Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    bom dia
    estou neste momento na fase de decisão em relação à bomba calor aqs, alguém por cá pode partilhar opinião sobre quais as marcas mais recomendadas??

    estou inclinado para ENERGIE AQUAPURA MONOBLOC 300
  2.  # 2

    Vaillant ou Daikin
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, Varejote
  3.  # 3

    Se quer marcas mais baratas veja a termobrasa gold
  4.  # 4

    Colocado por: RicardoPortoSe quer marcas mais baratas veja a termobrasa gold


    também já me falaram bem dessa marca.
    eu pretendo uma gama media boa, mas como é óbvio não quero pagar uma fortuna
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesVaillant ou Daikin
    Concordam com este comentário:RicardoPorto


    quias as gamas que aconselha e para que valores?
  6.  # 6

    Tenho uma Energie Eco 300i e estou satisfeitíssimo. Média de 4€ por mês de consumo de energia (2 banhos diários mais cozinha).
  7.  # 7

    Colocado por: pingalimTenho uma Energie Eco 300i e estou satisfeitíssimo. Média de 4€ por mês de consumo de energia (2 banhos diários mais cozinha).


    quanto tempo de uso?
  8.  # 8

    alguém que tenha a ENERGIE AQUAPURA MONOBLOC 300 ??

    pode informar consumos ??
  9.  # 9

    Colocado por: ctpf2020

    quanto tempo de uso?


    6 meses!
  10.  # 10

    Colocado por: ctpf2020estou inclinado para ENERGIE AQUAPURA MONOBLOC 300


    Eu também. Já meti informação sobre essa bomba cá no fórum (estranhamente, muita informação técnica não está facilmente acessível online, nem junto dos comerciais da marca). É de fabrico nacional, com um excelente compressor (penso que japonês) que lhe permite a eficiência energética acima da média.
  11.  # 11

    Como vai instalar?

    Eu vou ter com admissão de ar de dentro de casa (zona técnica, com grelha para a garagem e com extrator a partir da lavandaria) e apenas a exaustão para o exterior.

    O ideal era conseguir juntar na exaustão um sistema de permutação de calor ar-ar, que cruzasse com a admissão de ar da VMC durante os meses de verão (no inverno, claro que teria que ir direto para o exterior).
  12.  # 12

    Colocado por: ricardo.rodriguesComo vai instalar?

    Eu vou ter com admissão de ar de dentro de casa (zona técnica, com grelha para a garagem e com extrator a partir da lavandaria) e apenas a exaustão para o exterior.

    O ideal era conseguir juntar na exaustão um sistema de permutação de calor ar-ar, que cruzasse com a admissão de ar da VMC durante os meses de verão (no inverno, claro que teria que ir direto para o exterior).


    Colocado por: ricardo.rodriguesComo vai instalar?

    Eu vou ter com admissão de ar de dentro de casa (zona técnica, com grelha para a garagem e com extrator a partir da lavandaria) e apenas a exaustão para o exterior.

    O ideal era conseguir juntar na exaustão um sistema de permutação de calor ar-ar, que cruzasse com a admissão de ar da VMC durante os meses de verão (no inverno, claro que teria que ir direto para o exterior).


    Ainda não é certo que coloque a bomba de calor ou o termossifao, mas se optar pela bomba, terá que ficar na lavandaria com a admissão do ar de dentro para fora, para ao mesmo tempo funcionar como desumificador, pelo menos no inverno...
    Mas ainda estou um pouco indeciso
  13.  # 13

    So é pena os preços da mesma.


    Colocado por: ctpf2020ENERGIE AQUAPURA MONOBLOC 300 ??
  14.  # 14

    Isso é igual à Solius ecotank super, deve ser feitas no mesmo sítio e depois colocam os autocolantes com a "marca".
  15.  # 15

    Colocado por: VarejoteIsso é igual à Solius ecotank super, deve ser feitas no mesmo sítio e depois colocam os autocolantes com a "marca".


    Penso que a Energie é mesmo fabricante
  16.  # 16

    Colocado por: BigmouseSo é pena os preços da mesma.




    É os preços e também não só
    Nada garante que seja a melhor opção, tendo em conta os reais custos de manutenção e também os consumos, se de facto são como o anunciado
  17.  # 17

    Já agora partilhem as vossas opiniões e experiência, entre bombas de calor e termossifao
  18.  # 18

    O ideal é bomba calor com 1 serpentina e painel solar circulação forçada
  19.  # 19

    Colocado por: RicardoPortoO ideal é bomba calor com 1 serpentina e painel solar circulação forçada


    Sera que o investimento compensa?
    Não é melhor bomba de calor só para aqs e investir em 2 paines fotovoltaicos por forma a diminuir os custos com a energia?
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • hangas
    • 23 outubro 2021 editado

     # 20

    Eu ando a analisar essa questão nestes dias, e estou inclinado para um termo-acumulador híbrido.

    https://www.ariston.com/pt-pt/produtos/termoacumuladores/hibridos/lydos-hybrid/

    E um termo acumulador com bomba de calor, a BC mantêm eleva e mantem a temperatura até nos 53º e depois se e quando necessário a resistência dá o boost, permitindo programar de fora a usar o bi-horario.

    E meu plano era uma BC com backup electrico e combinar com solar fotovoltaico para guardar parte do excedente.
    Mas parece-me ser uma solução mais interessante e por metade do preço.

    Para quem só precisa de AQS, pode ser uma solução. Há de 80L e 100L deverá ser suficiente para a grande maioria do casos.
    Agora para ser franco não conhecia o conceito pelo que ainda ando a analisar.
 
0.0225 seg. NEW