Iniciar sessão ou registar-se
    • MF22
    • 26 outubro 2021 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Tenho moradia quase em inicio de construção e precisava de algumas opiniões. Sei que alguns vão dizer para falar com os Eng. ou arquitecto que eles é que devem definir essas coisas. Mas penso que não é fácil escolher a solução a utilizar.Caso fosse não existia no fórum tanta informação contraditória e opiniões contrárias. Dito isto pedia-lhes a opinião e de preferência fundamentada para eu depois decidir qual a solução que penso ser mais interessante para o meu caso. Adicionalmente gostaria (algo que não vejo no site) que esta página pudesse sintetizar informação pertinente para outros users, algo que tem sido difícil de encontrar no fórum pois está tudo muito disperso.



    Cobertura tradicional

    Quais as vantagens:

    Quais as desvantagens:

    Quais as camadas a aplicar e sua sequencia:



    Cobertura invertida

    Quais as vantagens:

    Quais as desvantagens:

    Quais as camadas a aplicar e sua sequencia:


    Características das seguintes soluções (assuma-se que todas são bem aplicadas):


    Plureia

    Marca se necessário:
    Durabilidade:
    Preço m2

    Telas asfalticas

    Marca se necessário:
    Durabilidade:
    Preço m2


    Telas liquidas


    Marca se necessário:
    Durabilidade:
    Preço m2

    PVC

    Marca se necessário:
    Durabilidade:
    Preço m2

    Argamassa cimentícia (mapelastic ou outras)

    Marca se necessário:
    Durabilidade:
    Preço m2

    Já agora, existe algum profissional (aplicador) neste fórum que possa dar orçamentos neste âmbito para a zona centro (covilhã)? Se sim digam para eu poder entrar em contacto.
    • DR1982
    • 26 outubro 2021 editado

     # 2

    Falta ai uma muito usada agora, EPDM
  1.  # 3

    Antes de decidir por este ou aquele sistema deve tentar perceber quais são as suas exigências e as condicionantes da obra.
    É um retângulo ou uma forma com bastantes recortes?
    Nessa cobertura vai ter algum tipo de equipamento?
    Qual? Precisa de manutenção ou inspeção regular?
    Que tipo de isolamento vai levar?
    O que espera das características do material a aplicar?
    Quem o vai aplicar?
    O fator preço é determinante?
    ...
    ...
    Concordam com este comentário: riscos, nunogouveia
    • MF22
    • 26 outubro 2021 editado

     # 4

    Muito obrigado pela ajuda.



    É um retângulo ou uma forma com bastantes recortes? Sim tem alguns recortes

    Nessa cobertura vai ter algum tipo de equipamento? Sim ar condicionado, bomba de calor para piso radiante e eventualmente painéis voto-voltaicos. Esta é outra duvida que tenho que fixações utilizar na cobertura para os equipamentos? Utilizar maciços? ou outra solução? Como deve ser feito depois o revestimento?

    Caleiras Interiores vs exteriores
    Vantagens e desvantagens?
    Que tipo de aplicação fazer?


    Qual? Precisa de manutenção ou inspeção regular?
    Penso que será esporádico

    Que tipo de isolamento vai levar? O que está definido é o seguinte (O texto anterior foi apagado por não corresponder à informação correta):

    Cobertura exterior (mas estou a equacionar a cobertura tradicional sem godo):
    Lage
    Betonilha de regularização/pendente de 140mm 2000 kg/m3| 280 kg/m2)
    GEOTÊXTIL antiperfurante 2.6mm 300 gr/m2)
    MEMBRANA IMPERMEABILIZANTE PVC 1.2 mm (1.5 kg/m2)
    CAMADA GEOTÊXTIL SEPARADORA 2.3 mm (200 gr/m2)
    ISOLAMENTO TÉRMICO XPS 60 mm (32 kg/m3|1.92 kg/m2)
    CAMADA GEOTÊXTIL FILTRANTE 2.3 mm (200 gr/m2)
    CAMADA GODO (Seixo rolado lavado entre 16 e 32 mm) 100 mm (1800 kg/m3|180 kg/m2)

    Interior:
    Espaço de ar 340mm
    Lá de rocha 100 mm (125 kg/m3|7.5 kg/m2)
    PLACA GESSO CARTONADO 15 mm ( 15.5 kg/m2)



    O que espera das características do material a aplicar? Que tenha bom desempenho térmico seja impermeabilizante e tenha durabilidade tanto quanto possivel (este parece-me um aspecto bastante importante mas não encontro indicações no forum). O seu preço naturalmente é importante mas decorre da relação custo/beneficio.

    Quem o vai aplicar? Terei que definir entretanto. Por isso também perguntei no 1º post por aplicadores na zona centro.


    O fator preço é determinante? É sempre importante mas este é um caso que me parece que vale a pena gastar um pouco mais se for para ficar muito melhor servido. Relação custo/beneficio. Exemplo disseram-me que tela asfaltica poderá ter de ser mudada/ajustada ao fim de 10-12 anos enquanto TPO dão garantia de 20 anos contudo o preço parece ser substancialmente mais caro (ainda não sei preços estou a averiguar). Se por exemplo TPO (penso que é assim que se designa se não for por favor corrijam-me) custar 3x mais que a tela asfaltica aquilo que pago a menos na tela dá-me para daqui a uns anos voltar a aplicar (mais 2 vezes) neste caso penso que justifica ir para o mais barato. Se por outro lado o TPO for ligeiramente mais barato ou similar a 2x o preço da tela asfaltica tendo a garantia de 20 anos provavelmente iria para esta.

    Já agora podem também indicar para

    EPDM

    Marca se necessário:
    Durabilidade:
    Preço m2
  2.  # 5

    Colocado por: MF22O Eng indicou que como tenho teto falso interno de 4 cm bastaria colocar lá de rocha no teto falso.

    Eu repensava todo o projeto.
    Como vai garantir a correção das pontes térmicas? Depois admiram-se que passado 1 ano têm as casas cheias de bolores.


    Colocado por: MF22Exemplo disseram-me que tela asfaltica poderá ter de ser mudada/ajustada ao fim de 10-12 anos

    Tenho soluções a caminho dos 20 anos com telas ranhosas sem qualquer manutenção ou problema
    • MF22
    • 26 outubro 2021 editado

     # 6

    zedasilva obrigado pelo comentário. Peço desculpa mas tinha colocado informação errada no posto anterior (inicialmente estava assim mas entretanto já foi corrigida).
  3.  # 7

    Ja pesquisei um bocado acerca de soluções para as coberturar e daquilo que pesquisei a conclusão é que desde que bem feita todas elas cumprem a função
    • MF22
    • 26 outubro 2021 editado

     # 8

    Olá DR1982,

    Depois de ler vários posts também fiquei com essa ideia. Contudo existe um ponto fundamental (pelo menos para mim) que coloca em causa essa lógica que é a durabilidade da solução. Assumindo que todas as soluções são bem aplicadas e funcionam bem a decisão para mim é muito simples quanto duram e quanto custam. Com base nestes 2 dados sou capaz de tomar decisões sem eles não. Mas não consigo saber a durabilidade das diferentes soluções pelos posts do forum. Alguém consegue indicar a durabilidade e preços aproximados para as diferentes soluções?
  4.  # 9

    Colocado por: MF22deve ler-se de 40cm. A opinião mantém-se?

    Pior ainda, significa que certamente terá mais área de pontes térmicas.
    A correção das pontes térmicas é daquelas coisas que não custa dinheiro. É apenas uma questão de alguém parar um pouco para pensar.
    Uma casa com as pontes térmicas corrigidas poder ter uma redução nas necessidades de aquecimento e arrefecimento superiores a 30% a 40% em relação a uma que não tem.
    Se à correção das pontes térmicas associar uma boa ventilação e estanquidade ao ar, pode ter reduções de gastos na ordem dos 75%.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  5.  # 10

    Colocado por: MF22Alguém consegue indicar a durabilidade

    Eu diria que em boas condições de aplicação e manutenção, qualquer das soluções hoje existentes no mercado lhe dura 25 a 30 anos sem problemas.
    Depois à que pensar que nem todas as soluções são adequadas a todas as situações.
    No seu caso, se tem todos esses equipamento na cobertura deve ter em conta que pelo menos 1 vez por ano vai ter que ir lá fazer algum tipo de manutenção e como tal vai ter que andar em cima dessa impermeabilização
  6.  # 11

    Colocado por: zedasilva
    Pior ainda, significa que certamente terá mais área de pontes térmicas.
    A correção das pontes térmicas é daquelas coisas que não custa dinheiro. É apenas uma questão de alguém parar um pouco para pensar.
    Uma casa com as pontes térmicas corrigidas poder ter uma redução nas necessidades de aquecimento e arrefecimento superiores a 30% a 40% em relação a uma que não tem.
    Se à correção das pontes térmicas associar uma boa ventilação e estanquidade ao ar, pode ter reduções de gastos na ordem dos 75%.
    Pronto, converteu-se :D
  7.  # 12

    Colocado por: DR1982Pronto, converteu-se :D

    As nódoas caiem sempre nos melhores panos.
    :))
  8.  # 13

    Colocado por: zedasilva
    As nódoas caiem sempre nos melhores panos.
    :))
    Va la falando sobre a “religião” que a coisa até nao parece disparatada de todo.
  9.  # 14

    Colocado por: DR1982a coisa até nao parece disparatada de todo.

    Temos que encarar isto sem fundamentalismos mas sim com a razão.
    As nossas casas são muito más termicamente. Pelo mesmo dinheiro conseguimos fazer muito melhor e ter retorno disso.
    Basta de deixemos de ter projeto chapa 7
    Basta de deixemos de ter técnicos a dizer que fazem para passar nos requisitos e que depois em obra pode por mais que é tudo ganhos.
    Mentira!
    Por norma aquilo que depois pomos a mais em obra são gastos e não ganhos. Pomos onde não é necessário e continuamos a não ter onde faz falta. Gastamos rios de dinheiro à toa.
    Concordam com este comentário: gil.alves, RUIOLI, ForcePT
  10.  # 15

    Colocado por: zedasilva
    Temos que encarar isto sem fundamentalismos mas sim com a razão.
    As nossas casas são muito más termicamente. Pelo mesmo dinheiro conseguimos fazer muito melhor e ter retorno disso.
    Basta de deixemos de ter projeto chapa 7
    Basta de deixemos de ter técnicos a dizer que fazem para passar nos requisitos e que depois em obra pode por mais que é tudo ganhos.
    Mentira!
    Por norma aquilo que depois pomos a mais em obra são gastos e não ganhos. Pomos onde não é necessário e continuamos a não ter onde faz falta. Gastamos rios de dinheiro à toa.


    wow…
    Aqui estão verdadeiras verdades!
    É ler e imprimir (como no filme Intouchables (Amigos Improváveis)).
    https://m.youtube.com/watch?v=qyQ_kcCHt6M&feature=emb_title
  11.  # 16

    Colocado por: zedasilvaTemos que encarar isto sem fundamentalismos mas sim com a razão.
    Eu “renego” a coisa por achar que ha demasiado extremismo, com peso e medida acho que é algo a seguir.
  12.  # 17

    Colocado por: DR1982Eu “renego” a coisa por achar que ha demasiado extremismo, com peso e medida acho que é algo a seguir.


    Não negues à partida uma ciência que desconheces. :)
    Quem é que dizia isso!?!


    Agora a sério.
    Está mais que provado.
    Em Portugal ignora-se e constrói-se mal (desnecessariamente).

    DR. Tu que pelo que percebi já trabalhaste na Suiça. Já viste casas Minergie e mesmo sem o ser o conforto que têm…
  13.  # 18

    Eu já o disse e volto a dizer isto é em grande parte um problema de mentalidades em Portugal preferem ter uma bancada de cozinha em calcatta, dekton ou afins 800€ m2 do que terem mais 2 ou 3 cm de isolamento ou uma caixilharia mais eficiente.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  14.  # 19

    Colocado por: DR1982Eu “renego” a coisa por achar que ha demasiado extremismo

    Então já semos doizes.
    Temos que saber filtrar as coisas.
    É mais ou menos como eu andar para aqui a apregoar que indes todos presos se não tiverem cogumelos nos ferros de espera.
    É claro que não vão todos, provavelmente só meia dúzia. O resto consegue escapar
    Concordam com este comentário: DR1982
  15.  # 20

    Colocado por: DjdasaEu já o disse e volto a dizer isto é em grande parte um problema de mentalidades em Portugal preferem ter uma bancada de cozinha em calcatta, dekton ou afins 800€ m2 do que terem mais 2 ou 3 cm de isolamento ou uma caixilharia mais eficiente.
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Sim, mentalidades e falta de informação talvez.
    Por vezes temos medo do desconhecido ate nos informar-mos melhor acerca do assunto, eu nem sequer nunca me tinha interessado por coberturas verdes porque assumi que era uma coisa carissima e agora muito provavelmente vou fazer uma cobertura extensiva ou pelo menos deixar preparadk para ja que é algo extremamente simples.

    Achava que caixilharias para cumprir o standard da coisa eram obrigatoriamente caríssimas e o Ruioli publicou preços no meu tópico muito interessantes, por vezes renegamos o que nao conhecemos, eu sou apologista de tentar fazer as coisas com pes e cabeça desde que nao se vá ao ponto de gastar milhares para melhorar cagagesimos imperceptíveis. Posso ter dito uma grande bacorada, mas é a opinião que tenho da coisa!
 
0.0227 seg. NEW