Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    A e-redes anda a substituir os contadores pelos supostos contadores inteligentes que de inteligentes nada têm. A minha pergunta é: sou obrigado a fazer a mudança?

    Segundo a carta que eles mandaram diz que podem ter acesso à contagem na hora entre outros parâmetros. Isto, creio que vá contra a privacidade das pessoas dois ficam a saber quando é que as pessoas estão em casa e traçar os hábitos das mesmas.

    Ah e tal mas não tens mais que dar a contagem. Isso quando tudo estiver operacional e mesmo assim a ver vamos. Eu não me importo nada de dar visto que o faço via app e é simples e dá já o valor da fatura. Para além disso, acho que diziam que estes contadores tinham um problema qualquer mas não sei se já o corrigiram ou era um não problema.

    O que têm a dizer sobre este assunto?
    • RCF
    • 26 outubro 2021

     # 2

    Colocado por: clasusO que têm a dizer sobre este assunto?

    Direi que só é obrigada a mudar se quiser que eles lhe continuem a fornecer energia...
    Pode ir protelando/adiando mas, mais cedo ou mais tarde, não há como fugir.
    Quanto à privacidade, não identifico qualquer violação de dados pessoais, através dos novos contadores. Os dados pessoais, particularmente o nome, NIF e morada de cada um de nós, já eles têm desde sempre e são imprescindíveis no contexto do contrato que fazem com cada um de nós. O que fazem com esses dados pessoais está limitado ao contrato, não podendo utilizar para outros fins.
  2.  # 3

    Os dados de consumo podem traduzir-se em informação muito relevante. Não estou contra terem acesso ao nome, morada e nif. Obviamente esses são dados necessários. Agora poderem ter acesso quando quiserem ao que determinada pessoa está a gastar é que acho que é um abuso!
  3.  # 4

    vão ficar a saber a que horas lava a roupa, isso já me parece teoria da conspiração a mais
    Concordam com este comentário: macau5m
    • RCF
    • 26 outubro 2021

     # 5

    Colocado por: clasusAgora poderem ter acesso quando quiserem ao que determinada pessoa está a gastar é que acho que é um abuso!

    Abuso, abuso é ficarem a saber quanto eu gasto no final de cada mês... isso também eu dispensava
    Concordam com este comentário: macau5m
  4.  # 6

    Colocado por: tviegasvão ficar a saber a que horas lava a roupa, isso já me parece teoria da conspiração a mais


    Não é teoria da conspiração nenhuma. E não me venham com o exemplo do Facebook. Eu tenho consciência do que partilho e se lá está é porque optei por isso.

    Não estou de acordo com esse tipo de acesso a dados. Eu trabalho na área e sei a vantagem que é ter este tipo de dados.
  5.  # 7

    então se sabe, também sabe porque é que é obrigatório ter um contador inteligente !

    Afinal não queremos todos a digitalização da economia ??
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  6.  # 8

    Gente, sem querer faltar ao respeito não se desviem sff do que é perguntado
  7.  # 9

    Colocado por: RicardoPortoentão se sabe, também sabe porque é que é obrigatório ter um contador inteligente !

    Afinal não queremos todos a digitalização da economia ??


    Não, não é obrigatório. Poderá ser mais cómodo? Não digo que não mas obrigatório não é.
    • clasus
    • 26 outubro 2021 editado

     # 10

    .
  8.  # 11

    É obrigatório sim, o contador não é seu, é da e-redes. Recuse muitas vezes e quando lhe cortarem a luz depois venha cá contar
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, size, desofiapedro, tviegas
  9.  # 12

    eu tenho um inteligente na casa nova, alias durante a obra o contador já era desses inteligentes e só a comodidade de não ter que enviar a contagem todos os meses já vale a pena.

    se a e-redes faz o meu perfil de consumo é lá com eles, alias é um pouco como o cartão de descontos do continente, com ele a sonae faz o nosso perfil de consumo completo, com a via verde a brisa faz o nosso perfil de utilização de auto-estradas, alias nem disso precisa porque conseguem detectar a nossa matricula automaticamente.

    somos controlados em tudo 24 horas por dia, não me preocupo.
    Concordam com este comentário: macau5m
  10.  # 13

    Tanta gente com medo da privacidade. Por mim podem por uma camara a seguir-me 24 horas por dia.
    Quero lá saber se sabem o que gasto a que horas gasto. No final quem decide o que gasto e a que horas gasto sou eu.
    Por vezes atendo uma chamada de um amigo ou familiar e atendo no quintal, a minha esposa reclama porque os vizinhos podem ouvir a conversa, e eu respondo-lhe se ouvirem a conversa vêm ajudar a resolver os problemas, ou vão decidir por mim o que faço da minha vida? Se a resposta é não, podem ouvir á vontade.
    Não devo nada a ninguém e que não deve não teme.

    Quanto ao assunto em questão, não me parece que a minha resposta pudesse retirar alguma duvida.
  11.  # 14

    Colocado por: clasus

    Não é teoria da conspiração nenhuma. E não me venham com o exemplo do Facebook. Eu tenho consciência do que partilho e se lá está é porque optei por isso.

    Não estou de acordo com esse tipo de acesso a dados. Eu trabalho na área e sei a vantagem que é ter este tipo de dados.



    As aplicações que tem instaladas no seu telemóvel sabem mais sobre si do julga, e para o comum cidadão normalmente para dirigir publicidade, voce tambem não é obrigado a usar a rede electrica mas tem que usar, e como ja disseram o contador não é seu e da empresa
    • size
    • 27 outubro 2021

     # 15

    Colocado por: clasus

    Não, não é obrigatório. Poderá ser mais cómodo? Não digo que não mas obrigatório não é.


    Não estará obrigado a ceder o acesso para a instalação do contador de nova geração, para que as leituras sejam efectuadas, remotamente, de forma automática para ser facturado o seu consumo. A e-redes não o fará à força...

    Nesse caso, a e-redes também não estará obrigada a enviar um técnico expresso para efectuar as leituras do seu consumo e, possivelmente, como resultado, haverá recurso à rescisão do contrato de fornecimento de energia. .

    A instalação dos contadores digitais obedece a uma directiva de UE.
  12.  # 16

    Colocado por: clasusAgora poderem ter acesso quando quiserem ao que determinada pessoa está a gastar é que acho que é um abuso!


    Não acho que seja um abuso. É a necessária evolução e otimização dos recursos.

    Ninguém quer saber quanto é que o clasus em concreto está a gastar em determinado momento. o que querem saber qual o perfil de utilização dos agregados familiares no geral.
    É uma informação importante para gestão da capacidade das redes, seja eletricidade ou água.
 
0.0187 seg. NEW