essa hipótese. Pensei automaticamente que era necessário estar tudo legalizado.

    Se o terreno é seu, está legal embora possa ser urbano, rustico, ter alvará de loteamento ou estar em avos, por exemplo. Coisa diferente é a construção feita estar legal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J0021
  4.  # 6

    AMPV Obrigada pelo esclarecimento :)
  5.  # 7

    No fundo está a vender apenas o terreno e deve explicar ao comprador que não tem registo dos anexos .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J0021
  6.  # 8

    Veja primeiro se a caderneta predial e o registo predial estão em concordância.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J0021
  7.  # 9

    Obrigada a todos pelas respostas :)
  8.  # 10

    Se vai vender imediatamente, talvez seja melhor não haver doação.
    A avó vende.
    Assim não paga tantos impostos.
    De outro modo paga mais-valias.
    Se a propriedade já era da avó antes de 1989 estão isentos se for ela a vender.

    Deve ir a um contabilista para ajudar a tomar a melhor decisão.


    Ir à câmara saber o que pode ser construído no terreno
 
0.0152 seg. NEW