Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A minha casa está dentro dum edifício que vai para além dela. O edifício tem um telhado em painel de sandwich. Que no seu ponto mais alto tem cerca de 2 metros de distância do teto falso. Teto falso esse que está pendurado à estrutura que suporta o telhado. No lado esquerdo da minha casa, há uma divisão, que a separa do resto de edifício. Metade em tijolo e o restante, entre o teto falso e o painel de sandwich, em placas OSB.

    Nestas condições, o acesso ao topo do teto falso é difícil. Penso que se pisar o mesmo, a placa de pladur provavelmente se vai partir.

    No entanto, eu gostava de adicionar uma camada de lã de rocha por cima do teto falso. O objetivo é aumentar o isolamento térmico e acústico, bem como conter alguma da condensação que se dá no telhado sandwich e cai no pladur.

    Para fazer essa instalação, que acreditava ser capaz, pensei em retirar as placas OSB, e empurrar com um cabo a lã de rocha para o seu local. Uma tarefa demorada, mas possível. A seguir, voltaria a colocar o OSB.

    Porém, ao ver alguns videos online sobre esse processo reparei ser normalmente feito uma separação entre a lã de rocha e os cabos elétricos. Algo que seria praticamente impossível com o método de instalação que imaginava, visto não ter a capacidade para ir lá e cortar a lã nos locais apropriados.

    Haverá outra forma de fazer esta aplicação? Há outro material que poderei considerar? Terá a lã de rocha ficar mesmo fisicamente separada das ligações elétricas?

    Deixo-vos uma imagem anexa da minha habitação para conseguirem visualizar o espaço.

    Obrigado pelo vosso tempo.
      Tectofalso.png
  2.  # 2

    Aproveita que tem a sanduíche, mete ripado e telha por cima
  3.  # 3

    Com essas condicionantes o que pode fazer é abrir alguns buracos no teto falso e passar por aí a lã de rocha para colocar por cima do mesmo, ou então fazer um novo teto falso logo abaixo, fixando o mesmo ao existente, no entanto desta forma irá adicionar peso à estrutura que pode não estar dimensionada para isso. Eventualmente a solução sugerida pelo Ricardo poderá ser algo a equacionar também, embora que em termos térmicos não irá resultar em grandes alterações.
  4.  # 4

    e nos orifícios dos focos projetar celulose?
  5.  # 5

    Eficácia dúbia mas aqui no fórum há feedback disso
 
0.0097 seg. NEW