Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Pretendo criar uma sebe de forma a obter mais privacidade no espaço exterior.
    Tenho pensado no cipreste leyland e no Lauro cereja. Alguém me pode indicar vantagens / desvantagens? Qual cresce mais rápido?
    Uma vantagem do Lauro é que pega de estaca (pelo que me disseram). O leyland também pega de estaca?
    Obrigado
  2.  # 2

    Aparte a questão da estaca...
    onde é que pretende plantar a sebe?
    No alentejo interior profundo? no Sotavento litoral algarvio, no gerês, em Bragança, em Troia, Nas penhas da saúde?
  3.  # 3

    Boa tarde
    Agradeço desde já o comentário.
    É para plantar no norte, em Viana do Castelo.
  4.  # 4

    Colocado por: jn.neivaÉ para plantar no norte, em Viana do Castelo.
    pode fazer sebes com outras espécies.. se forem autoctones e que dêm fruto melhor ainda.. só ajuda o ecosistema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jn.neiva
  5.  # 5

    Colocado por: antonylemospode fazer sebes com outras espécies.. se forem autoctones e que dêm fruto melhor ainda.. só ajuda o ecosistema
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jn.neiva


    Obrigado desde já pelo comentário.
    Aqui no fórum vi comentários sobre as malaleucas,mas pelos vistos não são autoctones. Entretanto já me falaram que os lauros cereja são tóxicos, e que as bolinhas que nestes crescem são prejudiciais se ingeridas tanto por humanos, como por animais.
    Será isto verdade?
    Já agora pode indicar-me outras espécies para fazer sebe? Que não sejam de crescimento muito lento, nem muito caras :)
    Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: jn.neivaAqui no fórum vi comentários sobre as malaleucas,mas pelos vistos não são autoctones. Entretanto já me falaram que os lauros cereja são tóxicos,

    Pode ler aqui... facilmente se arranja informação fidedigna...
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Prunus_laurocerasus
    ou
    https://gulbenkian.pt/jardim/garden-flora/loureiro-cerejeiro/





    Colocado por: jn.neivavi comentários sobre as malaleucas,mas pelos vistos não são autoctones.

    Esses Lauros também não são.
  7.  # 7

    Colocado por: jn.neivaJá agora pode indicar-me outras espécies para fazer sebe? Que não sejam de crescimento muito lento, nem muito caras :)
    pirliteiros, escalheiros,teixo, zimbro, azevinhos, abrunhos, mostajeiros, viburno .. etc etc.. quase tudo que seja arbusto autóctone dá para usar em sebe.. a lista é extensa

    em relação aos bagos de alguns arbusto. 1o ensina-se as crianças a nao comer bagos desconhecidos e a maioria dos animais nao o fazem por natureza
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Nostradamus
  8.  # 8

  9.  # 9

    Obrigado a todos pelas respostas.
    Vou inclinar-me então para uma espécie autóctone.
  10.  # 10

    Só para confirmar, estas folhas são de Lauros, correto?
    Foi uma vizinha que me deu, e falou muito bem da sua sebe. Ela diz que são lauros, mas não dão bolinhas. Daí ter ficado na dúvida...
      IMG_20211025_215927.jpg
  11.  # 11

    Eu gosto mais da Gama dos ciprestes. Os leyaland não podados ficam muito giros.
  12.  # 12

    e porque não uns medronhos?
  13.  # 13

    Colocado por: GomesFamilye porque não uns medronhos?

    Demora muito a crescer
  14.  # 14

    Colocado por: jn.neivaSó para confirmar, estas folhas são de Lauros, correto?
    nao é lauro que eu conheça como lauro (culinário)


    Colocado por: GomesFamilye porque não uns medronhos?
    também.. mas nao dá para fazer sebe tao bem como alguns outros.. mas junto ao resto é mais uma opção. e boa
  15.  # 15

    Colocado por: antonylemosnao é lauro que eu conheça como lauro (culinário)


    também.. mas nao dá para fazer sebe tao bem como alguns outros.. mas junto ao resto é mais uma opção. e boa

    Tem que se moldar de pequeno
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  16.  # 16

    "raios" que eu sempre disse e escrevi louro e não lauro
    Concordam com este comentário: antonylemos
 
0.0125 seg. NEW