Iniciar sessão ou registar-se
    • paulam
    • 27 dezembro 2009 editado

     # 1

    habito um 2ºandar num edificio com 8 condominos. Desde Janeiro que o meu filho começou a ter aulas de bateria e desde fevereiro que tem bateria em casa e começou a tocar. Preciso que me indiquem um bom isolamento acustico e me ensinem como fazer pq como tenho pouco dinheiro tenho de tentar ser eu a fazer . A bateria está no quarto de dormir, por isso o material a utilizar não deverá prejudicar a saude do meu filhote. Estou a falar de um jovem quase com 16 anos, que adora tocar e eu tenho de arranjar uma solução para não incomodar a vizinhança. Se alguem me conseguir ajudar, fico muito grata

    Paula
  1.  # 2

    Olá Paula,

    Infelizmente, não existe nenhuma solução barata para o seu problema.

    No entanto, pode comprar uma bateria electrónica com uma resposta semelhante à de uma bateria acústica por cerca de 600 euros. Mete os fones e toca até de madrugada. Se o objectivo é treinar, serve perfeitamente.

    JM
    • Pluseu
    • 27 dezembro 2009 editado

     # 3

    Boa solução JMSM!!! Não tinha pensado nisso! Conheço quem tem problema parecido!
  2.  # 4

    Não conheço nada que isole esse ruído tão forte de bateria.
    Só posso solidarizar-me com os seus vizinhos pelo azar de ter no prédio um aprendiz de bateria.
  3.  # 5

    De que zona é?
    Caso seja do Porto, posso-lhe indicar 2 lojas muito boas com preços bastante razoáveis, onde pode adquirir baterias electrónicas, o toque não é o mesmo, há coisas que sao diferentes na forma de tocar, mas se no essencial é para treinar chega perfeitamente, senão tem que optar pelos isolantes como os estudios de gravação e vai gastar bem mais que a bateria electrónica
  4.  # 6

    Olá Paula.

    Posso dizer-lhe que também tive o mesmo problema com os meus vizinhos, neste momento vivo em moradia e mesmo assim tenho vizinhos a queixarem-se (EXISTE GENTE QUE SE GOSTA DE QUEIXAR).

    A bateria electrotecnia é uma boa opção... contando que compre uma realmente boa, não vale a pena comprar uma bateria digital, se for de gama baixa,estraga-se muito facilmente, e para o seu filhos seria mau, pois também não expressa a realidade de uma bateria acústica.

    Se for aqui para os lados de Lisboa aconselho a music Factory (uma grande superfície de musica) . mas Existe uma Loja alema, com loja on-line, já encomendei imenso material de lá, sem problemas, pagamento contra entrega e tudo, e com uma grande variedade, de modelos marcas. Chama-se Music Store . O unico incoveniente são os 33 euros de portes, mas para uma bateria de 800 ou 1200 + material, não é significante.

    Espero ter ajudado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulam
  5.  # 7

    Já agora nem um isolamento chegava para o seu caso, conheço muito bem os isolamentos acusticos e, já toquei em bastantes estudios e posso dizer que mesmo os melhores se conseguia ouvir a bateria da sala ao lado... Necessitava de fazer obras profundas na habitação ( obras que seriam muito despendiosas + isolamento (carissimo) e que reduziriam o espaço para o seu filho tocar.... Entretanto lembrei-me de outra solução ( uma garagem ) uma sala de ensaio. um estudio vai de 6 a 12 euros por dia experimente, tente arranjar mais alguns miudos, fale com os pais e aluguem uma garagem, para eles poderem toicar a vontade
  6.  # 8

    Olá Tomás,

    Agradeço as suas respostas. Na escola o meu filho toca numa bateria digital, mas gosta mesmo é da acustica. A solução de uma sala de ensaio é boa. Conhece algumas que possa recomendar em Lisboa ou zona de Almada?
  7.  # 9

    olá J.Fernandes,
    Agradeço o seu comentario, mas lamento que seja solidario com os meus vizinhos. Penso que ruidos incomodativos são discussões e outros fruto de maus ambientes. Felizmente na minha casa nunca existiu nada disso. O meu filho estuda musica e penso que isso nada se compara a alguns vizinhos que além de discutirem fazem outras "coisas" aos gritos e eu nunca chamei a GNR nem fui tocar a porta de ninguem. Infelizmente existem muitas pessoas com mente fechada e os valores trocados
    • jma
    • 29 dezembro 2009 editado

     # 10

    Olá paulam, não posso deixar de concordar com o J. Fernandes. A nossa liberdade deveria terminar quando condicionamos a liberdade dos outros. Tocar bateria num apartamento, ouvir musica aos berros, e tantos outros, incomoda! e porque é que havemos de nos achar no direito de incomodar os outros? quer tocar bateria e não gosta de ter em casa uma que não incomode os vizinhos? alugue um espaço. O que não falta em almada são estúdios para tocar música. estou-me a lembrar de um na variante à EN-10, no sentido almada - feijó, antes de se chegar ao "elefante azul".... mas há muitos outros!
    Confesso que se fosse seu vizinho e insistisse em tocar bateria em casa, passava a ter visitas da gnr, nem que fosse o kalu!... boa sorte!
  8.  # 11

    Paulam, eu sou da zona de cascais, logo por ai é complicado saber ... mas conheço algumas pessoas da zona e vou ver o que se pode arranjar... va as lojas de musica e perg. geralmente são musicos que trabalham la
  9.  # 12

    OK Tomás ...agradeço...
  10.  # 13

    OLÁ JMA, eu concordo com a sua teoria de liberdade... estou a falar de tocar entre 15 a 30 minUtos por dia. Em sua opinião isso é assim tão grave? bom eu não queria ser tão directa, mas não ME deixa alternativa. Penso que não existe comparação possivel entre o meu filho tocar e o vizinho de baixo fazer sexo aos berros a qualquer hora do dia. Isso sim é incomodativo,especialmente tendo um jovem de 15 anos em casa e nunca chamei GNR .. Mas ficamos por aqui....pois este tipo de dialogo não leva a lado nenhum... eu procuro soluçoes e não falsos moralismos. Fique bem
  11.  # 14

    paulam,
    Deixe-me sugerir uma solução salomónica: o seu filho só deve tocar bateria quando o vizinho de baixo estiver no acto, assim nenhum de vocês tem razões para protestar e o barulho da bateria abafa os gemidos dele (ou dela).
    Esperemos é que o seu vizinho tenha a "endurance" suficiente para permitir um ensaio de bateria com mais de cinco minutos.
    • 1348
    • 30 dezembro 2009

     # 15

    Paulam

    O meu filho também anda a aprender tocar bateria, moro numa moradia e eu próprio não consigo ouvi-lo a tocar mais de 10 minutos. E ele toca na cave....numa sala fechada.
    Vivi num apartamento em que a vizinha de baixo tocava piano. Olhe que depois de meia hora sempre a ouvir o mesmo não dá vontade de chamar a PSP, dá vontade de muito pior.
    Acho é que a resposta ao barulho dos vizinhos não é mais barulho é mesmo chamar a PSP. Ou se calam a bem ou a mal. Quem quer fazer o que quer em casa, não mora num apartamento, ou então se não tem alternativa, tem de respeitar os outros.
    • jma
    • 30 dezembro 2009

     # 16

    Não se trata de falsos moralismos... até lhe indiquei um local onde ele pode ensaiar... se no seu prédio todos fazem barulho alegremente, não sou eu que me vou chatear com isso... mas não é por alguém me roubar que eu passo a assaltar lojas... imagino que outro vizinho que já levava com os outros a dar quecas aos berros, agora levam com um gajo a tocar bateria!....
    Respondendo à sua questão: a solução é tocar noutro lado... se não lhe agrada, então incomode os vizinhos à vontade, que pelos vistos, no seu entender, também o merecem. pode ser que ninguém se queixe e até apreciem!
  12.  # 17

    Boas jma e paula

    queria pedir a todos calma, pois eu sei perfeitamente como é estar nas 2 situações...

    Embora barulho num predio é normal desde que nao o fação antes das 10 da manha e depois das 6 da tarde não há problema, eu sempre toquei bateria e sei bem as dificuldades que estes têm, assim como muitos musicos, e não sou profissional , imagino aqueles que o são...

    Tenho uma situação muito boa, cerfto dia a minha sala de ensaio foi encerrada para demolição, e levei a minha TAMA (bateria) para casa, tirei as ressonancias o melhor possivel, abafei o bombo timbalos e tarola, comprei baquetas de fibra para que os pratos nao se ouvissem tanto, e confiante que a bateria já não "bombava como antes" toquei, toquei , toquei, ate que um dia tocaram à porta éra o vizinho do predio ao lado a dizer que nao poderia vender a casa comigo a tocar, bla bla bla... aceitei pedi desculpas, embora o senhor já me estivesse quase a bater... pedi desculpas novamente, e repeti que não voltaria a acontecer (isto tudo com ele a chamar-me nomes...)
    comprei então uma bateria digital nessa altura ainda não trabalhava, e arranjei um part-time para a poder comprar, passados 6 meses la juntei tudo e comprei uma roland, espetacular, sem ressonancias... adorei, muito contente com a minha compra decidi tocar eram já 10 da noite , mas como aquilo nem fazia barulho e eu até estava a tocar em pianissimo basicamente ..... bateram a porta era o visinho, o mesmo com a policia, entraram eu toquei e nisto qnd vejo o sr policia a se sentar na minha bateria e a martela-la como se se trata-se de uma acustica... Até fiquei verde!!!!!! Pedi ao sr agente para não tocar assim e expliqueilhe que poderia estragar o material, ele respondeu que tinha de verificar se fazia muito barulho pois que eu poderia tocar assim...?????

    Os senhores policias armaram-se em maus e la me disseram que da proxima iria para a esquadra e tal... aquelas coisas para assustar os miudos...
    E assim fiquei um pouco assutado, e decidi tocar só das 10 da manha ate as 5.30 da tarde...

    Não é que mesmo nesse horario aos dias de semana o meu vizinho me vinha chatear, a policia voltou a minha casa muitas vezes, mas nunca poderam fazer nada pois o barulho que eu emitia nunca passava dos decibeis permitidos por lei...

    (achei o comportamento do meu vizinho vcergonhoso, eu tinha 16 anos na altura e nunca lhe faltei ao respeito nem lhe chamei nomes)

    tambvem tinha juitos vizinhos que andavam sempre a martelar e arrastar moveis a toda a hora e nunca refilei por isso, as pessoas tem de viver nas suas casa...se eu tivesse algum problema como o do meu vizinho já que tinha um ouvido tao absoluto comprava uns tampoes, .....

    Resumindo: Muito pouca gente compreende os musicos (casos de exepção) que necessitam de ensaiar e praicar, e eu sei o quanto por vezes um estudio é caro qnd se ganha 100 euros por mes com a musica a dividir pelos elementos da banda....
    • jma
    • 31 dezembro 2009 editado

     # 18

    Caro Tomás.Manarte, não interprete o que eu escrevi como sendo alguma irritação com a paulam. seria parvo da minha parte, pois o problema não é meu.. também já fui adolescente e toquei guitarra...
    só que as minhas noçoes de viver em comunidade têm como um dos marcos principais o respeito pelo outro... sem ser extremista e com bom senso... Todos sabemos que em prédios é fácil ouvir os ruídos dos vizinhos... e por isso, algum cuidado deveria existir para todos poderem coabitar em harmonia... e por isso parece-me estranho achar-se normal que um vizinho tenha de ouvir a televisão do andar de cima, só porque o senhor gosta de estar na cozinha e ouvir as noticias que dão na tv que está na sala e por isso tem a televisão aos berros... ou que se tenha de ouvir o adolescente com o seu CD de Iron Maiden no máximo, para toda a vizinhança disfrutare alargar os seus conhecimentos musicais.... são exemplos como tantos outros..
    e por isso parece-me igualmente estranho que não se ache normal que possa haver quem se sinta incomodado por ter de ouvir baterias ou guitarradas de outros... os musicos precisam de tocar... mas isso dá direito a exigir que os outros "suportem" essa vontade?... aliás, nem é preciso ir muito longe, não é uma questão de vontades.. está legislado. O Estado Português reconhece o direito ao sossego e pune o ruído de vizinhança... se nós nos barimbamos nas leis, é outra questão ;)..

    Eu percebo que os meus comentários não sejam o que a paulam vinha à busca... talvez um papel de parede com 1mm de espessura que eliminasse totalmente a propagação do ruído... claramante qualquer trabalho de atenuação do ruído custará muito mais que a bateria e diminuirá consideravelmente a área do quarto... a alternativa será alugar um espaço para ensaiar....
  13.  # 19

    Compreende prefeitamente o que diz... foi so uma historia engraçada, ainda hj me rio a lembrar-me como o homem me insultava e levava a p+olicia minha casa e saia de mãos a abanar...

    Eu só acho é que existe gente muito "limitada" tanto de um lado como do outro...
    Acho perfeitamente aceitavel fazerem um plano para o rapaz poder tocar, imaginemos das 13 as 15 horas 4 e 5ªs feiras... acho que passa so por uma questão de vontade de fazer as coisas funcionarem e nao de implicar com eles....

    Pelo menos tentar...
    (que nao me intrepretem mal, pois nem sempre isto é execuivel, ou mesmo justo)
 
0.0173 seg. NEW