Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: SirruperAgora virem dizer que a VMC é quase obrigatorio e que nao percebem como numa casa nova nao contemplam isto, é exagerado

    EU penso isso. Mas é a minha visão de CONFORTO!

    Colocado por: SirruperA VMC depende de cada caso e da vivência.

    Ora nem mais!

    Colocado por: SirruperQuem gostar de ter mais uma coisa para gastar dinheiro,manutencao, avarias e gastar electricidade, força.

    Ninguém gosta de ter mais nada para pagar. Mas o tal conforto de que eu falo tem um preço claro.

    Colocado por: SirruperSe querem construir casas e nao terem de mexer uma palha e gastarem pouco, é melhor pensarem num apartamemto

    Já a minha opção de construir foi precisamente colocar na minha mão a escolha de coisas que parar mim são importantes e que num apartamento é difícil eu as conseguir ter.
    Vivi em vários, e em todos tinhas os bolores, temperaturas que não eram confortáveis para mim e com sistemas também caros em consumos se quiséssemos o mínimo conforto.

    Aqui nesta discussão o que pode variar é a definição de "conforto" e o quanto estamos dispostos a pagar por essa definição.
    Concordam com este comentário: zinna
  2.  # 102

    Colocado por: Pedro Azevedo78Aqui nesta discussão o que pode variar é a definição de "conforto" e o quanto estamos dispostos a pagar por essa definição.
    Nem mais, isto vai de cada um, atualmente tenho AC e embora esteja sempre ligado mal abre uma porta ou janela,
    Ate o ar frio que entra pela Fraca caixilharia se faz sentir, anda ali a ser empurrado de um lado para o outro.
    Ninguém morre por isso e mesmo assim devemos ter em casa mais conforto que muita gente, mas podia ser melhor.
  3.  # 103

    Colocado por: Pedro Azevedo78Aqui nesta discussão o que pode variar é a definição de "conforto" e o quanto estamos dispostos a pagar por essa definição.

    Dispostos a pagar pelo investimento inicial e dispostos a pagar pelo custo de operação, pois normalmente quando um sobe, o outro desce.

    Mas de facto ter uma temperatura homogénea em toda a casa, sem correntes de ar, sem necessidade de ventilar manualmente com abrir/fechar janelas e ter uma renovação constante e termicamente eficiente do ar, promovendo assim uma melhor qualidade de ar, é um conforto que, embora tenha o seu custo financeiro, tem o seu mérito.
    Se se justifica ou não, cabe a cada um decidir por si, com base na utilização prevista, estilo de vida e claro, carteira.

    No meu caso a climatização será uma pequena fortuna, mas não acho que seja a solução ideal para todos. Longe disso. Aliás, até a simples noção do tempo que as pessoas passam em casa é um factor que deve ser ponderado na decisão.

    Colocado por: DR1982AC e embora esteja sempre ligado mal abre uma porta ou janela,
    Ate o ar frio que entra pela Fraca caixilharia se faz sentir

    Quando abre um porta/janela sente corrente de ar que passa pela caixilharia?
    Isso deve ser mesmo muito mauzinho (nunca tive o desprazer de assistir a tal situação!) e julgo que seja impensável acontecer com qualquer caixilharia moderna, de uma qualquer marca conhecida. Digo eu.

    Mas se mesmo nesse caso insólito diz que gasta 40€/mês (corrija-me se estiver errado), quanto pouparia se tivesse uma caixilharia normal? Se calhar pouparia imenso.
    E se, comparado com uma caixilharia normal, tivesse uma caixilharia de batente ou elevatória, com certificado Passivhaus? Quanto iria poupar? Qual o ROI?
  4.  # 104

    O DR1982 dispara para todos os lados. Um dia o PRH é bom mas é caro. Mas.o conforto tem um preço. Noutro dia a VMC se ajudar a ter certificacao PH é bom o investimento. Mas no outro dia se tiver de alterar a arquitectura ja nao interessa ser PH e a VMC já é muito cara.
    Decida-se de uma vez por todas. Pica em todo o lado, mas contradiz-se logo a seguir.
  5.  # 105

    Colocado por: pguilhermeQuando abre um porta/janela sente corrente de ar que passa pela caixilharia?
    Isso deve ser mesmo muito mauzinho (nunca tive o desprazer de assistir a tal situação!) e julgo que seja impensável acontecer com qualquer caixilharia moderna, de uma qualquer marca conhecida. Digo eu.

    Mas se mesmo nesse caso insólito diz que gasta 40€/mês (corrija-me se estiver errado), quanto pouparia se tivesse uma caixilharia normal? Se calhar pouparia imenso.
    E se, comparado com uma caixilharia normal, tivesse uma caixilharia de batente ou elevatória, com certificado Passivhaus? Quanto iria poupar? Qual o ROI?

    Sim sente-se o ar frio que passa pela caixilharia, é uma caixilharia normal de correr com vidro duplo do ano 2003.
    Gasto mais de 40€ por mes, nos ultimos dois anos gastei 500/550€ por ano.
  6.  # 106

    Colocado por: SirruperO DR1982 dispara para todos os lados. Um dia o PRH é bom mas é caro. Mas.o conforto tem um preço. Noutro dia a VMC se ajudar a ter certificacao PH é bom o investimento. Mas no outro dia se tiver de alterar a arquitectura ja nao interessa ser PH e a VMC já é muito cara.
    Decida-se de uma vez por todas. Pica em todo o lado, mas contradiz-se logo a seguir.

    Sirruper por curiosidade gostava de saber o que pensa sobre as Passive Houses, atenção que não tenho segundas intenções e não quero de forma alguma entrar em conflitos (nunca o faço)
    • DR1982
    • 10 novembro 2021 editado

     # 107

    Colocado por: SirruperO DR1982 dispara para todos os lados. Um dia o PRH é bom mas é caro. Mas.o conforto tem um preço. Noutro dia a VMC se ajudar a ter certificacao PH é bom o investimento. Mas no outro dia se tiver de alterar a arquitectura ja nao interessa ser PH e a VMC já é muito cara.
    Decida-se de uma vez por todas. Pica em todo o lado, mas contradiz-se logo a seguir.
    Em termos de conforto, em aquecimento (nunca tive numa casa com PRH a arrefecer) é do mais confortável que possa existir, bem melhor que radiadores ou AC.
    E nao é por não poder ter PRH que vou dizer mal.

    Provavelmente numa casa super bem isolada com baixas necessidades energéticas nao se justifica o investimento no PRH.

    Uma casa cheia de cuidados com termica e que tenha de abrir as janelas para renovar o ar nao faz muito sentido. Poupa no consumo da VMC gasta a aquecer o ar que entra frio, ja para nao falar que deve ser um espetáculo tar em casa num dia frio com a janela aberta a renovar o ar.
    Concordam com este comentário: Djdasa
  7.  # 108

    Colocado por: Djdasa
    Sirruper por curiosidade gostava de saber o que pensa sobre as Passive Houses, atenção que não tenho segundas intenções e não quero de forma alguma entrar em conflitos (nunca o faço)

    Acho que a certificacao PH é uma treta. Acho que a PH comecou por encontrar solucoes que reduzissem as necessidades de consumo energetico. E as casas quando desenhadas a pensar em reduzir consumos, consegue-se reduzir e evitar os erros à posteriori.
    Nao passa de um cuidado redobrado na escolha dos materiais, tamanho dos vaos, localizacao dos vaos de forma a evitar sol no verao e aproveitar o mesmo no inverno.
    Ajustar a casa à vivência dos utilizadores e desta forma definir de forma eficiente a manutencao do conforto (necessidades de aquecimento/arrefecimento).
    Muito disto deve ser pensado pelo arquitecto na execucao daquilo que o cliente quer e no terreno que quer.
    Certificar é mais um negocio que tenta vender a ilusao da ausencia de grandes consumos energeticos, quando é necessario gastar pequenas fortunas.
    Preocupem-se com a qualidade da execucao, tamanho da casa. Vão ver que é mais facil e barato ter uma casa confortavel mais acessivel.
  8.  # 109

    Colocado por: Sirruper
    Acho que a certificacao PH é uma treta. Acho que a PH comecou por encontrar solucoes que reduzissem as necessidades de consumo energetico. E as casas quando desenhadas a pensar em reduzir consumos, consegue-se reduzir e evitar os erros à posteriori.
    Nao passa de um cuidado redobrado na escolha dos materiais, tamanho dos vaos, localizacao dos vaos de forma a evitar sol no verao e aproveitar o mesmo no inverno.
    Ajustar a casa à vivência dos utilizadores e desta forma definir de forma eficiente a manutencao do conforto (necessidades de aquecimento/arrefecimento).
    Muito disto deve ser pensado pelo arquitecto na execucao daquilo que o cliente quer e no terreno que quer.
    Certificar é mais um negocio que tenta vender a ilusao da ausencia de grandes consumos energeticos, quando é necessario gastar pequenas fortunas.
    Preocupem-se com a qualidade da execucao, tamanho da casa. Vão ver que é mais facil e barato ter uma casa confortavel mais acessivel.

    Certificar também penso que não passa de ter um papel ou uma tabuleta um desperdício de dinheiro! Mas penso que podemos tirar ensinamentos da construção PH e tentar incutir no nosso projeto, tal como isolamento, eliminação de pontes térmicas, etc
  9.  # 110

    Colocado por: DR1982é uma caixilharia normal de correr com vidro duplo

    Podem ser uma sucata, mas "normal" não são. Nem nunca vi caixilharias assim tão rotas.
    Será que o isolamento é de igual qualidade? Estará isento de pontes térmicas?

    Colocado por: DR1982Gasto mais de 40€ por mes, nos ultimos dois anos gastei 500/550€ por ano.

    Pois, com um consumo desses o tecto de poupança é sempre baixo. Mesmo que reduza o consumo para metade, passados 20 anos (assumindo que o custo energético se mantém, o que obviamente não é realista) pouparia apenas 5500 €.

    Com caixilharia de correr normal, sem ar a entrar, que percentagem pouparia?
    E com caixilharia elevadora certificada, que percentagem pouparia?

    Colocado por: SirruperMuito disto deve ser pensado pelo arquitecto na execucao daquilo que o cliente quer e no terreno que quer.
    Certificar é mais um negocio que tenta vender a ilusao da ausencia de grandes consumos energeticos, quando é necessario gastar pequenas fortunas.

    De acordo. Estes aspectos devem ser discutidos na arquitectura.

    A certificação em si pode valer no momento da venda da casa. Se a casa for bem pensada e apenas contarmos com o custo da certificação, pode ter um retorno positivo.
    Se os testes da certificação forem feitos apenas depois da obra acabada (duvido que assim seja), nem sempre as correções devem ser possíveis e, quando o são, os custos acrescidos aumentarão o risco do investimento.

    Estou céptico que, de forma geral, os ganhos energéticos compensem face a uma casa bem pensada e executada, sem erros grosseiros de pontes térmicas e com ventilação duplo fluxo.
  10.  # 111

    Colocado por: pguilhermePodem ser uma sucata, mas "normal" não são. Nem nunca vi caixilharias assim tão rotas.
    Será que o isolamento é de igual qualidade? Estará isento de pontes térmicas?
    Voce as vezes da a impressão que vive noutro mundo :)
    Estamos a falar de um apartamento de 2003, isolamento nao tem nenhum, e a caixilharia é a sucata normal para uma casa desta idade.
    • DR1982
    • 10 novembro 2021 editado

     # 112

    Colocado por: pguilhermePois, com um consumo desses o tecto de poupança é sempre baixo. Mesmo que reduza o consumo para metade, passados 20 anos (assumindo que o custo energético se mantém, o que obviamente não é realista) pouparia apenas 5500 €.

    Com caixilharia de correr normal, sem ar a entrar, que percentagem pouparia?
    E com caixilharia elevadora certificada, que percentagem pouparia?

    Precisamente por isso é que nao mudei ainda a caixilharia, nunca ira trazer retorno financeiro, traz é conforto, com uma caixilharia mais eficiente deixava de sentir tanta corrente de ar frio a ser empurrado pelo AC, O AC deixava de trabalhar tanto pelo que incomodava menos o barulho que faz e ganhava em insonorizacao o que tanta falta faz.
    Sim porque infelizmente caixilharia de correr nao se comporta muito bem em relação ao barulho.
  11.  # 113

    Colocado por: SirruperSimples.
    Nao. Nao fui de ferias nenhum dia neste periodo.
    Nao. Nao tenho VMC.
    Nao. Nao tenho paineis fotovoltaicos.
    Nao. Nao tenho paineis solares.
    Nao. Nao é acerto.
    Nao. Nao tenho bc.
    Sim. Nao almoçamos em casa durante a semana.
    Sim. Nao somos 6. Somos apenas 3.
    Nao. Sim tomamos banho todos os dias.
    Sim. Nao sao todos os meses assim.
    Nao. Nao gastamos luz em equipamentos vanguardistas para facilitar a vida. Abrimos as janelas para a casa respirar. Mas nao deixo de dormir por causa desta tarefa.
    Sim. Nao tenho jardineiro. Sou eu que corto a relva.
    Sim. As vezes menos é mais. Neste caso é menos.
    Perguntaram. Eu respondi. Menos é mais.
      20211109_220420.jpg
      20211109_220342.jpg
      20211109_231004.jpg


    Respeito a sua opinião, mas não consigo estar minimamente de acordo com grande parte dela. :)
  12.  # 114

    Colocado por: DR1982
    Estamos a falar de um apartamento de 2003, isolamento nao tem nenhum, e a caixilharia é a sucata normal para uma casa desta idade.

    Reforço o que disse antes: nunca tive na presença de uma caixilharia com o comportamento que descreve. Nem de 2003 nem anteriores.
    Acredito no seu testemunho, mas isso não significa que seja normal. Ou, pelo menos, não é normal neste âmbito e segmento.

    Colocado por: DR1982com uma caixilharia mais eficiente deixava de sentir tanta corrente de ar frio a ser empurrado pelo AC, O AC deixava de trabalhar tanto pelo que incomodava menos o barulho que faz e ganhava em insonorizacao o que tanta falta faz.

    Sim, claro.
    Os pontos a reter são:

    ​- Há perdas pela caixilharia, pela ventilação e pelas paredes/tecto/chão
    - As perdas são importantes quando a temperatura exterior defere muito da pretendida para o interior
    - Actualmente as perdas são supostamente brutais, mas o gasto financeiro não é
    - O interesse é aumentar o conforto (no seu caso, PRH resolveria os problemas que descreve) mantendo custos reduzidos
    - Um bom isolamento reduz significativamente as perdas pelas paredes/tecto/chão
    - Com VMC duplo fluxo, reduzem-se significativamente as perdas pela ventilação
    - Com uma boa, mas corrente, caixilharia de correr, que não deixe passar essa ventania toda, as perdas são ainda mais reduzidas.

    Após todos estes upgrades, qual o impacto da poupança energética que uma caixilharia elevadora com certificação possibilitará face a uma boa, mas corrente, caixilharia de correr?

    Se vier de um charuto e quiser melhorar, um vendedor pode explorar isso e encaminha-lo para um Rolls Royce, porque verdadeiramente é melhor do que o que tem. Mas será o melhor para o cliente?
    Não perca a perspectiva. E, francamente, não confie cegamente nos "projectos" dos instaladores.

    Apesar das suas ocasionais afrontas pessoais, partilho estes pontos de vista porque me custa vê-lo a ser descaradamente encaminhado e a navegar ao sabor do vento.
  13.  # 115

    Precisamente para não navegar ao sabor do vento é que tenho que confiar em estudos, projetos, alias como toda a gente devia fazer.
  14.  # 116

    Continua a repetir isso mas a fazer o oposto: a vir pedir opiniões à "boca do lobo" sobre os mais pequenos detalhes que, conceptual e financeiramente, devem ser analisados com os seus projectistas.

    As dúvidas remanescentes dessa análise serão sempre subjectivas e aí sim, poderá ser útil pedir opiniões. Até lá, parece perdido ou à procura de validação aqui do burgo, para as suas escolhas e a dos seus projectistas.

    Não sei se já existe solução dos projectistas, mas se houver, pelas suas questões, não percebo de que forma está a confiar neles.
    • DR1982
    • 11 novembro 2021 editado

     # 117

    Ate fui para tras para perceber o contexto da coisa, eu neste topico limitei me a dar a minha opinião com base no meu atual apartamento, voce é que comecou a puxar o meu projeto para o meio da conversa, eu bao pedi opinião nenhuma sobre o meu projeto neate tópico.
    Quanto ao resto, eu limito me a levar em conta testemunhos que por aqui aparecem, porque ao contrário de si, que nunca se engana e raramente tem duvidas ha muitas coisas nas casas que eu nao percebo.
    E como é obvio nao tenho projetos de especialidades senao metade das perguntas que vou fazendo, com vista a tomar certas decisões nao fariam sentido nenhum.
  15.  # 118

    Não percebo porque insiste nos ataques pessoais, sobretudo para com alguém que até o está a chamar à atenção para algo do seu interesse.
    E particularmente como moderador, é deselegante. Espero que consiga rever essa postura.

    Estão activos mais 2 ou 3 tópicos sobre VMC, isolamento e afins. Peguei no comentário que fez neste, que acaba por ser ser uma consequência/contágio dos outros.

    Colocado por: DR1982E como é obvio nao tenho projetos de especialidades senao metade das perguntas que vou fazendo, com vista a tomar certas decisões nao fariam sentido nenhum.

    Se diz que confia nos seus projectistas, porque não trabalha com eles nesse sentido? Porque insiste em alimentar a culta de "achismos" que prolifera por aqui?
  16.  # 119

    Colocado por: pguilhermeNão percebo porque insiste nos ataques pessoais, sobretudo para com alguém que até o está a chamar à atenção para algo do seu interesse.
    E particularmente como moderador, é deselegante. Espero que consiga rever essa postura.

    Estão activos mais 2 ou 3 tópicos sobre VMC, isolamento e afins. Peguei no comentário que fez neste, que acaba por ser ser uma consequência/contágio dos outros.


    Se diz que confia nos seus projectistas, porque não trabalha com eles nesse sentido? Porque insiste em alimentar a culta de "achismos" que prolifera por aqui?
    Chamar a atenção como assim? Eu nao ando a dormir como voces parece que fazem questão de insinuar, nao me vê a discutir o tipo de isolamento ou espessura coisas assim, tento sobretudo obter feedbacks sobre caixilharias, sistemas de ventilação, climatizacao e por ai fora porque nao ha nada como a opinião de quem tem.
    Concordam com este comentário: Name
  17.  # 120

    Então o projectista é só para determinar o tipo e espessura do isolamento?

    Porque não aborda essas questões de caixilharias, sistemas de ventilação e climatização com a sua equipa?
    É que estas aspectos têm de ser desde logo compatibilizadas com a arquitectura, que por sua vez deve estar intimamente ligada às especialidades.

    Quase invariavelmente, os DO irão dizer bem da solução que têm, nem que seja porque é a única que conhecem do mesmo segmento. E se assim for - o que é muito provável - é difícil conseguirem fazer uma análise fundamentada.
    Já se forem os vendedores/instaladores a opinarem...
 
0.0364 seg. NEW